Extradição ou não de Cesare Battisti

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

Re: Extradição ou não de Cesare Battisti

#211 Mensagem por suntsé » Qua Dez 16, 2009 8:06 pm

Clermont escreveu:
Prof. Virgílio Cunha Mattos - Professor de Criminologia da Escola Superior Dom Helder Câmara e da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP) do Ministério da Justiça.

"Já ensinava Augusto Thompson que todo preso é preso político, a única diferença é que o preso dito “comum” é preso político e não sabe.
Ah, mas que gracinha jurídica, tão comovente!

Quer dizer então, que bandido Champinha, que assassinou um casal de namorados, antes, mantendo em cárcere a moça, que foi estuprada repetidas vezes, e depois, sendo morta a facadas é um "preso político"!

Vejam só, preso político!

Anotem bem o nome deste ilustre jurista e professor: Virgílio Cunha Mattos.

Provavelmente, ainda vai ser Ministro da Justiça, ou Ministro da Defesa, ou, quem sabe, Presidente deste Brasil brasileiro.

Infelismente esta é a mentalidade de boa parte de nossos juristas, por isso a justiça Brasileira é tão mole ao lidar com bandidos.

Enduto de natal, visita intima, redução de pena para elementos que cometeram crime ediondo e por ai vai.

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#212 Mensagem por nveras » Qua Dez 16, 2009 8:56 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
Crotalus escreveu:Importante demais esta discussão "grenalística", mas não vamos desviar do assunto.
O pt poderá perder uma enxurrada de votos na próxima eleição por causa do battisti, ou ganhar uma enchente de votos. Dependerá do momento e da decisão. Acredito que haverá extradição. O molusco andou se arranhando internamente (o caso do estupro do benjamim) e externamente o caso Honduras, somando outras coisas (lulinha, etc...). Precisa se redimir...
Crotalus, não acredito que você está dando crédito para a história absurda de um estupro inexistente. Afinal, que vítima de abuso é essa, que tem em seu pretenso violentador, um ídolo, e do qual é seguidor? Esta história serve apenas para mostrar a que nível a imprensa paulista chegou, no se afã por eleger José Serra. Vale tudo!
Mas, não me surpreende.
Assusta-me, isto sim, ver pessoas como você, dar crédito a uma obscenidade jornalística desta natureza.
Sei lá viu meu amigo Ilya. Eu não deixaria meus filhos sozinhos com ele numa sala. E se eu ficasse sózinho com a figura manteria uma mão na carteira e outra no forevis. :x

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#213 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Dez 16, 2009 10:32 pm

nveras escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu: Crotalus, não acredito que você está dando crédito para a história absurda de um estupro inexistente. Afinal, que vítima de abuso é essa, que tem em seu pretenso violentador, um ídolo, e do qual é seguidor? Esta história serve apenas para mostrar a que nível a imprensa paulista chegou, no se afã por eleger José Serra. Vale tudo!
Mas, não me surpreende.
Assusta-me, isto sim, ver pessoas como você, dar crédito a uma obscenidade jornalística desta natureza.
Sei lá viu meu amigo Ilya. Eu não deixaria meus filhos sozinhos com ele numa sala. E se eu ficasse sózinho com a figura manteria uma mão na carteira e outra no forevis. :x
Crotalus.
A Folha de São Paulo faz uns dias para trás, publicou lá dentro, escondido, um desmentido. Para este jornal, esta história ficou muito feia, porque a suposta vitima, foi jardineiro do velho Frias, até a morte deste. O velho, apesar do extremo conservadorismo, acabou por nutrir amizade com Lula, e o recebeu várias vezes em casa.
No desmentido da Folha, percebe-se o absurdo do que fora anteriormente publicado. Primeiro, havia no local, várias testemunhas que negam veementemente o episódio. Segundo, a suposta vítima, nutriu de lá até hoje, admiração pela pessoa de Lula, a ponto de se filiar no próprio partido. Que vítima é esta que idolatra o carrasco?

Isto foi apenas um capítulo que mostra a forma suja, com que à dita Imprensa, pratica o seu ofício. Com muita propriedade, estão sempre a gritar por liberdade. Gostaria que tivessem a mesma altivez para a responsabilidade e a honradez, pois, dela vejo torpezas e mesquinharias, apenas.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#214 Mensagem por marcelo l. » Seg Dez 21, 2009 1:06 pm

Só para avisar dentro do off, que o caso do menino Sean Goldman promete causar mais problemas políticos e economicos que o do Cesare Battisti. Tanto que espero ansioso a decisão do GM...como vai escapar de dizer que os EUA não são signatários do tratado sobre o tema, mas cumpriram...e nós somos e não?

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
lelobh
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 14 vezes

#215 Mensagem por lelobh » Seg Dez 21, 2009 8:49 pm

marcelo l. escreveu:Só para avisar dentro do off, que o caso do menino Sean Goldman promete causar mais problemas políticos e economicos que o do Cesare Battisti. Tanto que espero ansioso a decisão do GM...como vai escapar de dizer que os EUA não são signatários do tratado sobre o tema, mas cumpriram...e nós somos e não?
Esse Gilmar Mendes mancha a história do STF.

Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
lelobh
Sênior
Sênior

#216 Mensagem por lelobh » Seg Dez 21, 2009 8:50 pm

O Estado de S. Paulo

Assunto: Editorial
Título: 1o O STF e a incerteza jurídica/Editorial
Data: 21/12/2009
Crédito:

Ao discutir um recurso no qual o governo italiano pedia esclarecimento de dúvidas constantes do texto que resume o julgamento do ex-ativista italiano Cesare Battisti, o Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a agir de maneira insólita, alterando a decisão que havia dado ao caso há exatamente um mês. Foi uma "virada de mesa", afirmou o ministro Marco Aurélio Mello durante a sessão, que foi marcada por novas e constrangedoras cenas de bate-boca entre seus integrantes. "Estamos aqui a reabrir os votos. Isso é perigosíssimo", disse Mello nas altercações que teve com o ministro Eros Grau.

No julgamento de novembro, por 5 votos contra 4 o Supremo decidiu que Battisti deveria ser extraditado, mas que a palavra final caberia ao presidente da República, que poderia entregá-lo ou mantê-lo no País. Em seu pedido de esclarecimento, os advogados do governo italiano perguntaram à mais alta Corte brasileira se Lula teria liberdade total para tomar essa decisão ou se seria obrigado a levar em conta o tratado de extradição que foi firmado pelo Brasil com a Itália, em 1989, e aprovado pelo Congresso, em 1993. Ao responder ao pedido, Eros Grau afirmou que o presidente somente poderá agir com base nos termos do tratado, sob pena de responder por crime de responsabilidade e ficar sujeito a contestação no próprio Supremo. Na prática, isso limita as alternativas legais de que Lula disporia para decidir o futuro do ex-ativista, que foi condenado por quatro crimes de homicídio em plena vigência da democracia na Itália.

Como em momento algum o tratado de extradição Brasil-Itália foi invocado no julgamento de novembro, o "esclarecimento" acabou abrindo uma brecha jurídica para que os advogados do governo italiano entrem com um novo recurso contra a decisão do Supremo, o que pode mudar radicalmente os rumos do processo. Para os ministros Marco Aurélio Mello e Ayres de Britto, o colega Eros Grau teria alterado o teor do voto que deu em novembro, derrubando com isso a decisão dos cinco ministros que, ignorando o tratado de extradição, deram a Lula a liberdade total para entregar ou não Battisti à Itália.

Qualquer que venha a ser o desfecho desse caso, ele é mais um exemplo da incerteza jurídica reinante no País. Como instância máxima do Poder Judiciário, cabe ao Supremo aplicar a Constituição e garantir a segurança jurídica nas relações sociais, econômicas e políticas. Nos últimos tempos, contudo, tem proferido decisões confusas no mérito, imprecisas na forma e mal fundamentadas em termos legais, a ponto de gerar mais confusões do que oferecer soluções para quem bate em suas portas com o objetivo de preservar seus direitos.

A mudança no rumo do caso Battisti ocorreu uma semana após o STF, ao julgar o recurso impetrado pelo Estado contra a censura prévia que lhe está aplicada por uma Corte de 2º grau, impedindo-o de publicar reportagens sobre a Operação Boi Barrica, ter dado uma decisão contrária a outra que fora tomada meses antes, em matéria de direito de informação. Na ocasião, a Corte revogou a velha Lei de Imprensa da ditadura militar e o extenso acórdão da decisão, divulgado na primeira semana de novembro, enfatizou a importância das liberdades públicas, das garantias fundamentais e da certeza jurídica para o regime democrático e o Estado de Direito.

Desde então, os advogados de jornalistas e órgãos de comunicação passaram a utilizar o acórdão como marco legal para suas petições nas diferentes instâncias judiciais. No julgamento do recurso do Estado, porém, alguns ministros do STF ignoraram o voto dado no caso da Lei de Imprensa, desprezaram o acórdão correspondente e mantiveram a censura. E, ao justificar a contradição, apelaram para formalismos processuais, esquecendo-se de que, numa Corte constitucional, o que deve prevalecer são os princípios fundantes da República, princípios esses que - inclusive no que diz respeito à liberdade de imprensa -, pela Constituição de 88, são cláusula pétrea.

As incertezas jurídicas que têm sido causadas por tribunais cuja atribuição é garantir a segurança do direito e zelar pela Constituição, como os casos do Estado e de Battisti evidenciam, solapam a confiança da sociedade na Justiça e geram tensões institucionais, políticas e diplomáticas que poderiam ser evitadas

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#217 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Dez 22, 2009 5:01 am

A Veja pegou pesado com o Min. Eros Grau. Liberdade de imprensa é uma coisa, desrespeito e insinuações, outra. Depois levam processo, perdem anunciantes e leitores e não sabem o motivo.

Grande abraço!

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#218 Mensagem por Marino » Ter Dez 22, 2009 10:41 am

Linda declaração:
Lula sobre Battisti: 'Não me importa o que disse o STF. A decisão é
minha'
Presidente diz que não pode dar "o que a gente não tem" a aposentados
BRASÍLIA. O presidente Lula, na entrevista, voltou a afirmar que caberá apenas a ele a decisão
sobre a extradição ou não do ex-ativista italiano Cesare Battisti, condenado por assassinatos na Itália na
década de 70.
O Supremo Tribunal Federal aprovou a extradição, mas entendeu que a palavra final caberá ao
presidente Lula.
O que o presidente falou sobre este e outros assuntos: CESARE BATTISTI: “Só vou me
pronunciar nos autos. Assim que receber do STF (a decisão) vou tomar a melhor decisão para o Brasil.
Não me importa o que disse o STF. Ele teve a chance de fazer e fez. Eu não dei palpite. A decisão é
minha. Até lá não tenho comentários a fazer”.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#219 Mensagem por Marino » Ter Dez 22, 2009 10:45 am

Confirmando:
Lula diz que decidirá sobre Battisti após acórdão
Presidente rompe silêncio sobre o caso desde decisão do STF e afirma que decisão é dele
Vera Rosa e Beatriz Abreu
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou um café da manhã com jornalistas, ontem, para
dar uma resposta contundente ao Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do ex-ativista italiano Cesare
Battisti.
Lula demonstrou contrariedade com o novo julgamento do STF, obrigando-o a tornar explícitos
os motivos para manter Battisti no Brasil ou extraditá-lo, e disse que tomará uma decisão assim que
receber o acórdão da corte.
"Não me importa o que disse o Supremo. Não tenho nada a ver com o STF. Ele teve a chance de
fazer e fez. Eu não dei palpite. Agora, a decisão é minha. Vou tomar a melhor decisão para o País",
afirmou Lula, rompendo o silêncio sobre o caso pela primeira vez. O presidente não quis, porém, esticar
a polêmica. "Só vou me pronunciar nos autos", insistiu.
Apesar de se recusar a adiantar sua decisão, Lula deve manter Battisti no Brasil por "razões
humanitárias", sob o argumento de que na Itália ele sofrerá perseguição política. Na última quarta-feira, o
STF decidiu que a palavra final sobre o destino de Battisti cabe ao presidente, mas deixou uma brecha
para o governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi recorrer novamente à Justiça, se o ex-integrante do
grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) não for despachado.
ASSASSINATOS
Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, acusado de participação em quatro
assassinatos, de 1977 a 1979. O ex-militante de extrema esquerda está preso na Penitenciária da
Papuda, em Brasília, e conta com a simpatia do ministro da Justiça, Tarso Genro, para se refugiar no
Brasil. Tarso já havia decidido abrigá-lo no País, contrariando recomendação do comitê de refugiados.
Depois da decisão de Tarso, a Itália aumentou a pressão para obter a extradição. Após o
julgamento do STF que delegou a palavra final a Lula, o governo italiano apresentou questão de ordem à
corte, pedindo esclarecimentos do voto do ministro Eros Grau, que declarara ser de Lula o "caráter
discricionário" do cumprimento da decisão.
Na resposta à indagação da Itália, o STF retirou do voto de Eros Grau a expressão "caráter
discricionário". O ministro afirmou que a decisão de Lula tem de estar condicionada ao Tratado de
Extradição.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
marcelo l.
Sênior
Sênior

#220 Mensagem por marcelo l. » Ter Dez 22, 2009 10:48 am

Marino escreveu:Linda declaração:
minha'
BRASÍLIA. O presidente Lula, na entrevista, voltou a afirmar que caberá apenas a ele a decisão
sobre a extradição ou não do ex-ativista italiano Cesare Battisti, condenado por assassinatos na Itália na
década de 70.
O Supremo Tribunal Federal aprovou a extradição, mas entendeu que a palavra final caberá ao
presidente Lula.
O que o presidente falou sobre este e outros assuntos: CESARE BATTISTI: “Só vou me
pronunciar nos autos. Assim que receber do STF (a decisão) vou tomar a melhor decisão para o Brasil.
Não me importa o que disse o STF. Ele teve a chance de fazer e fez. Eu não dei palpite. A decisão é
Do ponto de vista das divisões dos poderes é correta, politicamente tenho lá minhas dúvidas, e a decisão mais sensata é enviar a jaca embora.
Mas, está fazendo mais estrago a nossa imagem lá fora o caso do menino Sean Goldman pouco se quer ver isso, mas os americanos vão retaliar no Congresso por isso, é uma ótima desculpa - e em política o que vale são boas desculpas, como já preconizavam os romanos que "dominaram o mundo por acidente ou se defendendo", e do ponto de vista formal do direito não dá para entender algumas decisões tomadas até aqui.

No caso do Cesare Battisti existiam muitas foram do Tarso Genro ter feito aquele texto sem ter dado tanto problemas, era só citar o ex-presidente (tem uma carta do presidente da época que os julgamentos eram políticos), do primeiro-ministro atual (ele mesmo criou leis especiais para se proteger dizendo que o judiciário era esquerdista e perseguia seus (do judiciário) adversários - Cesare é de de extrema-esquerda), teoria brasileira ser belga, decisões do STF e do GM que práticas bem mais leves em processos configuram Estado Policial etc...e não querendo discutir se a Itália é ou não uma democracia, nem existiria tanta polêmica internacional, o resultado judirico poderia ser o mesmo, agora os argumentos estariam em outro nível.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#221 Mensagem por Dieneces » Ter Dez 22, 2009 11:37 am

Rodrigoiano escreveu:A Veja pegou pesado com o Min. Eros Grau. Liberdade de imprensa é uma coisa, desrespeito e insinuações, outra. Depois levam processo, perdem anunciantes e leitores e não sabem o motivo.

Grande abraço!
Não li a Veja . Mas a atitude do Min. Eros Grau foi estranhíssima para não dizer suspeitíssima.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#222 Mensagem por rodrigo » Ter Dez 22, 2009 2:21 pm

Não li a Veja . Mas a atitude do Min. Eros Grau foi estranhíssima para não dizer suspeitíssima.
O Eros Grau é uma figura. Comunista, procura sempre dar uma escapada para beber bons vinhos em seu apartamento em Paris (como Chico Buarque). Teve tempo para escrever um livro ´´caliente``, mas renunciou ao TSE dizendo que não tinha tempo pra trabalhar.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#223 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 22, 2009 4:34 pm

Marino escreveu:Linda declaração:
minha'
década de 70.
presidente Lula.
"A decisão é minha"

eu já vi isso em outro lugar huahua

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
marcelo l.
Sênior
Sênior

#224 Mensagem por marcelo l. » Ter Dez 22, 2009 6:01 pm

Bem, eu já sabia da decisão, mas o texto é bom...cada vez mais os tribunais superiores tem que explicar rápido por que a legislação é tão autoritária para pobres réus...que inveja da Itália. Sem criticar o Juiz que por sinal tem boas decisões, mas essa faz pensar ou o STF explica a legislação italiana e aceita aplicar aqui a nossa ou parecerá que tetralogia essa decisão:

O Superior Tribunal de Justiça, –por decisão cautelar do ministro Arnaldo Esteves Lima, da 5ª Câmara, (1) suspendeu as apurações policiais relativas à Operação Satiagraha, (2) afastou o juiz Fausto de Sanctis e (3) paralisou todos os atos investigatórios e processuais em curso.

No jargão popular, “colocou-se tudo no congelador”. Tudo paralisado, no interesse do potente banqueiro Daniel Dantas, já condenado à pena de 10 anos de reclusão e mais R$12 milhões de multa patrimonial por consumada corrupção.

Por coincidência, a decisão judicial faz recordar uma certa interceptação telefônica referente à “quadrilha” do banqueiro Dantas, que, num restaurante da capital de São Paulo e com tudo filmado e gravado, quis corromper a polícia federal.

Da referida interceptação constou que Daniel Dantas apenas temia os juízes de primeiro grau, instância inicial. Nos tribunais superiores, acertava tudo.

O ministro Arnaldo Esteves Lima errou e minou, com a sua decisão, a segurança social, pública. Suspender toda a atividade policial diante de um oceano de indicativos de crimes graves, representa, no mínimo, um ato temerário, data vênia. Uma inversão tumultuária, contra o prevalente interesse público e à luz de veementes indícios de gravíssimos crimes.

Em outras palavras, com habeas corpus canhestro conferido a Daniel Dantas pelo ministro Gilmar Mendes, e confirmado por voto do relator Eros Grau, ambos do Supremo Tribunal Federal (STF), só faltava parar com a investigação e o processo. E Daniel Dantas, com a liminar do ministro Arnanldo Esteves Lima, conquistou, embora provisoriamente, um “bill” (declaração) de indenidade.

Afastar um juiz cautelarmente por suspeição, tudo bem. Mas, não colocar outro no lugar, em substituição e para tocar atos urgentes, só favorece o infrator, ou melhor, a criminalidade operada pelos potentes.

Mais uma vez, Daniel Dantas obtém sucesso na Justiça.

Pano Rápido: Um pequeno aviso. Não estamos mais no tempo do obscurantismo. Portanto, decisão judicial pode ser comentada e criticada. Num Estado democrático, a decisão judicial tem de ser cumprida, mas não está imune à crítica.

–Wálter Fanganiello Maierovitch–

lelobh
Sênior
Sênior

#225 Mensagem por lelobh » Ter Dez 22, 2009 10:28 pm

Não aprovo a gestão/postura do Gilmar Mendes nos processos de maior relevo, mas agora ele foi coerente. Ponto para ele.

STF cassa liminar e determina entrega de Sean ao pai
Notícia do Portal Terra
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, decidiu que o menino Sean Goldman, 9 anos, deve ser enviado para os Estados Unidos, onde mora seu pai, David Goldman. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo STF.

Sean está sob a guarda do padrasto, o advogado João Paulo Lins e Silva, desde a morte da mãe, a brasileira Bruna Bianchi Carneiro. O pai chegou na quinta-feira ao Brasil para tentar levar o filho para os Estados Unidos, já que uma decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) havia determinado o retorno da guarda de Sean para seu pai no prazo de 48 horas.

No entanto, no mesmo dia da chegada de David ao Brasil, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso, concedeu liminar para que o menino permaneça no Brasil, com a família da avó materna, até que seja ouvido pela Justiça.

A Advocacia Geral da União (AGU) e o pai do menino recorreram ao Supremo solicitando a entrega imediata de Sean. Segundo a assessoria do STF, Mendes se baseou em decisões anteriores do Supremo para cassar a liminar. A decisão foi tomada pelo presidente do STF por causa do recesso do Judiciário.

Responder