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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Out 11, 2009 11:35 am
por Corsário01
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Out 11, 2009 5:55 pm
por Carlos Mathias
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 9:06 am
por Túlio
Mandamento XI - Flankeiros jamais se rendem.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 9:16 am
por Franz Luiz
Bom dia aos amigos
Por favor. Uma dúvida:
Muito se tem batido em cima do custo alto de operação do Rafale.
Não tenho conhecimento de operação e manutenção de aeronaves. O pouco conhecimento que
tenho é em custos gerados em linha de produção industrial.
Mas dentro de conceitos simples, não é possível realizar levantamentos e mapear
os ítens e serviços mais complexos, mais caros e rotineiros das manutenções requeridas,
exigir o repasse de tecnologia nestas áreas para se fazer aqui e diminuir estes custos?
Porquê acredito, se o GovFed está pedindo no FX-2 transferência de tecnologias
avançadas visando a qualificação do país, deve também estar exigindo tais coisas
em cima da manutenção feita aqui.
Com este planejamento, diferente do que o país podia fazer nos anos 70 com o MIII,
não se conseguirá uma manutenção mais enxuta e eficiente do que estamos acostumados
a ver na FAB?
Aguardo a ajuda dos amigos que conhecem o ramo aeronáutico e queiram comentar
mais sobre o que é a manutenção-operação de uma aeronave sofisticada e o que
pode-se fazer em cima de um planejamento adequado ao caso.
Obrigado
Franz Luiz
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 12:30 pm
por alcmartin
Olá, Franz! Bom dia!
Olha, não estou íntimo da manutenção de caças modernos, mas na aviaçào geral moderna, hoje em dia, o que pega são justamentes os itens sofisticados. Os tais portadores dos códigos, os computadores FCC(flight controls computers), os FADEC e por aí vai... e a manutençào deles é toda modular. Em geral, manutençào em campo só de software. Reset mesmo, igual a PC. Se mais sério, tira e poe outro(na base, que em geral são poucos...). O "em pane" vai para o construtor ou autorizado, por CLS ou não.
A figura do mecanico cheio da graxa é só para pneu, motor e hidraulicos nas periódicas e preventivas. No geral, esses itens dào até menos manutençào hoje em dia, seja pela confiabilidade destes, seja pela grande quantidade de computadores sujeitos a dar pau, pelo outro lado...
E conseguir que os donos liberem as "caixas pretas" é que pega...
Ou seja, é difícil responder sua pergunta sem cair na velha história de quem libera Know how de anos e anos...
abs!!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 7:03 pm
por Sintra
Luís Henrique escreveu:kkkk
A campanha vai surtir efeito, o Su-35BM será o escolhido.
O BM leva AMPLA vantagem em quase todos os quesitos.
DOBRO do raio de ação
DOBRO do alcance de detecção do radar
50% mais em carga bélica
MUITO mais manobrável
MAIS veloz
MAIS rápido (aceleração/razão de subida)
MAIOR supercruise (M 1,3 com 6 misseis)
MAIS barato de adquirir
50% mais potência que o SH, 100% mais potência que o Rafale e 200% mais potência que o Gripen NG.
Flanker Rulez.
Mach 1.3 com seis AAM´s? Alguma coisa oficial?
Que eu saiba nenhum dos protótipos ainda sequer vôou com AAM´s!
Abraço
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 7:09 pm
por soultrain
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 7:14 pm
por Carlos Mathias
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 7:16 pm
por Sintra
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 7:18 pm
por Carlos Mathias
X2.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 7:20 pm
por Sintra
Carlos Mathias escreveu:X2.
Isso, agora bate no ceguinho...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 7:22 pm
por Bolovo
Que aviãozinho ruim é esse? Coisa feia...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 7:30 pm
por Carlos Mathias
Aquele pendurado no cabide ventral do Su-35BM? É um Gripen-NG, cresceu e agora dá até prá levar, antes era pequeno e fraco demais até prá ser carga do BM.
TOMA!!!! TOMA!!!! TOMA!!!!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 8:03 pm
por AlbertoRJ
Túlio escreveu:Mandamento XI - Flankeiros jamais se rendem.
"Aqueles que pedirem perdão por escolherem outros caças serão salvos"
[]'s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Seg Out 12, 2009 8:10 pm
por Thor
Franz Luiz escreveu:Bom dia aos amigos
Por favor. Uma dúvida:
Muito se tem batido em cima do custo alto de operação do Rafale.
Não tenho conhecimento de operação e manutenção de aeronaves. O pouco conhecimento que
tenho é em custos gerados em linha de produção industrial.
Mas dentro de conceitos simples, não é possível realizar levantamentos e mapear
os ítens e serviços mais complexos, mais caros e rotineiros das manutenções requeridas,
exigir o repasse de tecnologia nestas áreas para se fazer aqui e diminuir estes custos?
Porquê acredito, se o GovFed está pedindo no FX-2 transferência de tecnologias
avançadas visando a qualificação do país, deve também estar exigindo tais coisas
em cima da manutenção feita aqui.
Com este planejamento, diferente do que o país podia fazer nos anos 70 com o MIII,
não se conseguirá uma manutenção mais enxuta e eficiente do que estamos acostumados
a ver na FAB?
Aguardo a ajuda dos amigos que conhecem o ramo aeronáutico e queiram comentar
mais sobre o que é a manutenção-operação de uma aeronave sofisticada e o que
pode-se fazer em cima de um planejamento adequado ao caso.
Obrigado
Franz Luiz
Olá Franz,
O Alcmartins já respondeu quase tudo o que eu também iria falar, mas até mesmo os proprietários dos equipamentos embarcados, que possuem todo o conhecimento do desenvolvimento, da produção e do pós-entrega, além das linhas de montagem com seu ferramental estabelecido, não conseguem reduzir os custos porque podemos achar que nós brasileiros conseguiríamos?
Essa tal transferência de tecnologia é um tanto quanto duvidosa, pois só passar determinado conhecimento sem necessidade e emprego imediato é quase igual a nada...
Vamos continuar por um bom tempo dependentes em aviônica embarcada, radares de caça, sistemas ESM, motores a reação de alto desempenho, etc...
Só para se ter uma idéia, quando um item crítico dá pane, é preciso recolher esse item da aeronave, fazer os registros internos no sistema de logística (às vezes o parque central é em outra localidade), fazer um processo de exportação e envio, conserto na fábrica de origem, processo de importação de volta, recebimento na alfândega (quando a receita NÃO está em greve leva algumas semanas), registro na logística, recebimento no cliente final, serviço de reinstalação, cheques de aceitação e pronto!!! Quantos meses você acha que isso levou??
Abraços