FAB Heavy LIFT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual será a escolha da FAB

C-17 GMIII
44
24%
Il-76MD
55
30%
A-330/767 mais uma pequena quantidade de um dois acima
23
12%
Só C-390 Amazonas chega perfeitamente
64
34%
 
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Re: FAB Heavy LIFT

#211 Mensagem por Wolfgang » Qui Jan 22, 2009 5:10 pm

Sintra escreveu:É impressão minha ou as aquisições/planos/projectos das Forças Armadas Brasileiras são... digamos "ecléticos"!

Nos ultimos tempos temos helicopteros Franceses, Russos e Norte Americanos, Aviões de patrulha maritima Americanos, Submarinos Franceses, misseis e equipamento de reconhecimento Israelita, etc, etc, etc.
É impressão minha ou estas aquisições estão a criar um verdadeiro pesadelo logistico?

Sintra, só faltam os chineses. Um doce para quem acertar.




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Re: FAB Heavy LIFT

#212 Mensagem por felipexion » Qui Jan 22, 2009 5:21 pm

Wolfgang escreveu:
Sintra escreveu:É impressão minha ou as aquisições/planos/projectos das Forças Armadas Brasileiras são... digamos "ecléticos"!

Nos ultimos tempos temos helicopteros Franceses, Russos e Norte Americanos, Aviões de patrulha maritima Americanos, Submarinos Franceses, misseis e equipamento de reconhecimento Israelita, etc, etc, etc.
É impressão minha ou estas aquisições estão a criar um verdadeiro pesadelo logistico?

Sintra, só faltam os chineses. Um doce para quem acertar.
J-10? Não, nem se quer acabou o FX-2
Radares? Não!
UAV? Isso é para África do Sul ou Israel.
Não sei. Sintra sabe???




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Re: FAB Heavy LIFT

#213 Mensagem por Wolfgang » Qui Jan 22, 2009 5:23 pm

felipexion escreveu:
Wolfgang escreveu:
Sintra, só faltam os chineses. Um doce para quem acertar.
J-10? Não, nem se quer acabou o FX-2
Radares? Não!
UAV? Isso é para África do Sul ou Israel.
Não sei. Sintra sabe???
Aí é que está. Pode ser qualquer coisa para mais apoio de um dos integrante do Conselho de Segurança. :wink:




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Re: FAB Heavy LIFT

#214 Mensagem por Rodrigoiano » Qui Jan 22, 2009 5:55 pm

felipexion escreveu:
Wolfgang escreveu:
Sintra, só faltam os chineses. Um doce para quem acertar.
J-10? Não, nem se quer acabou o FX-2
Radares? Não!
UAV? Isso é para África do Sul ou Israel.
Não sei. Sintra sabe???
Prezado felipexion, não havia boatos de radares chineses?!

Abraços!




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Re: FAB Heavy LIFT

#215 Mensagem por Bourne » Qui Jan 22, 2009 6:06 pm

Por que não o J-10????? A FAB pode comprar uns 200-300 se o preço for bacana, algo próximo a de um treinador, e com aviônicos ocidentais e capacidade de carregar os armamentos do caça do F-X. Assim, complementando os caças do F-X. 8-]

É claro, que isso não muda o F-X e nem as ambições de ter um caça de quinta geração.




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Re: FAB Heavy LIFT

#216 Mensagem por felipexion » Qui Jan 22, 2009 6:39 pm

Bourne escreveu:Por que não o J-10????? A FAB pode comprar uns 200-300 se o preço for bacana, algo próximo a de um treinador, e com aviônicos ocidentais e capacidade de carregar os armamentos do caça do F-X. Assim, complementando os caças do F-X. 8-]

É claro, que isso não muda o F-X e nem as ambições de ter um caça de quinta geração.
Eu sempre pensei no J-10, já pensei até o Tejas na FAB, mas será que a FAB quer um vetor secundário barato e de baixo custo?




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Re: FAB Heavy LIFT

#217 Mensagem por felipexion » Qui Jan 22, 2009 6:42 pm

Rodrigoiano escreveu: Prezado felipexion, não havia boatos de radares chineses?!

Abraços!
Disso nada sei, sei apenas dos radar made in China que a Venezuela e o Equador compraram, bons alvos.




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Re: FAB Heavy LIFT

#218 Mensagem por Penguin » Qui Jan 22, 2009 10:31 pm

soultrain escreveu:O link que postaste Santiago é puro Marketing e muito bem feito por sinal.

Não consegui ver a noticia, mas o valor não é:

In March 2006, the Australian government announced that the Australian Defence Forces will acquire up to 4 new Boeing C-17 Globemaster III strategic airlift planes and associated equipment for A$ 2 billion ($1.49 billion then conversion)

http://www.defenseindustrydaily.com/aus ... ted-01971/

O que dá perto de 375M USD cada, e segundo me lembro foram assinados contratos de manutenção posteriores.

O C-17 é um programa muito, mas muito pior que o do SH, ao menos o SH esteve alinhado em tempo e em custo com as previsões. O C-17 bateu vários recordes, entre os quais a aeronave que mais linguagens de programação usa no mundo, é um dos factores para a manutenção ser um pesadelo. O histórico do programa é usado profusamente como um exemplo a não ser seguido, desde as especificações ao final. Infelizmente não aprendemos a lição para o A-400M.

É só ir ao google e pesquisar C-17 problems e ler os imensos relatórios enviados por e a várias entidades, como o senado, o GAO etc.

[[]]'s
Ainda continuam as confusoes com os valores:
Imagem


$195-220mi parecem ser valores flyaway. $280mi eh o Average (Military) Procurement Unit Cost. Nao inclui a manutencao. Valores mais altos sao pacotes, com pecas, equipamentos, treinamento, assistencia para N anos.

$220mi: Boeing shifts survival tactics for C-17: http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -c-17.html

$220mi: Canada to confirm four-aircraft C-17 transport order as Boeing seeks more sales: http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -more.html

$780mi por 4:
http://stinet.dtic.mil/cgi-bin/GetTRDoc ... tTRDoc.pdf

$780mi por 4:
http://www.defenseindustrydaily.com/aus ... ted-01971/
July 31/06: Boeing subsidiary McDonnell Douglas Corp. in Long Beach, CA received a $780 million firm-fixed-price, undefinitized delivery order contract that will provide 4 C-17 aircraft to the Royal Australian Air Force ($195 million per plane). The C-17 system group, in accordance with air mobility command, has arranged for the reallocation of four C-17 aircraft delivery positions from the Air Force Multi-Year Procurement II (MYPII) contract, F33657-02-C-2001, for delivery to the RAAF. Negotiations were complete July 2006, and work will be completed in phases: 1st delivery November 2006; 2nd, May 2007; 3rd, January 2008 and 4th, February 2008 (FA8614-06-D-2006, delivery order 0001).




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Re: FAB Heavy LIFT

#219 Mensagem por soultrain » Qui Jan 22, 2009 10:47 pm

Estás a fazer uma salada;

Average procurement cost é diferente de military procurement cost e por sua vez completamente diferente de Avarage (Military) Procurement Unit Cost, que nem sei se existe, pois cada operador tem necessidades diferentes.

Os valores que postaste não percebo.
Date: 3 April 2006 Transmittal No. 06-22
Australia – C-17 GLOBEMASTER III Aircraft
On 3 April 2006, the Defense Security Cooperation Agency notified Congress of a possible Foreign Military Sale to Australia of up to four C-17 GLOBEMASTER III aircraft, as well as associated equipment and services. The total value, if all options are exercised, could be as high as $2 billion.
The Government of Australia requested a possible sale of up to four C-17 GLOBEMASTER III aircraft, up to 18 Pratt & Whitney F117-PW-100 engines, up to four AN/AAQ-24V(13) Large Aircraft Infrared Countermeasures (LAIRCM) Systems, up to 15 AN/AVS-9 Night Vision Goggles; Personnel Life Support equipment, spare and repair parts, supply support, training equipment and support, publications and technical data, U.S. Government and contractor technical assistance and other related elements of logistics support. The estimated cost is $2 billion.
Australia is one of our most important allies in the Western Pacific. The strategic location of this political and economic power contributes significantly to ensuring peace and economic stability in the region. Australia’s efforts in Operations Iraqi and Enduring Freedom, peacekeeping, and humanitarian operations have made a significant impact to regional, political, and economic stability and have served U.S. national security interests. This proposed sale is consistent with those objectives and facilitates burden sharing with our allies.
Australia does not currently have a heavy airlift capability and must rely on outside sources for these services. This assistance normally takes the form of either U.S. Air Force airlift or contract carriers that use Russian heavy airlift aircraft. The C-17 will greatly improve Australia’s capability to rapidly deploy in support of global coalition operations and will also greatly enhance its ability to lead regional humanitarian/peacekeeping operations.
Australia has the ability to absorb and employ the C-17. It plans on basing the C-17s at Royal Australian Air Force (RAAF) Base Amberly. RAAF Base Amberly will become the primary base for airlift and tanker aircraft and is currently undergoing the infrastructure upgrades required to support the C-17 and other large aircraft Australia has currently contracted to purchase.
The proposed sale of this equipment and support will not affect the basic military balance in the region.
This proposed sale will involve the following contractors:
Boeing Company Long Beach, California
Boeing Company Training Systems St. Louis, Missouri
AAI Services Corporation Goose Creek, South Carolina
United Technologies Corporation East Hartford, Connecticut
Northrop Grumman Systems Corporation Rolling Meadows, Illinois
http://www.dsca.mil/pressreleases/36-b/ ... _06-22.pdf

500 Milhões por cada um com spare parts etc, este é military procurement cost.
Esta fonte está errada? Depois disso foram assinados mais contratos, está no link que postei.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: FAB Heavy LIFT

#220 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 22, 2009 11:26 pm

Ele quer provar que o C-17 é baratinho. :roll: :lol:




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Re: FAB Heavy LIFT

#221 Mensagem por Penguin » Qui Jan 22, 2009 11:42 pm

soultrain escreveu:Estás a fazer uma salada;

Average procurement cost é diferente de military procurement cost e por sua vez completamente diferente de Avarage (Military) Procurement Unit Cost, que nem sei se existe, pois cada operador tem necessidades diferentes.

Os valores que postaste não percebo.
Date: 3 April 2006 Transmittal No. 06-22
Australia – C-17 GLOBEMASTER III Aircraft
On 3 April 2006, the Defense Security Cooperation Agency notified Congress of a possible Foreign Military Sale to Australia of up to four C-17 GLOBEMASTER III aircraft, as well as associated equipment and services. The total value, if all options are exercised, could be as high as $2 billion.
The Government of Australia requested a possible sale of up to four C-17 GLOBEMASTER III aircraft, up to 18 Pratt & Whitney F117-PW-100 engines, up to four AN/AAQ-24V(13) Large Aircraft Infrared Countermeasures (LAIRCM) Systems, up to 15 AN/AVS-9 Night Vision Goggles; Personnel Life Support equipment, spare and repair parts, supply support, training equipment and support, publications and technical data, U.S. Government and contractor technical assistance and other related elements of logistics support. The estimated cost is $2 billion.
Australia is one of our most important allies in the Western Pacific. The strategic location of this political and economic power contributes significantly to ensuring peace and economic stability in the region. Australia’s efforts in Operations Iraqi and Enduring Freedom, peacekeeping, and humanitarian operations have made a significant impact to regional, political, and economic stability and have served U.S. national security interests. This proposed sale is consistent with those objectives and facilitates burden sharing with our allies.
Australia does not currently have a heavy airlift capability and must rely on outside sources for these services. This assistance normally takes the form of either U.S. Air Force airlift or contract carriers that use Russian heavy airlift aircraft. The C-17 will greatly improve Australia’s capability to rapidly deploy in support of global coalition operations and will also greatly enhance its ability to lead regional humanitarian/peacekeeping operations.
Australia has the ability to absorb and employ the C-17. It plans on basing the C-17s at Royal Australian Air Force (RAAF) Base Amberly. RAAF Base Amberly will become the primary base for airlift and tanker aircraft and is currently undergoing the infrastructure upgrades required to support the C-17 and other large aircraft Australia has currently contracted to purchase.
The proposed sale of this equipment and support will not affect the basic military balance in the region.
This proposed sale will involve the following contractors:
Boeing Company Long Beach, California
Boeing Company Training Systems St. Louis, Missouri
AAI Services Corporation Goose Creek, South Carolina
United Technologies Corporation East Hartford, Connecticut
Northrop Grumman Systems Corporation Rolling Meadows, Illinois
http://www.dsca.mil/pressreleases/36-b/ ... _06-22.pdf

500 Milhões por cada um com spare parts etc, este é military procurement cost.
Esta fonte está errada? Depois disso foram assinados mais contratos, está no link que postei.

[[]]'s
The Government of Australia requested a possible sale of up to four C-17 GLOBEMASTER III aircraft, up to 18 Pratt & Whitney F117-PW-100 engines, up to four AN/AAQ-24V(13) Large Aircraft Infrared Countermeasures (LAIRCM) Systems, up to 15 AN/AVS-9 Night Vision Goggles; Personnel Life Support equipment, spare and repair parts, supply support, training equipment and support, publications and technical data, U.S. Government and contractor technical assistance and other related elements of logistics support.

O que isso inclui e por quanto tempo?

Segundo o documento do congresso (http://stinet.dtic.mil/cgi-bin/GetTRDoc ... tTRDoc.pdf), o Average Procurement Unit Cost eh de $280mi. Muito menor do que o da RAAF, pois a USAF nao necessita adquirir muita coisa em lotes subsequentes. Tem um ganho de escala.

O que tem ocorrido com frequencia aqui eh a comparacao de flyaway cost de uma aeronave com o military ou average procurement cost de outra. Isso nao da. Alem disso neste ultimo caso eh necessario saber se os objetos dos contratos sao semelhantes. No caso do Canada, por exemplo, esta previsto assistencia e pecas por 20 anos.

Os valores de $195-$220mi sao citados nos links postados.

[]s

OBS.: Essa conversa nao vao chegar a lugar nenhum. Aeronaves grandes ocidentais sao caras. Seja Boeing ou Airbus.
A RAAF pagou em 2005 $300mi por cada A-330 MRTT (1 novo e 4 segunda mao). A manutencao por exemplo ficou com a Qantas (outro contrato), alem de uma serie de outros contratos com distintas empresas.




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Re: FAB Heavy LIFT

#222 Mensagem por Penguin » Qui Jan 22, 2009 11:53 pm

Carlos Mathias escreveu:Ele quer provar que o C-17 é baratinho. :roll: :lol:
De forma nenhuma.
Esta claro que aeronaves grandes ocidentais sao caras, sejam para uso civil ou militar. Isso nao eh uma exclusividade do C-17.

As aeronaves russas grandes (civis e militares) podem ser mais baratas na aquisicao, contudo ha aparentemente muitas questoes (ma fama) quanto a sua operacao, pelo menos para padroes ocidentais, de logistica de manutencao a custos de operacao. Se esses pontos forem superados, tb acho uma boa opcao.

Cargueiros grandes, se somados o custo de aquisicao + operacao, terao um custo de ciclo de vida alto, seja a aeronave russa ou ocidental. A analise deve ser por ai: custo ciclo de vida X capacidade de carga X disponibilidade X performance X requerimentos.

[]s




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Re: FAB Heavy LIFT

#223 Mensagem por jambockrs » Sex Jan 23, 2009 12:32 am

Immortal Horgh escreveu:: Parece que estão querendo reabrir a linha. (...) Acho que o ideal será ter algo em torno de uns 8/10 supercargueiros + 8 tankers maiores do que o C390.[ ]s
Prezado Immortal Horgh Por falar em reabertura de linha, não podemos esquecer do An-70: 47 toneladas de carga, alcance de 6.000 km com 20 ton de carga, velocidade de cruzeiro de 760 km/h, STOL.
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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Re: FAB Heavy LIFT

#224 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jan 23, 2009 1:18 am

jambockrs escreveu:
Immortal Horgh escreveu:: Parece que estão querendo reabrir a linha. (...) Acho que o ideal será ter algo em torno de uns 8/10 supercargueiros + 8 tankers maiores do que o C390.[ ]s
Prezado Immortal Horgh Por falar em reabertura de linha, não podemos esquecer do An-70: 47 toneladas de carga, alcance de 6.000 km com 20 ton de carga, velocidade de cruzeiro de 760 km/h, STOL.
Um abraço e até mais...

Consta que estaria havendo um reprojeto do An-70 com a China, que inclusive estaria remotorizando o avião como jato(!)




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: FAB Heavy LIFT

#225 Mensagem por Penguin » Sex Jan 23, 2009 9:26 am





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