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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:34 pm
por Antunes
Corsário01 escreveu:
orestespf escreveu: Padilha, a pergunta que todos os gripeiros fogem dela: e quem bancará esta conta para que a tal velocidade de entrega venha surpreender até os mais céticos? Você tem notícias sobre isso?


Abração,

Orestes
O Brasil e a Suécia. Ambos. O NG será comprado pela FAS tb, junto com o Brasil. Ainda não foi pq o C/D cumpre as funções hoje em dia e no futuro o NG será o caminho natural deles. E o Brasil estando junto, (absorvendo algo que nem em sonho pensavamos poder um dia), será beneficiado com um caça que certamente veremos na linha de vôo das bases brasileiras e o melhor. VOANDO!

Coisa que se for o Rafale, tenho minhas dúvidas. No ínicio veremos voando uns 6 e tal. Depois será como hoje em dia. 2 aqui, 2 acolá.
E a maioria aguardando spares. [004]

Não entendi! Voce tem certeza que um caça que nem foi desenvolvido totalmente, não tem linhas de montagem prontas vai estar voando e saindo a um ritimo maior que um que esta pronto, é isso?

Bom voce tem suas duvidas eu tenho as minhas, tudo subjetivo.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:36 pm
por Penguin
Prezado Orestes,

Não sou padilha, mas creio que quem arcará seremos nosotros também (junto com os suecos).
Imagine um sistema composto por Saab (ou Dassault ou Boeing) e fornecedores estrangeiros + fornecedores brasileiros:

1) Entram recursos financeiros do estado brasileiro no sistema

2a) Sai do sistema como produto primário caças em um certo prazo

2b) Como produtos secundários, talvez até mais importantes que os caças, dominio de novas tecnologias, recursos humanos altamente capacitados e empresas mais competitivas.

Quem administrará esse sistema: Dassault, Saab ou Boeing.
Como o sistema vai ser gerido para cumprir o proposto tem a ver com o know how de cada empresa.

O preço final da Saab pode ser menor do que o da Dassault ou da Boeing? Parece que esse tem sido o motivo da polêmica, não? Os suecos dizem que é mais barato. Se é verdade ou não a FAB e o GF avaliarão.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:40 pm
por Corsário01
O Brasil e a Suécia. Ambos. O NG será comprado pela FAS tb, junto com o Brasil. Ainda não foi pq o C/D cumpre as funções hoje em dia e no futuro o NG será o caminho natural deles. E o Brasil estando junto, (absorvendo algo que nem em sonho pensavamos poder um dia), será beneficiado com um caça que certamente veremos na linha de vôo das bases brasileiras e o melhor. VOANDO!

Coisa que se for o Rafale, tenho minhas dúvidas. No ínicio veremos voando uns 6 e tal. Depois será como hoje em dia. 2 aqui, 2 acolá.
E a maioria aguardando spares. [004]

Não entendi! Voce tem certeza que um caça que nem foi desenvolvido totalmente, não tem linhas de montagem prontas vai estar voando e saindo a um ritimo maior que um que esta pronto, é isso?

Bom voce tem suas duvidas eu tenho as minhas, tudo subjetivo.[/quote]

Eu não disse isso. :twisted:

Linha de montagem no Brasil para caças nem francesa e nem sueca serão do dia para noite.

Estou falando de custos de manutenção. Com o Rafale a FAB voará pouco, pois o custo é altissímo, apesar de afirmarem, jurarem de pé junto que o custo é igual ao do M2000C.

Oxalá eu esteja errado e veja muitos Rafales voando. Mas não creio. Vão ficar no chão. 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:44 pm
por Carlos Lima
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu: Olá

E tem mais Mestre se me permite:

E quem disse que Aeronáutica é algo tão trivial que dá para ser desenvolvido tão rapidamente...

Se esse fosse o caso os próprios suecos abririam mão dos seus "C/D" e esperavam mais uns 3 anos... afinal "não é nada".

[]s
CB_Lima
Olá Lima,

pois é... 2009 já se foi, então vamos contar de 2010 até 2013, para entrega em 2014, são apenas 3 anos para desenvolver um caça, fazer um protótipo (na verdade sempre são dois ou três), testá-los a exaustão e começar a produção em série. Dá para imaginar que isso realmente pode ser feito, ainda mais aqui no Brasil? Devo estar muito doido ou o meu teto é baixíssimo, porque não consigo me convencer de forma alguma que isto possa ser sério, pra mim é marketing puro, mas...


Grande abraço,

Orestes


PS: não tenho conseguido comentar seus últimos posts, simplesmente ótimos. :wink:
Recíproca é verdadeira mestre...

Excelentes posts [100]

Pois é,

Imagina só se eu sou do parlamento Sueco e aprovei uma porrada de $$$$$ para comprar mais NG sabendo que essa barganha está sendo desenvolvida pela SAAB e ninguém me contou nada?

Eu ia ficar muito P... da vida porque afinal na Suécia $$$$ do contribuinte é coisa séria (mesmo!!).

Gente, botem a cabeça para pensar...

São aeronaves de alto-desempenho, no caso do Gripen ainda sendo maior, com aquele FBW que todo mundo sabe que dá uma dor de cabeça danada.... imagina em uma aeronave maior, com mais combustível, levando mais carga alar?

Isso por si só (sem contar uma centena de outros aspectos) já me faria colocar as barbas de molho!

Caramba Srs,

Não conseguimos nem colocar o SP para funcionar direito depois de tanto tempo... Troca eixo, troca isso troca aquilo... o que mais ouvi dizer é a palavra "troca"...

Imagina algo tão delicado e complexo como uma aeronave de caça aonde espaço é luxo e os equipamentos eletrônicos tem que funcionar todos em sintonia sem margem de erro ao mesmo tempo?

Os Suecos então devem patentear esse milagre antes que o pessoal do PAK ou do F-35 veja isso...

Sério. Usem o senso crítico, não se deixem levar pelos PPTs da vida e mais um café com biscoito e um almoço em BSB.

Além de Pins, bonés, gravatas e chaveiros... (mundo aonde o NG é uma realidade).

Senso crítico Srs.

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:47 pm
por Corsário01
AlbertoRJ escreveu:
Matheus escreveu:Mas Padilha,

pra que a força aérea da Suécia investiria num nova caça de 4 geração para substituir os Gripens que tem no máximo 10 anos de uso e vc acabou de dizer que o NG não passa de um MLU do C? realmente não dá pra entender...
E acrescento, ainda tendo uma penca de Gripens A estocados.
Isso não é MLU!

[]'s
Parece que não fui claro o suficiente. O NG não é um ABCD. Ele é como um F18 que evoluiu para o SH. Ele é um pouco maior, possui uma nova asa, novo motor, e novos sistemas, que o farão voar mais longe, mais rápido e com uma carga paga maior. Basicamente isso. Maiores informações sobre estrutura e etc, por favor enviem email para a SAAB, pois ela só forneceu essas infos. :wink:

A verdade é que ambos os caças Rafa e NG, possuem pontos positivos e negativos. Mas volto a perguntar:

Quem bancará o programa francês????

O Sueco nós já sabemos. 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:47 pm
por AlbertoRJ
Perspectivas da Força Aérea Sueca:
The future of the Swedish Air Force is today uncertain. With the collapse of the only military threat, the Soviet Union and the end of the Cold War, massive budget cuts have been made in the Swedish armed forces. The Swedish government have also decided to cut back on the Air Force and its fighters. Of the now 138 fighter planes in service about 100 will form the future Swedish Air Force. Some orders have been made on the helicopter side and about 40 new units will join the air force in the next coming years. Saab has also joined the EU project for the unmanned future stealth plane Dassault nEUROn.

In May 2008 further cuts in the Swedish armed forces were announced. Soon after this the Supreme Commander of the Swedish Armed Forces, Håkan Syrén, stated that even more Gripen fighters could be retired. The suggested number of fighters in the future Swedish air force is now about 60.[2]. If this becomes a reality the Swedish air force will have 144 Gripen fighters to retire. The price for one Gripen multirole fighter in 2006 was 76.1 million US$ which suggests that the Swedish armed forces would have spent more than 11 billion dollars (not including the development costs) on aircraft that were never used. One of Sweden's three existing fighter wings could also be closed. F 21 in Luleå or F 17 in Ronneby is a suggested option for this [3] .

However in 13 September 2008 the swedish government announced that no further regiments in the Swedish armed forces would be closed in the next coming years [4]. If this means that 100 Gripen fighters and not 60 will remain in active duty remains to be seen.
[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:49 pm
por Corsário01
CB Lima.

Se o Secretário de Estado da Suécia vem ao Brasil para afirmar que o governo sueco está fechado com tudo o que foi ofertado, como vc afirma que o governo sueco não sabe de nada?
Confesso que não entendi.
Imagina só se eu sou do parlamento Sueco e aprovei uma porrada de $$$$$ para comprar mais NG sabendo que essa barganha está sendo desenvolvida pela SAAB e ninguém me contou nada?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:51 pm
por AlbertoRJ
Corsário01 escreveu:
AlbertoRJ escreveu: E acrescento, ainda tendo uma penca de Gripens A estocados.
Isso não é MLU!

[]'s
Parece que não fui claro o suficiente. O NG não é um ABCD. Ele é como um F18 que evoluiu para o SH. Ele é um pouco maior, possui uma nova asa, novo motor, e novos sistemas, que o farão voar mais longe, mais rápido e com uma carga paga maior. Basicamente isso. Maiores informações sobre estrutura e etc, por favor enviem email para a SAAB, pois ela só forneceu essas infos. :wink:

A verdade é que ambos os caças Rafa e NG, possuem pontos positivos e negativos. Mas volto a perguntar:

Quem bancará o programa francês????

O Sueco nós já sabemos. 8-]
Padilha, o que não faz sentido é a Força Aérea Sueca fazer substituição dos Gripens C/D pelo novo NG, pelo menos para mim.

O programa francês será bancado pelo Brasil é claro, mas não o desenvolvimento do caça. Não foi essa a mensagem que passaram para o Sarkozy?

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:51 pm
por Matheus
Quante tempo demorou entre a assinatura do contrato dos Gripens da SAAF e o recebimento da primeira aeronave, sem desenvolvimento novos, construção local, etc?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:53 pm
por DELTA22
[050] [050] [050] [050] Tô bebado... só pode!!! [050] [050] [050] [050]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:53 pm
por Carlos Lima
Santiago escreveu:Prezado Orestes,

Não sou padilha, mas creio que quem arcará seremos nosotros também (junto com os suecos).
Imagine um sistema composto por Saab (ou Dassault ou Boeing) e fornecedores estrangeiros + fornecedores brasileiros:

1) Entram recursos financeiros do estado brasileiro no sistema

2a) Saem do sistema como produtos primários caças em um certo prazo

2b) Como produtos secundários, talvez até mais importantes que os caças, dominio de novas tecnologias, recursos humanos altamente capacitados e empresas mais competitivas.

Quem administrará esse sistema: Dassault, Saab ou Boeing.
Como o sistema vai ser gerido para cumprir o proposto tem a ver com o know how de cada empresa.

O preço final da Saab pode ser menor do que o da Dassault ou da Boeing? Parece que esse tem sido o motivo da polêmica, não? Os suecos dizem que é mais barato. Se é verdade ou não a FAB e o GF avaliarão.

[]s
Mas Santiago,

O parlamento sueco nem sabe o que é Gripen NG ainda... (não está inserido nos planos dos caras e lá não é País que faz coisa sem plano bem-feito!)...

Não existe nenhuma garantia que eles vão bancar essa donzela segundo as espectativas da SAAB.

Além do mais, tudo isso para uma aeronave de 4 Geração!!

Eu tenho aquela frase popular na minha cabeça: " - Boi de Piranha!" e é isso que me parece com essa donzela.

Sei lá... para mim F-X se faz "hoje" com aeronaves de "hoje"... o que me preocupa é gastar bilhões com algo que quando ficar pronto daqui vai ser igual ao Rafale e ao F-18 :| (ou pior o que é beeeeem possível!)

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:55 pm
por Penguin
Claramente há algo nebuloso na TdT da Dassault, com componentes fabricados na França e apenas montados aqui, no 1o lote (30).

OBS.: Os 6 primeiros serão fabricados por lá.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:57 pm
por Corsário01
CB, o Rafale será entregue em 2014.
O NG em 2014. Se são equivalentes, pq o sueco é pior?
Quem garante que o Brasil ou a Embraer não ganharão mais com os suecos do que com os franceses? Estou apenas especulando :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:58 pm
por Matheus
Santiago escreveu:Claramente há algo nebuloso na TdT da Dassault, com componentes fabricados na França e apenas montados aqui, no 1o lote (30).

OBS.: Os 6 primeiros serão fabricados por lá.
nebuloso para nós , não? para a FAB isto deve estarclaro nas propostas.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:59 pm
por Antunes
Bom, se tem alguma duvida sobre "jurar de pé junto" é so falar com a SAAB. :twisted:

Bom o Rafale já está pronto, 6 virão prontos e o restante serão apenas montados aqui. Então se a questão é em quanto tempo os caças estarão voando por aqui eu não acredito que tenha o que discutir.

Mas caro Corsário, me desculpe, o Brasil já é "gato escaldado", e nesse caso digo a FAB e GF, se eles não tem capacidade de participar e exigir um contrato que cubra e assegure a questão de manutenção e lógistica ai e soda em? Ai meu amigo.... nem deveriamos estar discutindo aqui. Acho que a FAB merece esse voto de confiança nosso. Com isso só quero dizer que devemos assumir que eles tem condição de fornecer o básico, suficiente para manter as aeronaves operacionais. Tenho minhas convicções mas quanto a isso que acabei de falar acredito que tanto a Boeing, Dassault e SAAB podem cumprir essa parte, por que se o problema for recursos humanos e financeiros o problema é da FAB não dos vendedores, desde que cumpra o contrato.

Quanto ao preço da manutenção do Rafale ser igual ao do Mirage 2000 eu não duvido nem um pouco. Até onde sei a manutenção do F-22 -excluindo o preço de eventuais peças importantes- é bem mais rapida, usa menos homens e portanto é mais barata que a de um F-15 por exemplo. Não vejo por que isso não pode se aplicar nos Rafales sendo que tiveram a complexidade logistica em mente quando desenvolveram o caça e os motores.

[]s
PS: A disponibilidade dos Rafales também deve ser maior, isso não é uma questão so na FAB mas em todas as forças aereas do mundo.