F-35 News
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Re: F-35 News
Achei interessante o facto dele descolar tão facilmente sem rampa, enquanto que todas outras Marinhas utilizam rampa para seus STOVL...
Audaces Fortuna Iuvat
- Bolovo
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Re: F-35 News
Eu acho que ele até decola, mas não compensa.prp escreveu:Ele não decola totalmente na vertical?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- Carlos Lima
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Re: F-35 News
Se o F35 fosse um projeto tão desastroso assim, le ja teria sido cancelado. assim como centenas de projetos foram cancelados na história da aviação americana.
O F35 é um dos melhores caças mesmo apesar de todos os problemas que tem ocorrido no projeto. È fato que o Japão uma é espécie de protetorado americano na ásia. Mas mesmo assim, considero que os Japoneses escolheram mum exelente caça para sua defesa Aérea. Tenho ceteza absoluta que o F35 coloca o caça de 5º geração chinês no chinelo (tenho a impresão que este J20 nem existiria se a India não tivesse embargado a venda do PAK FA para a China). Então a China teve que se mexer.
O F35 é um dos melhores caças mesmo apesar de todos os problemas que tem ocorrido no projeto. È fato que o Japão uma é espécie de protetorado americano na ásia. Mas mesmo assim, considero que os Japoneses escolheram mum exelente caça para sua defesa Aérea. Tenho ceteza absoluta que o F35 coloca o caça de 5º geração chinês no chinelo (tenho a impresão que este J20 nem existiria se a India não tivesse embargado a venda do PAK FA para a China). Então a China teve que se mexer.
- Skyway
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Re: F-35 News
Acredito que matematicamente e fisicamente falando, ele possa até ter a capacidade de decolar na vertical, mas não foi feito para isso. É só ver o nome, STOVL, Short Take Off and Vertical Landing .prp escreveu:Ele não decola totalmente na vertical?
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
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Re: F-35 News
Gente, inicialmente, feliz natal!
Sobre o vídeo, de excelente qualidade por sinal, permitam-me ser o do contra nessa vez...eu vi algo que não sabia(e não gostei ): mesmo quando não decolando na vertical, o F35 precisa de estar com aquela tomada de ar dorsal aberta. O galho é que ela se torna um enorme speed brake. Evidentemente que se torna uma solução de compromisso, custo beneficio. O que o André colocou sobre decolar curto, parece ser graças a posição do escape(no video em 01:22), já apontando para baixo, ajudando a elevação da aeronave, junto com a sustentação provida pelas asas. ACREDITO(não conheço os sistemas do avião) que a alta demanda de ar exigido pelo motor nessa decolagem mista, exige que se faça a abertura dessa tomada, não sendo suficiente as tomadas de ar "comuns". Pela posição, parece que ela ajuda a direcionar o fluxo de ar para o motor.
Mas, física é física. Que ela produz um tremendo arrasto, prejudicando o ganho de velocidade e consequentemente, de produção de sustentação nas asas, é verdade.
É só comparar com um vídeo de F15 pousando para ver que essa tomada de ar lembra muito o speed brake do Eagle...
Abs e felizes festas!
PS- A nota triste fica somente por conta com os ultimos acontecimentos do DB. Que o espirito de natal baixe aí os animos de todos envolvidos, membros e moderação, de maneira que se possa resolver tudo, sem ressentimentos. Estamos todos juntos nessa, aprendendo todos dias, seja na parte tecnica, seja como sermos mais humanos, melhores, como pessoas...
Sobre o vídeo, de excelente qualidade por sinal, permitam-me ser o do contra nessa vez...eu vi algo que não sabia(e não gostei ): mesmo quando não decolando na vertical, o F35 precisa de estar com aquela tomada de ar dorsal aberta. O galho é que ela se torna um enorme speed brake. Evidentemente que se torna uma solução de compromisso, custo beneficio. O que o André colocou sobre decolar curto, parece ser graças a posição do escape(no video em 01:22), já apontando para baixo, ajudando a elevação da aeronave, junto com a sustentação provida pelas asas. ACREDITO(não conheço os sistemas do avião) que a alta demanda de ar exigido pelo motor nessa decolagem mista, exige que se faça a abertura dessa tomada, não sendo suficiente as tomadas de ar "comuns". Pela posição, parece que ela ajuda a direcionar o fluxo de ar para o motor.
Mas, física é física. Que ela produz um tremendo arrasto, prejudicando o ganho de velocidade e consequentemente, de produção de sustentação nas asas, é verdade.
É só comparar com um vídeo de F15 pousando para ver que essa tomada de ar lembra muito o speed brake do Eagle...
Abs e felizes festas!
PS- A nota triste fica somente por conta com os ultimos acontecimentos do DB. Que o espirito de natal baixe aí os animos de todos envolvidos, membros e moderação, de maneira que se possa resolver tudo, sem ressentimentos. Estamos todos juntos nessa, aprendendo todos dias, seja na parte tecnica, seja como sermos mais humanos, melhores, como pessoas...
Re: F-35 News
alcmartin,
Este modelo possui um motor destinado apenas a sustentação quando da decolagem e pouso. Veja a foto:
Esta abertura superior é para alimentar este motor.
[]'s
P.S.- Feliz Natal!
Este modelo possui um motor destinado apenas a sustentação quando da decolagem e pouso. Veja a foto:
Esta abertura superior é para alimentar este motor.
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- tykuna
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Re: F-35 News
O que eu tinha entendido do sistema é que na operação vertical os dois motores irão funcionar. Sendo que o motor vertical possui como função complementar a falta de propulsão do motor traseiro. Aquele eixo faria a transmissão de potencia do motor de apoio (vertical) para o motor principal (traseiro).prp escreveu:São dois motores? Aquilo ali não é uma tomada de força?
- Andre Correa
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Re: F-35 News
Eu já percebo o motor vertical como compensação ao centro de gravidade longitudinal, pois caso contrário, seria dificil, ou impossível, controlar a aeronave apenas com a saída traseira...
Quanto a estar aberto durante a descolagem, é necessário para poder criar fluxo de ar pelo mesmo, que vai fechando-se conforme ganha velocidade e sustentação...
Quanto a estar aberto durante a descolagem, é necessário para poder criar fluxo de ar pelo mesmo, que vai fechando-se conforme ganha velocidade e sustentação...
Audaces Fortuna Iuvat
- tykuna
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Re: F-35 News
Andre Correa escreveu:Eu já percebo o motor vertical como compensação ao centro de gravidade longitudinal, pois caso contrário, seria dificil, ou impossível, controlar a aeronave apenas com a saída traseira...
Quanto a estar aberto durante a descolagem, é necessário para poder criar fluxo de ar pelo mesmo, que vai fechando-se conforme ganha velocidade e sustentação...
É por ai mesmo. Você tem razão.
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- Carlos Lima
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Re: F-35 News
So como curiosidade... isso 'e gracas ao Yak-36/8... inclusive os americanos compraram da Yak a tecnologia
[]s
CB_Lima
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- prp
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Re: F-35 News
Desculpem minha ignorância, são dois motores (duas fontes autônomas de energia) ou apenas um motor que gira uma hélice na parte da frente da aeronave através da tomada de força?