Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Su-35 News

#1981 Mensagem por soultrain » Sáb Ago 23, 2008 8:49 am

piratadabaixada escreveu:Senhores,

O que será feito de milhões de linhas de fontes ? Além é claro das atualizações ?

Heronim
Nós Portugueses conseguimos, com uma empresa estatal que conheço bem (http://www.edisoft.pt), vai dizer que vocês não conseguem?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62379
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6569 vezes
Agradeceram: 6920 vezes
Contato:

Re: Su-35 News

#1982 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 23, 2008 9:32 am

Os códigos-fonte são essenciais, eis que podem permitir, além da homologação de armas inicilmente não previstas, como as de fabricação Nacional, também a alteração radical de performances eletrônicas, como as do radar...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#1983 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 9:48 am

soultrain escreveu: Nós Portugueses conseguimos, com uma empresa estatal que conheço bem (http://www.edisoft.pt), vai dizer que vocês não conseguem?

[[]]'s
Quando foi que eu disse que o Brasil não tem capacidade de desenvolvimento de software ?

Abraços,

Heronim




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#1984 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 9:50 am

Túlio escreveu:Os códigos-fonte são essenciais, eis que podem permitir, além da homologação de armas inicilmente não previstas, como as de fabricação Nacional, também a alteração radical de performances eletrônicas, como as do radar...
Pelo que entendi os americanos liberaram os fontes para integração de armamentos. Possivelmente outros módulos também poderão ser liberados. Acho que já é suficiente.

Abraços,

Heronim




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Su-35 News

#1985 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 23, 2008 10:12 am

Túlio escreveu:Os códigos-fonte são essenciais, eis que podem permitir, além da homologação de armas inicilmente não previstas, como as de fabricação Nacional, também a alteração radical de performances eletrônicas, como as do radar...

Para quem tem cacife, permie tb a construcao de uma nova versao do original...Su-27 -> J-11A -> J-11B...

========================================================
Ares
A Defense Technology Blog

US In Illegal Arms Trading, Says Russian Arms Chief
Posted by Bill Sweetman at 8/22/2008 8:00 AM CDT

US legislators and policymakers are "forgetting about intellectual property laws" in supplying arms to Iraqi and Afghan allied forces, according to Rosoboronexport deputy director general Igor Sevastianov. In an interview at the MSVS-2008 arms show in Moscow, Sevastianov suggested that US sales could violate international law.

The Soviet Union, Sevastianov said, licensed nations such as Bulgaria and China to produce Russian-designed small arms and ammunition. "The problem is that some of those who received Russian arms forgot about the limitations on the contract" and have continued to produce and sell weapons for export. "I don't know why the US government supplied Russian-designed small arms [built in Bulgaria and China] in Iraq and Afghanistan. Under international law, they can't be sold without the permission of the original manufacturer." Adds Sevastianov: "We're also surprised to see Bulgarian-made Russian RPGs in Georgia. I don't think that they were the friendly gift of a neighbor."

Rosoboronexport is talking about similar issues with China - which, in addition to building Sukhoi Su-27-series aircraft under license and acquiring Su-30MKKs, has launched unlicensed production of the "bootleg" J-11, based on the Su-27. "We try to explain to our Chinese colleagues that it's not right," Sevastianov says, adding that Russia "can't tolerate this" despite the value of the Chinese market.

Rosoboronexport - chartered by the Russian government to conduct all deals covering the export of weapon systems - is also ready to organize partnership deals to improve its products and make them more attractive for export. Admitting that Russian industry is "a bit behind" in thermal imaging Sevastianov notes that Rosoboronexport is negotiating an agreement with Thales that could lead to coproduction of imaging systems in Russia, "The first stage is to create a servicing center for French equipment installed on Russian systems," but Sevastianov sees this as a way to equip more Russian platforms with imported technology.

Atras em thermal imaging?
Com tantos anos de IRST?


BMP-3 IFV could be equipped with Thales sights


"It's no secret that Russian tanks are regarded as the best and that Russian IFVs have no analogues in the world, and that every manufacturer wants to integrate systems on them," Sevastianov says, adding that Rosoboronexport is in talks with suppliers in Germany, South Africa and Spain.


========================================================

Chinese Engineer Cracks Russian Su-27 Fighter Production Codes

A DEBKAfile Exclusive from Beijing

June 29, 2002, 5:10 PM (GMT+02:00)

A 33-year old Chinese software engineer, Zhu Rong Gong, has duplicated the secret fire-control software and systems integration for Russia’s Su-27 series of aircraft, giving his country’s drive towards the fully autonomous production of this potent weapon a sharp spurt.

DEBKAfile reports this feat of Beijing’s commercial-military intelligence from its exclusive Chinese sources.

Zhu, who works at China’s Luoyang Institute of Electro-Optical Equipment (AVIC Research Institute Number 613), has won many awards, including a personal commendation from Defense Minister General Chi Haotian.

China is currently believed to operate 100 or more of these state of the art fighter aircraft, which parallel the Russian Mig-29 and US F-15C. In February 1996, Russia sold full Su-27 production rights to China for US$2.5 billion, but withheld the production secrets of certain key technologies, such as the software used to control the aircraft’s sophisticated integrated fire control system, which were supplied only in “black box” form.

Initially, China completed its first domestic production of SU-27s, which the Chinese air force designates J-11, in late 1998, from imported components. By the end of this year, its output is expected to reach ten aircraft and then rise to 15 annually. The Chinese estimate eventual domestic production going up to 100 per year, although Western estimates put this total at no more than 10 to 20 aircraft per year with substantial Russian assistance.

During August 1999, Beijing and Moscow signed an agreement for the purchase of 40 or more Su-30MKK (i.e. modernizirovannyi kommerchesky dla Kitaya, or ‘modernized commercially for China’) fighter-bombers from the Irktusk Aircraft Production Association in a contract worth up to another US$2.5 billion. A co-production agreement was subsequently made for an additional 250 aircraft, most likely at the Shenyang facility, and the purchase of a second batch of 40 constructed aircraft.

The Su-30MKK is a sophisticated long-range attack version of the Su-27 that can deliver a wide variety of ordnance.

The Russians counted on their “bans and restrictions”, coupled with China’s practical limitations, to hold Beijing back from modernizing and exporting non-licensed versions of the SU-27 and SU-30 variants without their help. They relied on the fact that the AL-31F engines and all the sets of radio-electronic equipment for these planes had to come from Russia.

However, Chinese intelligence has actively pursued the secrets of the aircraft sub-systems Russia is withholding. During early 1999, a plot to steal key Sukhoi Su-27 technologies denied to China was reportedly foiled by the Russian Federal Security Service; on May 1, 1999, the Russian Far East Military District Court charged two Chinese nationals and five Russians with stripping two sets of equipment from Russian operational aircraft and from the Komsomolsk-na-Amur Aviation Production Works, where the Su-27 is manufactured. Most of the stolen items were believed recovered.

The Luoyang Institute of Electro-Optical Equipment, Luoyang, Henan Province, where Zhu is employed, has been a key R&D establishment for Chinese airborne fire control systems for two decades. It has over 1,500 employees, including some 100 senior scientists and 300 engineers. Its departments include: fire control engineering; fire control computer; electro-optical display technology; rate gyro sensor; TV, laser and infrared technology; fire control simulation technology; opto-electronic aiming technology; trial production factory, etc. It has developed three generations of fire control and electro-optical systems (e.g. automatic tracking systems, helmet-mounted tracking and display systems, airborne video recording systems, HUD/fire targeting system, etc.), some of which the institute claims have reached Western levels of sophistication. The institute has ISO9001 quality certification and a simulation lab for airborne fire control systems.

Its work, crowned by Zhu Rong Gong’s duplication feat, has contributed significantly towards China mass-producing its own updated and improved versions of the Su-27 fighter aircraft design, free of dependence on Moscow.


--------------------------------------------------------------------------------

Copyright 2000-2008 DEBKAfile. All Rights Reserved.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Su-35 News

#1986 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 23, 2008 12:06 pm

piratadabaixada escreveu:
Túlio escreveu:Os códigos-fonte são essenciais, eis que podem permitir, além da homologação de armas inicilmente não previstas, como as de fabricação Nacional, também a alteração radical de performances eletrônicas, como as do radar...
Pelo que entendi os americanos liberaram os fontes para integração de armamentos. Possivelmente outros módulos também poderão ser liberados. Acho que já é suficiente.

Abraços,

Heronim
Acho que não. Com os fontes em mãos é possível um algo a mais como mudanças em parâmetros de missão, introdução de novos sensores como em pods de reconhecimento, acertos em bugs naturais ou intencionais, mudanças ou desbloqueios diversos como por exemplo introdução até um novo modo de radar ou alteração de freqüências conhecidas, introdução de alguma criptografia, mudança no datalink, e por aí vai. Muita coisa pode ser feita ou modificada desde que se saiba como fazer.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Su-35 News

#1987 Mensagem por joao fernando » Sáb Ago 23, 2008 12:19 pm

Muita coisa não, vc muda tudo. Todo a parte fisica de um avião, vc pode emular num soft. Em caso de um novo missel, por exemplo, se o suporte dele encaixar na asa do nosso F5, basta reprogramar de novo o seu "computador" que a CPU do avião vai conversar com a CPU do novo missel. Ou seja, vc pode comprar um caça americano e sapecar um missel seu, ou outras gambiarras. Se não tivermos as tais chaves, ou os codigos fonte, apenas e tão somente poderemos usar os misseis originais e que foram permitidos que nós usassemos.

É por isso que se for ianque, tem que ser aberto. Uma vez aberto, baubau a tal coleira.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Su-35 News

#1988 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 23, 2008 12:32 pm

joao fernando escreveu:Muita coisa não, vc muda tudo. Todo a parte fisica de um avião, vc pode emular num soft. Em caso de um novo missel, por exemplo, se o suporte dele encaixar na asa do nosso F5, basta reprogramar de novo o seu "computador" que a CPU do avião vai conversar com a CPU do novo missel. Ou seja, vc pode comprar um caça americano e sapecar um missel seu, ou outras gambiarras. Se não tivermos as tais chaves, ou os codigos fonte, apenas e tão somente poderemos usar os misseis originais e que foram permitidos que nós usassemos.

É por isso que se for ianque, tem que ser aberto. Uma vez aberto, baubau a tal coleira.
Concordo. Você foi mais claro que eu.

Abraços




Alberto -
piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#1989 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 12:46 pm

projeto escreveu:
Acertos em bugs naturais ou intencionais, mudanças ou desbloqueios diversos como por exemplo introdução até um novo modo de radar ou alteração de freqüências conhecidas, introdução de alguma criptografia, mudança no datalink, e por aí vai. Muita coisa pode ser feita ou modificada desde que se saiba como fazer.

Abraços
Pois é, o Rafale tem mais 5 milhões de linhas de fonte, com atualizações diárias, seriam necessários centenas de programadores para "retirar bugs intencionais ou não". Alterações pontuais, ok, domínio de um software como este é uma tarefa com resultado extremamente duvidoso.

Abraços,

Heronim




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#1990 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 12:48 pm

joao fernando escreveu:Muita coisa não, vc muda tudo. Todo a parte fisica de um avião, vc pode emular num soft. Em caso de um novo missel, por exemplo, se o suporte dele encaixar na asa do nosso F5, basta reprogramar de novo o seu "computador" que a CPU do avião vai conversar com a CPU do novo missel. Ou seja, vc pode comprar um caça americano e sapecar um missel seu, ou outras gambiarras. Se não tivermos as tais chaves, ou os codigos fonte, apenas e tão somente poderemos usar os misseis originais e que foram permitidos que nós usassemos.

É por isso que se for ianque, tem que ser aberto. Uma vez aberto, baubau a tal coleira.
A capacidade de integrar armamentos de forma independente é algo que sempre defendi, já esta história de domínio completo dos fontes é lenda de fórum, ou de quem não sabe do que está falando.

A propósito, mesmo com a acesso completo ao fonte você ainda terá coleira.

Abraços,

Heronim




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Su-35 News

#1991 Mensagem por soultrain » Sáb Ago 23, 2008 12:50 pm

Cuidado Heronim, não fale do que não sabe.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Su-35 News

#1992 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 23, 2008 12:51 pm

piratadabaixada escreveu:
projeto escreveu:
Acertos em bugs naturais ou intencionais, mudanças ou desbloqueios diversos como por exemplo introdução até um novo modo de radar ou alteração de freqüências conhecidas, introdução de alguma criptografia, mudança no datalink, e por aí vai. Muita coisa pode ser feita ou modificada desde que se saiba como fazer.

Abraços
Pois é, o Rafale tem mais 5 milhões de linhas de fonte, com atualizações diárias, seriam necessários centenas de programadores para "retirar bugs intencionais ou não". Alterações pontuais, ok, domínio de um software como este é uma tarefa com resultado extremamente duvidoso.

Abraços,

Heronim
Isso é plenamente possível, mesmo de forma não auxiliada. Mas quando se fala em liberação de código fonte está implícita a liberação da sua documentação e ferramentas de trabalho. Tenha certeza que são fontes extremamente bem documentados.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Su-35 News

#1993 Mensagem por soultrain » Sáb Ago 23, 2008 12:52 pm

projeto escreveu:
piratadabaixada escreveu: Pois é, o Rafale tem mais 5 milhões de linhas de fonte, com atualizações diárias, seriam necessários centenas de programadores para "retirar bugs intencionais ou não". Alterações pontuais, ok, domínio de um software como este é uma tarefa com resultado extremamente duvidoso.

Abraços,

Heronim
Isso é plenamente possível, mesmo de forma não auxiliada. Mas quando se fala em liberação de código fonte está implícita a liberação da sua documentação e ferramentas de trabalho. Tenha certeza que são fontes extremamente bem documentados.

Abraços
Exacto.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

Re: Su-35 News

#1994 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Ago 23, 2008 12:56 pm

soultrain escreveu:Cuidado Heronim, não fale do que não sabe.
Do que é que eu não sei ?

Heronim




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Su-35 News

#1995 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 23, 2008 12:58 pm

piratadabaixada escreveu:
joao fernando escreveu:Muita coisa não, vc muda tudo. Todo a parte fisica de um avião, vc pode emular num soft. Em caso de um novo missel, por exemplo, se o suporte dele encaixar na asa do nosso F5, basta reprogramar de novo o seu "computador" que a CPU do avião vai conversar com a CPU do novo missel. Ou seja, vc pode comprar um caça americano e sapecar um missel seu, ou outras gambiarras. Se não tivermos as tais chaves, ou os codigos fonte, apenas e tão somente poderemos usar os misseis originais e que foram permitidos que nós usassemos.

É por isso que se for ianque, tem que ser aberto. Uma vez aberto, baubau a tal coleira.
A capacidade de integrar armamentos de forma independente é algo que sempre defendi, já esta história de domínio completo dos fontes é lenda de fórum, ou de quem não sabe do que está falando.

A propósito, mesmo com a acesso completo ao fonte você ainda terá coleira.

Abraços,

Heronim
Heronim, quem quer os fontes não somos nós e sim o comando da FAB.

Abraços




Alberto -
Responder