Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 587 vezes
Agradeceram: 193 vezes

Re: Super Tucano News

#2026 Mensagem por saullo » Sáb Jan 28, 2012 5:12 pm

Boss escreveu:135 F-15 e 112 F-16 e eu aceito a lataria... :twisted: :mrgreen:

Embraer vai ter lucros inimagináveis com as modernizações lá para 2020... 8-] :?
Veja bem, 60 F-15 para Anápolis, Rio de Janeiro e Manaus, e 80 F-16 para Canoas, Santa Maria, Campo Grande e Natal.
Moderniza na Embraer com AEL, compra novos reabastecedores e vamo que vamo.

Abraços

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#2027 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jan 28, 2012 7:08 pm

É isso aí: a Colômbia iniciou tratativas para a aquisição de mais 1 lote de Super-Tucano para a FAC. O negócio pode sair ainda no primeiro semestre de 2012.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#2028 Mensagem por sapao » Sáb Jan 28, 2012 8:50 pm

saullo escreveu:

Embraer vai ter lucros inimagináveis com as modernizações lá para 2020... 8-] :?
Veja bem, 60 F-15 para Anápolis, Rio de Janeiro e Manaus, e 80 F-16 para Canoas, Santa Maria, Campo Grande e Natal.

Abraços
Vamo que vamo rumo ao seculo passado...
Será que essa é nossa sina, operar com sucata?

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6896 vezes
Contato:

#2029 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 28, 2012 9:43 pm

Tem sido. Em pleno século 21 nossos melhores caças são dos anos 60; ir para os 80, desta perspectiva, não é TÃO ruim assim...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#2030 Mensagem por Justin Case » Sáb Jan 28, 2012 10:33 pm

Amigos,

Um comentário era sobre capacidade bélica versus orçamento:
Todas as potências estão reduzindo o número de aeronaves, substituindo grandes frotas antigas por poucos aviões mais capazes.
Isso poderia valer em qualquer lugar, inclusive no Brasil.
Se o dinheiro está curto, que se comprem menos aviões, em vez de aviões baratos/menos capazes ou grande lote de aviões usados.
Diminuir o tamanho da Força, sem diminuir sua capacidade. Essa é a opção de vários países desenvolvidos. É fácil constatar nestes a consequente diminuição da infraestrutura, dos efetivos, além do fechamento de bases, o que traz economia.
Tampax nunca mais!
Abraços,

Justin

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2031 Mensagem por Túlio » Dom Jan 29, 2012 12:02 am

Justin, sem querer ser pedante mas nossa capacidade está muito ABAIXO DO MÍNIMO para o que temos a defender. Se a França quer trocar trocentos tipo de aviões obsoletos/obsolescentes em uns sete tipos diferentes por duas centenas de RAFALES isso não chega nem perto dos nossos compromissos.

Só na atualidade temos mais de uma centena de aeronaves a jato de combate, em três modelos (quatro, se contarmos os da MB), todos obsoletos, por mais MLU que se faça. E as citadas potências ESPECIFICAM/PROJETAM/DESENVOLVEM/PRODUZEM seus novos caças, o que absolutamente NÃO É o nosso caso.

Assim, mesmo atualizar essa frota toda implica em PRATELEIRA, ou seja, não ESPECIFICAMOS/PROJETAMOS/DESENVOLVEMOS/PRODUZIMOS aqui. E há ainda toda essa celeuma por duas ou três dúzias de unidades de prateleira.

Não, não dá para nos compararmos. O gigante econômico não é mais do que um anão em capacidade militar, pela incúria que vem de séculos...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Justin Case
Sênior
Sênior

#2032 Mensagem por Justin Case » Dom Jan 29, 2012 12:15 am

Túlio,

O meu comentário não foi direcionado a F-X, Rafale, outro caça, prateleira ou não.
Foi só um lembrete para que consideremos quantidade & qualidade.
O que me motivou a levantar esse aspecto foi o número de comentários que sugerem comprar muitos aviões excedentes americanos, na contramão do que se faz pelo mundo.
Não é para convencer ninguém. É só "brainstorm".
Abraço,

Justin

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#2033 Mensagem por Boss » Dom Jan 29, 2012 12:20 am

Mas não é excedente, o Brasil é um continente, precisa de uns 150~300 caças para se defender decentemente.

Iríamos ter enfim, uma quantia aceitável de caças, se fossem comprados nas quantias propostas.

Claro que eu preferia ter caças novos, com ToT, tudo de acordo com a END. E claro, russos ou franceses (minha preferência pessoal, evidentemente). Mas já vimos que a vaca foi pro brejo, vamos pensar em tirar lucro da lama.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 430 vezes

#2034 Mensagem por prp » Dom Jan 29, 2012 12:31 am

A vaca só vai pro brejo se alguma dessas sucatas aparecerem por aqui, enquanto isso não acontece a vaca ainda está viva.

SUCATA NUNCA MAIS!

Justin Case
Sênior
Sênior

#2035 Mensagem por Justin Case » Dom Jan 29, 2012 12:34 am

Boss,

Concordo com você. É fato e temos a mesma opinião. Precisamos e queremos MUITOS e BONS.
Mas se o dinheiro não existe, ou o Governo não dá prioridade, o que fazer?
1. Comprar muitos aviões descartados pelos outros?
2. Comprar média quantidade de novos/bons e desativar aqueles que só voam, mas não assustam ninguém, reduzindo o total de aviões?
3. Comprar poucos aviões de primeira linha e continuar a utilizar os nossos "modernizados", mantendo o tamanho da Força?
Abraço,

Justin

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2036 Mensagem por Túlio » Dom Jan 29, 2012 12:50 am

Justin Case escreveu:Túlio,

O meu comentário não foi direcionado a F-X, Rafale, outro caça, prateleira ou não.
Foi só um lembrete para que consideremos quantidade & qualidade.
O que me motivou a levantar esse aspecto foi o número de comentários que sugerem comprar muitos aviões excedentes americanos, na contramão do que se faz pelo mundo.
Não é para convencer ninguém. É só "brainstorm".
Abraço,

Justin

Jamais te acusaria disso, Justin. Apenas aproveitei teu post para demonstrar a ABISMAL diferença entre POTÊNCIAS e nós. A França calhou por ser muito falada aqui e pelo seu ambicioso programa de trocar SETE aeronaves por uma e desenvolver SOZINHA a aeronave pretendida.

O que eu quis dizer é que sequer há termo de comparação entre nós e eles, cuja superfície TOTAL a defender (terra + mar) é muitíssimo menor que apenas a nossa Amazônia Azul, para não falar na verde nem nas áreas industriais, produtoras de energia, fronteiras agropecuárias, água potável, etc.

E enquanto eles se atiram de cabeça num programa próprio que prevê até umas três centenas de caças de alta sofisticação e que têm dado excelentes provas de sua capacidade, nós ficamos aqui num eterno chove-não-molha por causa de duas ou três dúzias de caças DE PRATELEIRA, ao contrário dela... :wink: 8-]

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#2037 Mensagem por alcmartin » Dom Jan 29, 2012 12:55 pm

Eu, como sempre fui envolvido com a instrução, formação de pessoal, foco mais nesse lado. O que seria mais rápido, ou melhor, qual é o melhor custo-benefício, em caso de necessidade? Ampliar um pequeno núcleo de profissionais, altamente capacitados no que há de mais moderno, ou próximo, ou atualizar um numero maior de profissionais que trabalham um step abaixo em termos de tecnologia e know how?

De fora, sem conhecimentos maiores dos numeros, eu escolheria o velho mix hi-low. Possuir o nucleo de excelencia, para dominio e uma massa maior quase pronta, só faltando a finesse da operação.

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#2038 Mensagem por sapao » Seg Jan 30, 2012 11:32 am

Algo como o Chile está fazendo com sua frota de F-16.
Netse caso eu concordaria em receber avião antigo, para complementar uma frota de modelos novos!

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#2039 Mensagem por GDA_Fear » Seg Jan 30, 2012 12:13 pm

saullo escreveu:

Abraços

Com esse número serão abertas outras bases ou criados outros esquadrões são 172 aeronaves, a FAB opera hoje 70 F-5M e 12 Mirage 2000, não há dúvidas que outras bases seriam criadas juntamente com outros esquadrões.

Carlos Mathias

#2040 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 30, 2012 12:15 pm

Mas e aquela conversa de custos? :roll:
O F-15 virou Gripen? :lol:

Responder