Não quero entrar no mérito dos critérios de seleção que é algo extremamente subjetivo, mas vou dar um exemplo em relação a obras (ou qualquer outro projeto) no exterior, os projetos são feitos no Brasil, os engenheiros são brasileiros e são pagos no Brasil, a maior parte dos lucros entra no Brasil e não é que os brasileiros vão "pagar*" por isso, é um empréstimo, no fim, quem recebeu as obras vai acabar pagando.kirk escreveu:Há uma diferença que você está desconsiderando, uma coisa é financiar EQUIPAMENTOS nacionais para entes do exterior, isso fomenta nossa economia e cria empregos aqui, outra coisa é financiar OBRAS no exterior, que na realidade cria empregos lá e geração de divisas lá.
Um exemplo, financiar os trens do metrô de outro País, fabricá-los aqui e exportar é positivo e atende os princípios que levaram a criação do BNDEs, financiar obras do metrô em outro País não ... financiar um Porto em outro País também não, embora um percentual disso possa ser de equipamentos, mas não há justificativa em investir numa obra no exterior como o Metrô de Caracas ou o Porto de Cuba ou Usina Hidroelétrica em Angola que vem surgindo como uma caixa preta e SUJA ...
Outros países também fazem isso, por exemplo, a Suécia financiou a produção dos Gripen E no Brasil, por enquanto só sai dinheiro dos suecos, o Brasil só vai começar a pagar daqui a anos em suaves (e aqui sem ironia! Os juros negociados foram baixíssimos) prestações a perder de vista.
*Mas claro, se o governo emprestar dinheiro com juros menores do que o dinheiro que ele toma emprestado, então os brasileiros acabam pagando o pato sim, esse é o problema.
Não tenho muitos detalhes também, eu só uma informação sobre isso: O governo vai gastar mais com o BNDES.kirk escreveu: Não há justificativas para essa sua última frase, que eu tenha conhecimento, há algum contrato que tenha sido formalizado no governo Temer ??? ... estou perguntando sem ironia !
Eu sinceramente confio que o Meireles que na realidade é quem está à frente de toda a atividade econômica tenha uma linha de atuação mais coerente e ética que seus antecessores ... o que percebi na realidade é uma "fechada de torneira" no BNDEs, tá mais difícil o acesso e ESPERO que os recursos sejam aplicados no fomento da atividade produtiva DENTRO do território Nacional ... se querem chamar isso de Bolsa Empresário, eu tô pouco me lixando, o que importa é que os empréstimos sejam direcionados para incremento da atividade produtiva no BRASIL.
Vou falar de uma experiência pessoal, sou empresário, e recebi propostas de "consultores" que segundo me informaram tinham "acesso" aos decisores de crédito e eu teria que pagar um percentual do empréstimo para ter minha proposta aprovada rapidamente e minhas garantias "aceitas" (talvez sem maiores avaliações) ... um deles, disse que os valores não poderiam ser pequenos, senão não aprovariam ... ouvi coisas como: precisavam aprovar "rápido" antes da campanha eleitoral ... eu não fiz as propostas que obviamente cheiravam mal ... nem posso afirmar que os tais "consultores" de fato conseguiriam aprovar ... mas em conversas com outros parceiros vi que a ação de tais consultores era bem comum ... enfim ... deve ter algo diferente no Governo Temer ! ... ou acha que não?
Se alguém tivesse "fechado a torneira" ou se fosse mais criterioso nas escolhas dos projetos o gasto do governo com o banco deveria cair, mesmo se "apenas" parecem de emprestar a juros negativos (a juros menores do que o governo paga) o gasto já deveria reduzir muito, mas, aumentou.