NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Moderador: Conselho de Moderação
- tgcastilho
- Sênior
- Mensagens: 932
- Registrado em: Qua Jun 18, 2008 10:59 am
- Localização: No meu cantinho a beira mar plantado
- Agradeceu: 194 vezes
- Agradeceram: 249 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
PQP a FIA, onde andas tu, ó F1 dos 80´s e 70's?!
"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Senna dançou.
Hispania troca Senna por Yamamoto em Silverstone
Equipe espanhola fez solicitação à FIA, que autorizou, na noite desta quinta
Publicado em 08/07/2010 - 16h04 Luis Fernando Ramos
De Silverstone
Tamanho do texto: A A A
Fonte: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/19587/
Em um comunicado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou a substituição de Bruno Senna por Sakon Yamamoto no GP da Inglaterra de F-1.
O brasileiro, que participou de todas as atividades pré-corrida pela escuderia espanhola no circuito de Silverstone, foi sacado sem motivos aparentes.
O comunicado da FIA apenas informa o recebimento do pedido de substituição de Senna por Yamamoto e a autorização da troca. A notícia é um presente de aniversário antecipado para o japonês, que completa 28 anos de idade nesta sexta.
O chefe da equipe, Colin Kolles, dará a justificativa do time na sexta-feira. No entanto, Kolles afirmou em particular a um jornalista inglês que a questão não é financeira. "Uma decisão sobre quem pilotará para a Hispania pelo resto da temporada será tomada durante o fim de semana", disse Kolles à BBC.
Bruno ainda não se pronunciou sobre o assunto. Quando atendeu ao Tazio, no início da tarde da Inglaterra, falou normalmente sobre suas expectativas para o final de semana. Com isso, o Brasil terá três pilotos em Silverstone: Felipe Massa (Ferrari), Rubens Barrichello (Williams) e Lucas di Grassi (Virgin).
Já Yamamoto fará em Silverstone a 15ª prova de sua carreira: em 2006, disputou sete GPs pela Super Aguri; no ano seguinte, mais sete pela Spyker.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Hummmm.... Paisano descobriu os videos do Antti. O cara fez algumas dezenas de videos sobre automobilismo em geral. Tem um especial do Senna que ele montou para lembrar o aniversário de morte em 2010 que tinha quase uma hora de clipes sobre a carreira do Senna. Ia da Toleman a Williams.Paisano escreveu:[youtube]
[youtube][/youtube
[youtube][/youtube
Pena que a FOM retira do ar os videos por usarem imagens da F1 atual.
- Edu Lopes
- Sênior
- Mensagens: 4549
- Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
- Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Exclusivo! Saia justa financeira tirou Senna
Brasileiro voltará na Alemanha após ter perdido vaga em Silverstone devido a confusão nos bastidores
Luis Fernando Ramos
Foi uma decisão curiosa: ao mesmo tempo em que a Hispania efetivou a substituição de Bruno Senna por Sakon Yamamoto para o GP da Inglaterra, confirmou que o brasileiro correrá todas as etapas até o fim do ano. O anúncio foi feito após reunião na manhã de sexta-feira entre o agente do brasileiro, o inglês Chris Goodwin, e o dono do time, o empresário José Ramón Carabante.
Apesar das constantes negativas do chefe da equipe, Colin Kolles, de que a decisão foi motivada por questões financeiras, o LANCENET! apurou que o problema foi justamente dinheiro. E o afastamento do brasileiro saiu após uma confusa cadeia de acontecimentos.
Segundo diferentes fontes, realmente foi oferecida uma vaga a Yamamoto. Mas não a de Bruno Senna, e sim a do seu companheiro de equipe Karun Chandhok. O indiano tem um acordo de apoio financeiro e não teria honrado esse compromisso semana passada. A Yamamoto foi sinalizado que um pagamento de US$ 5 milhões (cerca de R$ 8,8 milhões) lhe garantiria o lugar de Chandhok até o fim do ano.
Ele depositou US$ 1,5 milhão (R$ 2,6 milhões) nos cofres do time e ficou de pagar o restante em breve. Mas o pai de Chandhok pagou o que devia na quinta-feira, colocando Kolles e o time numa saia justa.
Aparentemente, Kolles contornou o problema dando ao japonês o GP que lhe havia prometido e mantido o “pagador” Chandhok. Bruno ficou fora desta etapa, mas tem um contrato firme e teve como garantia a vaga até o fim de ano. Com o bônus de não ter mais de ceder seu cockpit a um dos pilotos de testes (Yamamoto e o austríaco Christian Klien) nem nos treinos de sexta.
Misterioso, Kolles apenas buscou confirmar o que a equipe divulgou em nota. O brasileiro segue com sua vaga garantida. E a Hispania, na busca pela grana para garantir a sobrevivência, sairá da Inglaterra com um grande abacaxi para descascar: se dois pagaram pela segunda vaga, quem a levará?
Fonte: http://www.lancenet.com.br/formula-1/no ... financeira
Brasileiro voltará na Alemanha após ter perdido vaga em Silverstone devido a confusão nos bastidores
Luis Fernando Ramos
Foi uma decisão curiosa: ao mesmo tempo em que a Hispania efetivou a substituição de Bruno Senna por Sakon Yamamoto para o GP da Inglaterra, confirmou que o brasileiro correrá todas as etapas até o fim do ano. O anúncio foi feito após reunião na manhã de sexta-feira entre o agente do brasileiro, o inglês Chris Goodwin, e o dono do time, o empresário José Ramón Carabante.
Apesar das constantes negativas do chefe da equipe, Colin Kolles, de que a decisão foi motivada por questões financeiras, o LANCENET! apurou que o problema foi justamente dinheiro. E o afastamento do brasileiro saiu após uma confusa cadeia de acontecimentos.
Segundo diferentes fontes, realmente foi oferecida uma vaga a Yamamoto. Mas não a de Bruno Senna, e sim a do seu companheiro de equipe Karun Chandhok. O indiano tem um acordo de apoio financeiro e não teria honrado esse compromisso semana passada. A Yamamoto foi sinalizado que um pagamento de US$ 5 milhões (cerca de R$ 8,8 milhões) lhe garantiria o lugar de Chandhok até o fim do ano.
Ele depositou US$ 1,5 milhão (R$ 2,6 milhões) nos cofres do time e ficou de pagar o restante em breve. Mas o pai de Chandhok pagou o que devia na quinta-feira, colocando Kolles e o time numa saia justa.
Aparentemente, Kolles contornou o problema dando ao japonês o GP que lhe havia prometido e mantido o “pagador” Chandhok. Bruno ficou fora desta etapa, mas tem um contrato firme e teve como garantia a vaga até o fim de ano. Com o bônus de não ter mais de ceder seu cockpit a um dos pilotos de testes (Yamamoto e o austríaco Christian Klien) nem nos treinos de sexta.
Misterioso, Kolles apenas buscou confirmar o que a equipe divulgou em nota. O brasileiro segue com sua vaga garantida. E a Hispania, na busca pela grana para garantir a sobrevivência, sairá da Inglaterra com um grande abacaxi para descascar: se dois pagaram pela segunda vaga, quem a levará?
Fonte: http://www.lancenet.com.br/formula-1/no ... financeira
- Edu Lopes
- Sênior
- Mensagens: 4549
- Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
- Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Vettel conquista a pole position em Silverstone
A Red Bull sobrou mais uma vez num treino classificatório nesta temporada da Fórmula 1 e terá seus dois pilotos na primeira fila do GP da Inglaterra, com Sebastian Vettel na pole position e Mark Webber fechando a primeira fila. É a nona pole da equipe austríaca este ano, sendo a quinta do alemão, que chegou a dez na carreira. Vettel, aliás, largou e chegou na frente no GP de 2009, com Webber também em segundo no grid e na prova.
Numa pista em que a aerodinâmica faz a diferença, os carros projetados por Adrian Newey massacraram a concorrência e dominaram as três etapas do treino. Webber foi o mais veloz nas duas primeiras partes, mas no Q3 Vettel acertou uma volta melhor: 1m29s615 contra 1m29s758.
A equipe que mais se aproximou da Red Bull na classificação foi a Ferrari, que colocou Fernando Alonso em terceiro lugar, mas a distantes 0s8 de Vettel. Enquanto isso, Felipe Massa não acertou uma boa volta em relação ao companheiro de equipe e largará em sétimo.
Líder do Mundial, Lewis Hamilton ficou em quarto lugar e tentará perder o mínimo de pontos possível para a Red Bull, favoritíssima à vitória, e se manter na ponta da tabela. Bom para ele foi seu companheiro de equipe na McLaren Jenson Button ter feito mau treino, com a 14ª posição no grid.
Já Rubens Barrichello fez mais uma classificação muito boa com seu melhorado Williams e conseguiu pela segunda vez consecutiva avançar à etapa final do treino, terminando com a oitava posição no grid.
O outro brasileiro que competirá em Silverstone, Lucas di Grassi (Virgin), ficou na 22ª posição. Substituto de Bruno Senna na Hispania, o japonês Sakon Yamamoto foi o último colocado.
A décima etapa da temporada será disputada às 9h (de Brasília) deste domingo.
GRID DE LARGADA DO GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m29s615
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m29s758
3º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m30s426
4º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m30s556
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m30s625
6º - Robert Kubica (POL) Renault - 1m31s040
7º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m31s172
8º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m31s175
9º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - 1m31s274
10º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m31s430
11º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m31s399
12º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m31s421
13º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - 1m31s635
14º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - 1m31s699
15º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1m31s796
16º - Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m32s012
17º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m32s430
18º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - 1m34s405
19º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - 1m34s775
20º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - punido
21º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - 1m34s864
22º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - 1m35s212
23º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth) - 1m36s576
24º - Sakon Yamamoto (JAP) Hispania-Cosworth - 1m36s968
Fonte: http://www.lancenet.com.br/formula-1/no ... ilverstone
A Red Bull sobrou mais uma vez num treino classificatório nesta temporada da Fórmula 1 e terá seus dois pilotos na primeira fila do GP da Inglaterra, com Sebastian Vettel na pole position e Mark Webber fechando a primeira fila. É a nona pole da equipe austríaca este ano, sendo a quinta do alemão, que chegou a dez na carreira. Vettel, aliás, largou e chegou na frente no GP de 2009, com Webber também em segundo no grid e na prova.
Numa pista em que a aerodinâmica faz a diferença, os carros projetados por Adrian Newey massacraram a concorrência e dominaram as três etapas do treino. Webber foi o mais veloz nas duas primeiras partes, mas no Q3 Vettel acertou uma volta melhor: 1m29s615 contra 1m29s758.
A equipe que mais se aproximou da Red Bull na classificação foi a Ferrari, que colocou Fernando Alonso em terceiro lugar, mas a distantes 0s8 de Vettel. Enquanto isso, Felipe Massa não acertou uma boa volta em relação ao companheiro de equipe e largará em sétimo.
Líder do Mundial, Lewis Hamilton ficou em quarto lugar e tentará perder o mínimo de pontos possível para a Red Bull, favoritíssima à vitória, e se manter na ponta da tabela. Bom para ele foi seu companheiro de equipe na McLaren Jenson Button ter feito mau treino, com a 14ª posição no grid.
Já Rubens Barrichello fez mais uma classificação muito boa com seu melhorado Williams e conseguiu pela segunda vez consecutiva avançar à etapa final do treino, terminando com a oitava posição no grid.
O outro brasileiro que competirá em Silverstone, Lucas di Grassi (Virgin), ficou na 22ª posição. Substituto de Bruno Senna na Hispania, o japonês Sakon Yamamoto foi o último colocado.
A décima etapa da temporada será disputada às 9h (de Brasília) deste domingo.
GRID DE LARGADA DO GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m29s615
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m29s758
3º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m30s426
4º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m30s556
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m30s625
6º - Robert Kubica (POL) Renault - 1m31s040
7º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m31s172
8º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m31s175
9º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - 1m31s274
10º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m31s430
11º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m31s399
12º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - 1m31s421
13º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - 1m31s635
14º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - 1m31s699
15º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - 1m31s796
16º - Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m32s012
17º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m32s430
18º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - 1m34s405
19º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - 1m34s775
20º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - punido
21º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - 1m34s864
22º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - 1m35s212
23º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth) - 1m36s576
24º - Sakon Yamamoto (JAP) Hispania-Cosworth - 1m36s968
Fonte: http://www.lancenet.com.br/formula-1/no ... ilverstone
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Pela corrida de hoje pressinto que teremos um bi-campeão esse ano e um segundo piloto disputando o título.
A Ferrari se consolidada cada vez mais como um time médio. Inclusive com o Alonso cometendo um erro primário de achar que pode passar por fora da pista e que vai ficar tudo bem. Enfim, a equipe está de volta aos bons tempos da década de 1980.
A Ferrari se consolidada cada vez mais como um time médio. Inclusive com o Alonso cometendo um erro primário de achar que pode passar por fora da pista e que vai ficar tudo bem. Enfim, a equipe está de volta aos bons tempos da década de 1980.
- Sterrius
- Sênior
- Mensagens: 5140
- Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
o que ta surpreendendo é a willians.
rubinho ja arranco 1 quarto e agora um quinto lugar o.O!
Obviamente fora da disputa desse ano, mas mostra que o carro evoluiu!
rubinho ja arranco 1 quarto e agora um quinto lugar o.O!
Obviamente fora da disputa desse ano, mas mostra que o carro evoluiu!
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Ele é um bom acertador de carros, ele vai deixar a equipe com o carro tinindo pra outro cara ganhar todas! hahahahaSterrius escreveu:o que ta surpreendendo é a willians.
rubinho ja arranco 1 quarto e agora um quinto lugar o.O!
Obviamente fora da disputa desse ano, mas mostra que o carro evoluiu!
Bacana mesmo foi o Weber detonando a equipe via rádio: "nada mal pra um segundo piloto". Curto esses caras que não são políticos...
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Também estou passando por um momento assim. A diferença é que não ganho milhões de dólares por ano e posso ser bem mais porra loka e outras me querem
Na Ferrari não é tão importante por que não estão disputando nada.
Na RedBull está divertido acompanhar os desdobramentos. Esse tal de Webber está me despertando minha simpatia. Mesmo sendo queixudo, ter cara de operário da construção civil e uma esposa feia que dói.
Na Ferrari não é tão importante por que não estão disputando nada.
Na RedBull está divertido acompanhar os desdobramentos. Esse tal de Webber está me despertando minha simpatia. Mesmo sendo queixudo, ter cara de operário da construção civil e uma esposa feia que dói.
Webber e Massa "escancaram" crises internas na Red Bull e na Ferrari
[18:52:46 Domingo, 11 de Julho de 2010]
Webber: "Se abusarem, podem jogar mais combustível no incêndio"
Por Giovanni Romão
Fonte: http://www.f1mania.net/noticias/vernoticia.php?47136
“Nada mau para um segundo piloto”. A frase registrada por Mark Webber após vencer o GP da Inglaterra, através do rádio de seu carro, foi apenas o início de um lavar de roupas sujas do australiano com a equipe Red Bull neste domingo, dia 11 de julho. A confusão interna dentro do time foi deflagrada ainda na sexta-feira em Silverstone, no início dos treinos livres para a décima etapa da temporada 2010 da Fórmula 1.
Fale ressaltar que o atual fato não tem nenhuma relação com o ocorrido no GP da Turquia, quando Webber e Sebastian Vettel se tocaram quando o australiano liderava a corrida. O problema já é outro e de conhecimento geral.
A RBR levou para a Inglaterra uma nova asa. Porém, apenas uma unidade foi embarca de ficou à disposição de Vettel. O alemão cravou a pole-position no sábado, quando Webber deu a primeira “cutucada” sobre a preferência do time pelo jovem piloto.
Na corrida, Vettel perdeu a liderança para Webber na largada e, ainda na primeira volta, sofreu com um furo de pneu e foi obrigado a antecipar seu pit stop na corrida. Depois de se recuperar, terminou a corrida na sétima colocação, enquanto lá na frente o australiano vibrava com sua terceira vitória no ano.
Então, na volta de desaceleração após a bandeirada, Webber disparou a ironia sobre ser o segundo piloto do time, enaltecendo a vitória. Porém, esse foi apenas o início da construção de um cenário que pode se tornar insustentável, como o próprio piloto assume. “Temos de ter certeza de que isso não vai acontecer constantemente, mas se abusarem, podem jogar mais combustível no incêndio”, resumiu.
Resumindo: há crise dentro da Red Bull!
Na sequência, o australiano destacou que teria pensado duas vezes para renovar seu contrato, caso soubesse como as coisas seriam: “Eu nunca teria assinado se imaginasse que as coisas seguiriam por esse caminho”. Webber renovou no mês de junho o contrato por mais um ano.
Para fechar o assunto, o piloto confirmou que “conversas sérias” acontecerão e prefere ver como “as coisas seguirão no futuro”.
A atitude da RBR foi criticada por outros envolvidos com a F1, como o chefe daequipe McLaren, Martin Whitmarsh. "Há muitos incidentes assim e essas circunstâncias são ruins para o desempenho geral da equipe e do indivíduo, que se sente prejudicado", disse.
Ferrari em sinal de alerta
Desde que Fernando Alonso ultrapassou Felipe Massa na entrada do boxes durante o GP da China, empurrando o brasileiro para a brita, as coisas estão tensas dentro da Ferrari. Na oportunidade, Massa disse que estava na posição de devolver a ousadia caso houvesse oportunidade.
Na corrida deste domingo, em Silverstone, o brasileiro foi para cima de Alonso na largada – o espanhol largou mal. Porém, um leve toque entre os dois resultou no furo do pneu traseiro direito de Massa, que foi para os boxes e “enterrou” sua corrida.
Após a prova, o piloto mostrou não estar nada satisfeito com o fato. “Quando há espaço você tem que tentar. Acabei ultrapassando e ele tocou a asa no meu pneu. Culpa eu não tenho!”, ironizou Massa. “Espero que isso não aconteça mais, até pelo fato da importância de marcarmos pontos”.
- Edu Lopes
- Sênior
- Mensagens: 4549
- Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
- Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
O Schumi deve ter se arrependido dessa volta. Grana, ele já tem de sobra, mas o prazer de vencer, que era o que mais o motivava, ele não terá mais.Para Ecclestone, Schumacher não continuará na F-1
Temporada ruim e falta de adaptação ao carro seriam fatores
Bernie Ecclestone, chefe da FOM (dententora dos direitos comerciais da Fórmula 1), disse que não acredita na permanência de Michael Schumacher na categoria em 2011.
Para o dirigente, o desempenho do alemão desde sua volta às pistas não tem sido como esperado e isso poderia fazer com que Michael desistisse ano que vem.
- Se Schumacher não tiver boas performances, duvido que ele vá querer continuar - comentou.
Apesar disso, Bernie elogiou a coragem do piloto de 41 anos em voltar a correr na F-1, após ter ficado três anos fora.
- Ele está obviamente em forma, motivado e é talentoso, mas o carro não se adaptou a ele - disse.
O inglês ainda apostou em Sebastian Vettel como o favorito para levar o campeonato deste ano e enalteceu o desempenho de Mark Webber.
- A Red Bull comprou um time (Jaguar) que não era bom, não é como comprar uma Ferrari. Eu nunca acreditaria, se me falessem no começo do ano, que ele (Webber) iria tão bem - completou.
Fonte: http://www.lancenet.com.br/formula-1/no ... ara-na-f-1
É uma pena.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Que Beleza. A Ferrari dos anos 1980 voltou
A próxima cena pode ser o Massa e Alonso baterem entre si e saírem da corrida. Ensaiaram na última corrida. Quem sabe na próxima eles conseguem.
A próxima cena pode ser o Massa e Alonso baterem entre si e saírem da corrida. Ensaiaram na última corrida. Quem sabe na próxima eles conseguem.
Ferrari foi avisada que deveria deixar Kubica passar
Fonte: http://autoracing.virgula.uol.com.br/ne ... at=FORMULA
A Ferrari foi avisada três vezes que Fernando Alonso deveria deixar Robert Kubica passar durante o GP da Inglaterra, de acordo com o diretor de prova da FIA, Charlie Whiting.
"Dissemos à Ferrari três vezes que, na minha opinião, eles deveriam devolver a posição para Kubica", declarou Whiting à revista Autosprint. "E os avisamos imediatamente, logo depois da manobra. Pelo rádio, eu sugeri que se trocassem novamente de posição, os comissários não precisariam intervir".
"Porém, eles não fizeram isso, e na terceira comunicação, disseram que Kubica já estava muito atrás para deixá-lo recuperar a posição. Não é verdade que os comissários levaram muito tempo para decidir. Para nós, os fatos ficaram claros imediatamente: Alonso ganhou vantagem cortando caminho".
O chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, afirmou que a equipe não pediu para Alonso deixar Kubica passar porque sentiu que o espanhol não havia ganhado vantagem.
"Ele tentou ser agressivo para ultrapassar, e reclamamos que os pilotos não são agressivos e da falta de ultrapassagens, então, naquele estágio, tomamos nossa atitude costumeira em uma situação como aquela, checar pelo rádio com o controle da corrida qual era a posição", afirmou Domenicali.
"E, normalmente, levamos um tempo para discutir com o controle da prova e fazer um julgamento, e quando recebemos a instrução para devolver a posição para Robert, estava claro que ele já havia perdido muito tempo - efetivamente, ele tinha um problema e acabou abandonando. Essa é a situação que analisamos".
"Você pode ter uma situação onde há uma possibilidade de devolver a posição imediatamente a um piloto se sentir que de fato ganhou uma vantagem injusta. Do nosso lado, sentimos que não foi o caso, senão teríamos feito isso".
Domenicali disse que quando os comissários avisaram que Alonso deveria deixar Kubica passar, o polonês já estava muito atrás. Kubica abandonou a prova momentos depois com problemas mecânicos. "Assim que recebemos a informação a respeito da opinião dos comissários de que Fernando deveria devolver a posição para Robert, Robert já estava muito atrás e perdendo ritmo porque tinha um problema"