Página 1326 de 2048

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Sáb Out 23, 2010 9:46 am
por suntsé
Francoorp escreveu:
Mais um grande passo da proteção dos Yankees rumo à grande democracia do Oriente Médio, a Arábia Saudita...
Prezado colega, isto tem um nome: RealPolitik

Toda potência faz isso, felizmente a nossa diplomacia atual esta aprendendo a fazer isso também (dando os primeiros passos), e nossa imprensa não esta gostando, porque para alguns grupos politicos o que interessa é um Brasil capaxo dos EUA.

Até eu faria negócios com eles na primeira oportunidade.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Sáb Out 23, 2010 1:06 pm
por Marino
Descontrole aéreo


Os problemas do setor aéreo no Brasil se sucedem numa novela sem fim, na qual a incompetência e a procrastinação governamentais são as protagonistas da ação ou melhor, da inação, pois é disso que se trata. Além da ineficiência dos aeroportos, que permanecem muito aquém das necessidades do país, persiste a falta de controladores de tráfego aéreo.

O Brasil conta atualmente com 3.114 desses profissionais em atividade. São quase 900 a menos do que a meta fixada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) em abril de 2008. Naquela ocasião, um ano depois de uma grave crise no setor, o Comando da Aeronáutica anunciou que planejava chegar em 2010 com 4.000 controladores.

Nesta semana, questionado pela reportagem da Folha sobre o descumprimento do objetivo, o Ministério da Defesa, 20 dias depois, respondeu que o Decea desconhecia a "suposta meta" de 4 mil controladores. Não é de espantar, pois, como é comum nessas ocasiões, promessas são feitas para acalmar a opinião pública, mas não tardam ser esquecidas. O mesmo deu-se com a abertura de capital da Infraero e o terceiro aeroporto de São Paulo, mencionados em 2007 pela então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Depois de a reportagem enviar a comprovação da "suposta meta" ao ministério, a promessa foi, enfim, reconhecida pelas autoridades. Entraram em cena, então, as tergiversações de praxe.

Em resumo, o governo considera que não há risco para a segurança, embora "hipoteticamente", no caso de haver menos controladores do que o necessário, "a consequência seria um número de voos menor que o demandado pelo mercado". É o que na prática que já acontece.
==============================================
ESCLARECIMENTO DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que ocorreu um replanejamento do número de controladores de tráfego aéreo, em virtude da implantação de novos softwares de controle e de novos procedimentos que permitiram um aprimoramento dos recursos humanos existentes, ao mesmo tempo em que se aumentava a segurança e fluidez do tráfego aéreo.

Assim, a meta traçada é a de se atingir o ideal quantitativo de 3420 controladores militares em 2016.

Ressalta-se ainda que o número atual de controladores de tráfego aéreo, superior a 3100, é adequado para a operação em total segurança das aeronaves que sobrevoam o espaço aéreo brasileiro. Mesmo assim, o Comando da Aeronáutica continua a investir no setor para atender à demanda durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Somente entre 2007 e 2009, a Força Aérea Brasileira formou 1000 novos controladores de tráfego aéreo, além de profissionais de áreas também ligadas ao controle do espaço aéreo, como técnicos de comunicação e meteorologia. Em dezembro deste ano, 217 novos profissionais estão sendo formados pela Escola de Especialistas de Aeronáutica.

Reitera-se ainda que o planejamento atual tem como horizonte o ano de 2020, mas já mostra benefícios imediatos. Em 2010, o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), por exemplo, ampliou em 50% a sua capacidade de controle do espaço aéreo. Em janeiro, o órgão podia controlar 30 aeronaves simultaneamente. Em julho, o número subiu para 45 e chegará, em 2012, a 60 tráfegos simultâneos.

As melhorias na capacidade do controle do espaço aéreo no Brasil envolvem também a aquisição de equipamentos de última geração, como os ILS (Instrument Landing System) categoria III, que serão instalados em Guarulhos e no Galeão. O equipamento permitirá que os pilotos pousem com condições visuais extremas, como neblina intensa e teto de visibilidade zero.

Por fim, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica ressalta que em 2009 a International Civil Aviation Organization (ICAO), a Organização da Aviação Civil Internacional, realizou uma auditoria no sistema de controle do espaço aéreo brasileiro e o classificou dentre os três melhores no mundo. De acordo com o órgão, ligado às Nações Unidas, o Brasil atingiu 95% de conformidade em procedimentos operacionais e de segurança.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Out 24, 2010 11:00 pm
por Thor
Marino escreveu: Por fim, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica ressalta que em 2009 a International Civil Aviation Organization (ICAO), a Organização da Aviação Civil Internacional, realizou uma auditoria no sistema de controle do espaço aéreo brasileiro e o classificou dentre os três melhores no mundo. De acordo com o órgão, ligado às Nações Unidas, o Brasil atingiu 95% de conformidade em procedimentos operacionais e de segurança.
Essa imprensa nossa...
Embora a auditoria tenha sido feita ano passado, o DECEA está de parabéns na condução desta atividade. Não é a toa que o Brasil é referencia mundial nessa área.
É o preço que a FAB paga para manter esse alto nível nessa atividade tão importante para o país.

Abraços

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Out 24, 2010 11:37 pm
por Corsário01
Thor escreveu:
Marino escreveu: Por fim, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica ressalta que em 2009 a International Civil Aviation Organization (ICAO), a Organização da Aviação Civil Internacional, realizou uma auditoria no sistema de controle do espaço aéreo brasileiro e o classificou dentre os três melhores no mundo. De acordo com o órgão, ligado às Nações Unidas, o Brasil atingiu 95% de conformidade em procedimentos operacionais e de segurança.
Essa imprensa nossa...
Embora a auditoria tenha sido feita ano passado, o DECEA está de parabéns na condução desta atividade. Não é a toa que o Brasil é referencia mundial nessa área.
É o preço que a FAB paga para manter esse alto nível nessa atividade tão importante para o país.

Abraços
[009]

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 12:20 am
por AlbertoRJ
Pescador encontra foguete de guerra na Zona Oeste do Rio
Artefato está sendo analisado pelo Esquadrão Antibombas.
Segundo perito, explosivo é usado em exercícios militares.

Imagem
Bombeiro exibe foguete (Foto:Jadson Marques/AE)

Um foguete de aviação, usado em operações de guerra, foi encontrado por um pescador em uma área militar da Restinga de Marambaia, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio, no sábado (23).
O artefato foi levado para o quartel do Corpo de Bombeiros da região e depois entregue ao Esquadrão Antibombas da Polícia Civil, onde peritos analisam a capacidade explosiva do objeto e sua origem.

Artefato está na validade de uso
Segundo o chefe do Esquadrão Antibombas, João Waldemar, o artefato é de uso exclusivo das Forças Armadas e deveria estar sendo usado em exercícios militares. De acordo com o perito, o foguete está dentro do período de validade.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... o-rio.html

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 12:26 am
por Francoorp
Mas o EB, FAB e MB não tem um grupo para verificar se os artefatos explosivos usados em treinamento real explodiram ou não???Como poderia ser que este foguete não explodido tenha ficado ao léu??? Sempre que tenha realmente carga explosiva.... o que não parece o caso.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 12:32 am
por AlbertoRJ
Acho que caiu no mar. Aquela é uma área restrita.

[]'s

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 1:22 am
por prp
Pera aí, essa coisa foi usada e não explodiu? Esse artefato é daqueles que explodem ou não?
Se for dos que explodem que diabos este bonbeiro está fazendo com esta coisa na mão :shock: :shock: :shock:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 1:48 am
por Luiz Bastos
Por acaso não é um sbat-70 ? :roll:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 7:49 am
por Thor
prp escreveu:Pera aí, essa coisa foi usada e não explodiu? Esse artefato é daqueles que explodem ou não?
Se for dos que explodem que diabos este bonbeiro está fazendo com esta coisa na mão :shock: :shock: :shock:
Está parecendo um SBAT 70 com cabeça de exercício. Dentro existe uma pequena espoleta ativada elétricamente, na parte traseira, que por sua vez ativaria o grão propelente.
Ele não foi ativado, em função das aletas estarem fechadas e pelo estado que se encontra.
Provavelmente caiu do lançador de algum avião. Isso não é raro de acontecer e é por isso que existem áreas restritas e o voo com foguetes sempre se dá em áreas desabitadas.
O risco existe, mas é baixo. Só não podem conectar uma carga elétrica na traseira do bicho, senão BOOMMM!
Abraços

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 9:24 am
por AlbertoRJ
Ouvi no rádio que o pescador levou o foguete ao quartel dos bombeiros de ônibus. Imagina isso.

[]'s

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 12:06 pm
por Carlos Mathias
E o quê que esse FDP tava fazendo na parte restrita da Marambaia? :x

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 12:10 pm
por Túlio
Eu fico é imaginando a cara do motorista e dos outros passageiros, entra um cara com um baita foguete, senta na janelinha e fica ali, olhando a paisagem... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 12:12 pm
por Carlos Mathias
Uma vez um ônibus aqui no Rio queimou todo e matou uma porrada de gente, outro tanto ficou desfigurada por causa de um FDP com uma bolsa de fogos de artifício.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Out 25, 2010 12:39 pm
por Glauber Prestes
Thor escreveu:
prp escreveu:Pera aí, essa coisa foi usada e não explodiu? Esse artefato é daqueles que explodem ou não?
Se for dos que explodem que diabos este bonbeiro está fazendo com esta coisa na mão :shock: :shock: :shock:
Está parecendo um SBAT 70 com cabeça de exercício. Dentro existe uma pequena espoleta ativada elétricamente, na parte traseira, que por sua vez ativaria o grão propelente.
Ele não foi ativado, em função das aletas estarem fechadas e pelo estado que se encontra.
Provavelmente caiu do lançador de algum avião. Isso não é raro de acontecer e é por isso que existem áreas restritas e o voo com foguetes sempre se dá em áreas desabitadas.
O risco existe, mas é baixo. Só não podem conectar uma carga elétrica na traseira do bicho, senão BOOMMM!
Abraços
Thor, dá uma olhada, acho que as aletas estavam abertas. Talvez ele funcionou, e caiu num local mais fofo, ou na água, e não espatifou...