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Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Dez 31, 2008 3:39 pm
por Brasileiro
Não podemos atualizar todos os leopards para ter uma torre semelhante, com eletrônicos nacionais, desenvolver um kit de blindagem adicional nacional (parecida com a MEXAS, adotada pelo exército canadense), e trocar o motor por um nacional (mais potente e mais econômico)?
Não podemos atualizar todos os leopards para ter uma torre semelhante, com eletrônicos nacionais, desenvolver um kit de blindagem adicional nacional (parecida com a MEXAS, adotada pelo exército canadense), e trocar o motor por um nacional (mais potente e mais econômico)?
Poderemos em breve fazer tudo isso com nosso próprio padrão.
O CTEx vem desenvolvendo novas blindagens, optrônicos, torre estabilizada e equipamentos de rádio, que poderiam muito bem serem agregados ao Leopard 1A1 e 1A5 num projeto de modernização, que poderia, quem sabe, servir como base para um futuro projeto de MBT nacional.
Temos um novo parque industrial de defesa e alta tecnologia sendo desenvolvido (Ares, Opto, Optovac, Iveco, Taurus, Mectron, Inbrafiltro e outras) que poderia suportar projetos desta envergadura com muito mais vigor e nacionalização do que nos anos 70 e 80.

Acho até que o projeto M-113BR deveria já seguir essa linha de raciocínio, já padronizando as tecnologias da VBTP-MR e convergindo ao tal futuro projeto de carro de combate.

abraços]
Yes! We can!
E a isso eu chamaria de estratégico.
É isso o que diz o Plano Nacional de Defesa. Fortalecer nossa indústria, desenvolver tecnolgia.


abraços]

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Dez 31, 2008 3:42 pm
por Glauber Prestes
Opa... ignorei teu post :oops: ...
Mas é isso mesmo.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Dez 31, 2008 5:59 pm
por WalterGaudério
Brasileiro escreveu:
Não podemos atualizar todos os leopards para ter uma torre semelhante, com eletrônicos nacionais, desenvolver um kit de blindagem adicional nacional (parecida com a MEXAS, adotada pelo exército canadense), e trocar o motor por um nacional (mais potente e mais econômico)?
Não podemos atualizar todos os leopards para ter uma torre semelhante, com eletrônicos nacionais, desenvolver um kit de blindagem adicional nacional (parecida com a MEXAS, adotada pelo exército canadense), e trocar o motor por um nacional (mais potente e mais econômico)?
Poderemos em breve fazer tudo isso com nosso próprio padrão.
O CTEx vem desenvolvendo novas blindagens, optrônicos, torre estabilizada e equipamentos de rádio, que poderiam muito bem serem agregados ao Leopard 1A1 e 1A5 num projeto de modernização, que poderia, quem sabe, servir como base para um futuro projeto de MBT nacional.
Temos um novo parque industrial de defesa e alta tecnologia sendo desenvolvido (Ares, Opto, Optovac, Iveco, Taurus, Mectron, Inbrafiltro e outras) que poderia suportar projetos desta envergadura com muito mais vigor e nacionalização do que nos anos 70 e 80.

Acho até que o projeto M-113BR deveria já seguir essa linha de raciocínio, já padronizando as tecnologias da VBTP-MR e convergindo ao tal futuro projeto de carro de combate.

abraços]
Yes! We can!
E a isso eu chamaria de estratégico.
É isso o que diz o Plano Nacional de Defesa. Fortalecer nossa indústria, desenvolver tecnolgia.


abraços]
Báh! , então é isso POWs. E logo após poderíamos ou desenvolver algo nosso desde o início do projeto. Ou pegarmso um projeto pront e fazer as modificações nescessárias fabricando-o aqui mesmo.

E nesse segundo caso eu só enxergo uma opção ; o Oplot ucraniano.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Dez 31, 2008 6:05 pm
por Bolovo
Imagem


Os projetos estão hoje na autoria da Imbel. O Exército cogitou que custaria 300 milhas de real para fabricar as primeiras unidades.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Dez 31, 2008 6:07 pm
por Glauber Prestes
Bolovo escreveu:Imagem


Os projetos estão hoje na autoria da Imbel. O Exército cogitou que custaria 300 milhas de real para fabricar as primeiras unidades.
Incluindo as atualizações necessárias?

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Dez 31, 2008 6:09 pm
por Bolovo
Daí eu já não sei. Mas que atualizações teriam que ser feitas teriam. Maioria dos itens ou estão obsoletos (com versões mais novas, como os sistemas ópticos) ou pararam de ser fabricados (como o motor, mas nada que não possa ser fabricado novamente).

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 01, 2009 8:01 pm
por Carlos Mathias
Olha, comparando com o que há na vizinhança, só de ser novo já seria melhor. E vou repetir o que li numa antiga revista de armas da época, na verdade um folheto dos fabricantes. TODOS os sistemas do Osório foram comprados com licença de fabricação e poderiam ser nacionalizados, então não tinha essa de que seria um Frankestain. Todos os sistemas eram aptos a fabricação local, e essa foi a razão da escolha de algumas partes inclusive, só usaram o que poderia ser feito aqui.

Se algum dia meu saco permitir, eu escaneio a revista e posto aqui.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 01, 2009 8:39 pm
por Jin Jones
Bolovo escreveu:Imagem


Os projetos estão hoje na autoria da Imbel. O Exército cogitou que custaria 300 milhas de real para fabricar as primeiras unidades.

Só a carcaça, né !

Teria que fazer uma atualização do proj., tanto no motor como na suspensão, por existir versões mais novas dos dois, isso sem falar na revisão da composição da blindagem q. teria q. receber tipos de aços e ceramicas mais modernas, de maior resistência.

A eletronica e o canhão principal é algo totalmente a parte e vai agregar a sua real capacidade de sobrevivencia no TO.

Já em 1984 o Osório custava mais ou menos U$ 2 milhões ( L7 de 105mm ) , então por que hj seria mais barato ?

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 01, 2009 9:52 pm
por eligioep
Jin Jones escreveu: ....Só a carcaça, né !

Teria que fazer uma atualização do proj., tanto no motor como na suspensão, por existir versões mais novas dos dois, isso sem falar na revisão da composição da blindagem q. teria q. receber tipos de aços e ceramicas mais modernas, de maior resistência.

A eletronica e o canhão principal é algo totalmente a parte e vai agregar a sua real capacidade de sobrevivencia no TO.....
Mas o principal existe: o projeto...e é NACIONAL!!!!

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 01, 2009 9:56 pm
por eligioep
Bolovo escreveu:Imagem.
Só quem já viu ele em ação sabe o que é.....
EU VI !!!! E é impressionante, muito mais que Leo ou M60. E olha, que vejo eles todo dia!
O bicho anda bem, fácil de conduzir e um painel LCD naquela época, coisa nada a ver com Leo/M60, tudo analógico!

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 01, 2009 10:52 pm
por Glauber Prestes
Para atualizar a blindagem do Osório (e diminuir seu peso), dá pra diminuir bem a espessura da casca externa de aço do carro, aplicar uma segunda blindagem (cerâmica, trama, carbeto de boro, metais, ou um conjunto de materiais) por dentro, e selar a parte interna com outra camada de aço ou alumínio. Não sei qual a complexidade disso, mas dá pra fazer. O carro fica extremamente atual se utilizar carbeto de boro, necessitando modificar "só o que fica em volta" durante décadas.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 01, 2009 11:00 pm
por Skyway
Juro que da vontade de chorar quando encaro muito essa foto dele.....
O Brasil perdeu muito...

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 01, 2009 11:33 pm
por Immortal Horgh
glauberprestes escreveu:Para atualizar a blindagem do Osório (e diminuir seu peso), dá pra diminuir bem a espessura da casca externa de aço do carro, aplicar uma segunda blindagem (cerâmica, trama, carbeto de boro, metais, ou um conjunto de materiais) por dentro, e selar a parte interna com outra camada de aço ou alumínio. Não sei qual a complexidade disso, mas dá pra fazer. O carro fica extremamente atual se utilizar carbeto de boro, necessitando modificar "só o que fica em volta" durante décadas.
Ele não precisa perder massa, porque já era baixo (algo em torno de 43t para a versão com canhão de 120mm), ou seja, melhorando a blindagem, novo motor e mais algumas coisas, suponhamos que aumente umas 5 t, teríamos um carro moderno e 48 t, bem abaixo da média dos principais MBT's do mundo.


[ ]s

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jan 01, 2009 11:39 pm
por Bourne
SIM, NÓS PODEMOS 8-]

Não acredito em ressusitar o Osório. Entretanto, fazer um reprojeto ou novo projeto de MTB utilizando o Know-how do Osório com os equipamentos atualizados é bem excitante. E, se tiver um parcerio para se excitar junto, quem sabe rola um clima gostoso e pode ter jogo. :lol: :lol: :lol:

Antes de se empolgarem, precisa fazer as contas de quanto vai sair essa brincadeira e o custo por unidade. Caso contrário, pode virar um mico ou AMX das forças terrestres. :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Sex Jan 02, 2009 7:04 am
por Bolovo
Bourne escreveu:SIM, NÓS PODEMOS 8-]

Não acredito em ressusitar o Osório. Entretanto, fazer um reprojeto ou novo projeto de MTB utilizando o Know-how do Osório com os equipamentos atualizados é bem excitante. E, se tiver um parcerio para se excitar junto, quem sabe rola um clima gostoso e pode ter jogo. :lol: :lol: :lol:

Antes de se empolgarem, precisa fazer as contas de quanto vai sair essa brincadeira e o custo por unidade. Caso contrário, pode virar um mico ou AMX das forças terrestres. :lol: :lol: :lol: :lol:
É por aí. Pena que muito da Engesa já se perdeu. Muitos dos conhecimentos criados pelos engenheiros daquela época devem estar sendo melhor aproveitados em países que levam a sério a Defesa, como os EUA, Russia, China, India e países europeus... tinhamos a faca e o queijo na mão, agora nem isso. Foi uma época de ouro perdida!