NaScImEnTToBR escreveu: Ter Jun 07, 2022 7:01 pmPela quantidade de desenho que nós temos aqui, e o pior, a maioria baseado em meios operados pelo EB (e outros até em ROBs e requisitos como os do Guarani), daria pra dar um processo lindo e ficar milionário. Partiu arranjar um André Miranda pra achar grana de investidores para a construção e mais alguns Youtubers mestres em vender curso pra ficar milionário, além é claro da vaquinha online, não podemos esquecer disso. Falamos o pessoal do Tecnodefesa que confunde toneladas largas com curtas e com o pessoal que fez o ROB do CV90120T e ta tudo feito. Ai fazemos os designs em 3D, 2D, botamos um monte de plantas dele e pronto. Só ir no STF com ajuda do Piçól e PecêDuBÊ que nós ganhamos...Túlio escreveu: Ter Jun 07, 2022 6:54 pm
Fácil, eu explico:
1 - Compra uma carroça (fiado, claro);
2 - Arruma uns bois e arreios emprestados (vai saber de quem);
3 - Bota os bois atrás da carroça;
4 - Paga um jorna pra botar a culpa no GF se não for possível convencer os bois a EMPURRAR a carroça.
PS.: assim até eu; não seria uma boa ideia charlar com o @NaScImEnTToBR? Tipo eu especifico umas coisas, ele faz os desenhos e algum governador (talvez com uns políticos Portugueses de lambuja) nos dá a bufunfa para fazer uma fábrica. Se alguém vai comprar depois é coisa de somenos...
DESAER ATL-100
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Re: DESAER ATL-100
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Re: DESAER ATL-100
Ele vai escrever tudo, manual de emprego tático, manual de operação, importância estratégica. Quantidades, em quais OMs, primeiras encomendas, últimas. Vai criar o manual pro oficial da Aman, pro sargento da ESA, pro oficial CPOR. Vai criar os ROBs e escrever até as notas de compra. Só jogar tudo no STF que eles aceitam.Túlio escreveu: Ter Jun 07, 2022 7:08 pmNaScImEnTToBR escreveu: Ter Jun 07, 2022 7:01 pm
Pela quantidade de desenho que nós temos aqui, e o pior, a maioria baseado em meios operados pelo EB (e outros até em ROBs e requisitos como os do Guarani), daria pra dar um processo lindo e ficar milionário. Partiu arranjar um André Miranda pra achar grana de investidores para a construção e mais alguns Youtubers mestres em vender curso pra ficar milionário, além é claro da vaquinha online, não podemos esquecer disso. Falamos o pessoal do Tecnodefesa que confunde toneladas largas com curtas e com o pessoal que fez o ROB do CV90120T e ta tudo feito. Ai fazemos os designs em 3D, 2D, botamos um monte de plantas dele e pronto. Só ir no STF com ajuda do Piçól e PecêDuBÊ que nós ganhamos...Só tenho uma CONDIÇÃO: o nosso Chefe de Marketing vai ser o @FCarvalho!
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Re: DESAER ATL-100
Perguntou pra Denel se liberam o funcionário dela?Túlio escreveu: Ter Jun 07, 2022 7:08 pmSó tenho uma CONDIÇÃO: o nosso Chefe de Marketing vai ser o @FCarvalho!
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Re: DESAER ATL-100
NaScImEnTToBR escreveu: Ter Jun 07, 2022 7:14 pmEle vai escrever tudo, manual de emprego tático, manual de operação, importância estratégica. Quantidades, em quais OMs, primeiras encomendas, últimas. Vai criar o manual pro oficial da Aman, pro sargento da ESA, pro oficial CPOR. Vai criar os ROBs e escrever até as notas de compra. Só jogar tudo no STF que eles aceitam.Túlio escreveu: Ter Jun 07, 2022 7:08 pm
Só tenho uma CONDIÇÃO: o nosso Chefe de Marketing vai ser o @FCarvalho!
RACHEI AQUI, eu ia lendo e dando risada só de imaginar. Aliás, podemos até dispensar o jorna, ele mesmo, quando tudo der errado, se encarrega de botar a culpa no governo!
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Re: DESAER ATL-100
Jorna? A própria mídia embusteira e os idiotas do twitter (que viram especialistas num tema numa semana) vão baixar todos os ROBs e as diretrizes do EB e do @FCarvalho e já vão acusar o GF de tudo, de "dextuir a industria nassionau". Será uma semana nos trending topics (é assim que se escreve?) e no dia seguinte o STF já impõe ao EB e ao GF a explicação em 24horas e o ressarcimento financeiro imediato.Túlio escreveu: Ter Jun 07, 2022 7:30 pmNaScImEnTToBR escreveu: Ter Jun 07, 2022 7:14 pm
Ele vai escrever tudo, manual de emprego tático, manual de operação, importância estratégica. Quantidades, em quais OMs, primeiras encomendas, últimas. Vai criar o manual pro oficial da Aman, pro sargento da ESA, pro oficial CPOR. Vai criar os ROBs e escrever até as notas de compra. Só jogar tudo no STF que eles aceitam.RACHEI AQUI, eu ia lendo e dando risada só de imaginar. Aliás, podemos até dispensar o jorna, ele mesmo, quando tudo der errado, se encarrega de botar a culpa no governo!
É $obre i$$e: Requi$ito$.
Ou seria Requi$ite$ manx?
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Re: DESAER ATL-100
Pensando aqui com os meus botões se os caras da Desaer conseguiram a proeza de arrumar recursos em Portugal para a construção dessa fábrica em Araxá. Porque por aqui nem em sonho, já que segundo um dos sócios principais da empresa, toda a procura só deu com portas na cara.
Os quase 700 milhões de reais representam hoje na moeda europeia um investimento de pouco mais de 130 milhões de euros, o que pode se pagar em juros baixos e no longo prazo dadas as condições de financiamento naquele continente.
Mas é apenas um palpite. Como o problema do terreno já foi resolvido, falta ver como a coisa anda daqui para frente em termos práticos.
Tenho aqui para mim que alguma coisa eles tem por trás da manga para se arriscarem a ir tão longe, inclusive colocando a politicalha mineira no meio do negócio.
A ver. Boa sorte para eles. Toda sorte do mundo para eles.
Os quase 700 milhões de reais representam hoje na moeda europeia um investimento de pouco mais de 130 milhões de euros, o que pode se pagar em juros baixos e no longo prazo dadas as condições de financiamento naquele continente.
Mas é apenas um palpite. Como o problema do terreno já foi resolvido, falta ver como a coisa anda daqui para frente em termos práticos.
Tenho aqui para mim que alguma coisa eles tem por trás da manga para se arriscarem a ir tão longe, inclusive colocando a politicalha mineira no meio do negócio.
A ver. Boa sorte para eles. Toda sorte do mundo para eles.
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Re: DESAER ATL-100
Outras iniciativas já tiveram terreno, políticos em cerimônias oficiais etc... E não deu em nada.
Por enquanto para fazer avião de PowerPoint só precisa de computador, e não de fárica.
Seria mais importante ter notícias sobre o projeto em si, sobre qual são as etapas de desenvolvimento planejadas, e qual seu status. E o quanto isso vai custar e como vão financiar o projeto.
Por enquanto para fazer avião de PowerPoint só precisa de computador, e não de fárica.
Seria mais importante ter notícias sobre o projeto em si, sobre qual são as etapas de desenvolvimento planejadas, e qual seu status. E o quanto isso vai custar e como vão financiar o projeto.
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Re: DESAER ATL-100
Eu entendo vocês serem polidos e tal pra dizer que esse negócio ai é furada, mas eu sou mais direto: isso ai pra mim tá com cara de desvio de verba e/ou lavagem de dinheiro. Ninguém é otário pra investir R$ 600 milhões em algo que não se tem nem encomendas, nem mockup, nem interesse.Cassio escreveu: Sáb Jun 11, 2022 9:10 am Outras iniciativas já tiveram terreno, políticos em cerimônias oficiais etc... E não deu em nada.
Por enquanto para fazer avião de PowerPoint só precisa de computador, e não de fárica.
Seria mais importante ter notícias sobre o projeto em si, sobre qual são as etapas de desenvolvimento planejadas, e qual seu status. E o quanto isso vai custar e como vão financiar o projeto.
Nem os maiores apostadores e tubarões do mercado financeiro teriam a ousadia de fazer isso, ainda mais uma aeronave com mercado proliferado por inúmeras empresas, uma delas a Cessna.
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Re: DESAER ATL-100
Concordo com todas as letras. Mas esse é, per si, o "problema" principal da DESAER. Ao menos de público, público leigo, digo, nós aqui no DB incluso, nada se sabe ou tem ciência sobre estes apontamentos que citas. Não sei se isso é uma decisão deliberada dos donos da empresa, ou se é uma jogada de marketing, ou se é porque eles não tem nada de concreto para mostrar de fato.Cassio escreveu: Sáb Jun 11, 2022 9:10 am Outras iniciativas já tiveram terreno, políticos em cerimônias oficiais etc... E não deu em nada. Por enquanto para fazer avião de PowerPoint só precisa de computador, e não de fárica. Seria mais importante ter notícias sobre o projeto em si, sobre qual são as etapas de desenvolvimento planejadas, e qual seu status. E o quanto isso vai custar e como vão financiar o projeto.
Esse projeto começou lá atrás faz um 4 ou 5 anos, e até agora nada de concreto foi mostrado. Mas, aí eu me pergunto: o que faria um governador de estado, prefeito e demais asseclas abrirem mão de suas agendas em ano eleitoral para fazer propaganda para uma empresa que só existe dentro do DCTA, sem dinheiro, nem apoio de financiamento, e com um produto do qual só eles sabem em que passo está, e ainda mais, facilitando toda a burocracia de liberação de um terreno em aeroporto...
Pode ser que as respostas para nossas perguntas até já estejam disponíveis na DESAER, mas por algum motivo(s), sabe-se lá qual seja, eles não abrem mão delas para mais ninguém fora da empresa, ou somente o fizeram, se fizeram, para um público muitíssimo selecionado. Do contrário, eu não entendo porque, em termos práticos, qualquer político neste país - ainda mais do partido do governador de MG, totalmente avessos a tudo que diz respeito ao Estado - se arriscaria a colocar seu nome e sua imagem, pior ainda, em uma propaganda que sabidamente não prosperará de antemão.
Enfim, eu continuo aqui com uma pulga atrás da orelha com este projeto. Faz muito tempo que ele vem aí sendo anunciado e até agora nada de prático apareceu. Não vai vai frente, e nem é desmentido pelo mercado ou pelo próprio passar do tempo. Encomendas concretas, o que seria mais importante para o projeto em si, nada. Mas qual empresa compraria um avião do qual não se sabe as características na íntegra
Sei lá. Não me parece lógico que o ATL-100 mesmo sendo ainda uma simples proposta de avião comercial possa ir tão longe sem ter algo que o sustente por trás. Não em um país como o Brasil, onde tirar dinheiro do próprio bolso nunca foi uma regra seguida - e aceita normalmente - no mundo empresarial tupiniquim. Pelo contrário.
Lembrando, segundo a DESAER, há ou havia o interesse de três fornecedores de turbinas no projeto, a saber, GE, P&W e Honeywell. O preço da avião estava cotado em cerca de US 5,5 milhões. Carga paga de 2,5 ton, 19 pax ou um misto de carga e pax. Os sistemas de bordo ainda estavam em especulação, mas a priori, segundo matérias divulgadas na imprensa seriam baseadas em 3 grandes telas no painel. Bom, existem pelo menos meia dúzia de empresas no mundo que poderiam fornecer este tipo de solução. E até agora é só o que se sabe. Infelizmente.
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Re: DESAER ATL-100
LCarvalho,FCarvalho escreveu: Sáb Jun 11, 2022 1:23 pmConcordo com todas as letras. Mas esse é, per si, o "problema" principal da DESAER. Ao menos de público, público leigo, digo, nós aqui no DB incluso, nada se sabe ou tem ciência sobre estes apontamentos que citas. Não sei se isso é uma decisão deliberada dos donos da empresa, ou se é uma jogada de marketing, ou se é porque eles não tem nada de concreto para mostrar de fato.Cassio escreveu: Sáb Jun 11, 2022 9:10 am Outras iniciativas já tiveram terreno, políticos em cerimônias oficiais etc... E não deu em nada. Por enquanto para fazer avião de PowerPoint só precisa de computador, e não de fárica. Seria mais importante ter notícias sobre o projeto em si, sobre qual são as etapas de desenvolvimento planejadas, e qual seu status. E o quanto isso vai custar e como vão financiar o projeto.
Esse projeto começou lá atrás faz um 4 ou 5 anos, e até agora nada de concreto foi mostrado. Mas, aí eu me pergunto: o que faria um governador de estado, prefeito e demais asseclas abrirem mão de suas agendas em ano eleitoral para fazer propaganda para uma empresa que só existe dentro do DCTA, sem dinheiro, nem apoio de financiamento, e com um produto do qual só eles sabem em que passo está, e ainda mais, facilitando toda a burocracia de liberação de um terreno em aeroporto...
Pode ser que as respostas para nossas perguntas até já estejam disponíveis na DESAER, mas por algum motivo(s), sabe-se lá qual seja, eles não abrem mão delas para mais ninguém fora da empresa, ou somente o fizeram, se fizeram, para um público muitíssimo selecionado. Do contrário, eu não entendo porque, em termos práticos, qualquer político neste país - ainda mais do partido do governador de MG, totalmente avessos a tudo que diz respeito ao Estado - se arriscaria a colocar seu nome e sua imagem, pior ainda, em uma propaganda que sabidamente não prosperará de antemão.
Enfim, eu continuo aqui com uma pulga atrás da orelha com este projeto. Faz muito tempo que ele vem aí sendo anunciado e até agora nada de prático apareceu. Não vai vai frente, e nem é desmentido pelo mercado ou pelo próprio passar do tempo. Encomendas concretas, o que seria mais importante para o projeto em si, nada. Mas qual empresa compraria um avião do qual não se sabe as características na íntegra
Sei lá. Não me parece lógico que o ATL-100 mesmo sendo ainda uma simples proposta de avião comercial possa ir tão longe sem ter algo que o sustente por trás. Não em um país como o Brasil, onde tirar dinheiro do próprio bolso nunca foi uma regra seguida - e aceita normalmente - no mundo empresarial tupiniquim. Pelo contrário.
Lembrando, segundo a DESAER, há ou havia o interesse de três fornecedores de turbinas no projeto, a saber, GE, P&W e Honeywell. O preço da avião estava cotado em cerca de US 5,5 milhões. Carga paga de 2,5 ton, 19 pax ou um misto de carga e pax. Os sistemas de bordo ainda estavam em especulação, mas a priori, segundo matérias divulgadas na imprensa seriam baseadas em 3 grandes telas no painel. Bom, existem pelo menos meia dúzia de empresas no mundo que poderiam fornecer este tipo de solução. E até agora é só o que se sabe. Infelizmente.
Mas esta é justamente a questão. Cadê o projeto. Já se foram 4 ou 5 anos e nem imagens Powerpoint mais detalhadas foram divulgadas, nem investidores, nem encomendas (além daquela única logo no início, que nem encomenda era realmente), nem o cronograma, nem os planos, nem as contratações, etc.
Como podem estar desenvolvendo algo, avançando no projeto, e não divulgar nada. Se estão correndo atrás de investidores, então deveriam estar colocando frequentemente na mídia, mais informações de como anda o projeto, de como estão avançando. Este silêncio todo é que me deixa com a impressão de que nada realmente avançou muito.
Quanto a presença de políticos anunciando que a empresa vai se instalar aqui ou ali... ora faz parte do jogo em ano eleitoral. Anunciar aos quatro ventos que está trazendo investimentos para seu estado, cidade, etc. Que novos empregos serão gerados e etc. Fica bem na fita. Se depois nada acontecer, os políticos culpam os empresários... e passada a eleição e memória do eleitor se apaga.
Lembra do cado da Rekkof:
https://www.cavok.com.br/grupo-holandes ... s-em-goias
Muito além dos custos para se construir uma fábrica, está o custo com todo o ferramental, com todo o pessoal necessário para se desenvolver o produto, com os ensaios e o processo de certificação e depois com todos os ferramentais e equipamentos necessários para uma produção em série.
O que falta é transparência... e isso é muito suspeito.
Veja o caso da Embraer quando lança desenvolvimento de novos produtos. Ela deixa claro se é apenas um estudo, se o estudo foi aprovado e vai para frente, etc. Tome por exemplo o caso do novo turboprop. Ele sempre disse que é um estudo e que o projeto está em avaliação para potencial aprovação e lançamento em 2023. Que estão procurando um parceiro e etc. E depois que um projeto é aprovado, é possível acompanhar sua evolução por sucessivos Press Releases.
E a Desaer... cadê??
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Re: DESAER ATL-100
Olá CássioCassio escreveu: Dom Jun 12, 2022 5:13 pm FCarvalho,
Mas esta é justamente a questão. Cadê o projeto. Já se foram 4 ou 5 anos e nem imagens Powerpoint mais detalhadas foram divulgadas, nem investidores, nem encomendas (além daquela única logo no início, que nem encomenda era realmente), nem o cronograma, nem os planos, nem as contratações, etc.
Como podem estar desenvolvendo algo, avançando no projeto, e não divulgar nada. Se estão correndo atrás de investidores, então deveriam estar colocando frequentemente na mídia, mais informações de como anda o projeto, de como estão avançando. Este silêncio todo é que me deixa com a impressão de que nada realmente avançou muito.
Quanto a presença de políticos anunciando que a empresa vai se instalar aqui ou ali... ora faz parte do jogo em ano eleitoral. Anunciar aos quatro ventos que está trazendo investimentos para seu estado, cidade, etc. Que novos empregos serão gerados e etc. Fica bem na fita. Se depois nada acontecer, os políticos culpam os empresários... e passada a eleição e memória do eleitor se apaga.
Lembra do cado da Rekkof:
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Muito além dos custos para se construir uma fábrica, está o custo com todo o ferramental, com todo o pessoal necessário para se desenvolver o produto, com os ensaios e o processo de certificação e depois com todos os ferramentais e equipamentos necessários para uma produção em série.
O que falta é transparência... e isso é muito suspeito.
Veja o caso da Embraer quando lança desenvolvimento de novos produtos. Ela deixa claro se é apenas um estudo, se o estudo foi aprovado e vai para frente, etc. Tome por exemplo o caso do novo turboprop. Ele sempre disse que é um estudo e que o projeto está em avaliação para potencial aprovação e lançamento em 2023. Que estão procurando um parceiro e etc. E depois que um projeto é aprovado, é possível acompanhar sua evolução por sucessivos Press Releases.
E a Desaer... cadê??
Não que eu acredite que este projeto seja mais um embuste para tentar pegar dinheiro da viúva, mas, se continuar do jeito que está, a credibilidade da DESAER literalmente está indo por água abaixo. Se já não foi. E sem apresentar novidades palpáveis, bem, tudo acaba levando a crer que o projeto ficou pelo meio do caminho e o que temos de fato é apenas marketing.
Mas, tentando pensar positivamente, qual a possibilidade de um ou mais investidores que não queiram seus nomes, neste momento, ligados à empresa, possam estar financiando tudo e mais um pouco para os caras da DESAER Qual a probabilidade disto poder estar acontecendo e eles, até por força de um contrato assinado, não revelam nada à ninguém, até mesmo para justificar as últimas ações envolvendo a empresa
O ATL-100 por tudo que li e reli estes anos desde que foi lançado, via imprensa especializada em aviação, é um projeto que tem tudo para dar certo, e mais, oferece qualidades que são realmente atrativas hoje no mercado não apenas brasileiro, mas sobretudo de exportação. O problema é que ele não sai do ponto em que estava, ou seja, um conceito de avião de asa alta, perna dura, rampa traseira e STOL. Isso já há até outros projetos sendo mostrados por aí e com protótipos ou em vias de produção.
Uma lástima que a FAB não queira, não possa, e não vá mais financiar e abalizar projetos na área de desenvolvimento aeronáutico no país. Menos por sua responsabilidade dela do que pela falta de responsabilidade dos políticos em Brasília. Mas esta é a nossa realidade.
O ATL-100 seria uma excelente opção para a Avex, mas, com apenas 12 aviões planejados, isto nem de longe seria o suficiente para tirar o projeto do papel. Só a FAB e as suas demandas para os ETA teria condições de abrir uma linha de produção para o avião da Desaer. Mas isto ao que parece vai ficando cada vez mais para um dia quem sabe.
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Re: DESAER ATL-100
https://africair.com/preliminary-pricin ... kycourier/
O preço do novo Cessna Sky Courrier varia entre US 5,5 e 7 milhões conforme informação do site acima.
Dá para antever o que deve, ou deverá ser, os valores envolvidos com o ATL-100, cujo preço de lista divulgado há alguns anos atrás por um dos sócios da DESAER estava cotado em US 5,5 milhões de dólares.
https://www.forbes.com/sites/erictegler ... 3a9a372a02
Segundo o site acima a FEDEX encomendou 50 (+ 50) Sky Courrier com valor unitário de US 6,85 milhões
O preço do novo Cessna Sky Courrier varia entre US 5,5 e 7 milhões conforme informação do site acima.
Dá para antever o que deve, ou deverá ser, os valores envolvidos com o ATL-100, cujo preço de lista divulgado há alguns anos atrás por um dos sócios da DESAER estava cotado em US 5,5 milhões de dólares.
https://www.forbes.com/sites/erictegler ... 3a9a372a02
Segundo o site acima a FEDEX encomendou 50 (+ 50) Sky Courrier com valor unitário de US 6,85 milhões
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