NOTÍCIAS POLÍTICAS

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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20836 Mensagem por Algus » Ter Out 25, 2016 1:16 pm

Wilton kvalheiro escreveu: Não vou falar por sua mãe, mas os professores de SP são os melhor pagos da rede pública do Brasil, mas concordo que a gestão alckmin na educação pública é bem ruim com esse troço de aprovação continuada e displicência com a segurança e formação dos pequenos. Aqui em SP a classe policial e de professores é majoritariamente contra o PSDB.
Cara, parece que não, viu. SP paga um dos piores salários do país. Perdemos para estados muito mais pobres. E fica pior ainda se considerarmos o custo de vida daqui. Por exemplo, o Piauí paga um salário só um pouco acima, mas com R$400,00 você aluga uma casa bacana em praticamente qualquer cidade, salvo Teresina, talvez. Já aqui 400 mangos não paga nem um barraco de favela.
O pior é o de Santa Catarina, que também é um Estado mais rico do que a média e também foi governado pelo PSDB por muitos anos.

http://g1.globo.com/educacao/noticia/20 ... -hora.html

Talvez você esteja confundindo com o salário da cidade de São Paulo. A cidade de SP até que paga bem. Não é uma brastemp de salário, mas a gente tem que considerar as condições do cidadão brasileiro, né? E nem falo isso porque o prefeito era o Haddad, a prefeitura de SP sempre pagou muito mais.

Prestei concurso pra professor tanto na rede estadual quanto na municipal. Na municipal não fui chamado, fiquei em 642º lugar, mas pararam de chamar quando tinha 33 na minha frente. Já pra rede estatual eu passei em 21º, 17º e até 6º lugar. Quer dizer, não tinha nível pra ser chamado pra prefeitura, mas no como no Estado ninguém me chamaram logo de cara, daí a gente já imagina que alguma coisa tá errada.

Mas não aceitei porque o salário conseguia ser inferior ao que recebo hoje na prefeitura. Sou AGPP de um hospital, um serviço que requer ensino médio, mas o salário consegue ser maior que o de um professor estadual, sem contar o estresse, que é muito menor.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20837 Mensagem por Wilton kvalheiro » Ter Out 25, 2016 1:27 pm

Algus escreveu:
Wilton kvalheiro escreveu: Não vou falar por sua mãe, mas os professores de SP são os melhor pagos da rede pública do Brasil, mas concordo que a gestão alckmin na educação pública é bem ruim com esse troço de aprovação continuada e displicência com a segurança e formação dos pequenos. Aqui em SP a classe policial e de professores é majoritariamente contra o PSDB.
Cara, parece que não, viu. SP paga um dos piores salários do país. Perdemos para estados muito mais pobres. E fica pior ainda se considerarmos o custo de vida daqui. Por exemplo, o Piauí paga um salário só um pouco acima, mas com R$400,00 você aluga uma casa bacana em praticamente qualquer cidade, salvo Teresina, talvez. Já aqui 400 mangos não paga nem um barraco de favela.
O pior é o de Santa Catarina, que também é um Estado mais rico do que a média e também foi governado pelo PSDB por muitos anos.

http://g1.globo.com/educacao/noticia/20 ... -hora.html

Talvez você esteja confundindo com o salário da cidade de São Paulo. A cidade de SP até que paga bem. Não é uma brastemp de salário, mas a gente tem que considerar as condições do cidadão brasileiro, né? E nem falo isso porque o prefeito era o Haddad, a prefeitura de SP sempre pagou muito mais.

Prestei concurso pra professor tanto na rede estadual quanto na municipal. Na municipal não fui chamado, fiquei em 642º lugar, mas pararam de chamar quando tinha 33 na minha frente. Já pra rede estatual eu passei em 21º, 17º e até 6º lugar. Quer dizer, não tinha nível pra ser chamado pra prefeitura, mas no como no Estado ninguém me chamaram logo de cara, daí a gente já imagina que alguma coisa tá errada.

Mas não aceitei porque o salário conseguia ser inferior ao que recebo hoje na prefeitura. Sou AGPP de um hospital, um serviço que requer ensino médio, mas o salário consegue ser maior que o de um professor estadual, sem contar o estresse, que é muito menor.
Na verdade me baseei pro aqui: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2 ... ores.shtml

Note que ali tem a média salarial de outras categorias.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20838 Mensagem por Algus » Ter Out 25, 2016 1:36 pm

Esse negócio de média salarial é armação, Wilton. Vou te explicar o porquê.

Eles consideram o salário médio dos professores concursados, só que na rede de professores de SP quase metade dos professores é temporária. Aí não tem gratificação de tempo de serviço, plano de carreira etc, pois a cada ano precisa ser renovado e é como se fosse do zero. Também não recebem férias, não sei se você sabia disso. E isso é bem visível quando a gente olha essa notícia da folha dizendo que professor da rede ganha 4 mil. Não tem como categoria O ganhar isso. Ou seja, a matéria aí tá considerando só uma parte dos professores, se colocassem todos essa média salarial despencaria.

Aliás, acontece uma coisa muito curiosa em SP, e acredito que deve acontecer nos demais estados.
Um professor eventual da rede estadual aqui só recebe por aula dada. Ele pode ficar na escola das 7 da manhã até as 23h, mas se só tiveram 3 aulas vagas no período ele só vai receber pelas 3 aulas. Por isso vira e mexe algum holerite de professor é publicado no facebook com salários surreais de R$241,00, por exemplo.

EDIT: A informação aqui é que 23% é temporário e 22% é professor estável em SP, o resto é concursado. O professor estável também não é concursado, mas recebe parte das gratificações. Ele não evolui (plano de carreira), mas recebe quinquênio, por exemplo. Pra mim é mais, mas essa pode ser uma falsa percepção, vai ver o percentual é alto aqui onde moro e mais baixo no resto da cidade e nas cidades do interior.

http://educacao.estadao.com.br/noticias ... os,1607551
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20839 Mensagem por Wilton kvalheiro » Ter Out 25, 2016 1:49 pm

Bem então no caso estamos tratando de coisas diferentes, pelo que entendi a mãe do colega Bolovo é efetiva inclusive aposentada.

Não tem como se basear sem ser na média, afinal, nos outros estados, também é feito pela média, ou pela mesma mentira se você preferir.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20840 Mensagem por Algus » Ter Out 25, 2016 2:30 pm

Acho que não me expliquei direito. Esta "média" é falsa. Eles consideram apenas os efetivos. Tanto é que tem um trecho que fala sobre remuneração média das outras atividades que requer ensino superior, só que 25% dos professores não têm ensino superior na rede. Estão partido do princípio que os professores são todos formados, nem isso é verdadeiro.

Quem não tem diploma não pode ser concursado, mas pode dar aula (na rede estadual, na prefeitura não pode, só formado e concursado). Ele pega aula como categoria "O". Pra poder dar aula basta ter concluído apenas um semestre. A categoria "O" não tem nem carteira assinada.

O pulo do gato está no termo "professores com jornada de 40h". Agora os contratos temporários são apenas 20h, então estão automaticamente excluídos da conta, aí o valor sobe, mas isso você pode constatar visitando qualquer escola da região. A média não é 4.000 nem ferrando.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20841 Mensagem por Wilton kvalheiro » Ter Out 25, 2016 2:52 pm

Bem, quanto ganha alguém que trabalha 40h? O dobro de quem ganha 20h?

No final não se pode querer que um professor com mais especialização ganhe o mesmo que um sem especialização, e mesmo para concursados e temporários.

Desculpe mas a média é a somatória de tudo dividido pela quantidade total, não sou professor mas tenho professor na família e conheço muitos, acho que num geral as condições de ensino no Brasil deveriam ser outras, mas pelo que pesquisei aqui na internet, SP pode até não ser o primeiro do Brasil, mas esta entre os primeiros, ainda assim, não vejo explicação salarial para que nossos alunos terminem o ensino médio como analfabetos funcionais ou o ensino superior fazendo danças nus olhando os anus uns dos outros.

O ponto é, Adm PSDB no estado é ruim ao ponto de não ser re-eleita por 21 anos? Tem que somar todos os fatores.

Certamente penso que Educação, Saúde e Segurança são os gargalos de toda administração pública, tomando o ponto de vista de vcs o PSDB paulista parece ser o menos pior nos últimos 21 anos, por uma série de razões como já expliquei anteriormente.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20842 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Out 25, 2016 3:40 pm

Wilton kvalheiro escreveu:Bem, quanto ganha alguém que trabalha 40h? O dobro de quem ganha 20h?

No final não se pode querer que um professor com mais especialização ganhe o mesmo que um sem especialização, e mesmo para concursados e temporários.

Desculpe mas a média é a somatória de tudo dividido pela quantidade total, não sou professor mas tenho professor na família e conheço muitos, acho que num geral as condições de ensino no Brasil deveriam ser outras, mas pelo que pesquisei aqui na internet, SP pode até não ser o primeiro do Brasil, mas esta entre os primeiros, ainda assim, não vejo explicação salarial para que nossos alunos terminem o ensino médio como analfabetos funcionais ou o ensino superior fazendo danças nus olhando os anus uns dos outros.

O ponto é, Adm PSDB no estado é ruim ao ponto de não ser re-eleita por 21 anos? Tem que somar todos os fatores.

Certamente penso que Educação, Saúde e Segurança são os gargalos de toda administração pública, tomando o ponto de vista de vcs o PSDB paulista parece ser o menos pior nos últimos 21 anos, por uma série de razões como já expliquei anteriormente.
A questão não é ser ruim, mas parecer ruim. Quem tem a complacência das elites e da mídia tem muito mais facilidade de se reeleger e isso o PSDB faz direitinho, o "bolsa PIG" não falha e não falta.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20843 Mensagem por Algus » Ter Out 25, 2016 3:51 pm

Wilton kvalheiro escreveu:Bem, quanto ganha alguém que trabalha 40h? O dobro de quem ganha 20h?

No final não se pode querer que um professor com mais especialização ganhe o mesmo que um sem especialização, e mesmo para concursados e temporários.

Desculpe mas a média é a somatória de tudo dividido pela quantidade total, não sou professor mas tenho professor na família e conheço muitos, acho que num geral as condições de ensino no Brasil deveriam ser outras, mas pelo que pesquisei aqui na internet, SP pode até não ser o primeiro do Brasil, mas esta entre os primeiros, ainda assim, não vejo explicação salarial para que nossos alunos terminem o ensino médio como analfabetos funcionais ou o ensino superior fazendo danças nus olhando os anus uns dos outros.

O ponto é, Adm PSDB no estado é ruim ao ponto de não ser re-eleita por 21 anos? Tem que somar todos os fatores.

Certamente penso que Educação, Saúde e Segurança são os gargalos de toda administração pública, tomando o ponto de vista de vcs o PSDB paulista parece ser o menos pior nos últimos 21 anos, por uma série de razões como já expliquei anteriormente.
Aí é que está. Não é o dobro porque OFA não é concursado e, portanto, não recebe plano de carreira, quinquênio, sexta parte... Sequer recebe férias!! Tem professor sem ser concursado que dá aula há vários anos na escola estadual, mas que não tem evolução porque a cada ano é um novo contrato. Não dá pra comparar um concursado com jornada j40 e 15 anos de evolução (com todos os benefícios que isso possibilita) com um OFA de duas j20.
Agora eles trabalham por contrato com jornada de 20h. Mesmo que peguem 2 contratos não entram nessa continha aí. O ponto de partida foi a jornada de 40h justamente por isso, pra excluir esse pessoal.
Também não entram aqueles que não possuem turma fixa (chamados de eventuais), que podem pegar numa semana 40 aulas e na outra 8.

Sobre ter 21 anos de PSDB: Pela mesma lógica tivemos um excelente governo federal petista. Não acho que é assim que funciona. Você comentou que o professor de SP era um dos recebia melhor, sendo que é um dos que pior recebe. Imagino que a falta de informação contribua para as eleições. Um professor da prefeitura começa ganhando 1000 a mais que o do estado, termina ganhando muito mais, pois o plano de carreira, o maior responsável pelo aumento do salário, é percentual em relação ao base. A diferença é enorme.
Editado pela última vez por Algus em Ter Out 25, 2016 3:57 pm, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20844 Mensagem por Wilton kvalheiro » Ter Out 25, 2016 3:57 pm

Juniorbombeiro escreveu:
Wilton kvalheiro escreveu:Bem, quanto ganha alguém que trabalha 40h? O dobro de quem ganha 20h?

No final não se pode querer que um professor com mais especialização ganhe o mesmo que um sem especialização, e mesmo para concursados e temporários.

Desculpe mas a média é a somatória de tudo dividido pela quantidade total, não sou professor mas tenho professor na família e conheço muitos, acho que num geral as condições de ensino no Brasil deveriam ser outras, mas pelo que pesquisei aqui na internet, SP pode até não ser o primeiro do Brasil, mas esta entre os primeiros, ainda assim, não vejo explicação salarial para que nossos alunos terminem o ensino médio como analfabetos funcionais ou o ensino superior fazendo danças nus olhando os anus uns dos outros.

O ponto é, Adm PSDB no estado é ruim ao ponto de não ser re-eleita por 21 anos? Tem que somar todos os fatores.

Certamente penso que Educação, Saúde e Segurança são os gargalos de toda administração pública, tomando o ponto de vista de vcs o PSDB paulista parece ser o menos pior nos últimos 21 anos, por uma série de razões como já expliquei anteriormente.
A questão não é ser ruim, mas parecer ruim. Quem tem a complacência das elites e da mídia tem muito mais facilidade de se reeleger e isso o PSDB faz direitinho, o "bolsa PIG" não falha e não falta.
Deixe-me usar sua lógica, vc quer dizer então que quando o PT elegeu LuLLa e DiLLma por 13 anos mais Haddad em SP foi por complacência das elites e do PIG?

Desculpe, se vimos algum tipo de bolsa foi do PT para blogs e publicações amigas, justo o contrário. A população viu tb, por exemplo, o que vc queria? Que os jornais não publicassem as prisões de Dirceu nem a entrevista do Roberto Jefferson?

Por favor...
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20845 Mensagem por Wilton kvalheiro » Ter Out 25, 2016 3:59 pm

Algus escreveu:
Wilton kvalheiro escreveu:Bem, quanto ganha alguém que trabalha 40h? O dobro de quem ganha 20h?

No final não se pode querer que um professor com mais especialização ganhe o mesmo que um sem especialização, e mesmo para concursados e temporários.

Desculpe mas a média é a somatória de tudo dividido pela quantidade total, não sou professor mas tenho professor na família e conheço muitos, acho que num geral as condições de ensino no Brasil deveriam ser outras, mas pelo que pesquisei aqui na internet, SP pode até não ser o primeiro do Brasil, mas esta entre os primeiros, ainda assim, não vejo explicação salarial para que nossos alunos terminem o ensino médio como analfabetos funcionais ou o ensino superior fazendo danças nus olhando os anus uns dos outros.

O ponto é, Adm PSDB no estado é ruim ao ponto de não ser re-eleita por 21 anos? Tem que somar todos os fatores.

Certamente penso que Educação, Saúde e Segurança são os gargalos de toda administração pública, tomando o ponto de vista de vcs o PSDB paulista parece ser o menos pior nos últimos 21 anos, por uma série de razões como já expliquei anteriormente.
Aí é que está. Não é o dobro porque OFA não é concursado e, portanto, não recebe plano de carreira, quinquênio, sexta parte... Sequer recebe férias!! Tem professor sem ser concursado que dá aula há vários anos na escola estadual, mas que não tem evolução porque a cada ano é um novo contrato. Não dá pra comparar um concursado com jornada j40 e 15 anos de evolução (com todos os benefícios que isso possibilita) com um OFA de duas j20.
Agora eles trabalham por contrato com jornada de 20h. Mesmo que peguem 2 contratos não entram nessa continha aí. O ponto de partida foi a jornada de 40h justamente por isso, pra excluir esse pessoal.
Também não entram aqueles que não possuem turma fixa (chamados de eventuais), que podem pegar numa semana 40 aulas e na outra 8.

Sobre ter 21 anos de PSDB: Pela mesma lógica tivemos um excelente governo federal petista. Não acho que é assim que funciona. Você comentou que o professor de SP era um dos recebia melhor, sendo que é um dos que pior recebe. Imagino que a falta de informação contribua para as eleições. Um professor da prefeitura começa ganhando 1000 a mais que o do estado, termina ganhando muito mais, pois o plano de carreira, o maior responsável pelo aumento do salário, é percentual em relação ao base. A diferença é enorme.
Desculpe:

QUANTO GANHA UM PROFESSOR QUE TRABALHA 20Hs? COM E SEM NÍVEL SUPERIOR?? CONCURSADO E Ñ CONCURSADO???
QUANTO GANHA UM PROFESSOR QUE TRABALHA 40Hs? COM E SEM NÍVEL SUPERIOR?? CONCURSADO E Ñ CONCURSADO???
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20846 Mensagem por Algus » Ter Out 25, 2016 4:13 pm

Wilton kvalheiro escreveu:
Algus escreveu: Aí é que está. Não é o dobro porque OFA não é concursado e, portanto, não recebe plano de carreira, quinquênio, sexta parte... Sequer recebe férias!! Tem professor sem ser concursado que dá aula há vários anos na escola estadual, mas que não tem evolução porque a cada ano é um novo contrato. Não dá pra comparar um concursado com jornada j40 e 15 anos de evolução (com todos os benefícios que isso possibilita) com um OFA de duas j20.
Agora eles trabalham por contrato com jornada de 20h. Mesmo que peguem 2 contratos não entram nessa continha aí. O ponto de partida foi a jornada de 40h justamente por isso, pra excluir esse pessoal.
Também não entram aqueles que não possuem turma fixa (chamados de eventuais), que podem pegar numa semana 40 aulas e na outra 8.

Sobre ter 21 anos de PSDB: Pela mesma lógica tivemos um excelente governo federal petista. Não acho que é assim que funciona. Você comentou que o professor de SP era um dos recebia melhor, sendo que é um dos que pior recebe. Imagino que a falta de informação contribua para as eleições. Um professor da prefeitura começa ganhando 1000 a mais que o do estado, termina ganhando muito mais, pois o plano de carreira, o maior responsável pelo aumento do salário, é percentual em relação ao base. A diferença é enorme.
Desculpe:

QUANTO GANHA UM PROFESSOR QUE TRABALHA 20Hs? COM E SEM NÍVEL SUPERIOR?? CONCURSADO E Ñ CONCURSADO???
QUANTO GANHA UM PROFESSOR QUE TRABALHA 40Hs? COM E SEM NÍVEL SUPERIOR?? CONCURSADO E Ñ CONCURSADO???
Depende. Se ele é concursado ele tem um número fixo de atribuições (aulas), se consegue pegar 40h ele recebe 2400 e pouco, com os benefícios inclusos. Isso no início de carreira, sem evoluções ou gratificações.
Se ele não é concursado vai pegar as sobras, dificilmente pega a carga completa (j40), normalmente pega aulas picadas em 2 ou até mesmo nos 3 horários (das 7h às 23h), mas só recebe pelas aulas que deu.
É como se um atendente de loja que trabalha 12h por dia só recebesse metade delas, pois nas outras ele não tinha cliente pra atender. Mesmo tendo que ficar ali esperando o cliente ele só receberia quando surgisse um. E como OFA não recebe férias é um salário a menos a se considerar. A diferença é grande, não estou brincando.

E é como eu disse antes: Sem concurso não tem evolução, sem evolução o salário não aumenta. O plano de carreira pode aumentar o salário base em até 60%, salvo engano. Fora outros benefícios como quinquênio, sexta parte e um bônus por ficar X anos sem faltar que esqueci o nome.

E não estou dizendo que professor não concursado deveria ganhar horrores. O ponto é que nem deveria existir isso, mas a carreira é tão pouco atrativa no mercado que não tem gente suficiente passando em concurso (e os que entram logo exoneram), aí inventaram a categoria "O", que aceita gente sem diploma. E mesmo assim, acreditem, não supre a demanda, aí mesmo aquele que não passou na prova da categoria "O" ainda pode ir de escola em escola pra conseguir vaga. Tá muito lixo, só vendo pra crer.

Ah, na prefeitura de SP não é assim. O salário é maior, aí os concursos são mais concorridos e mesmo pra ser "eventual" é preciso ter diploma e ser concursado. Você pega as mesmas regiões (ex: periferia da capital) e vê duas realidades distintas quanto à classe dos professores.

Tabela com o piso salarial dos professores das redes estaduais do país:

http://www.pisosalarial.com.br/salarios ... ofessores/

O governo de SP não apenas paga um dos piores salários e tem a pior relação salário/custo de vida como sequer paga o piso salarial determinado por lei federal.

O piso pode ser atingido se o professor receber bônus, mas não sei se você sabe, os bônus dependem de metas a serem atingidas e as metas precisam ser atingidas por toda escola e não somente pelo professor em si. Piso salarial é como o próprio nome diz, não é algo que pode vir a ser alcançado, ele é o mínimo que um profissional da área deveria receber.

EDIT: Link sobre o piso salarial da prefeitura de SP, pra verem que não estou exagerando.
http://www.valor.com.br/politica/447391 ... ores-em-76
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20847 Mensagem por Wilton kvalheiro » Ter Out 25, 2016 4:25 pm

Ora, se o piso é 2135 e o inicial do professor concursado é 2135, então, esta se pagando o piso sim, o que vc esta dizendo é que se o cara é eventual ou tem menos aulas tem que receber o piso do mesmo jeito?

Desculpe não concordo.

O que estou entendendo é que estamos comparando coisas incomparáveis, que só podem ser medidas conforme uma tabulação da média que cada um recebe somada e se dividindo pelo total, de que adianta Palmas ter 100 professores quando precisa de 1000 e pagar um super salário para apenas estes 100 professores? Não estou dizendo que isso esta ocorrendo, estou dando um exemplo.

Você disse que cerca de 50% dos professores são concursados e os outros 50% estão nas outras "modalidades" vamos dizer assim.

Então você quer que todo o escopo da avaliação seja feita com base nos professores que não são nem efetivos nem tem a maior especialização tirando do computo o que se paga para os concursados com maior especialização, bem, devemos fazer isso com os outros estados também e ainda mais, levar em conta a rede de atendimento, até pq, SP recolhe impostos para a união que vão para outros estados e retornam muito pouco para SP.

De todo modo, eu fosse o governador (ALIAS, governador não, IMPERADOR) de SP, tomaria atitudes muito diferentes quanto ao ensino a primeira delas seria acabar com esse negócio de professor concursado, mas isso é outro debate.

O que estamos tratando aqui é o pq do PSDB estar a 21 anos no poder em SP. E pra mim a explicação que dei é bem plausível...

Acho que o Paulo Sckaf tem tudo pra quebrar essa série.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20848 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Out 25, 2016 4:38 pm

Wilton kvalheiro escreveu:
Juniorbombeiro escreveu: A questão não é ser ruim, mas parecer ruim. Quem tem a complacência das elites e da mídia tem muito mais facilidade de se reeleger e isso o PSDB faz direitinho, o "bolsa PIG" não falha e não falta.
Deixe-me usar sua lógica, vc quer dizer então que quando o PT elegeu LuLLa e DiLLma por 13 anos mais Haddad em SP foi por complacência das elites e do PIG?

Desculpe, se vimos algum tipo de bolsa foi do PT para blogs e publicações amigas, justo o contrário. A população viu tb, por exemplo, o que vc queria? Que os jornais não publicassem as prisões de Dirceu nem a entrevista do Roberto Jefferson?

Por favor...
A tal bolsa que o tu alegas que o PT paga para blogs amigos não chega nem perto do que recebem os grandes conglomerados de mídia, inclusive pagos pelo próprio PT (um estranho caso de mulher de PM, apanha, mas não larga do marido), na verdade isso é mais um dos factoides criados para tentar sabotar qualquer contraponto. Apesar de todo o poder da mídia, em alguns momentos o plano sai do controle, afinal, por mais que se tente controlar a mente do povo, em alguns momentos ele insiste em pensar diferente, pois ser humilhado as vezes cansa, aí o remédio é tentar jogar o povo contra o governo, ou aplicar um golpe.
O PT achou que pudesse resolver esse problema de forma democrática, criando uma estrutura de contra ponto aos poucos, uma lei de regulamentação de mídia (que qualquer país desenvolvido possui), uma TV estatal forte (também presente em qualquer país decente) e fomentar o surgimento de novos veículos de comunicação com uma pauta antagônica ao da mídia tradicional. Pois bem...a lei de mídia foi devidamente enterrada por setores do próprio PT (talvez tenham se acovardado pelo quebra pau que ocorreu na Venezuela e na Argentina com relação ao mesmo assunto). A TV estatal forte...foi até criada, mas jamais chegou a ser forte QUem aqui já ouviu falar da EBC?). Agora parece que o Temer se encarregou de enterrar de vez o pouco que foi feito. Os "blogs sujos", parece que o Temer já se encarregou de cortar, tipo...tirou R$ 100 mil deles e repassou mais R$ 100 milhões a Globo, Folha e Abril. :lol: (números meramente ilustrativos).
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20849 Mensagem por Algus » Ter Out 25, 2016 4:45 pm

Wilton kvalheiro escreveu:Ora, se o piso é 2135 e o inicial do professor concursado é 2135, então, esta se pagando o piso sim, o que vc esta dizendo é que se o cara é eventual ou tem menos aulas tem que receber o piso do mesmo jeito?

Desculpe não concordo.
Tá pagando menos que isso para professor da rede fundamental. Está lá, com dois mil e oitenta e pouco. Olha lá a tabela, compara os salários da rede. Se considerar o custo de vida é de longe o pior salário do país, se não considerar fica entre os 5 piores. Sei da relação dos impostos e do retorno em SP, mas não tem nada que justifique isso.

E você deve saber como funciona - ou como deveria funcionar - o pisos salariais e salários mínimos no país.
Quando o governo federal estipula um piso salarial ele considera as condições das regiões mais desfavorecidas. Quando o governo federal estipulou que o salário mínimo é R$880 ele fez isso considerando as condições de estados como o Maranhão e o Piauí. Não adianta jogar o mínimo lá em cima se o empreendedor médio das regiões mais pobres não for capaz de pagar isso, assim criaríamos um grande contingente de desempregados ou gente trabalhando à margem da legislação (basicamente o que acontece hoje com a categoria "O"). É por isso que os estados têm um salário mínimo específico também. Ele só não pode ser inferior ao federal, mas é de se esperar que ele seja maior nos estados mais ricos e cujo custo de vida seja elevado. O salário mínimo do estado de SP parece que é R$1000.

Em relação ao piso salarial é a mesma coisa. É vergonhoso que o estado mais rico do país seja o que oferece o pior retorno.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#20850 Mensagem por cassiosemasas » Ter Out 25, 2016 7:27 pm

Aff...viu.....


Percebem o conflito de realidade?!

Vamos lá...
alias Brasil e Holanda são praticamente a mesma coisa, tirando algumas diferenças, os modelos devem funcionar perfeitamente né....afinal são iguais, basta ver a qualidade de nossos sistemas de educação, saúde, transporte, que são praticamente um espelho da Holanda.

E a picuinha politica continua criando uma cortina de fumaça e impedindo que o projeto seja melhorado porque os senhores da verdade não querem discutir o tema como ele realmente deve ser.
E quem da oposição mostra alternativas melhores e viáveis é logo tratado como se estivesse de mimimi...
Mas deixa o pau torar quero ver no que vai dar!
POR AGÊNCIA PÚBLICA | 25/10/2016 15:40

Nenhum país adotou teto de gasto como a PEC 241

Levantamento do FMI mostra que o modelo de teto de gastos adotado em outros países é diferente do que pretende o governo brasileiro. Saiba quais as diferenças na checagem feita pelo Truco, projeto da Agência Pública em parceria com o Congresso em Foco

“Vale a pena destacar casos positivos da fixação de teto de gastos. Todos os países que adotaram essa sistemática recuperaram sua economia. A Holanda, por exemplo, adotou limites em 1994, conseguiu reduzir a relação dívida/PIB de 77,7% para 46,8% e enxugou as despesas com juros de 10,7% para 4,8% do PIB. Ao mesmo tempo o desemprego caiu de 6,8% para 3,2%.” – Trecho do relatório da PEC 241 na Câmara, de autoria do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS)
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Exagerado, distorcido ou discutível

A fixação de um teto para os gastos públicos, defendida pelo governo Michel Temer (PMDB) com a Proposta de Emenda à Constituição 241/2016 (PEC 241), tem sido adotada ao redor do mundo desde meados dos anos 1990. Pioneira ao aderir a esse tipo de controle, a Holanda foi usada como exemplo por Darcísio Perondi (PMDB-RS) na Câmara dos Deputados. O Truco no Congresso – projeto de checagem da Agência Pública, feito em parceria com o Congresso em Foco – verificou um trecho do relatório escrito pelo deputado, que defende a aprovação da iniciativa. O parlamentar citou números positivos do país europeu, e escreveu ainda que todos os que implantaram a medida recuperaram a sua economia. Será que as informações usadas por Perondi estão corretas?

A PEC 241 define um limite para os gastos do governo federal, que durante 2o anos só será corrigido pela inflação do ano anterior – se aprovada em 2016, a medida valerá até 2036. Qualquer mudança nas regras da PEC só poderá ser feita a partir do décimo ano, e será limitada à alteração do índice de correção anual.

A proposta retira dos próximos governantes parte da autonomia sobre o orçamento. Isso porque a PEC 241 não permitirá o crescimento das despesas totais do governo acima da inflação, mesmo se a economia estiver bem. E só será possível aumentar os investimentos em uma área desde que sejam feitos cortes em outras.

Economistas têm advertido para os efeitos colaterais que a medida poderá causar, como a redução nos investimentos em saúde e educação, a perda do poder de compra do salário mínimo, entre outros. Ainda assim, a medida avançou rapidamente e já passou em primeiro turno no plenário da Câmara, por 366 a 111 votos, no dia 10 de outubro. Se passar pela votação em segundo turno, prevista para esta terça-feira (25), a matéria segue para o Senado Federal, que pode aprová-la ainda em 2016.

O teto é igual para todos?

Perondi afirmou que “todos os países que adotaram essa sistemática recuperaram a sua economia”. Um levantamento do Fundo Monetário Internacional (FMI) que analisou regras fiscais em 89 países entre 1985 e 2015, consultado pelo Truco, mostra, no entanto, que o modelo não é igual em todos os lugares. Logo, não é possível falar em uma mesma “sistemática”.

A Holanda adota um limite de gastos desde 1994. O teto vale para um período de quatro anos e inclui quase todas as despesas, como saúde, seguridade social e o pagamento de juros da dívida pública. A partir de alguns critérios, o governo faz uma previsão – em geral, depois de negociar com os partidos da base de apoio – que ele mesmo terá de cumprir. São permitidos aumentos nos gastos após a previsão inicial, desde que seja comprovada a existência de recursos.

Diferentemente da PEC 241, o modelo holandês impõe um limite também ao pagamento de juros da dívida pública. Isso deixou de acontecer entre 2007 e 2010, quando esse tipo de despesa foi excluída do teto. A crise econômica de 2008 levou ainda à exclusão, no teto, de certos benefícios e programas de assistência social e desemprego, entre 2009 e 2010. Mudanças como essas, para reagir a pressões econômicas internas e externas, não serão possíveis durante a vigência da PEC 241, caso ela seja aprovada sem alterações.

As regras de limitação para gastos foram adotadas de forma pioneira também na Suécia e Finlândia. Assim como ocorre na Holanda, o regime usado nos dois países tem diferenças em relação à PEC 241. Em 1997, a Suécia criou um rígido sistema de teto de gastos, que não permite alterações nos limites estabelecidos, mas válidos por três anos – não por 20, como quer Temer.

Na Finlândia, após mais de uma década tentando implementar um limite anual de gastos, o país estabeleceu um teto válido por quatro anos, em 2003. O governo seguinte manteve o regime, introduzindo alterações para torná-lo mais flexível. As limitações para o crescimento das despesas atingem hoje cerca de 75% das despesas federais finlandesas. Suécia e Finlândia não impõem valores máximos para os gastos com juros da dívida – o que também ocorre na PEC 241.

Também pioneira no teto, a Dinamarca limitou o crescimento real (acima da inflação) dos gastos a 0,5% ao ano, em 1994. O índice foi elevado para 1% entre 2002 e 2005. Após alterações nos anos seguintes, entrou em vigor, em 2014, uma lei que determina limites estabelecidos pelo parlamento a cada quatro anos e que vale para estados e municípios, além do governo federal.

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Votação em primeiro da PEC 241 no plenário da Câmara dos Deputados, em 10 de agosto

A União Europeia adota uma regra com metas específicas por país, mas que, em geral, limita o aumento das despesas ao mesmo porcentual previsto para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em médio prazo. Além de excluir dos limites os gastos com benefícios para desempregados, a regra permite um aumento mais veloz das despesas, desde que amparado por um crescimento de receitas.

No Japão, as metas de gastos estabelecidas em 2006 deveriam ser seguidas por cinco anos, mas foram abandonadas em 2009, devido à crise econômica. Desde 2011, o país passou a proibir qualquer aumento nos gastos federais de um ano para o outro, com exceção daqueles relacionados ao pagamento da dívida pública – que preocupa por já ter ultrapassou duas vezes o valor do PIB.

O Kosovo limitou o aumento dos gastos, em 2006, a 0,5% ao ano em termos reais (acima da inflação). A medida foi descumprida e teve a abrangência reduzida, em 2009, passando a valer somente para os municípios. A Bulgária também passou por problemas com os limites estabelecidos em 2006, que não permitiam que as despesas excedessem 40% do PIB. Após furar a meta, a regra foi suspensa em 2009 e voltou a vigorar em 2012, não mais como um acordo político, mas com força de lei.

Na maior parte dos países, a regulação dos gastos é feita por meio de leis ordinárias ou de acordos políticos, como é o caso holandês. Os únicos a terem os modelos incluídos na Constituição, como defende o governo Temer, são Dinamarca, Georgia e Singapura.

Ou seja, a PEC 241 não repete o regime adotado por nenhuma outra nação, tendo como principais diferenças o longo prazo (20 anos), a correção do teto de gastos apenas pela inflação e a inclusão da norma na Constituição.

Todos os países recuperaram a economia?
Perondi exagerou ao dizer que “todos os países que adotaram essa sistemática recuperaram a sua economia”. Em alguns casos, o teto foi desrespeitado ou precisou ser modificado – o que será bem difícil de acontecer na proposta brasileira. Também distorceu dados ao citar os números sobre a economia da Holanda: “A Holanda, por exemplo, adotou limites em 1994, conseguiu reduzir a relação dívida/PIB de 77,7% para 46,8% e enxugou as despesas com juros de 10,7% para 4,8% do PIB. Ao mesmo tempo o desemprego caiu de 6,8% para 3,2%.”

Segundo a assessoria de Perondi, as informações sobre a Holanda foram retiradas da apresentação de Murilo Portugal, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em audiência na Comissão Especial da PEC 241. Ao contrário do relatório do deputado, o texto de Portugal deixa claro que os dados sobre a Holanda são relativos ao período 1994-2007. O problema é que há dados mais recentes, que mostram um cenário distinto.

A Holanda teve bons resultados na economia no período entre 1994 e 2007, mas o teto de gastos não a protegeu da crise financeira de 2008. O cenário negativo levou a alterações temporárias no sistema, na tentativa de evitar que os estragos fossem ainda piores. Suécia e Finlândia também sentiram o impacto e tiveram uma piora nos indicadores. Não será possível fazer ajustes de curto prazo se a PEC 241 for aprovada com o texto atual.

Embora tenha recuperado a economia entre 1994 e 2007, como apontou o deputado Perondi, a Holanda sofreu os impactos da crise de 2008, que reverteu a recuperação de indicadores econômicos e expôs limitações do sistema de teto de gastos. Se, por um lado, os anos recentes representam um dos piores cenários da economia mundial nas últimas décadas, o que justifica em parte a piora do quadro holandês, por outro lado houve flexibilidade do modelo de limite de despesas, que foi alterado para cruzar a crise.

A proporção entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) caiu na Holanda, na Suécia e na Finlândia em um primeiro momento, mas não parou de subir depois da crise de 2008. Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), na Holanda, o indicador diminuiu de 71,7%, em 1995, para 42,6%, em 2007. Com a crise econômica, no entanto, o índice subiu até alcançar 68,3%, em 2014. A dívida finlandesa equivalia a 42,7% do PIB, em 2003, e foi reduzida gradualmente até 32,5%, em 2008. Com a crise, cresceu sucessivamente até atingir 55,7% em 2013. Na Suécia, o porcentual devido em relação ao PIB era de 70,2% em 1996. Passou para 36,7%, em 2008, e após oscilações chegou a 2012 com 36,4%.

Embora ligeiramente diferentes daqueles compilados pelo FMI, os dados do Banco Mundial para as relações entre déficit e PIB da Holanda e da Finlândia apresentam as mesmas tendências de recuperação pré-crise e deterioração pós-2008. As informações do banco sobre a Suécia, disponíveis apenas a partir de 2010, mostram oscilações até 2013 na casa dos 42% – ou seja, não houve mais queda significativa após a crise.

O índice de desemprego seguiu uma tendência semelhante. Na Holanda, caiu de 7,2%, em 1994, para 2,8%, em 2008. Por conta da crise, o porcentual mais que dobrou, atingindo 6,9%, em 2014. Na Finlândia, o desemprego caiu entre 2003 (9%) e 2008 (6,3%), mas subiu para 8,6% em 2014. A Suécia atingiu 8,7% em 2010, o maior índice de desemprego desde 1998 (8,5%), chegando a 2014 com 8%.

Dos indicadores citados por Perondi, o único cuja trajetória de queda não foi revertida após 2008 foi o pagamento de juros da dívida em relação às receitas. Em 1994, a Holanda destinava 9,9% das receitas para esse tipo de despesa. Após forte redução, o índice se estabilizou em torno de 4,4% entre 2006 e 2008. A crise promoveu uma leve alta no parâmetro em 2009 (4,7%), mas a trajetória de queda logo foi retomada, e o menor valor da série foi alcançado em 2014, com 3,4%. Suécia e Finlândia seguiram padrões parecidos, com poucos impactos da crise neste indicador.

Embora tenha sido precedida por grandes dificuldades financeiras, a entrada em vigor do teto na Suécia e na Finlândia não teve como objetivo recuperar o controle fiscal, mas mantê-lo, segundo estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) publicado em 2008. “Interessante notar que os limites máximos de despesas foram introduzidos após a consolidação, e não como parte do esforço para reduzir as despesas. Os limites máximos foram usados para manter a estabilidade, e não para criá-la”, diz o artigo.

O trecho do relatório da PEC 241 analisado nesta checagem está, portanto, equivocado. Chamar de “essa sistemática” tanto a proposta brasileira quanto o modelo holandês e de outros países é um exagero, já que as regras são vigentes por uma quantidade diferente de anos, em cada caso – contra 20 anos no Brasil –, e podem incluir ou excluir certos gastos, de acordo com o desempenho da economia – o que não será permitido com a PEC 241. Ao omitir essas diferenças, Darcísio Perondi distorceu fatos importantes e, por isso, o Truco no Congresso classifica a fala do parlamentar com a carta “Não é bem assim”.




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Editado pela última vez por cassiosemasas em Ter Out 25, 2016 7:53 pm, em um total de 2 vezes.
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