TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19951 Mensagem por Túlio » Sáb Out 03, 2009 7:24 pm

DBader escreveu: já disse e digo novamente: acredito que quem melhor pode definir o que é melhor para o Brasil é a FAB. Eles tem acesso total às 3 propostas, tem uma equipe de 60 pessoas envolvidas na análise, fizeram visitas aos 3 fabricantes, etc.
Morro discordando: a FAB pode e deve elaborar seu parecer, mas a decisão deve se inserir nas metas globais da Defesa e, em última análise, do Governo e mesmo do Estado além-governo (falo da END conquanto Estratégia de Estado, não Estratégia do Lula ou do PT), ou seja, o trabalho dos pilotos e engenheiros acaba, começa o de quem decide, ou seja, o governo, idealmente voltado para o futuro da Nação à luz do PND.
DBader escreveu:Qualquer que seja a decisão da FAB eu apóio totalmente! E você soultrain?

[]s,
Douglas Bader

Nas buenas, menos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19952 Mensagem por Túlio » Sáb Out 03, 2009 7:27 pm

E Delta e czarccc, vou repetir: a cada vez que eu via o Brigadeiro se lamuriando '...e outra vez os ianques nos boicotaram...' eu pensava: "tá, mas por quê não tentaram comprar dos Russos, dos Franceses, dos Suecos, dos Chineses, dos Japoneses, de Israel, sei lá..."




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19953 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 03, 2009 7:34 pm

Túlio escreveu:E Delta e czarccc, vou repetir: a cada vez que eu via o Brigadeiro se lamuriando '...e outra vez os ianques nos boicotaram...' eu pensava: "tá, mas por quê não tentaram comprar dos Russos, dos Franceses, dos Suecos, dos Chineses, dos Japoneses, de Israel, sei lá..."
É, Túlio... não sei... pode ser questão de compatibilidade de barramentos dos sistemas usados, ou outra coisa... mas não sei mesmo. Só que vejo uma indicação que o objetivo agora é evitar isso ao máximo.

[]'s.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19954 Mensagem por soultrain » Sáb Out 03, 2009 7:36 pm

Tulio,

Uma parte da razão eu já tentei explicar na resposta que eu dei ao Santigo, a outra é que a FAB tinha uma aproximação muito grande ao EUA, o cavalo de batalha eram aeronaves Americanas, só uma duzia de MIII e os AMX posteriormente destoaram, assim o caminho mais fácil sempre foi pegar em algo que já estava feito pelos EUA.

Onde foi possível substitui-se por equivalente,houve ajuda da Alemanha e dos Sul Africanos. Agora o que a FAB comprava dos Franceses para pedir tal coisa? No caso do AMX o DEFA foi nacionalizado e pouco mais que isso.

Ainda recentemente o pessoal da logística foi fazer formação aos EUA.

Outra coisa interessante do vídeo foi que a FAB foi obrigada a passar os dados que obteve dos F-5, depois que os EUA se recusaram a dar, caricato no mínimo.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19955 Mensagem por soultrain » Sáb Out 03, 2009 7:37 pm

Além disso, como mudar os projectos do ALX e dos P-3?

[[]]'s





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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19956 Mensagem por Túlio » Sáb Out 03, 2009 7:39 pm

DELTA22 escreveu: É, Túlio... não sei... pode ser questão de compatibilidade de barramentos dos sistemas usados, ou outra coisa... mas não sei mesmo. Só que vejo uma indicação que o objetivo agora é evitar isso ao máximo.

[]'s.

É, podem ser também os parafusos invertidos, a cor azul-bebê, sei lá...

(((A doce vingança de um Flankeiro... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: )))


E nem ia falar, mas achei nadavê aquele teu lance da irrelevância geopolítica dos Suecos, se isso está valendo e ianque num pooooooooooode, então teria de ser...adivinhes... 8-]


Mas ainda assim sempre haveriam os parafusos invertidos, o azul-bebê... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19957 Mensagem por soultrain » Sáb Out 03, 2009 7:44 pm

Quem decide?

Vamos ser claros, em nenhum lugar do mundo uma força aérea decide sozinha um negócio desses, só em republicas das bananas, onde o Comandante em Chefe da FA é o Presidente. Nem nos EUA é a USAF a decidir o que vai comprar ou desenvolver. O poder politico decide SEMPRE.

Mas alguns preferiam que o Brasil fosse uma republica das bananas, não percebo porquê?

[[]]'s





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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19958 Mensagem por Jin Jones » Sáb Out 03, 2009 7:44 pm

soultrain escreveu:Não é a FAB que decide!!!?

Mas os pessoais?

[[]]'s

"As tais pessoas" dizem isso quando a imprensa está por perto, e quando as portas estão fechadas sem um repórter por perto, será que é assim ???? :wink:

Os controladores de voo receberam intervenção pres. a seu favor, isso adiantou ?
Foram todos para o xilindró e um certo falastrão ficou com cara de UÉ ! [003]

Alguns insistem em comparar o presidente à um césar, mas não é. Pres. tem prazo de válidade ( e por sinal o atual já está inspirando :D )

Até aonde ele aguenta a pressão, se a FAB e a EMBRAER decidirem que querem o Gripen.
Será que ele está disposto a bancar mais uma decisão controversa que provavelmente será disfeito no prox. governo.
Se a FAB receber o que quer, ela vai dar seguencia no proj., mas se receber mais um abacaxi do tipo MI-35 :? , ela vai deixar tudo em Anapolis e comprar outro caça para substituir os F-5 / AMX, mesmo não querendo mais ter 2 mod. de caça, mas isso será inevitavel.
Que tal convencer a MB que o melhor para ela é o KDX II [006]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19959 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 03, 2009 7:45 pm

Túlio escreveu:
DELTA22 escreveu: É, Túlio... não sei... pode ser questão de compatibilidade de barramentos dos sistemas usados, ou outra coisa... mas não sei mesmo. Só que vejo uma indicação que o objetivo agora é evitar isso ao máximo.

[]'s.

É, podem ser também os parafusos invertidos, a cor azul-bebê, sei lá...

(((A doce vingança de um Flankeiro... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: )))


E nem ia falar, mas achei nadavê aquele teu lance da irrelevância geopolítica dos Suecos, se isso está valendo e ianque num pooooooooooode, então teria de ser...adivinhes... 8-]


Mas ainda assim sempre haveriam os parafusos invertidos, o azul-bebê... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Pois, pois... Bueno, asi es... :mrgreen: :mrgreen:

Um dia já torci para o grande passaro das terras siberianas, meu caro... mas... :twisted: :twisted:
Mas, vamos tentar salvar o que resta da lavoura... 8-]

[]'s.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19960 Mensagem por Túlio » Sáb Out 03, 2009 7:48 pm

soultrain escreveu:Tulio,

Uma parte da razão eu já tentei explicar na resposta que eu dei ao Santigo, a outra é que a FAB tinha uma aproximação muito grande ao EUA, o cavalo de batalha eram aeronaves Americanas, só uma duzia de MIII e os AMX posteriormente destoaram, assim o caminho mais fácil sempre foi pegar em algo que já estava feito pelos EUA.

Onde foi possível substitui-se por equivalente,houve ajuda da Alemanha e dos Sul Africanos. Agora o que a FAB comprava dos Franceses para pedir tal coisa? No caso do AMX o DEFA foi nacionalizado e pouco mais que isso.

Ainda recentemente o pessoal da logística foi fazer formação aos EUA.

Outra coisa interessante do vídeo foi que a FAB foi obrigada a passar os dados que obteve dos F-5, depois que os EUA se recusaram a dar, caricato no mínimo.

[[]]'s

Peraí, meu cupincha

A FAB não TINHA uma aproximação muito grande ao EUA nem o cavalo de batalha ERAM aeronaves Americanas, passes tudo isso para o tempo PRESENTE: a FAB queria helis, foi comprar de quem? Quem faz BlackHawk? Não tem quem não se queixe da compra de ECs passando por cima de qualquer avaliação técnica - idem os Hinds, reconheço - da Força...

Mas vamos dar uma olhada mais a fundo:

:arrow: O AMX é tão não-ianque que eles se deram ao luxo de VETAR sua exportação à Venezuela.

:arrow: Vale o mesmo para o Brasileiríssimo - ma non troppo - Super Tucano.


Nas buenas, se salvam alguns helis da Eurocopter e os Matusas, o resto da FAB fica no chão ao primeiro embargo que os ianques quiserem fazer. E o quê se postula aqui? Que, a partir de determinada data, sei lá quando, só uma parte da FAB fica no chão se os ianques embargarem; a outra parte pára no momento em que os Franceses aderirem... :twisted:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19961 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 03, 2009 7:51 pm

Jin Jones escreveu:"As tais pessoas" dizem isso quando a imprensa está por perto, e quando as portas estão fechadas sem um repórter por perto, será que é assim ???? :wink:

Os controladores de voo receberam intervenção pres. a seu favor, isso adiantou ?
Foram todos para o xilindró e um certo falastrão ficou com cara de UÉ ! [003]

Alguns insistem em comparar o presidente à um césar, mas não é. Pres. tem prazo de válidade ( e por sinal o atual já está inspirando :D )

Até aonde ele aguenta a pressão, se a FAB e a EMBRAER decidirem que querem o Gripen.
Será que ele está disposto a bancar mais uma decisão controversa que provavelmente será disfeito no prox. governo.
Se a FAB receber o que quer, ela vai dar seguencia no proj., mas se receber mais um abacaxi do tipo MI-35 :? , ela vai deixar tudo em Anapolis e comprar outro caça para substituir os F-5 / AMX, mesmo não querendo mais ter 2 mod. de caça, mas isso será inevitavel.
Que tal convencer a MB que o melhor para ela é o KDX II [006]
Amigo Jin, e se o governo falar: "Esse que vocês querem eu não compro e ponto final!! :shock:

Ai... Fud&u!!! :?

[]'s.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19962 Mensagem por Jin Jones » Sáb Out 03, 2009 7:59 pm

Túlio escreveu:
soultrain escreveu:Tulio,

Uma parte da razão eu já tentei explicar na resposta que eu dei ao Santigo, a outra é que a FAB tinha uma aproximação muito grande ao EUA, o cavalo de batalha eram aeronaves Americanas, só uma duzia de MIII e os AMX posteriormente destoaram, assim o caminho mais fácil sempre foi pegar em algo que já estava feito pelos EUA.

Onde foi possível substitui-se por equivalente,houve ajuda da Alemanha e dos Sul Africanos. Agora o que a FAB comprava dos Franceses para pedir tal coisa? No caso do AMX o DEFA foi nacionalizado e pouco mais que isso.

Ainda recentemente o pessoal da logística foi fazer formação aos EUA.

Outra coisa interessante do vídeo foi que a FAB foi obrigada a passar os dados que obteve dos F-5, depois que os EUA se recusaram a dar, caricato no mínimo.

[[]]'s

Peraí, meu cupincha

A FAB não TINHA uma aproximação muito grande ao EUA nem o cavalo de batalha ERAM aeronaves Americanas, passes tudo isso para o tempo PRESENTE: a FAB queria helis, foi comprar de quem? Quem faz BlackHawk? Não tem quem não se queixe da compra de ECs passando por cima de qualquer avaliação técnica - idem os Hinds, reconheço - da Força...

Mas vamos dar uma olhada mais a fundo:

:arrow: O AMX é tão não-ianque que eles se deram ao luxo de VETAR sua exportação à Venezuela.

:arrow: Vale o mesmo para o Brasileiríssimo - ma non troppo - Super Tucano.


Nas buenas, se salvam alguns helis da Eurocopter e os Matusas, o resto da FAB fica no chão ao primeiro embargo que os ianques quiserem fazer. E o quê se postula aqui? Que, a partir de determinada data, sei lá quando, só uma parte da FAB fica no chão se os ianques embargarem; a outra parte pára no momento em que os Franceses aderirem... :twisted:
Curto e grosso
simples e objetivo
toma lá da cá


Preciso falar mais :mrgreen:


Se quiserem amplificar algumas deficiencias do Gripen, que pelo menos usem argumentos mais concistentes.

OBS.: Não sou Gripeiro, sou pró FAB, apoio qualquer que seja a escolha que ELA ( somente ela ) ESCOLHER




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19963 Mensagem por czarccc » Sáb Out 03, 2009 7:59 pm

Túlio escreveu:E Delta e czarccc, vou repetir: a cada vez que eu via o Brigadeiro se lamuriando '...e outra vez os ianques nos boicotaram...' eu pensava: "tá, mas por quê não tentaram comprar dos Russos, dos Franceses, dos Suecos, dos Chineses, dos Japoneses, de Israel, sei lá..."

Vou tentar ser mais claro nesse post. Estamos aqui na hora de comprar um determinado equipamento. O que fazemos. Pesquisamos as opções. Dentre as opções, sempre há a americana. Tá na hora de decidir. Uma voz baixa se levanta e diz. Os americanos têm esse histórico, já fizeram isso, isso e aquilo. Já boicotaram isso e aquilo. Os americanos montam seu circo das maravilhas, prometem mundos e fundos, colocam toda a máquina do lobby pra funcionar, ganham na lábia e na distorção dos fatos adeptos em todos os seguimentos da sociedade e com a pitada certa de pressão (ou outros métodos mais espúrios, vide SIVAM) convensem as autoridades e aquela voz baixa se perde no ar. Aí sabe o que se sucede? O Brasil compra deles de novo. Dá início a todo um projeto no qual aquele equipamqnto é fundamental aí chega na horade juntar tudo eles simplesmente dizem: Não, não vou mais te entregar. Típico roteiro das compras de artigos de tecnologia e militares brasileiras. Aí o senhores me perguntam? Porque não comprar de outro? Sabe porque senhores, porque não há padrão universal de interface, características de operação, não há uma fôrma universal. O equipamento do outro fornecedor simplesmente não serve a todo projeto que foi desenvolvido baseado no equipamento americano. O dinheiro investido vai pro lixo, nada que faça diferença em meio ao nosso "abundante" orçamento de P&D. Pra comprar do outro fornecedor é preciso desenvolver outro projeto do zero. Em raros casos é possível adaptar o equipamento de outro fornecedor no projeto já desenvolvido, mas sempre envolve grandes atrasos e elevação de custos. Aí vc, chefe do programa, vai mendigar migalhas para os deputados, que com desprezo vão te dizer, já não te liberei tudo que era previsto para terminar o projeto? Não é qualquer um que tem esse previlégio não. Não há mais my friend, tenho que alimentar meus filhos, tenho que fazer minha "boquinha", tenho que fazer uma ponte no meio do nada, tenho que fazer superávit primário, etc. Pronto, projeto morto e dependência garantida. E sabe o mais engraçado de tudo? O grande público e as autoridades não ficam sabendo de nada e no próximo projeto, repetindo o mesmo procedimento acima, lá estaremos nós comprando deles de novo, perpetuando nossa dependência, andando aos trancos e barrancos a passos de tartaruga. Porque não descartá-los como fornecedores e comprar de outro fornecedor qualquer de cara? Comece a ler o post de novo...

E assim vai...

É como vc disse Tulio. É só eles decretarem embargo total que a FAB vai pro chão e a EMBRAER fale em dois tempos. Te agrada essa situação? Gostaria dela perpetuada?

Esses processos de aquisição recentes são os únicos que estão fugindo desse roteiro acima em séculos. Porque, até aqui, esse governo não tem se curvado subserviente ao lobby como antes era praxe. Os senhores poderiam questionar: Mas não poderiam agir da mesma forma Rússia, China, França, etc. Obviamente que sim. Mas estes não detem o histórico maldito dos nossos atuais fornecedores majoritários. Ainda têm o benefício da dúvida. Quando ficar claro que aquele que nos boicota perdo o cliente por pelo menos meio século, essa situação há de mudar, porque afinal de contas dinheiro todos querem!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19964 Mensagem por Jin Jones » Sáb Out 03, 2009 8:11 pm

DELTA22 escreveu:
Jin Jones escreveu:"As tais pessoas" dizem isso quando a imprensa está por perto, e quando as portas estão fechadas sem um repórter por perto, será que é assim ???? :wink:

Os controladores de voo receberam intervenção pres. a seu favor, isso adiantou ?
Foram todos para o xilindró e um certo falastrão ficou com cara de UÉ ! [003]

Alguns insistem em comparar o presidente à um césar, mas não é. Pres. tem prazo de válidade ( e por sinal o atual já está inspirando :D )

Até aonde ele aguenta a pressão, se a FAB e a EMBRAER decidirem que querem o Gripen.
Será que ele está disposto a bancar mais uma decisão controversa que provavelmente será disfeito no prox. governo.
Se a FAB receber o que quer, ela vai dar seguencia no proj., mas se receber mais um abacaxi do tipo MI-35 :? , ela vai deixar tudo em Anapolis e comprar outro caça para substituir os F-5 / AMX, mesmo não querendo mais ter 2 mod. de caça, mas isso será inevitavel.
Que tal convencer a MB que o melhor para ela é o KDX II [006]
Amigo Jin, e se o governo falar: "Esse que vocês querem eu não compro e ponto final!! :shock:

Ai... Fud&u!!! :?

[]'s.

Virá os 36 com certeza.....

E NADA MAIS

O prox. lote de caças para complementar a frota será de outra procedencia, é simples assim.

Ai te pergunto...
Qual a postura do prox. pres. em relação a defesa da nação, voce sabe ?
Nem eu, até porque não sabemos nem quem vai ser.
Por mais que os garotos propagandas da Dassault falem, não haverá fabricação em série do Rafale no BR, então montamos os 36 e pronto !

Outro governo e outra novela FX 9/10/11/12..... [003] [003] [003]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19965 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Out 03, 2009 8:12 pm

A palestra no brigadeiro Alvarenga mostra que, mais de uma vez, os norte-americanos não só negaram acesso brasileiro à tecnologia como também evitaram que progredíssemos por nós mesmos. Não é o caso do "sumiço" do chip existente no INS?
O mesmo país negou informações básicas sobre características da asa do F-5 para a integração de um míssil nacional. Algo que foi obtido com um trabalho maior.

Os amigos dizem que é culpa nossa porque compramos o F-5, porque usamos um semicondutor Texas Instruments ou Intel?

Podiam ter comprado na França! É o que dizem para justificar que: Ou que a França não tem, ou que não venderia ou que foram burros.

Não somos nós que sempre tentamos ser aliados e amigos dos EUA?

Mas eu entendo que existe uma concorrência que envolve "Transferência de Tecnologia" e como não desconfiar depois desses relatos oficiais? Dá para colocar tudo no mesmo saco?

Claro que se quiserem a FAB vai ter problemas, sempre. Os EUA são a 1ª potência militar e bélica do mundo e sempre estivemos na área de influência deles. Até Golpe de Estado já patrocinaram aqui.

Não é melhor mudar um pouco esse estado aos poucos e sem precisar se indispor ninguém?
Os franceses não deram já uma amostra de que podem fazer mais? A MB não ficou satisfeita?

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Out 03, 2009 8:15 pm, em um total de 1 vez.
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