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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 11:51 am
por FIGHTERCOM
Alcantara escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Não acredito muito na possibilidade dos Fuzileiros Navais possuírem um Heli de ataque, pois os mesmos ainda nem possuem um Heli de transporte. Não seria o caso da MB adquirir alguns Cobras (caso tenha alguns disponíveis)? Que poderiam até serem embarcados para operações navais.

Abraços,

Wesley
Wesley, A-129, AH-1 Super Cobra, dá no mesmo. O importante é ter apoio de fogo na cabeça de praia. Aliás, conhecendo a propensão da Marinha de escolher equipamentos que inviabilizam padronizações, não duvido nada que escolhessem mesmo o Super Cobra, mesmo que a FAB e o EB já estivessem operando o Mangusta.

Mas deixa pra lá. O importante é ter. :roll:
E operar com eficiência!!!

Abraços!!! :wink:
Caro Alcantara,

Pergunta meio idiota: o A-129 possui uma versão navalizada?

Abraços,

Wesley

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 12:25 pm
por Bender
Senhores não caiu a ficha?pqp,conseguiram escolher alguma coisa,decidir,optar,tomar partido,ficar ao lado de:,determinar,ir na direção de:, não importa mais o modelo,cor,tamanho,local de uso,o fantástico é que decidiram!concluiram!chegaram a um consenso!definiram!Não dá nem pra acreditar que isso foi possível! :shock: eu espero que cheguem a outras definições...assim um futuro promissor se descortinará :mrgreen:

ps:Não é ironia é satisfação de um incrédulo mesmo :shock:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 12:34 pm
por FIGHTERCOM
Eu não vi nenhuma confirmação Oficial ainda... :?
Ainda é cedo para comemorarmos.

Abraços,

Wesley

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 1:10 pm
por rcolistete
FIGHTERCOM escreveu:
Não acredito muito na possibilidade dos Fuzileiros Navais possuírem um Heli de ataque, pois os mesmos ainda nem possuem um Heli de transporte. Não seria o caso da MB adquirir alguns Cobras (caso tenha alguns disponíveis)? Que poderiam até serem embarcados para operações navais.

Abraços,

Wesley
Os Fuzileiros Navais tem os Esquilos e Super Pumas para transporte.

Para mim, é urgente ter helicóptero ou A-4 lançando armamento guiado ar-superfície para apoio aéreo aos Fuzileiros, que tem um efetivo grande (mais de 10 mil). Mesmo que a guiagem (laser, GPS, etc) seja feita a partir do solo.

[]s, Roberto

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 1:42 pm
por bruno mt
quando se fala em versao navalizada

o que ha de diferença da comum??

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 1:44 pm
por Bender
Eu não vi nenhuma confirmação Oficial ainda...
Ainda é cedo para comemorarmos.

Abraços,

Wesley
Eu não vi nenhuma confirmação Oficial ainda... :?
Ainda é cedo para comemorarmos.

Abraços,

Wesley

Por isso que o "futuro promissor não se descortina "nunca [002]

Abraços 8-]

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 3:21 pm
por Bolovo
FIGHTERCOM escreveu:
Alcantara escreveu: Wesley, A-129, AH-1 Super Cobra, dá no mesmo. O importante é ter apoio de fogo na cabeça de praia. Aliás, conhecendo a propensão da Marinha de escolher equipamentos que inviabilizam padronizações, não duvido nada que escolhessem mesmo o Super Cobra, mesmo que a FAB e o EB já estivessem operando o Mangusta.

Mas deixa pra lá. O importante é ter. :roll:
E operar com eficiência!!!

Abraços!!! :wink:
Caro Alcantara,

Pergunta meio idiota: o A-129 possui uma versão navalizada?

Abraços,

Wesley
A Inglaterra usa um conceito interessante, usa os seus WAH-64 Apache nos navios da Royal Navy para quando é preciso dar suporte aos Royal Marines. O mesmo se faz com o CH-47. E são helis do British Army. Já imaginou algo do tipo no Brasil? Eu não. A FAB vai comprar o A-129, daí a MB compra o AH-1, daí o EB o Mi-28, daí a FAB aquilo... sério, não entendo a lógica disso.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 3:48 pm
por FIGHTERCOM
Bolovo escreveu: A Inglaterra usa um conceito interessante, usa os seus WAH-64 Apache nos navios da Royal Navy para quando é preciso dar suporte aos Royal Marines. O mesmo se faz com o CH-47. E são helis do British Army. Já imaginou algo do tipo no Brasil? Eu não. A FAB vai comprar o A-129, daí a MB compra o AH-1, daí o EB o Mi-28, daí a FAB aquilo... sério, não entendo a lógica disso.
Caro Bolovo,

Infelizmente eu tenho concordar com você. Padronização é algo que não existe nas nossas Forças e quando se comenta isso aqui, ainda aparecem defensores tentando justificar o injustificável.

Padronização? Ainda é sonho distante, quem sabe até utópico. :roll:

Abraços,

Wesley

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 4:05 pm
por WalterGaudério
rcolistete escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:
Não acredito muito na possibilidade dos Fuzileiros Navais possuírem um Heli de ataque, pois os mesmos ainda nem possuem um Heli de transporte. Não seria o caso da MB adquirir alguns Cobras (caso tenha alguns disponíveis)? Que poderiam até serem embarcados para operações navais.

Abraços,

Wesley
Os Fuzileiros Navais tem os Esquilos e Super Pumas para transporte.

Para mim, é urgente ter helicóptero ou A-4 lançando armamento guiado ar-superfície para apoio aéreo aos Fuzileiros, que tem um efetivo grande (mais de 10 mil). Mesmo que a guiagem (laser, GPS, etc) seja feita a partir do solo.

[]s, Roberto
Se a questão que se nos confronta é padronização de meios dentro da aviação naval, então minha sugestão é o Super Linx 300, com helfire, Mokopa, ou trigat.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 9:46 pm
por A.K. for T-7
Um Future Lynx, com oito Mokopa guiado a IIR/Laser, e uma FN M-3M em cada porta...

http://www.naval-technology.com/project ... ture-lynx5

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Abr 12, 2008 10:41 pm
por Lucius Clay
Colegas do fórum!

Acredito que está havendo algum engano, não? Os programas de reaparelhamento das FAs não serão anunciados somente a partir de setembro? Algumas notas que saíram até agora não garantem nada para franceses, russos, americanos, italianos e por aí vai. Bom essa é minha humilde opinião, acho que se há fontes que se divulguem, pois até agora só houve muita conversa e acredito que os governos estão em negociação, mas contratos mesmo, acredito que só em setembro.

Cordialmente,

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Abr 13, 2008 7:55 pm
por Sideshow
Eu não sei se isso já foi postado aqui....
MI-24/35 HIND

Seguindo a tendência dos projetos da época da guerra fria, a União Soviética desenvolveu o MI-24 para realizar missões de reconhecimento, ataque, apoio aéreo aproximado e, diferentemente dos seus concorrentes, transporte de pessoal. Por essas características o HIND é uma helicóptero que pode ao mesmo tempo cumprir missões voltadas para aeronaves de reconhecimento e ataque e de emprego geral.

O HIND é uma aeronave que permite transportar até 8 militares ou 4 macas em sua cabine de carga e uma vasta gama de armamentos nas suas asas. Pode ser armado com um canhão de 30 mm ou 12.7 mm de 4 canos, mísseis ar-ar, mísseis AC, foguetes de 80 mm ou 57 mm (padrões russos para esse tipo de armamento) e até mesmo bombas de 250 kg ou 500 kg.

No campo dos aviônicos, possui sensor infravermelho, RWR, designador laser e é compatível com OVN.

O MI 24/35 possui ainda supressor de infravermelho nos motores, interferidores de radar e infravermelho e cockpit blindado o que promove elevado nível de segurança para a tripulação.

Vale ainda ressaltar que o HIND é o helicóptero de ataque mais difundido do mundo.

Existem mais de 35 países que operam esse equipamento. Na América, o Peru e mais recentemente a Venezuela são os operadores.

Ao analizarmos a compra do MI 24/35 para equipar a Av Ex brasileiro, encontramos as seguintes vantagens:

* É uma aeronave consagrada internacionalmente;
* Permite que seja utilizada como aeronave de reconhecimento e ataque e emprego geral, possibilitando um incremento na operacionalidade da Av Ex por complementar as tarefas cumpridas pelo HM-1 PANTERA além de substituir os FENNEC;
* Custo de aquisição baixo se considerada a tecnologia incorporada;
* Grande poder de combate, lançando até bombas;
* Elevada capacidade de sobrevivência, devido aos recursos disponíveis (bi-motor, blidagem, interferidores, chaff, flare);
* Boa disponibilidade de potência, autonomia e velocidade de cruzeiro (150 nós);
* Possibilidade de padronizar-se no âmbito do Ministério da Defesa o modelo de helicóptero de ataque, visto que a FAB pretende substituir seus ESQUILOS por HINDs.

Por outro lado o HIND, para ser adotado pelo Brasil apresenta algumas desvantagens:

* É originalmente preparado para o uso de armamentos e munições no padrão russo, os quais não são produzidos por empresas brasileiras;
* A manutenção seria inédita pois nenhuma das Forças Armadas brasileiras opera com aeronaves russas;
* A MIL/Rosoboronextport é uma empresa que ainda não possui relações com nenhuma das Forças Armadas brasileiras.

Se o Brasil decidir pela aquisição do MI-35 HIND para equipar a FAB e a Av Ex brasileiro, será possível a unificação de pacotes de compra de peças e armamentos. O preço de uma aeronave é de aproximadamente US$ 18,000,000.00 para equipamentos novos
A-129 MANGUSTA

O A-129 é uma aeronave de fabricação italiana e que equipa o exército daquele país, cumprindo prioritariamente missões AC, reconhecimento e escolta.

O MANGUSTA pode ser armado com lançadores de foguetes, mísseis TOW, HOT ou HELLFIRE, além de metralhadoras axiais ou um canhão montado no nariz.

O A-129 é compatível com OVN, porém RWR, interferidores e outros sistemas de segurança eletrônica são opicionais.

No mundo, apenas a Itália opera esse tipo de aeronave. Se o Brasil optasse por esse helicóptero teria as seguintes vantagens:

* É uma aeronave de reconhecimento e ataque com experiência de combate na Somália e Iraque, regiões com clima bastante hostil;
* Possibilidade de lançar o míssel TOW, o mais barato da sua categoria;
* Por ser bi-turbina e blindada, oferece relativa segurança para seus tripulantes.

O MANGUSTA tem algumas desvantagens:

* Alto custo para a tecnologia incorporada;
* Baixa autonomia;
* Pouca difusão internacional;
* Custo de manutenção elevado;
* A AGUSTA não possui relações com o EB, apenas com a MB.

O preço unitário do A-129 é de US$ 30,000,000.00.
Fuentes: Blog Vôo Tático do Piffer
http://vootatico.com/?p=374

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Abr 13, 2008 7:59 pm
por Carlos Mathias
Esse Mangusta deve ser muito melhor que o Mi-35, porque sair de 18 para 30 milhas é uma senhora diferença.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Abr 13, 2008 9:51 pm
por Alcantara
FIGHTERCOM escreveu:Caro Alcantara,

Pergunta meio idiota: o A-129 possui uma versão navalizada?

Abraços,

Wesley
Que eu saiba, não. Mas deixe-me replicar a sua pergunta com uma outra pergunta meio idiota. Os Esquilos da MB são da versão navalizada?


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E de mais a mais, Wesley, os Apaches do Exército inglês não são especificamente navais e nem por isso deixam de ser usados embarcados. Eu acho que seria importante padronizar o equipamento. Bem, essa é a minha opinião.


Abraços, camarada!!! :wink:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Abr 13, 2008 10:07 pm
por FIGHTERCOM
Alcantara escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:Caro Alcantara,

Pergunta meio idiota: o A-129 possui uma versão navalizada?

Abraços,

Wesley
Que eu saiba, não. Mas deixe-me replicar a sua pergunta com uma outra pergunta meio idiota. Os Esquilos da MB são da versão navalizada?

E de mais a mais, Wesley, os Apaches do Exército inglês não são especificamente navais e nem por isso deixam de ser usados embarcados. Eu acho que seria importante padronizar o equipamento. Bem, essa é a minha opinião.


Abraços, camarada!!! :wink:
Entendo sua colocação. Fiz essa pergunta, pois sempre colocam esse requisito como fundamental para a compra de um equipamento diferente, por parte da MB, dos demais adotados pelas outras forças. É bom saber que existem exemplos que comprovam que isso não pode ser um impedimento.

Abraços,

Wesley