tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

Re: tanques e blindados

#2116 Mensagem por JL » Qui Ago 04, 2016 4:43 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:A escolha da arma não está errada.

Errado está a quantidade!!!

Bacchi

Obrigado pela atenção

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#2117 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Ago 04, 2016 4:51 pm

cabeça de martelo escreveu:Bacchi, na sua opinião o EB não devia ter adquirido o Guarani com canhão de 30mm? Porquê? Estou a perguntar porque eu não percebo nada de blindados, por isso é sempre bom ouvir a opinião de quem sabe.
Talvez, eu saiba. Não tenho certeza.

Cabeça, este é um daqueles assuntos dos quais eu já falei uma porção de vezes, mas como é você, não me furtarei a falar de novo.

Eu defendo o uso de munição deste tipo, desde que seja usada em TODOS os veículos da mesma função.

Assim temos os vários VBTP (e principalmente VBCI) sobre lagartas:

VCTP 20X139 mm Argentina
Marder 20X139 mm Alemanha
Fuchs 30X173 mm Alemanha
Ulan 30X173 mm Austria
Doosan K21 40X364R Corea do Sul
CV9035DK 35X229 mm Dinamarca
Pizarro 30X173 mm Espanha
M2/M3 Bradley 25X139 EUA
CV9030FIN 30X273 mm Finlandia
AMX-10P 20X139 mm França
CV9035MkIII 35X229 mm Holanda
Dardo 25X139 mm Italia
Tipo 89 35X228 mm Japão
CV9030 30X173 mm Noruega
Warrior 30X170 mm (a ser repotencializado com o 40X225 Caseless) Reino Unido
BMP-3 30X165 mm Russia
BMP-2 30X165 mm Russia
BMD-4M 30X165 mm Russia
BMD-3 30X165 mm Russia
BMD-2 30X165 mm Russia
Bionix 25X139 mm Singapura
CV9040 40X364R mm Suecia

e sobre rodas:

LAV III APC 25X139 mm Canada
LAV 25X139 mm EUA (Fuzileiros Navais)
VBCI 25X139 mm França
Freccia 25X139 mm Italia

(Toda especificação obtida do Jane’s Armour & Artillery 2011-2012)

Em todos estes casos – salvo erro ou omissão – a versão VBCI é na sua TOTALIDADE mobiliada com arma do calibre indicado.

Não encontrei – salvo erro ou omissão – casos em que na versão VBCI se misture armas de diferente calibre, como: 12,7 mm ou 7,62 mm. Estes calibres são eventualmente utilizados em veiculos derivados dos VBCI tais como: veiculo posto de comando, veiculo de socorro, veiculo oficina etc.

A sensação do 30 mm no EB é de que o mesmo foi adotado sem uma analise previa de seu uso. Assim, eu me lembro que inicialmente se falava em que o mesmo iria mobiliar os veículos dos comandantes de pelotão. Depois de um tempo apareceu a novidade: seriam integrados a pelotões de apoio.

Desconheço completamente este uso.

Outra coisa que acho outro absurdo é a adoção de 2 torres diferentes - já que se chegou a conclusão de se adotar uma nova categoria de VBTP-MR para defesa anti aérea das colunas blindadas. Esta torre alrm de ser diferente teria armamento diferente: canhão Mauser Mk 3, com munição air burst.

Duas torres e dois canhões de 30mm!!! Realmente o Brasil é um pais tão rico que pode se dar a este luxo.

Sinceramente, não consigo entender isto. Todo o programa Guarani: VBTP-MR e VBTP-LR é um exemplo de algo bem concebido. Um exemplo de um belíssimo trabalho de planejamento feito pelo EB.

Repito: não consigo entender!!!
Esta é a primeira vez (e espero que seja a ultima) que critico algo feito pelo EB. Não me sinto à vontade.

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2118 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Ago 04, 2016 5:10 pm

Para apoio dos batalhões de infantaria mecanizados o EB já tem previsto (salvo erro ou omissão):

Requisitos Operacionais Básicos da Viatura Blindada de Reconhecimento - Média de Rodas (VBR - MR) (EB20-ROB-04.006) com canhão de 105 mm

Requisitos Operacionais Básicos nº 13 / 99 Viatura Blindada de Combate, Morteiro – Média, de Rodas (VBC / MRT – MR ) com morteiro de 81 mm ou 120 mm

Requisitos Operacionais Básicos nº 02 / 01, Viatura Blindada de Combate, Anticarro – Leve, de Rodas (VBC / AC – LR) com míssil guiado anticarro tipo TOW

Requisitos Operacionais Básicos nº 06 / 01, Viatura Blindada de Combate, Morteiro – Leve, de Rodas (VBC / MRT – LR) com morteiro de 81 mm

Bacchi

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#2119 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Ago 04, 2016 5:56 pm

Ola Bacchi,

Entendo que a razão pelo monte de torres é a mesma razão apresentada para o uso de veículos 6x6: Custo.

E sim, existe o custo de desenvolvimento desse monte de torres da mesma forma que existe o custo de desenvolvimento de um chassi 6x6 e outro 8x8, mas ainda acho que no fim, com o que se economiza em cada unidade, ainda fica mais barato, a grande perda por parte dessa escolha é a flexibilidade e capacidade militar gerada por essa.

Pessoalmente acho essa fixação por custos exagerada, o resto do mundo pode concordar comigo, mas o EB não, e claro que isso incomoda, mas as razões para isso incomodam ainda mais.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3034 vezes

#2120 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 05, 2016 7:18 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Bacchi, na sua opinião o EB não devia ter adquirido o Guarani com canhão de 30mm? Porquê? Estou a perguntar porque eu não percebo nada de blindados, por isso é sempre bom ouvir a opinião de quem sabe.
Talvez, eu saiba. Não tenho certeza.

Cabeça, este é um daqueles assuntos dos quais eu já falei uma porção de vezes, mas como é você, não me furtarei a falar de novo.

e sobre rodas:

LAV III APC 25X139 mm Canada
LAV 25X139 mm EUA (Fuzileiros Navais)
VBCI 25X139 mm França
Freccia 25X139 mm Itália
Pandur 2 30 × 173 mm (Portugal)

Imagem

(Toda especificação obtida do Jane’s Armour & Artillery 2011-2012)

Em todos estes casos – salvo erro ou omissão – a versão VBCI é na sua TOTALIDADE mobiliada com arma do calibre indicado.

Não encontrei – salvo erro ou omissão – casos em que na versão VBCI se misture armas de diferente calibre, como: 12,7 mm ou 7,62 mm. Estes calibres são eventualmente utilizados em veiculos derivados dos VBCI tais como: veiculo posto de comando, veiculo de socorro, veiculo oficina etc.

A sensação do 30 mm no EB é de que o mesmo foi adotado sem uma analise previa de seu uso. Assim, eu me lembro que inicialmente se falava em que o mesmo iria mobiliar os veículos dos comandantes de pelotão. Depois de um tempo apareceu a novidade: seriam integrados a pelotões de apoio.

Desconheço completamente este uso.

Outra coisa que acho outro absurdo é a adoção de 2 torres diferentes - já que se chegou a conclusão de se adotar uma nova categoria de VBTP-MR para defesa anti aérea das colunas blindadas. Esta torre alrm de ser diferente teria armamento diferente: canhão Mauser Mk 3, com munição air burst.

Duas torres e dois canhões de 30mm!!! Realmente o Brasil é um pais tão rico que pode se dar a este luxo.

Sinceramente, não consigo entender isto. Todo o programa Guarani: VBTP-MR e VBTP-LR é um exemplo de algo bem concebido. Um exemplo de um belíssimo trabalho de planejamento feito pelo EB.

Repito: não consigo entender!!!
Esta é a primeira vez (e espero que seja a ultima) que critico algo feito pelo EB. Não me sinto à vontade.

Bacchi

Deixo-lhe um link que talvez tenha o seu interesse:

http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.2 ... reitas.pdf

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2121 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Ago 05, 2016 8:39 am

Cabeça, excelente material!

Obrigado.

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2122 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Ago 05, 2016 8:54 am

Cabeça, você é um adivinho!!!

Estou exatamente escrevendo um artigo sobre concorrência feita no exercito australiano, para escolha de novos veículos para os regimentos de reconhecimento.

Seu artigo veio a calhar.

Bacchi

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 781 vezes
Agradeceram: 2455 vezes

#2123 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 05, 2016 9:33 am

Na 3 Cia de Fuzileiros Mecanizados do 36º Batalhão eles treinam com uma viatura com a UT-30BR como uma viatura de apoio de fogo, pelo que é dito de um Soldado que é amigo meu que é desta Cia.

O EB ainda não sabe o que vai fazer com o Guarani dotado de UT-30.

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2124 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Ago 05, 2016 9:58 am

Cabeça, você poderia fazer a gentileza de fornecer a organização do Esquadrão de Reconhecimento, e do Grupo de Metralhadoras da Brigada de Intervenção?

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2125 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Ago 05, 2016 9:59 am

gabriel219 escreveu:Na 3 Cia de Fuzileiros Mecanizados do 36º Batalhão eles treinam com uma viatura com a UT-30BR como uma viatura de apoio de fogo, pelo que é dito de um Soldado que é amigo meu que é desta Cia.

O EB ainda não sabe o que vai fazer com o Guarani dotado de UT-30.
Obrigado.

Bacchi

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2126 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Ago 05, 2016 10:00 am

Reginaldo Bacchi escreveu:Cabeça, você poderia fazer a gentileza de fornecer a organização do Esquadrão de Reconhecimento, e do Grupo de Metralhadoras da Brigada de Intervenção?

Bacchi
Corrigindo: Grupo de Auto Metralhadoras.

Bacchi

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#2127 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 05, 2016 10:59 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:Cabeça, você poderia fazer a gentileza de fornecer a organização do Esquadrão de Reconhecimento, e do Grupo de Metralhadoras da Brigada de Intervenção?

Bacchi
Corrigindo: Grupo de Auto Metralhadoras.

Bacchi
O projecto do Grupo de Auto Metralhadoras foi abandonado em favor do Grupo de Reconhecimento (GRec). O que o Exército Português entendeu é que como já não ia receber os 33 Pandur com canhões de 105mm, esse projecto não fazia sentido, então criou-se um Grupo de Reconhecimento usando os recursos já existentes.

Imagem
No presente ano, finaliza, no RC6, o levantamento da capacidade de reconhecimento, através do seu Grupo de Reconhecimento (GRec), com a sua Full Operational Capability (FOC) prevista para junho de 2016, no final do Exercício ORION16. Um dos grandes objetivos a nível operacional centra-se precisamente no Exercício ORION16, onde se pretende obter a certificação nacional do Comando da Brigada de Intervenção e a avaliação do seu Grupo de Reconhecimento.
Um artigo sobre a dita unidade e os seus meios:

:arrow: http://www.operacional.pt/em-braga-com- ... o-e-minho/

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#2128 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Ago 05, 2016 11:05 am

Cabeça, obrigado.

Vou examinar e voltarei sobre o assunto.

Abraços

Bacchi

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#2129 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 05, 2016 11:14 am

Fico a aguardar, qualquer coisa é só dizer.

akivrx78
Sênior
Sênior
Agradeceu: 122 vezes
Agradeceram: 369 vezes

#2130 Mensagem por akivrx78 » Sex Ago 05, 2016 4:57 pm

VBCI infantry fighting vehicle with 40mm caliber cannon testing in Qatar
Aug 5, 2016
Imagem
The VBCI infantry fighting vehicle fitted with CTA40 40mm turret weapon during testing in Qatar was spotted in footage broadcast by Abdulmoiz.

The VBCI is the latest generation of 8×8 armoured infantry fighting vehicle designed and manufactured by the French Company Nexter Systems and Renault Trucks Defense.
The company has presented the VBCI in a tender held by Qatar, which reportedly is looking to acquire between 200 and 600 units.

The new turret on VBCI is equipped with the 40CTAS, a revolutionary 40mm cannon developed by CTA International and recently qualified and selected by the French Army for its future JAGUAR recce vehicle and by the British Army for its Scout programme.

https://amp.twimg.com/v/5d858c63-9300-4 ... fb6497446c

Responder