TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20956 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 10, 2009 2:15 pm

Excelente post Mestre Túlio [100]

Só considero ser o Typhoon um pouco tarde demais para colher benefícios pois ali a merenda já é dividida por 4... e tá "apertado".

Isso tudo apesar de ser o meu caça preferido... sei lá... gosto dele! :D

Olha Mestre, para ser honesto o meu entendimento sobre o F-X foi que ele e era uma "mal" necessário para substituirmos parte da frota da FAB e que nesse meio tempo estaríamos começando a trabalhar em um outro caça sob o ponto de vista de projeto de "governo" (digamos seria o "Sub Nuclear" da FAB).

Por isso acima de tudo é que para mim qualquer um dos 5 sempre serviu (F-16 não :lol: ) ...

O que me confundiu um pouco é que a FAB sempre quis integrar "determinadas" partes criticas da aeronave e saber realizar manutenção e poder levar o bicho lá para a serra do cachimbo e testar os seus armamentos e coisas "made in Brasil" em paz, mas daí veio toda essa conversa de "queremos tudo" a preço de banana... o que honestamente é mais ficção do que realidade.

Além disso o fato de um dos 3 escolhidos ser uma aeronave inexistente aonde todo o trabalho industrial teria que ser realizado ainda, embolou a coisa toda, pois deu uma cara diferente ao processo.

Isso tudo na verdade me fez ver os 3 da seguinte maneira... as 3 facções da FAB... Jaguares/Caçadores/Embraer.... representando as 3 aeronaves.

Obviamente por todos os outros acordos Jaguares = Governo, mas o problema aí é que é caro para chuchu e não sei até que ponto está todo mundo disposto a liberar "tudo" :D

É claro que essa história do Jobin nos jornais pode ser só retórica quando o que interessa é mesmo o que a FAB quer...

Vai saber... :)

Resumindo eu achava que estavamos tratando de 2 situações diferentes F-X 2.0 e 5 Geração como projetos separados e parece hoje que o treco está todo embolado :) .

Eu continuo que desenvolver um Gripen hoje para ficar amanhã com cara mais ou menos do que o SH e o Rafale são... sei lá... liga para os Russos e entra no PAK pelo amor de Deus!
:lol:

Se isso não for possível, SH ou Rafale para mim é mais ou menos a mesma coisa... o que me assusta nos franceses é o custo financeiro e o que me assusta nos americanos é o custo político.

Meus 2 cents de Real :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#20957 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 10, 2009 2:55 pm

HEREGES!!!!
Como ousam por em dúvida minha fé inabalável?
Repetindo: O Rafale prá mim hoje é o menos pior, a furada menos arrombada. Só restaram três tranqueiras, alguma tinha de ser escolhida.

Já ganhei o dia com o plano B. 8-]

se entendi certo que andei lendo, se A não der certo ou fo realmente inviável, B e C nem pensar, então resta a saída alternativa F, que hoje é alternativa por manobras espertas, lembram?

Prá quem falou do IRBIS pesar 600Kg, esse é o peso do N-011M, e o APG-79 pesa 300KG, mas tem metade do diâmetro de antena. Então na relação peso/entrega de desempenho tá empatado.

Ah! O N-011M tem desempenho semelhante ao APG-79, logo o IRBIS é melhor. 8-]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6330 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#20958 Mensagem por Túlio » Sáb Out 10, 2009 3:30 pm

Bueno, levei mais de duas horas para elaborar aquele enorme post. Ao menos serviu para trazer de volta o Mr. Flanker. Não desperdicei meu tempo nem meus neurônios, pois o fim foi nobre:

A IRMANDADE FLANKEIRA ESTÁ DE VOLTA, E COM SEU LÍDER MÁXIMO!!!

FLANKER 4EVER!!!

Imagem

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

#20959 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 10, 2009 3:39 pm

TOMA!!!! TOMA!!!! TOMA!!!!

Imagem

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6330 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#20960 Mensagem por Túlio » Sáb Out 10, 2009 3:57 pm

OS DEZ MANDAMENTOS DO FLANKEIRO BRASILEIRO

I - Não adorarás nem sequer simpatizarás com qualquer outro caça. No máximo poderás flertar com outras maravilhas como PAK-FA, Berkut, MiG-1.42/44...

II - Não torcerás para qualquer outro vencedor no FX; se não for o Flanker, tanto faz quem seja, a FAB terá muitos anos e percalços para se arrepender...

III - Sempre terás um consolador 'CHORA, VIOLA' para qualquer francófilo, americanófilo e gripado que aparecer choramingando...

IV - Se um dos elencados na short-list realmente vencer, temerás pela Amazônia: O Chávez - TINHA que etc. - tem Flanker e vai comprar mais, os EUA têm caças muito melhores que o SH e já estão com o pé na Colômbia, os Franceses já tem um pé na Amazônia (Guiana Francesa) e basta um pequeno embargo como o que fizeram aos Argies e os Rafales ficam no chão, o Gripen...bem...o Gripen...ele chega até a Amazônia sem um Tanker do lado?

V - Com o Flanker a nada temerás: serás temido. Sem o Flanker a tudo temerás, serás temeroso.

VI - Chuck Norris foi contratado para estrelar um filme onde teria de enfrentar um Flanker; ao fim do primeiro ensaio, desistiu da carreira de ator.

VII - Deus queria que os humanos fossem todos iguais; o diabo discordou, achando que alguns deveriam ser melhores: e então fez-se o Flanker.

VIII - Flankeiro Brasileiro sem Flanker na FAB é que nem marido de mulher feia: vive de olho na Venez...errrr...na vizinha.

IX - Quando cai um Flanker, é um autêntico e horrendo desastre; quando cai um Rafale, Super Hornet ou Gripen (Photoshop cai?) não é mais do que a natureza seguindo seu curso...

X - Mais vale um Flanker voando que dois Rafales no chão (por falta de suas caríssimas peças)

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#20961 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 10, 2009 4:00 pm

Carlos Mathias escreveu:HEREGES!!!!
Como ousam por em dúvida minha fé inabalável?
Repetindo: O Rafale prá mim hoje é o menos pior, a furada menos arrombada. Só restaram três tranqueiras, alguma tinha de ser escolhida.

Já ganhei o dia com o plano B. 8-]

se entendi certo que andei lendo, se A não der certo ou fo realmente inviável, B e C nem pensar, então resta a saída alternativa F, que hoje é alternativa por manobras espertas, lembram?

Prá quem falou do IRBIS pesar 600Kg, esse é o peso do N-011M, e o APG-79 pesa 300KG, mas tem metade do diâmetro de antena. Então na relação peso/entrega de desempenho tá empatado.

Ah! O N-011M tem desempenho semelhante ao APG-79, logo o IRBIS é melhor. 8-]
Hehehehe...

Nós já conversamos sobre isso um tempo atrás...

:wink: :lol:

[]s
CB_Lima

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#20963 Mensagem por Mapinguari » Sáb Out 10, 2009 4:13 pm

felipexion escreveu:
Paisano escreveu:Pois estou firme e forte na espectativa do anúncio informando o vencedor do FX-2:
Fonte: http://www.defesanet.com.br/ru1/su-35.htm
Quando eu vi essa notícia eu lembrei desse link:

http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_10.htm

Esses russos... tsc, tsc...
Essa página foi produzida pelos representantes da Rosoboronexport no Brasil e não pela própria Rosoboronexport.
As tabelas que mostro abaixo, produzida pela fabricante do Su35, demonstram que o que o site mostra é apenas propaganda mentirosa. O Su35 não seria capaz de transportar a carga especificada à distância mostrada. Aquela história de que ele seria capaz de cruzar o Brasil, de Norte a Sul, com 8 ton de armamento, é um dos maiores absurdos já publicados no Brasil, no âmbito da chamada "Guerra dos Caças".

Imagem

Imagem

Editado pela última vez por Mapinguari em Sáb Out 10, 2009 5:42 pm, em um total de 1 vez.
Mapinguari

Imagem
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#20964 Mensagem por Paisano » Sáb Out 10, 2009 4:15 pm

http://huynhphuclinh.files.wordpress.com/2008/08/su35bmdrawx1vx6.jpg

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#20965 Mensagem por Paisano » Sáb Out 10, 2009 4:29 pm

LULA... NJ... SAITO...

ATENTAI!!!

8-]

Carlos Mathias

#20966 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 10, 2009 4:37 pm

Mapi, Mapi... :roll:

Estamos falando de SU-35BM e sim, um Flanker pode cruzar o país com 8 ton de armas, só dependendo de REVOS no caminho. :wink:
Esse é o detalhe, e olhe na propaganda, ninguém diz que não serão usados REVO, mas que pode cruzar o país com 8 ton de armas, que é a capacidade do avião. 8-]

Ainda assim, tenho uma tabela escrita numa S&D antiga, de um ótimo jornalista, imparcial como só, onde ele afirma categoricamente que um SU-27S (caça ar-ar com capacidade ar-solo secundária) pode levar mais que o dobro da carga num distância quase três vezes maior que um Gripen-C.
Um SU-35BM, que é mais leve, mais potente, mais econômico e pode levar ainda dois tanques externos... 8-] 8-] 8-] 8-]

Eu tenho a revista e posso postar a tabelinha aqui, a melhor já feita até hoje, no meu ponto de vista.

Sobre esse papel acima, que caça pode levar 16 bombas de 250Kg sem tanques externos e a que distância????

Quantos caças podem levar 8 ton de armas a 820 Km sem tanques externos????

O Gripen-NG por exemplo, até onde ele vai com 8 ton de armas sem tanques externos? Simples, não vai. :lol:

Os russo já disseram que fabricam aqui 36 caças.

Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#20967 Mensagem por Wardog » Sáb Out 10, 2009 5:04 pm

AFFF o fantasma voltou.
Só digo uma coisa CHORA VIOLAAAAAA!!! Su-35 ja foi.... DESCLASSIFICADO!

2º tempo!

Carlos Mathias

#20968 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 10, 2009 5:18 pm

É mesmo, é mesmo...

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#20969 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 10, 2009 5:40 pm

CM... até o AM-X voa mais longe que o Gripen C cara :)

Putz :lol: [100]

[]s
CB_Lima

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#20970 Mensagem por Penguin » Sáb Out 10, 2009 5:42 pm

cb_lima escreveu:CM... até o AM-X voa mais longe que o Gripen C cara :)

Putz :lol: [100]

[]s
CB_Lima
E tem gente boa que diz que o AMX é estratégico (sic) :shock:

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder