Rafale BR - News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
piratadabaixada
Sênior
Sênior

Re: Rafale BR - News

#211 Mensagem por piratadabaixada » Qui Mar 20, 2008 10:55 am

orestespf escreveu: Olá Heronim,

falo da seqüência de suas pérolas, veja:

Heronim: "Baseio minhas informações em fontes confiáveis".

Ao se justificar que apoia seus argumentos em dados dos fabricantes...

Heronim: "Ao afirmar que o RCS do Rafale seria de 0,75 m2 você afirmou que o RCS do M2000-5 seria de 7,5 m2, já que o RCS do Rafale é 10 vezes menor que o RCS do M2000, isto na pior situação pois na melhor é 20 menor".

Colocando palavras em minha boca ao acreditar nas informações da Dassault que diz que o RCS do Rafale varia entre 1/20 a 1/10 do RCS do M-2000.

Heronim: "Plantar fatos": Divulgar informações absurdas, que serão usadas por debatedores, normalmente surgem de papos de pé de orelha..."

Resposta dada depois que eu coloquei o significado das palavras Fato e Factóides extraídas do Dicionário Aurélio, isto é, "modernizando" a língua portuguesa.

Heronim: "Quantas concorrências o Rafale perdeu 3 ou 4, não sei ao certo. Quantas tem pela frente ? Muito mais do que isso, é um caça que acabou de entrar em operação, a versão exportação ainda não está pronta".

Respondendo ao Lima, mas se esquecendo que no FX-1 o Rafale já voava. Fala também que a versão de exportação do Rafale não está pronta, mas o que vemos é a França desesperada para vender o Rafale, porém se o mesmo não está pronto para exportar, o que a França está oferecendo por aí?

Carlos: Within the framework of this concept, an additional radar channel, "Pero" phased arrays and new software with the use of a special computer were created. The software allowed implementing the following functions at the SU-30 fighters, without affecting operations of the base N001 radars:...
... The development was perfromed in cooperation with the Ryazan State Instrument-Making Plant and implemented as part of the SU-30 MKK and SU-30 MK2 weapon control systems.

O Carlos tentando mostrar que o radar o SU-30 da Venezuela é o mesmo dos novos SU-30 MK2.

Heronim: "A versão da Venezuela é a MKV:
Su-30MKV
Su-30MK2 AMV Aviacion Militar Venezolana (AMV - Venezuelan Military Aviation) version of the KnAAPO-produced Su-30MK2 for Venezuela."

A contradição imediata, não viu que o SU-30 é o MK2 AMV, ou seja, negou que era a versão MK2 e aparentemente sem querer, arrumou uma citação dizendo o contrário do que afirmava estar o Carlos errado.

Immortal: Lá diz bem claro: a pursuit acquisition range of at least 150 km.

Marcos tentando mostrar que sua referência dizia algo muito diferente do que escreveu.

Heronim: "Você quer dizer que um alvo a 100 km não será travado... ou ainda pior, que no mínimo ele trava num F-22 a 150 km..."

É... E você diz que é abstêmio... O que escreveu acima é má vontade para compreender as coisas ou é álcool mesmo, pelo menos o que está escrito não me parece muito sóbrio.

Soultrain:
t least 150 km
Pelo menos a 150Km
>=150km
todos os valores entre 150km e infinito.

Soultrain tentando ajudar com uma tradução (correta) de um texto apresentado.

Heronim: "Abaixo de 150 não detecta e não trava! Basta então manter distância!!!"

Má vontade novamente ou álcool?

Immortal: Aí você fez mal uso da linguagem.

Marcos tentando ser gentil, supondo que você quis dizer uma coisa, mas escreveu outra. Ou ainda, que você não interpretou corretamente um texto.

Heronim: "Será que eu fiz mal uso ou vocês fizeram uma interpretação ruim?"

Aqui você é a "mãe do menino do desfile", só o filho dela marchava corretamente, os outros (todos) estavam errados. Observe que você usou o plural (vocês fizeram uma interpretação ruim). Realmente é mais fácil dizer que TODOS estão errados do que assumir o erro pessoal.

Immortal: Não, o texto quer dizer que o IRBIS E pode travar em alvos a distâncias superiores aos 150 km que mencionou antes.

Marcos tentando mais uma vez mostrar que as informações da referência postada por você diz uma coisa muito diferente da que a escrita por você.

Heronim: "Mas quando eu digo "pelo menos" estou afirmando que algo começa em 150 km, ou seja, até 150 km o Irbis é cego ?"

Sua resposta ao Marcos, não aguentei, tive que dar boas risadas. Agradeço pelo momento de descontração.

Onde estão as pérolas, Heronim? Respondo: você não aceita estar errado e para não dar o braço a torcer, prefere falar coisas se contradizendo ou até mesmo mudar o rumo da conversa, com a intenção clara de desviar a atenção.
Mudar de conversa ? Contradizer ? Eu ? Você só pode estar brincando... Faça o seguinte, se meus argumentos são contraditórios, ou são risíveis, responda a qualquer um, continue o debate, pois deve ser fácil para você desmontar meus argumentos...
Você não precisa disso, é muito inteligente e capaz, já provou isso aqui n-vezes (n grande). Todos os caças têm limitações, mas não devemos justificar as limitações de um dado caça através das limitações de outros caças.
Quem colocou a comparação aqui não fui eu, foi você, ao postar aquela bobagem que você ouviu como se fosse verdade.
Exemplo, vamos supor que realmente o radar do Rafale apresente alguma limitação. Pergunto, pra que colocar o radar do SU na discussão?
Quem colocou a comparação foi você, e quem colocou o Irbis no debate não fui eu.
Acho que as discussões deveriam ser assim, se alguém diz que o radar do Rafale apresenta limitações, que se busque outros dados para confrontar os apresentados, deve-se se perguntar se mesmo assim (radar com pouco alcance) o caça (com o tal radar) ainda é adequado à FAB, e por aí vai.
Postei estas informações, olhe neste tópico, e se quiser continue o debate.
O problema é que você não aceita críticas, nem ao Rafale, nem ao RBE-2 e muito menos a você. As críticas sempre vão existir, precisamos conviver com elas de modo natural, até porque não ganhamos nada defendendo um caça aqui no DB, é se estressar desnecessariamente.
Críticas tudo bem, bobagens não... aliás eu mesmo já postei várias vezes sobre o tamanho do bico do Rafale, e você mesmo citou que eu era um dos poucos debatedores que reconhecem limitações no caça predileto.

Abraços,

Heronim

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#212 Mensagem por piratadabaixada » Qui Mar 20, 2008 11:06 am

Immortal Horgh escreveu:
Estou te entendendo, ao menos tento 8-] O alcance máximo não se refere a um RCS de 3 m², segundo o que li, ele tem alcance máximo de 430 km para alvos com rcs de 10 m², para alvos com rcs da ordem de 0,01 m², ele consegue detectar em uma faixa de 140-175 km, dependendo da potência usada.

[ ]s
Meu caro, a informação que consta no http://www.rusarm.ru, no http://www.sukhoi.org e no http://www.knnapo.com é que o alcance do Irbis seria de 400 km para um caça de 3m2, 90 km para um caça de 0,1 m2. Portanto a informação dos 150 km deveria ser entendida de que maneira ? Aonde de encaixa ? Está é a contradição.

Desde o primeiro dia que vir o tal gráfico que citava um alcance de 400 km para um RCS de 3m2 eu desconfiei, talvez pelo gráfico ser meio estranho, talvez pela minha experiência com o FX1 e o tal alcance de 400 km que depois foi revelado como alcance para navios.

Abraços,

Heronim

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#213 Mensagem por piratadabaixada » Qui Mar 20, 2008 11:13 am

orestespf escreveu:
piratadabaixada escreveu: Durante o FX1 era divulgada a informação de que o SU-35 tinha um radar com 400 km... mas ninguém dizia que este alcance era para navios...

Abraços,

Heronim
O Irbis E tem alcance de 400 km para alvos com RCS de 10 m2, se este é o RCS de um navio...

Abraços,

Orestes
Errado, muito errado. Veja no meu post acima os dados dos fabricantes. E você deveria saber que o alcance de um radar para alvos em terra é diferente do alcance para alvos aéreos...

Abraços,

Heronim

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#214 Mensagem por piratadabaixada » Qui Mar 20, 2008 11:16 am

Luís Henrique escreveu: Fiquei em dúvida.

Tentei com a minha priminha de 10 anos e ela entendeu.

Então creio que vc ta tirando um sarro mesmo. :wink:
Por que não estou surpreso de sua prima de 10 anos concordar com você ? :P Lembrando dos seus posts fico pensando se não seria ela que escreve para você, ou que pelo menos presta consultoria ! :D

Abraços,

Heronim

PRick

#215 Mensagem por PRick » Qui Mar 20, 2008 11:49 am

Carcará escreveu:Só para vocês relaxarem um pouco. Tenho mais alguns padrões de camuflagem que depois eu posto, se gostarem é claro. :wink:

Imagem
Nada como um colírio para nossos olhos, depois de que ficar vendo camuflagem bóia de cavalinho russa, e o possante, potente IRBIS, o único radar do mundo que só rastreia entre 150 e 400 kms, é claro isso para os NAe´s da Classe Nimitz.

O mais sintomático é que se trata de um Rafale M, estou fazendo uma Arte do Rafale M para a MB, agora, para o da FAB não tem ainda como seria, vou fazer uma igual ao M-2000 e outra cinza. :mrgreen:

De qualque modo os croassantes tem estilo em qualquer coisa que desenham. :wink:

Por enquanto Pirata 10X0 Russofólogos.

[]´s

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#216 Mensagem por Bourne » Qui Mar 20, 2008 11:52 am

Discusão eterna entre Sukhoi (o invencìvel) e Rafale (aquela porcaria francesa)* :roll: :roll: :roll:

No final quem leva é o Super Hornet, o Rocky Balboa dos caças. 8-] 8-] 8-]

* Caso não tenha percebido estou sendo sarcástico.

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#217 Mensagem por Bourne » Qui Mar 20, 2008 11:58 am

Pirata tamo junto :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#218 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 12:13 pm

piratadabaixada escreveu:
Onde estão as pérolas, Heronim? Respondo: você não aceita estar errado e para não dar o braço a torcer, prefere falar coisas se contradizendo ou até mesmo mudar o rumo da conversa, com a intenção clara de desviar a atenção.
Mudar de conversa ? Contradizer ? Eu ? Você só pode estar brincando... Faça o seguinte, se meus argumentos são contraditórios, ou são risíveis, responda a qualquer um, continue o debate, pois deve ser fácil para você desmontar meus argumentos...

Sim, são mesmo, mas não quero embate algum, deixemos assim como está. :wink:
Você não precisa disso, é muito inteligente e capaz, já provou isso aqui n-vezes (n grande). Todos os caças têm limitações, mas não devemos justificar as limitações de um dado caça através das limitações de outros caças.
Quem colocou a comparação aqui não fui eu, foi você, ao postar aquela bobagem que você ouviu como se fosse verdade.

Vou comunicar ao comandante Saito o que algumas pessoas pensam sobre suas declarações, direi a ele que não está sabendo ser consistente, que precisa ler mais e buscar fontes críveis, inclusive as postadas no site da Dassault. Obrigado pelo alerta, não posso deixar de ajudar um "desentendido" que ocupa um cargo importante, né? :wink:
Exemplo, vamos supor que realmente o radar do Rafale apresente alguma limitação. Pergunto, pra que colocar o radar do SU na discussão?
Quem colocou a comparação foi você, e quem colocou o Irbis no debate não fui eu.

Só direi uma coisa: volte e releia todos os posts e tente ser coerente. Quem tem o hábito aqui de comparar as coisas quando falta argumentos, não é o Orestes não. Quem tem o hábito de apelar para SU-3x e radares de procedência russa quando se faz críticas ao Rafale, não é o Orestes não! :wink:
Acho que as discussões deveriam ser assim, se alguém diz que o radar do Rafale apresenta limitações, que se busque outros dados para confrontar os apresentados, deve-se se perguntar se mesmo assim (radar com pouco alcance) o caça (com o tal radar) ainda é adequado à FAB, e por aí vai.
Postei estas informações, olhe neste tópico, e se quiser continue o debate.

Já olhei, tanto que apresentei um "resumo" de suas pérolas aqui, não por falta de citação de fontes por sua parte, mas por desmerecer as fontes de outros debatedores. Dou um exemplo de suas constantes contradições: você diz que é importante aceitar as informações do fabricante, ok, compreendo, mas quando o Carlos Mathias e o Immortal Horgh (Marcos) fazem a mesma coisa você simplesmente desmerecem as referências deles e posta fontes que lhe agradam, dizendo que as deles são ruins (mas são igualmente de fabricantes. Dois pesos e duas medidas???
O problema é que você não aceita críticas, nem ao Rafale, nem ao RBE-2 e muito menos a você. As críticas sempre vão existir, precisamos conviver com elas de modo natural, até porque não ganhamos nada defendendo um caça aqui no DB, é se estressar desnecessariamente.
Críticas tudo bem, bobagens não... aliás eu mesmo já postei várias vezes sobre o tamanho do bico do Rafale, e você mesmo citou que eu era um dos poucos debatedores que reconhecem limitações no caça predileto.

Não qualifique e nem classifique comentários e criticas de terceiros, ninguém aqui está em condições de fazer isso, muito menos de dizer que é uma bobagem. Isso é arrogância sua, desnecessária e extremamente agressiva. Você não precisa disso, nem eu, nem os leitores do fórum. Agir assim só faz com que as pessoas o isolem, que parem de debater com você, pois ninguém está disposto a ser seu saco de pancada, acredite nisso!!! :wink:

Abraços,

Heronim[/quote]

Veja bem, se for para entrarmos em um debate deste nível, com agressões desnecessária, prefiro não dar continuidade. Não estou aqui pedindo que ninguém acredite em mim, estou apenas compartilhando o que fiquei sabendo, da mesma forma que fazem o mesmo o Beraldi, o Marino, o Walter, o Lord Nauta e outros.

Nenhum de nós pode apresentar as fontes o tempo todo, às vezes nos arriscamos (a perder a fonte e o respeito) e contamos alguma coisa, como o que fiz agora a pouco (acima), pois o que eu disse foi falado pelo comandante da FAB em um encontro recente no Rio de Janeiro. Se duvida, procure se informar através de quem esteve lá.

Se o comandante está mentindo, se ele está criticando um dado caça para fazer valer a sua preferência pessoal, se ele está redondamente enganado, se ele está sendo enganado por terceiros, se ele está fazendo política, se ele está... Não me importa, apenas estou aqui compartilhando o que ele e tão somente ele disse, gostem (inclusive você) disso ou não.

Tenho muito respeito e admiração por você, mas você precisa admitir que tem passado do ponto ao desqualificar todos aqueles que contrapõe com uma visão diferente da sua. Eu mesmo já disse aqui várias vezes que na minha opinião o SU-35-1 não seria o melhor vetor pra FAB, mesmo sendo o que mais gosto. Se duvidar disso, faça uma enquete para o povo do DB dizer se eu estou mentindo.

Gostaria que as pessoas fossem assim, menos passionais, menos torcedoras, menos agressivas ao apresentar suas idéias e pontos de vistas. A opinião que importa é de quem vai comprar de fato e de quem vai operar, a nossa não passa de entusiasmo dos aficionados por equipamentos militares. :wink:

Abraços com muito respeito ao amigo,

Orestes

crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#219 Mensagem por crubens » Qui Mar 20, 2008 12:14 pm

Ainda essa discussão do "invencível" contra a "porcaria francesa", isso tá parecendo discussão religiosa.
Aff... :? :?

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#220 Mensagem por orestespf » Qui Mar 20, 2008 12:18 pm

Luís Henrique escreveu: Fiquei em dúvida.

Tentei com a minha priminha de 10 anos e ela entendeu.

Então creio que vc ta tirando um sarro mesmo. :wink:
Por que não estou surpreso de sua prima de 10 anos concordar com você ? :P Lembrando dos seus posts fico pensando se não seria ela que escreve para você, ou que pelo menos presta consultoria ! :D

Abraços,

Heronim
Veja o que o Carlos já postou, do site do FABRICANTE (como você gosta de usar):

Imagem

Veja o link que VOCÊ postou aqui com sendo uma boa referência:

http://www.deagel.com/Aircraft-Warners- ... 00001.aspx

Nele está escrito o seguinte:

Max Detection Range 400 km (216 nm) target RCS = 3 sqm

LEIA!!!! 400 km para um alvo com RCS de 3 m2!!!!

Foi você que postou isso, não foi ninguém mais do que você!!! Antes de dizer "errado, muito errado", coloque um link diferente do que você mesmo apresentou!!! :wink: :wink: :wink:

Abraços,

Orests

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#221 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Mar 20, 2008 12:41 pm

orestespf escreveu:
piratadabaixada escreveu: Durante o FX1 era divulgada a informação de que o SU-35 tinha um radar com 400 km... mas ninguém dizia que este alcance era para navios...

Abraços,

Heronim
O Irbis E tem alcance de 400 km para alvos com RCS de 10 m2, se este é o RCS de um navio...

Abraços,

Orestes

Professor, em condições perfeitas e para este mesmo RCS, o IRBIS E pode chegar a quase incríveis 500 km :shock: :shock: :shock:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#222 Mensagem por Wolfgang » Qui Mar 20, 2008 12:48 pm

Pois é, aí tem erro também. Por mais que seja um radar grande e muito bom, não é um AWAC. Vamos com calma. :wink:

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#223 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Mar 20, 2008 12:49 pm

Immortal Horgh escreveu:
Estou te entendendo, ao menos tento 8-] O alcance máximo não se refere a um RCS de 3 m², segundo o que li, ele tem alcance máximo de 430 km para alvos com rcs de 10 m², para alvos com rcs da ordem de 0,01 m², ele consegue detectar em uma faixa de 140-175 km, dependendo da potência usada.

[ ]s
Meu caro, a informação que consta no http://www.rusarm.ru, no http://www.sukhoi.org e no http://www.knnapo.com é que o alcance do Irbis seria de 400 km para um caça de 3m2, 90 km para um caça de 0,1 m2. Portanto a informação dos 150 km deveria ser entendida de que maneira ? Aonde de encaixa ? Está é a contradição.

Desde o primeiro dia que vir o tal gráfico que citava um alcance de 400 km para um RCS de 3m2 eu desconfiei, talvez pelo gráfico ser meio estranho, talvez pela minha experiência com o FX1 e o tal alcance de 400 km que depois foi revelado como alcance para navios.

Abraços,

Heronim

Eu postei um gráfico e o CM outro, lá é bem claro: 400 km ou mais são para RCS 10 m² e 140/180 km a capacidade de travar em alvos com RCS de 0,1 m². Isso que você está dizendo que é para navios é bobagem.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#224 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Mar 20, 2008 12:50 pm

Wolfgang escreveu:Pois é, aí tem erro também. Por mais que seja um radar grande e muito bom, não é um AWAC. Vamos com calma. :wink:

Calma, Wolf, isso são em condições perfeitas, o quê quase nunca acontece e isso foi mostrado nos gráficos da APA.

[ ]s

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#225 Mensagem por Wolfgang » Qui Mar 20, 2008 12:52 pm

Sim, Immortal, mas duvido que um Irbis trave um Raptor a 150 km de distância, p. ex.

Responder