NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bender

Re: NOTÍCIAS

#20281 Mensagem por Bender » Seg Dez 06, 2010 12:53 pm

Carlos Mathias escreveu:Disseram que NJ não podia externar opiniões sobre caça A, B ou C.
Mas vê-se que Saito já tinha o seu escolhido, independentemente da outra parte da decisão.

O que põem a pensar, mas só um pouquinho, é que perece que o CMDO da FAB simplesmente ignorou o Itamaraty e o MinRel Ext.

Penso isso porque só assim se poderia pensar em F-18E com tudo o que aconteceu ao longo do percurso FX.

Até a minha vira-latas sabia que os americanos estavam fazendo figuração, pois o cerne da compra nunca foi plenamente tendido, qual seja, um documento de Estado/congresso deles garantindo as ToTs por nós pretendidas.

Sobre o aspecto técnico da escolha, este deve prevalecer sobre o aspecto estratégico/político/comercial ????
Carlos,eu prefiro ignorar os tais "telegramas" diplomáticos americanos,mesmo porque todos nós sabíamos desde o princípio sem "telegrama" algum,para onde sempre penderá a FAB.

Usar equipamento americano, para ela FAB, é uma questão "natural",acredito na figura ilibada do Cmte,e na naturalidade se assim for,de expressar uma verdade e preferência histórica,somente.Veja que a intervenção do Min. Jobim quanto a valorização de determinados itens da avaliação técnica,financeira e industrial da confecção do relatório,coloca as coisas em seus devidos lugares quanto aos interesses mais amplos do país.

Opiniei uma vez sobre um post do Lord Nauta,a respeito da mudança da maneira de se fazer esta compra,outras pessoas argumentaram corretamente que a disputa publica se fazia nescessária para melhora dos preços.

De maneira alguma foi um jogo de cartas marcadas,mas as preferências de cada um dos membros do governo de que direção "preferia" assim como a própria Fab era clara,o componente político foi fundamental na escolha,e a participação dos EUA e Suécia também para que os valôres franceses chegassem mais próximos dos outros disputantes.

O que não podemos avaliar com certeza ainda,é qual o peso que a a nescessidade de uniformização de meios entre a FAB e MB,para o governo,teve na formulação da short list,(e aqui eu deixo claro que não estou dizendo que a MB participou da confecção da short list,OK?) já que dois dos caças são também navais e o terceiro diante de tantas promessas "vãs",poderia até ter sujerido se tornar também,como foi dito aos quatro cantos.

Este aspecto,se nos prendermos simplesmente a questão técnica,impactaria como na proposta russa do SU35,diante das catapultas do Nae São Paulo e do futuro Nae sem "rampas" de lançamento e também com catapultas da MB?

Coisas que descobriremos um dia.

Grande abraço!

DELTA22
Sênior
Sênior

#20282 Mensagem por DELTA22 » Seg Dez 06, 2010 1:09 pm

Dúvida... quem puder responder, agradeço desde já:

Fui ao site do MD e na agenda do Ministro não consta o encontro com Dilma. É hoje ou nos próximos dias dessa semana que ocorrerá? É provável que hoje (ou no dia que ocorrer a reunião) batam definitivamente o martelo?

[]'s a todos.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
PRick

#20283 Mensagem por PRick » Seg Dez 06, 2010 1:19 pm

DELTA22 escreveu:Dúvida... quem puder responder, agradeço desde já:

Fui ao site do MD e na agenda do Ministro não consta o encontro com Dilma. É hoje ou nos próximos dias dessa semana que ocorrerá? É provável que hoje (ou no dia que ocorrer a reunião) batam definitivamente o martelo?

[]'s a todos.
Creio que esse tipo de encontro não estaria na Agenda do Ministro, afinal, essa reunião é para definir se ele vai ficar ministro e em que condições. 8-] 8-]

[]´s

wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#20284 Mensagem por wagnerm25 » Seg Dez 06, 2010 1:31 pm

Izaias Maia escreveu:ISTOÉ

"Uma questão de segurança"

Octávio Costa

A aquisição de um novo avião para a Presidência da República parece supérflua, mas não é. Envolve uma questão de Estado. Hoje, o presidente Lula usa o Airbus 319 comprado em 2005, mas com autonomia de voo de apenas nove mil quilômetros. Muito aquém das necessidades da diplomacia presidencial, que exige frequentes viagens à Ásia e à África. “Quando Lula visitou o Catar, fizemos tantas escalas que entendi o que signifi ca Rodada de Doha”, diz o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins. Ao voltar da África do Sul, parou em Angola e numa ilha do Atlântico. Por isso, a Aeronáutica avalia a compra de um A-330 para servir à presidente Dilma.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... notimpol#2
Olha, eu sou da opinião que nem esse primeiro Airbus presidencial deveria ter sido comprado. Temos a Embraer e o presidente do país precisa voar num avião fabricado aqui. De preferência com uma pintura na lateral do avião "MADE IN BRAZIL" com letras garrafais do tamanho da fuselagem.

Azar que fosse fazer escalas para chegar na China, no Japão ou na Europa ou onde quer que fosse.

E ninguém me tira da cabeça que a compra de um avião maior, mais que pelo conforto, se dá principalmente pela necessidade de se levar mais puxa-sacos e aspones a cada viagem.

Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#20285 Mensagem por Fábio Nascimento » Seg Dez 06, 2010 2:08 pm

Dilma acerta hoje compra de caças da FAB com Jobim

Publicidade

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

A presidente eleita, Dilma Rousseff, formaliza hoje o convite para que o ministro Nelson Jobim permaneça na Defesa e conclua dois processos já iniciados: a compra dos novos caças da Aeronáutica e a retirada do setor de aviação civil da pasta.

A primeira sondagem para Jobim continuar na Defesa foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda durante as eleições. Os dois acertaram que ele ficaria pelo menos nos dois primeiros anos do novo governo, caso Dilma fosse eleita.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook

Depois da vitória, o ministro foi também procurado por Antônio Palocci, que é da equipe de transição de Dilma e será o futuro chefe da Casa Civil.

Eles discutiram a conclusão dos processos de reestruturação das Forças Armadas e de modernização dos equipamentos militares, principalmente com a compra dos novos caças, que se arrasta desde os dois governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003).

Palocci, assim, organizou a pauta do encontro Dilma-Jobim de hoje. Na sexta-feira, 7/11, a própria Dilma telefonou para Jobim, marcando a data para bater o martelo.

A expectativa é a de que saia desse encontro a definição do modelo de caça que irá renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira).

Conforme a Folha antecipou em janeiro, relatório técnico da FAB apontou o Gripen NG, da Saab, sueca, em primeiro lugar, principalmente pelo melhor preço e por propiciar maior transferência de tecnologia.

O F-18 norte-americano, considerado pelos pilotos o melhor avião em si, ficou em segundo; o Rafale francês, preferido por Jobim e pelo Planalto por questões políticas, ficou em terceiro e último. Só ganhou num dos sete critérios analisados.

Apesar da indicação técnica da FAB, Jobim manteve a preferência pelo Rafale, alegando que há "uma aliança estratégica" do Brasil com a França.

A decisão final cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve convocar o Conselho de Defesa Nacional ainda nesta semana, provavelmente na quinta-feira, para ratificar a opção.

Caso confirmada a compra dos Rafale, Lula deverá assinar o acordo com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, durante a inauguração da ponte sobre o rio Oiapoque que liga o Amapá à Guiana francesa por terra. A previsão é de que a solenidade seja no próximo dia 15.

Quanto à reestruturação das Forças Armadas, já aprovada pelo Congresso, falta definir a transferência do setor de aviação civil da pasta da Defesa para uma secretaria específica.

A nova pasta vai incluir a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a atual secretaria vinculada à Defesa e a Infraero (estatal responsável pelos aeroportos). A intenção é abrir o capital dessa empresa à iniciativa privada.

Há dúvidas sobre uma outra área estratégica: o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), subordinado à Aeronáutica.

No Brasil, os militares cuidam tanto da defesa área quanto do controle de tráfego de aviões. Os controladores são na grande maioria sargentos. Não está claro se isso migrará ou não para a nova secretaria.

_______________________________________________.
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#20286 Mensagem por Francoorp » Seg Dez 06, 2010 2:48 pm

wagnerm25 escreveu:

Octávio Costa

A aquisição de um novo avião para a Presidência da República parece supérflua, mas não é. Envolve uma questão de Estado. Hoje, o presidente Lula usa o Airbus 319 comprado em 2005, mas com autonomia de voo de apenas nove mil quilômetros. Muito aquém das necessidades da diplomacia presidencial, que exige frequentes viagens à Ásia e à África. “Quando Lula visitou o Catar, fizemos tantas escalas que entendi o que signifi ca Rodada de Doha”, diz o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins. Ao voltar da África do Sul, parou em Angola e numa ilha do Atlântico. Por isso, a Aeronáutica avalia a compra de um A-330 para servir à presidente Dilma.

Olha, eu sou da opinião que nem esse primeiro Airbus presidencial deveria ter sido comprado. Temos a Embraer e o presidente do país precisa voar num avião fabricado aqui. De preferência com uma pintura na lateral do avião "MADE IN BRAZIL" com letras garrafais do tamanho da fuselagem.

Azar que fosse fazer escalas para chegar na China, no Japão ou na Europa ou onde quer que fosse.

E ninguém me tira da cabeça que a compra de um avião maior, mais que pelo conforto, se dá principalmente pela necessidade de se levar mais puxa-sacos e aspones a cada viagem.

Valeria a pena investir bilhões em desenvolvimento de uma aeronave de longo raio??

E devemos lembrar se neste seguimento de mercado, dos aviões de linha grandes, os concorrentes são ferozes e gigantes!! O risco valeria a pena neste momento de crise internacional???

Não sei responder, mas pelo coração acho que sim!

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

#20287 Mensagem por prp » Seg Dez 06, 2010 3:20 pm

Os custos de um aviao que tem que fazer muita escala é muito alto.

Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#20288 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Seg Dez 06, 2010 3:43 pm

wagnerm25 escreveu:

Octávio Costa

Eu vou negritar para ver se são capazes de entender:
O A-330MRTT é um reabastecedor estratégico, que pode transportar além do combustível, tropas e cargas, bem como a possibilidade de se adaptar uma configuração executiva (VIP).
Será que fui claro ou vou ter que desenhar?

:evil:

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#20289 Mensagem por crubens » Seg Dez 06, 2010 3:48 pm

É isso mesmo camarada Ilya, o pessoal não enxerga que mote da questão é a compra de reabastecedores. A parte relativa a avião presidencial é só manobra diversionária e muita gente tá caindo nessa. :D

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#20290 Mensagem por WalterGaudério » Seg Dez 06, 2010 3:52 pm

Já pensaram que em menos de 10 dias, esse lenga-lenga de FX vai acabar?
Será o primeiro reveillon desde 1970 ou 71 em que passaremos uma virada de ano sabendo que em um futuro bastante próximo teremos um novo avião de combate(descontando 1988, por causa do AMX, é claro).

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#20291 Mensagem por Penguin » Seg Dez 06, 2010 3:54 pm

crubens escreveu:É isso mesmo camarada Ilya, o pessoal não enxerga que mote da questão é a compra de reabastecedores. A parte relativa a avião presidencial é só manobra diversionária e muita gente tá caindo nessa. :D

Minha opinião:
4 A330 MMRT para a FAB
1 A330 MMRT/VIP ou A340 VIP para o GTE

Editado pela última vez por Penguin em Seg Dez 06, 2010 4:17 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#20292 Mensagem por crubens » Seg Dez 06, 2010 4:16 pm

Então é o que eu disse, tão comprando 5 reabastecedores e só falam no vip.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#20293 Mensagem por Penguin » Seg Dez 06, 2010 4:18 pm

crubens escreveu:Então é o que eu disse, tão comprando 5 reabastecedores e só falam no vip.
Desculpe. Faltou o "minha opinião".

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#20294 Mensagem por delmar » Seg Dez 06, 2010 4:29 pm

WalterGaudério escreveu:Já pensaram que em menos de 10 dias, esse lenga-lenga de FX vai acabar?
Será o primeiro reveillon desde 1970 ou 71 em que passaremos uma virada de ano sabendo que em um futuro bastante próximo teremos um novo avião de combate(descontando 1988, por causa do AMX, é claro).
Versão 12.3 da série - AGORA VAI!

Vamos aguardar, é como naqueles jogos dificeis em que a decisão é esperada pela torcida aos 45 minutos do segundo tempo. Já foram 2.896 dias de jogo (governo Lula) e restam somente 20 dias úteis para acabar o tempo do Lula. A torcida tenta empurrar o time. :roll:

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#20295 Mensagem por WalterGaudério » Seg Dez 06, 2010 4:54 pm

Penguin escreveu:
crubens escreveu:É isso mesmo camarada Ilya, o pessoal não enxerga que mote da questão é a compra de reabastecedores. A parte relativa a avião presidencial é só manobra diversionária e muita gente tá caindo nessa. :D

Minha opinião:
4 A330 MMRT para a FAB
1 A330 MMRT/VIP ou A340 VIP para o GTE

POWs!!! é só fazer uma licitação para 5 aviões e depois uma para adquirir um kit VIP. [012] [012] [012] [039] :idea: [051] será que eu tenho que pensar em tudo????

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder