Cassio escreveu: Sáb Jun 11, 2022 9:10 am
Outras iniciativas já tiveram terreno, políticos em cerimônias oficiais etc... E não deu em nada. Por enquanto para fazer avião de PowerPoint só precisa de computador, e não de fárica.
Seria mais importante ter notícias sobre o projeto em si, sobre qual são as etapas de desenvolvimento planejadas, e qual seu status. E o quanto isso vai custar e como vão financiar o projeto.
Concordo com todas as letras. Mas esse é, per si, o "problema" principal da DESAER. Ao menos de público, público leigo, digo, nós aqui no DB incluso, nada se sabe ou tem ciência sobre estes apontamentos que citas. Não sei se isso é uma decisão deliberada dos donos da empresa, ou se é uma jogada de marketing, ou se é porque eles não tem nada de concreto para mostrar de fato.
Esse projeto começou lá atrás faz um 4 ou 5 anos, e até agora nada de concreto foi mostrado. Mas, aí eu me pergunto: o que faria um governador de estado, prefeito e demais asseclas abrirem mão de suas agendas em ano eleitoral para fazer propaganda para uma empresa que só existe dentro do DCTA, sem dinheiro, nem apoio de financiamento, e com um produto do qual só eles sabem em que passo está, e ainda mais, facilitando toda a burocracia de liberação de um terreno em aeroporto...
Pode ser que as respostas para nossas perguntas até já estejam disponíveis na DESAER, mas por algum motivo(s), sabe-se lá qual seja, eles não abrem mão delas para mais ninguém fora da empresa, ou somente o fizeram, se fizeram, para um público muitíssimo selecionado. Do contrário, eu não entendo porque, em termos práticos, qualquer político neste país - ainda mais do partido do governador de MG, totalmente avessos a tudo que diz respeito ao Estado - se arriscaria a colocar seu nome e sua imagem, pior ainda, em uma propaganda que sabidamente não prosperará de antemão.
Enfim, eu continuo aqui com uma pulga atrás da orelha com este projeto. Faz muito tempo que ele vem aí sendo anunciado e até agora nada de prático apareceu. Não vai vai frente, e nem é desmentido pelo mercado ou pelo próprio passar do tempo. Encomendas concretas, o que seria mais importante para o projeto em si, nada. Mas qual empresa compraria um avião do qual não se sabe as características na íntegra
Sei lá. Não me parece lógico que o ATL-100 mesmo sendo ainda uma simples proposta de avião comercial possa ir tão longe sem ter algo que o sustente por trás. Não em um país como o Brasil, onde tirar dinheiro do próprio bolso nunca foi uma regra seguida - e aceita normalmente - no mundo empresarial tupiniquim. Pelo contrário.
Lembrando, segundo a DESAER, há ou havia o interesse de três fornecedores de turbinas no projeto, a saber, GE, P&W e Honeywell. O preço da avião estava cotado em cerca de US 5,5 milhões. Carga paga de 2,5 ton, 19 pax ou um misto de carga e pax. Os sistemas de bordo ainda estavam em especulação, mas a priori, segundo matérias divulgadas na imprensa seriam baseadas em 3 grandes telas no painel. Bom, existem pelo menos meia dúzia de empresas no mundo que poderiam fornecer este tipo de solução. E até agora é só o que se sabe. Infelizmente.