Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Aviação Naval Brasileira

#211 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 03, 2018 11:58 pm

Na matéria do P-8 nesta última RFA conta os dados de desempenho e demais características do mesmo modelo e versão do radar americano da Telephonics que estão nos Sea Hawks e HU-15A da MB. Bastante interessante. Foi por isso que eu decidi passar para vocês. O bicho é bom.

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Re: Aviação Naval Brasileira

#212 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 04, 2018 4:20 pm

Sim, e muito provavelmente o próximo "sonho americano" de consumo da MB. Já que vamos abrir mão da possibilidade de fazer os nossos.

abs.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#213 Mensagem por gusmano » Seg Mai 07, 2018 9:05 am

Relaxa, depois que a FAB repassar os P3-SemAsaEMissil para a MB a mesma FAB pega algum P8 do deserto... que esses tenham asa ao menos.

abs




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Re: Aviação Naval Brasileira

#214 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 07, 2018 11:39 am

Se e quando a MB vier operar novamente a patrulha naval no futuro, eu ao menos espero que sejamos inteligentes o suficiente para abrir uma concorrência internacional para comprar uma nova aeronave.

Provavelmente isso fará com que P-8, P-1 e provavelmente um A-320 ASW da vida e algum modelo russo ASW baseado no MC-21 nos sejam oferecidos. Depois deixa eles se quebrarem para levar o certame.

Mas isso é coisa para daqui uns 20 anos. Se os P-3 durarem até lá, claro.

abs.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#215 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 07, 2018 11:58 am

O Lineage 1000 é uma ótima plataforma para forcar na substituição do E-99, R-99 e do P-3.

Tem autonomia e capacidade de carga compatíveis com as missões.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#216 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 07, 2018 12:16 pm

Gabriel, depois deste ano não vai haver mais linage 1000 e nem nada. Tudo vai virar Boeing. E eles irão oferecer naturalmente o P-8.
Para a extinta família E-2 vai sobrar a concorrência do mercado americano e outros com um número ternário neles. E é só.

abs.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#217 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 07, 2018 1:38 pm

Quem decide qual aeronave escolher é o comprador.

Se não quiserem vender, que vá de Airbus só de raiva.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#218 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 08, 2018 11:00 pm

Por mim, tirando o puxa-saquismo de praxe com os primos do norte, o candidato natural para substituir os Orion será o P-1. Pensado e projetado desde o início como um ASW.
Não sei se a MB ao assumir a patrulha naval irá manter a atual estrutura da FAB, mas podemos presumir que 3 esquadrões é o mínimo do mínimo. 4 seria mais adequado, pois não deixaria o nordeste sem nada.
Mas se considerarmos a projeção futura da expansão da infraestrutura naval, pode ser que até 5 esquadrões sejam possíveis.
Não que eu espere contar com dezenas destes aviões, mas com 5 esquadrões a 6 ou 8 aviões, acho que dá para chegar lá.
A ver.

abs.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#219 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 09, 2018 7:02 am

Eu tiraria essa estrutura da FAB, deixando-a apenas como apoio e só. Nunca entendi a FAB operando aeronaves e combatendo guerras ASuW e ASW em nome da MB.

Em um mundo ideal, eu gostaria muito de ver uma tríplice Su-34BR + P-X (Lineage 1000 ou P-1) + ARP (UCAV controlado por ambos e ARP de patrulha, como um Eitan), tudo isso na Marinha.

Os Fuzileiros ainda ganhariam uma aeronave para missões CAS, CAP e Bombardeio, igual é o Hornet para o USMC. Quantos? Ai não sei, deixo pra quem entende do assunto.

Alguns para a FAB também não seria ruim.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#220 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 09, 2018 6:34 pm

A tendência é que parte da infraestrutura seja aproveitada, já que as bases aéreas onde estão os esquadrões do 4o GAv também abrigam bases da MB.

E onde isso não seja possível, a FAB repassará ou compartilhará os recursos de que dispõem.

A ver.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#221 Mensagem por Lord Nauta » Sex Mai 25, 2018 2:48 am

Talvez a AN venha operar o Super Cobra.

http://tecnodefesa.com.br/o-super-cobra ... bre-o-mar/




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Re: Aviação Naval Brasileira

#222 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 25, 2018 4:26 am

Lord Nauta escreveu: Sex Mai 25, 2018 2:48 am Talvez a AN venha operar o Super Cobra.

http://tecnodefesa.com.br/o-super-cobra ... bre-o-mar/
Com a vinda de SC para o EB, duvido muito que não entrem mais SC no meio para o CFN. Só achei a quantidade de 12 helis muito exagerada para os meios que a MB possui hoje.




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Re: Aviação Naval Brasileira

#223 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 25, 2018 4:45 pm

A MB possuirá 16 helos UH-15/15A, além de outros 7 UH-14 em fim de vida útil. O Atlântico tem uma capacidade de levar até 25 helos entre hangar e convés de voo. O Bahia pode levar até 4 helos de porte médio.
Neste meio, deve-se contar os novos UHP que uma hora substituirão os Esquilo. Some-se a eles os SH-16. Então, teremos 4 modelos de helos para preencher os navios que devem ainda permanecer por um longo tempo na ativa.
O Matoso Maia na minha opinião não volta mais. Os dois NDCC britânicos estão com os dias contados. Principalmente se a dupla Albion/Bulwalk se despedir antecipadamente da Royal Navy. Assim, a priori, teremos dois navios apenas para operar com 4 modelos de helos da aviação naval.
Na verdade, com dois navios temos mais capacidade hoje de transporte do que helos médios. Então, se eventualmente a MB substituir os UH-14 por UH-15, podemos chegar no máximo a 24 undes. Só o Atlântico dá conta disso.
Se considerarmos que os SH-16 irão operar regularmente daquele navio junto com os UH-15 e UHP, este número de 12 AH-1W não é algo exagerado. Mesmo porque, a aviação naval dificilmente utilizará todos ao mesmo tempo.
Pode colocar aí na conta uma disponibilidade, com muito otimismo, de uns 50 a 60% da frota.
Se for assim, teremos sempre de 8 a 6 helos realmente operacionais. Isto basta para o que temos hoje em termos de força anfíbia.
Por mim, como já disse, se comprarmos o Albion e o Bulwalk e de lambuja o Frot Victoria, já teremos uma força anfíbia muito capaz.
Já seria muito para quem passou os últimos 25 anos praticamente à míngua em termos de capacidade de desembarque anfíbio.
E uma boa hora para suscitar novas encomendas de helos, tão necessários a sua operação.

abs




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Re: Aviação Naval Brasileira

#224 Mensagem por Cougar_PH » Qui Jun 21, 2018 8:35 pm

Pessoal peço desculpa se posto no local errado, mas...
Esquadrão Falcão VF-1 da Marinha do Brasil em treinamento na ALA 10, com o seu novo AF-1C o Biplace e com o comemorativo.
Um simples registro


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Re: Aviação Naval Brasileira

#225 Mensagem por Cougar_PH » Qui Jun 21, 2018 8:35 pm

Pessoal peço desculpa se posto no local errado, mas...
Esquadrão Falcão VF-1 da Marinha do Brasil em treinamento na ALA 10, com o seu novo AF-1C o Biplace e com o comemorativo.
Um simples registro


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