delmar escreveu: ↑Dom Mai 05, 2024 9:48 amNo geral está havendo uma colaboração entre os agentes estatais e os voluntários civis, assim como um entrosamento entre os governos estadual, federal e administrações municipais. Até o momento não há informação de saques em áreas evacuadas, desordem ou invasões de prédios. Também não há nenhuma onda de histeria coletiva ou pânico generalizado, ninguém está gritando pelas ruas da cidade. Enquanto as águas avançam na cidade lembro de Marlon Brando no filme "APOCALYPSE NOW" quando citava um poema:Cavaleiro Teutônico escreveu: ↑Dom Mai 05, 2024 3:05 am A tragédia só não é maior aqui no Rio Grande do Sul por causa das ações de voluntários e pelo senso de iniciativa do nosso povo. Aqui não se fica esperando a ajuda vir do céu ou do Estado. O povo gaúcho tem um histórico de cooperativismo, sobretudo em desastres. Há muitas ações voluntárias da população no enfrentamento a esta enchente. Meu município não foi muito atingido, mas há inúmeroas pessoas se voluntariuando para ajudar, seja na arrecadação de alimentos, roupas, etc., ou seja na prestação de socorro às vítimas, inclusive em outrras regiões do estado.
Acredito que 90% dos resgates de vítimas da enchente se deu por ação de voluntários civis.
Assim expira a mundo
Assim expira o mundo
assim expira o mundo
Não com uma explosão, mas com um suspiro.
ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Tu moras aqui, hôme véio, de onde tiras estas pérolas do tipo "tá havendo uma colaboração entre os agentes estatais e os voluntários civis, assim como um entrosamento entre os governos estadual, federal e administrações municipais"? Aqui está o teu "entrosamento", a brigada berra FAKE NEWS sendo que em dez minutos em qualquer rede social se acha vídeo novo a cada hora ou menos mostrando quais são as verdadeiras "fake news" (não é por nada que querem tanto regular a internet, não dá mais nem pra mentir em paz):
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Caro companheiro Túlio. Existem duas situações distintas. A primeira é daquele proprietário de uma lancha, de um barco ou jetsky que usa seu equipamento para socorrer alguém em perigo, por sua conta e risco, num trabalho humanitário que deve ser devidamente louvado. Ninguém vai pedir documentos para ele. A segunda situação é daquele detentor de equipamento que apresenta-se num posto da defesa civil para integrar a equipe de salvamento. Em tais casos é exigido, no mínimo, que a pessoa tenha habilitação para manejar o seu veículo e que ele esteja regularizado. Isto porque a partir dali ele passa a ser um preposto do estado e, se ocorrer algum acidente ou morte num salvamento, não venham pessoas a serem responsabilizadas por mandar alguém não habilitado para recolher flagelados. É a minha opinião.
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Estes imigrantes...
Morando em Gramado, irmã de Cristiano Ronaldo presta ajuda à população do Rio Grande do Sul após enchentes
Katia Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo, usou as redes sociais para contar que conseguiu chegar em casa em Gramado, no Rio Grande do Sul, após uma viagem para Dubai. A cantora, de origem portuguesa, é casada com um empresário brasileiro e redirecionou os esforços de sua equipe para ajudar as pessoas desabrigadas pela enchente no estado.
Em um desabafo, ela falou sobre o perrengue para chegar em casa:
Estamos a caminho de Caxias do Sul. Além do meu voo de 14 horas, fiz escala em Santa Catarina. O aeroporto de Porto Alegre está fechado por tempo indeterminado. Depois foram sete horas na estrada até chegar em casa. Estradas cortadas, limitação até chegar na Serra Gaúcha...
E continua:
Mas o que é isso [seu relato] comparado a isso [a mobilização] e com a dor de quem perdeu tudo ou quase tudo? De coração quentinho. [...] Poderia ter ido para um hotel. Poderia ter ido num voo privado... a cabeça, quando deita na almofada, deve estar de consciência leve, e a minha está. Não consigo salvar o mundo. Gostaria, mas não consigo.
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Se já aconteceu no passado pode acontecer de novo, a pergunta que fica, o que será feito para evitar o pior novamente?
Quando morava em São Paulo nos anos 80/90 o rio Tiete sempre transbordava, uma vez na rua onde morava a água chegou a mais de 3 metros em poucas horas de chuva, ainda hoje depois de mais de 30 anos parece que o rio ainda transborda...
As linhas em vermelho são rios artificiais construídos para desviar o fluxo dos rios para evitar que os rios transbordem e alagem tudo.
Em 1910 toda a região de Tokyo ficou alagada por causa do rio Arakawa transbordar, em 1911 a 1923 eles construíram um canal desviando o fluxo do rio original com 500 metros de largura e 22km de extensão, o rio original passou a se chamar de Sumidagawa e o canal recebeu o nome de Arakawa, depois disto nunca mais o rio Arakawa e Sumidagawa transbordaram.
Porem apareceu um novo problema no bairro chamado de Kotoku que era um brejo no passado a area foi aterrada para urbanização depois de décadas a area aterrada começou a afundar e em alguns locais fica a mais de 4.5 metros abaixo do nível do mar, assim com qualquer chuva tudo ficava alagado, para resolver o problema foi construído vários canais entre o rio Sumidagawa e Arakawa com comportas e bombas de escoamento de água, a água das áreas baixas se acumulam nos canais e são descartadas em locais fora de risco.
No vídeo quando está cheio é o nível da água do mar e quando esvazia é o nível dos canais para escoamento de águas da chuva.
De 0 a 4:00 minutos é o novo Arakawa finalizado em 1923, 4:56 do vídeo as áreas em amarelo vai ser construído novos locais de armazenamento de água para emergência em caso de cheia, a obra do rio vai ficar pronta em 2030, esta obra tem um custo de US$1 bilhão e vai ampliar em 90 milhões de metros cúbicos a capacidade de armazenar água em caso de emergência.
6:26 do vídeo está escrito que 2537 metros é a largura mais longa de um rio no Japão, repare que o rio é pequeno, mas as barreiras construídas para a água não transbordar em verde mais claro são bem maiores que a largura do rio, na area de risco tem plantações e campos de golfe.
Neste vídeo o ciclista anda na barreira de contenção e depois entra na área onde é planejado ficar alagado em caso de enchente da para ver as plantações e campos de golfe, as barreiras não são feitas de terra são de blocos de concreto, para não ficar feio eles jogam terra por cima e plantam grama, na parte superior das barreiras somente é permitido circular veículos que tem permissão, se utiliza mais como uma ciclovia, não é permitido morar dentro da área da barreira de contenção.
CG do sistema de emergência extra que esta sendo construído, para os japoneses é tão importante a manutenção do rio Arakawa que o orçamento do rio vem do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, o prejuízo financeiro do rio transbordar é muito maior do que construir barreiras, se a barreira romper para o lado de Tokyo se estima que pelo menos 4000 pessoas morreriam e pelo menos 5 milhões de pessoas ficariam desabrigadas, a água imundaria os tuneis de metro e iria demorar pelo menos 1 mês para drenar toda a água dos bairros alagados.
https://www.youtube.com/@TokyoSuibou/streams
https://www.kasen-suibo.metro.tokyo.lg. ... 2g_en.html
A prefeitura de Tokyo tem 134 live câmeras instaladas em todos os rios para monitorar o nível.
Obras feitas para evitar que os canais dentro de áreas urbanas de Tokyo transbordem em 46 rios foi alargado uma extensão de 324km para ampliar o escoamento de água da chuva, como o alargamento de canais é uma obra demorada e tem limitações eles optaram por construir túneis bypass onde se desvia o maior fluxo da água e redireciona ela para um local com maior escoamento ou com capacidade de armazenamento temporário.
Em áreas de risco os postes no Japão tem placas indicando a profundidade do local se a barragem romper.
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Mais nojento disso tudo é o pessoal fazendo palanque político sobre essa tragédia. Problema da modernidade é que qualquer idiota tem um celular pra repassar correntes sem fazer a mínima verificação da veracidade.
- Túlio
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Chora MCD véio, mais uma FAKE NEWS dos chalupas para destrinchares:
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Reportagem do SBT flagrou ao vivo caminhões de doações sendo barrados por falta de NF, praticamente ao mesmo tempo em que o "ministro da verdade" paulo pimenta e a globo news diziam abertamente que isso era fake news. A globo news chegou a retirar o vídeo do ar para não ficar mais feio.
E ai... quem pune quem faz fake news sobre fake news?
Um abraço e t+
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Sempre há esse tipo de problema causado por gente sem noção ou pela burrocracia estatal. Hoje um cara que sigo e tá lá no meio da bagunça disse que perguntou ao pessoal do EB se precisavam alguma coisa (o cara arrecadou mais de 50 milhões) e disseram que não precisavam de nada, enfim...tenho certeza que são eventos pontuais, mas ficam fazendo palanque político tanto um lado quanto o outro. E aposto que a maioria dos "passadores de correntes" não mexem um palmo pra ajudar, nem pra tirar um pila do bolso. Tenho um cunhado catarina que passa o dia postando esses "relatos", mas não tira a bunda gorda da cadeira nem pra fazer um pix.
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Hoje estive no correio de meu bairro logo depois que abriu, pra levar doações, os dois pallets de carga (ou como se chame) já estavam abarrotados com roupas, alimentos, água, rações para animais, e isso que o cara disse que ontem haviam saído dois pela manhã e mais dois à tarde. Essa é a melhor resposta no momento, não ficar politizando e fazendo mimimi.
Sds
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
EduClau escreveu: ↑Qua Mai 08, 2024 8:29 pm Hoje estive no correio de meu bairro logo depois que abriu, pra levar doações, os dois pallets de carga (ou como se chame) já estavam abarrotados com roupas, alimentos, água, rações para animais, e isso que o cara disse que ontem haviam saído dois pela manhã e mais dois à tarde. Essa é a melhor resposta no momento, não ficar politizando e fazendo mimimi.
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Quem tá fazendo politicagem é minoria (todos os "lados", que na verdade são um só) e só faz barulho; quem tá fazendo política (estado e funças) só atrapalha por ver que cada vez mais gente se dá conta de que pode viver melhor sem eles (ou pelo menos o grosso deles) mas a maioria é assim, se arremanga e vai à luta (quanto tempo até o estado embargar a obra?):
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Em algum momento, no passado, já houve um estudo para construir um canal de navegação através da faixa de terra que há entre a lagoa dos Patos e o mar. Na época o objetivo era facilitar a chegada dos barcos ao porto de Porto Alegre. A faixa de terra é constituida somente de areia e terra, estando poucos metros acima do nível da água. É usada no cultivo do arroz e criação de gado com poucos residentes. O projeto não foi adiante pelo fato de que o canal drenaria as águas do Guaiba e acabaria com o porto. Necessitaria uma eclusa que acabaria onerando transporte além de tornar mais cara a construção.akivrx78 escreveu: ↑Ter Mai 07, 2024 8:50 pm
Se já aconteceu no passado pode acontecer de novo, a pergunta que fica, o que será feito para evitar o pior novamente?
Quando morava em São Paulo nos anos 80/90 o rio Tiete sempre transbordava, uma vez na rua onde morava a água chegou a mais de 3 metros em poucas horas de chuva, ainda hoje depois de mais de 30 anos parece que o rio ainda transborda...
Para controlar as cheias, no entanto, pode ser uma opção viável a um baixo custo.
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
delmar escreveu: ↑Qua Mai 08, 2024 11:42 pmEm algum momento, no passado, já houve um estudo para construir um canal de navegação através da faixa de terra que há entre a lagoa dos Patos e o mar. Na época o objetivo era facilitar a chegada dos barcos ao porto de Porto Alegre. A faixa de terra é constituída somente de areia e terra, estando poucos metros acima do nível da água. É usada no cultivo do arroz e criação de gado com poucos residentes. O projeto não foi adiante pelo fato de que o canal drenaria as águas do Guaiba e acabaria com o porto. Necessitaria uma eclusa que acabaria onerando transporte além de tornar mais cara a construção.akivrx78 escreveu: ↑Ter Mai 07, 2024 8:50 pm
Se já aconteceu no passado pode acontecer de novo, a pergunta que fica, o que será feito para evitar o pior novamente?
Quando morava em São Paulo nos anos 80/90 o rio Tiete sempre transbordava, uma vez na rua onde morava a água chegou a mais de 3 metros em poucas horas de chuva, ainda hoje depois de mais de 30 anos parece que o rio ainda transborda...
Para controlar as cheias, no entanto, pode ser uma opção viável a um baixo custo.
Não sei se somente abrir um canal na lagoa dos Patos seria o suficiente, quando a pressão atmosférica baixa sobre o mar eleva o nível e isto dificulta a vazão da água para o mar.
No Japão quando isto ocorre eles fecham as comportas e ligam as bombas para retirar a água dos rios e despejar no mar, este local do vídeo tem 6 bombas que jogam 240t/s de água no mar.
Abaixo um exemplo de como a maré alta dificulta a vazão.
Aqui fica 61.6km do mar e a largura do rio entre as duas margens é de 2537m quando o rio esta em estado normal tem 50m de largura.
Aqui fica 36km do mar e a largura do rio entre as duas margens é de 1800m quando o rio esta em estado normal tem 100m de largura.
Aqui fica 14km do mar e a largura do rio entre as duas margens é de 500m quando o rio esta em estado normal tem 250m de largura.
Aqui fica 8km do mar e a largura do rio entre as duas margens é de 650m quando o rio esta em estado normal tem 300m de largura.
A boca do rio quando desemboca no mar tem 800m de largura.
Estes vídeos acima foi do tufão Hagibis em 2019, teve locais que choveu mais de 1000mm em apenas 24 horas, no RS choveu vários dias 800mm, imagine se fosse esses 800mm em apenas 24 horas!
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
A faixa de terra entre o mar e a lagoa varia, mas tem em média 12 a 15 km, constituida somente de terra e areia, sem nenhuma pedra, grande parte terreno alagadiços. A maré, aqui na costa é muito pequena, de apenas 30 a 40 cm entre a maré alta e a maré baixa. Um problema seria o assoreamento causado pelo deslocamento das dunas de areia pérto a praia, além da necessidade fazer a contenção do canal com rochas para evitar a errosão. Um trabalho para engenheiros hidráulicos.
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Re: ECO-DEFESABRASIL - CONSERVAÇÃO, INCÊNDIOS, AMEAÇAS
Túlio escreveu: ↑Qua Mai 08, 2024 11:22 pmEduClau escreveu: ↑Qua Mai 08, 2024 8:29 pm Hoje estive no correio de meu bairro logo depois que abriu, pra levar doações, os dois pallets de carga (ou como se chame) já estavam abarrotados com roupas, alimentos, água, rações para animais, e isso que o cara disse que ontem haviam saído dois pela manhã e mais dois à tarde. Essa é a melhor resposta no momento, não ficar politizando e fazendo mimimi.
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