Túlio escreveu:Que eu visse só havia uma LINHA entre linhas...![]()
![]()
![]()






Forte abraço, Pai Dinah!!!
Caboclo Orestes
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Túlio escreveu:Que eu visse só havia uma LINHA entre linhas...![]()
![]()
![]()
O Gripen é, na prática, um caça sueco-britânico. Mesmo alguns itens considerados "suecos" têm origem em desenvolvimentos britânicos, como o radar PS-05. Também não é exagero dizer que muitos itens britânicos são ...The Swedish Gripen team has enlisted UK government support for its F-X2 bid, based on the return for UK industry that the Gripen provides. An initial batch of 36 Gripens for Brazil would have GBP200 million (USD319 million) of UK content and the expected order for at least 100 aircraft over 15 years would see that figure rise to over GBP1 billion. For this reason Saab has had UK government support from the highest levels for its F-X2 bid.
O datalink do Mica eu sabia ser o mesmo do Meteor, fabricado pela Ericsson. Sobre o telêmetro não. Não creio que sejam considerados sistemas "chaves".The issue of national control over technology remains a central issue in Brazil. Dassault has made much of the fact that only it has a package sourced completely from a single home nation. In fact, Dassault is in the uncomfortable position of relying on Swedish suppliers for some key combat systems including the Mica BVR missile datalink and the laser rangefinder in Rafale's OSF sensor fit.
Só para aprofundar mais, o APG-79 do F-22 usa processadores que não se fabricam há mais de 10 anos, e agora? Não é caso único, existe muito coisa parecida no meio militar, agora imaginem a dor de cabeça.Thor escreveu:Olá Franz,Franz Luiz escreveu:Bom dia aos amigos
Por favor. Uma dúvida:
Muito se tem batido em cima do custo alto de operação do Rafale.
Não tenho conhecimento de operação e manutenção de aeronaves. O pouco conhecimento que
tenho é em custos gerados em linha de produção industrial.
Mas dentro de conceitos simples, não é possível realizar levantamentos e mapear
os ítens e serviços mais complexos, mais caros e rotineiros das manutenções requeridas,
exigir o repasse de tecnologia nestas áreas para se fazer aqui e diminuir estes custos?
Porquê acredito, se o GovFed está pedindo no FX-2 transferência de tecnologias
avançadas visando a qualificação do país, deve também estar exigindo tais coisas
em cima da manutenção feita aqui.
Com este planejamento, diferente do que o país podia fazer nos anos 70 com o MIII,
não se conseguirá uma manutenção mais enxuta e eficiente do que estamos acostumados
a ver na FAB?
Aguardo a ajuda dos amigos que conhecem o ramo aeronáutico e queiram comentar
mais sobre o que é a manutenção-operação de uma aeronave sofisticada e o que
pode-se fazer em cima de um planejamento adequado ao caso.
Obrigado
Franz Luiz
O Alcmartins já respondeu quase tudo o que eu também iria falar, mas até mesmo os proprietários dos equipamentos embarcados, que possuem todo o conhecimento do desenvolvimento, da produção e do pós-entrega, além das linhas de montagem com seu ferramental estabelecido, não conseguem reduzir os custos porque podemos achar que nós brasileiros conseguiríamos?
Essa tal transferência de tecnologia é um tanto quanto duvidosa, pois só passar determinado conhecimento sem necessidade e emprego imediato é quase igual a nada...
Vamos continuar por um bom tempo dependentes em aviônica embarcada, radares de caça, sistemas ESM, motores a reação de alto desempenho, etc...
Só para se ter uma idéia, quando um item crítico dá pane, é preciso recolher esse item da aeronave, fazer os registros internos no sistema de logística (às vezes o parque central é em outra localidade), fazer um processo de exportação e envio, conserto na fábrica de origem, processo de importação de volta, recebimento na alfândega (quando a receita NÃO está em greve leva algumas semanas), registro na logística, recebimento no cliente final, serviço de reinstalação, cheques de aceitação e pronto!!! Quantos meses você acha que isso levou??
Abraços
Essa valeu uma boa risadaBeronha escreveu:Ver uma mulher assim, nessa "condição" faz qualquer homem pensar né??Bender escreveu:Eu imagino que essa imagem dessa mocinha tomando um "ar" ,que voce colocou tem a vêr,com o tópico...?![]()
A moça tomando um "ar" se chama Srta. Gripen e aquele trem que vem vindo(sentido literal!) é o sr. Flanker?É isso?
Tô tentando enxergar as entrelinhas da imagem,como o meu caríssimo professor![]()
Sds.
As variáveis são muitas , pode ser o gripen, pode ser o SH, pode ser o Rafale, mas também pode ser os DBiSTAS tomando um trêm com o cancelamento do FX![]()
mas, humildemente falando, dá uma curiosidade ver o que tem do outro lado não?
Se for FLANKÃO o bou(insira aqui restante do nick)... vcs sabem tá dentro!![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E Bender PELOAMORDEDEUS tira esse cara cagando na sua assinatura !![]()
![]()
soultrain escreveu:Só para aprofundar mais, o APG-79 do F-22 usa processadores que não se fabricam há mais de 10 anos, e agora? Não é caso único, existe muito coisa parecida no meio militar, agora imaginem a dor de cabeça.Thor escreveu: Olá Franz,
O Alcmartins já respondeu quase tudo o que eu também iria falar, mas até mesmo os proprietários dos equipamentos embarcados, que possuem todo o conhecimento do desenvolvimento, da produção e do pós-entrega, além das linhas de montagem com seu ferramental estabelecido, não conseguem reduzir os custos porque podemos achar que nós brasileiros conseguiríamos?
Essa tal transferência de tecnologia é um tanto quanto duvidosa, pois só passar determinado conhecimento sem necessidade e emprego imediato é quase igual a nada...
Vamos continuar por um bom tempo dependentes em aviônica embarcada, radares de caça, sistemas ESM, motores a reação de alto desempenho, etc...
Só para se ter uma idéia, quando um item crítico dá pane, é preciso recolher esse item da aeronave, fazer os registros internos no sistema de logística (às vezes o parque central é em outra localidade), fazer um processo de exportação e envio, conserto na fábrica de origem, processo de importação de volta, recebimento na alfândega (quando a receita NÃO está em greve leva algumas semanas), registro na logística, recebimento no cliente final, serviço de reinstalação, cheques de aceitação e pronto!!! Quantos meses você acha que isso levou??
Abraços
[[]]'s
Saudações ó mosca na sopa!Bons e velhos tempos onde teu avatar exibia aquele sorriso aberto,fruto de uma dentição perfeita!Bons e velhos tempos onde,ao surjir de grandes e estarrecedoras reviravoltas,este tópico criado por ti,mudava de nome e rumava aos inatingíveis 1000 posts!Beronha escreveu:Ver uma mulher assim, nessa "condição" faz qualquer homem pensar né??Bender escreveu:Eu imagino que essa imagem dessa mocinha tomando um "ar" ,que voce colocou tem a vêr,com o tópico...?![]()
A moça tomando um "ar" se chama Srta. Gripen e aquele trem que vem vindo(sentido literal!) é o sr. Flanker?É isso?
Tô tentando enxergar as entrelinhas da imagem,como o meu caríssimo professor![]()
Sds.
As variáveis são muitas , pode ser o gripen, pode ser o SH, pode ser o Rafale, mas também pode ser os DBiSTAS tomando um trêm com o cancelamento do FX![]()
mas, humildemente falando, dá uma curiosidade ver o que tem do outro lado não?
Se for FLANKÃO o bou(insira aqui restante do nick)... vcs sabem tá dentro!![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E Bender PELOAMORDEDEUS tira esse cara cagando na sua assinatura !![]()
![]()