Super Tucano News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Re: Super Tucano News
É curioso lembrar que o Super tucano foi desenvolvido a partir de uma concorrencia lançada pelos EUA para um avião de treinamento. A EMBRAER juntamente com a Northrop, concorreu com um avião especialmente projetado para a concorrencia,o Super Tucano, mas a Beech Hawker apresentou o T6 baseado num Pilatus e ganhou a concorrencia.
O Super tucano embora inicialmente projetado para treinamento se deu muito bem como avião COIN, sendo o Chile o unico país a utilizar como avião de treinamento.
Agora que o quesito é ser COIN parece muito mais provável que o ST vença a concorrencia.
É claro que o pedido de 20 aviões ainda é muito pequeno, e pouco significativo para que seja uma moeda de troca de uma compra de F18, mas pode ser um bom começo para reatar um bom relacionamento com os EUA, no governo Lula com o seu Ministro de Relações Exteriores e o Marco Aurélio Garcia.
Eu até acho que graças ao relacionamento mais cordial com os EUA, possamos vender muito mais para os EUA.
Hélio
O Super tucano embora inicialmente projetado para treinamento se deu muito bem como avião COIN, sendo o Chile o unico país a utilizar como avião de treinamento.
Agora que o quesito é ser COIN parece muito mais provável que o ST vença a concorrencia.
É claro que o pedido de 20 aviões ainda é muito pequeno, e pouco significativo para que seja uma moeda de troca de uma compra de F18, mas pode ser um bom começo para reatar um bom relacionamento com os EUA, no governo Lula com o seu Ministro de Relações Exteriores e o Marco Aurélio Garcia.
Eu até acho que graças ao relacionamento mais cordial com os EUA, possamos vender muito mais para os EUA.
Hélio
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Melhor ainda, os esquadrões operacionais colombianos.nenhuma matéria dedicado ao Super Tucano e sugeri que ele fizesse uma matéria em um dos esquadrões operacionais de ST aqui na Brasil
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Thor
- Sênior
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Posso estar errado, mas eu sempre pensei que o Super Tucano foi desenvolvido conforme necessidade da Força Aérea Brasileira. Nasceu de uma NOP (necessidade operacional) escrita por dois tenentes que serviam na antiga ELO, em São Pedro da Aldeia. Ganhou força com o SIVAM. O que você comentou foi uma outra aeronave que concorreu com o JPATS, e que não tem nada a ver com o Super Tucano (ALX) que conhecemos.helio escreveu:É curioso lembrar que o Super tucano foi desenvolvido a partir de uma concorrencia lançada pelos EUA para um avião de treinamento. A EMBRAER juntamente com a Northrop, concorreu com um avião especialmente projetado para a concorrencia,o Super Tucano, mas a Beech Hawker apresentou o T6 baseado num Pilatus e ganhou a concorrencia.
Hélio
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
-
- Sênior
Thor
Quando a FAB fez a requisição, o Super Tucano básico já estava pronte, justamente o modelo testado para concorrer com os EUA.
Hélio
Quando a FAB fez a requisição, o Super Tucano básico já estava pronte, justamente o modelo testado para concorrer com os EUA.
Hélio
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
O Tucano JPATS evoluiu para o ALX. Foi uma evolução do projeto.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
Bolovo
O JPATS já tinha uma cara do ST
Me lembro na época, um grande amigo meu, que era um dos engenheiros deste projeto( hoje ele trabalha numa subsidiária da Boeing na Bélgica) me mostrou o esboço do projeto. ele já tinha até uma maquete 1/48 do protótipo.
Hélio
O JPATS já tinha uma cara do ST
Me lembro na época, um grande amigo meu, que era um dos engenheiros deste projeto( hoje ele trabalha numa subsidiária da Boeing na Bélgica) me mostrou o esboço do projeto. ele já tinha até uma maquete 1/48 do protótipo.
Hélio
helio escreveu:Thor
Hélio
O Super Tucano original, não é o ALX da FAB, nem o Super Tucano atual, entre outras coisas o ST original tinha a abertura do canopi do tipo dos EUA, e não como é atualmente o ALX.
Segue a Foto do protótipo do Super Tucano original, com abertura para cima e não para os lados, a asa antiga sem a metralhadora.
![Imagem](http://www.airport-data.com/images/aircraft/small/346/346159.jpg)
Aqui os dois protótipos da concorrência dos EUA.
![Imagem](http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/02/p0010211.jpg)
![Imagem](http://images2.jetphotos.net/img/2/1/3/4/93304_1296587431.jpg)
O ALX surgi a partir do Super Tucano, por isso não gosto de falar em Super Tucano, mas ALX ou A-29.
Temos um intermediário, de desenvolvimento, já como novo canopi, mas ainda com as asas antigas.
![Imagem](http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/02/1_EA5W9944_alta.jpg)
E finalmente o ALX.
![Imagem](http://3.bp.blogspot.com/_HZZ82_60VdY/S-yXnGkMoLI/AAAAAAAAAZc/ZDVYRKm-h7M/s1600/air_emb-314_super_tucano_dominican_republic_lg.jpg)
[]´s
- Cassio
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 489 vezes
Só uma correção... Não tem o tal "intermediário". Esse da foto aí é o ALX, aliás nem é um dos primeiros, veja a numeração na fuselagem.PRick escreveu:helio escreveu:Thor
Hélio
O Super Tucano original, não é o ALX da FAB, nem o Super Tucano atual, entre outras coisas o ST original tinha a abertura do canopi do tipo dos EUA, e não como é atualmente o ALX.
Segue a Foto do protótipo do Super Tucano original, com abertura para cima e não para os lados, a asa antiga sem a metralhadora.
Aqui os dois protótipos da concorrência dos EUA.
O ALX surgi a partir do Super Tucano, por isso não gosto de falar em Super Tucano, mas ALX ou A-29.
Temos um intermediário, de desenvolvimento, já como novo canopi, mas ainda com as asas antigas.
E finalmente o ALX.
[]´s
A história é a seguinte...
Foi desenvolvido um P.O.C. a partir do EMB-312, que ficou conhecido na Embraer como "Ana Raio" por causa de sua pintura. Esta aeronave, segundo dizem foi de todos o com o melhor desempenho em vôo. Nascia o EMB-312H Super Tucano.
Depois, para atender aos requisitos da USAF, foi desenvolvida uma versão "JPATS", que é essa aí com o canopy abrindo pra cima. Foram modificados dos EMB-312 para esta nova configuração.
Na época da derrota no JPATS, a FAB estava iniciando as especificações do ALX. As aeronaves do JPATS foram ainda adaptadas para outra concorrência a do NFTC, para treinamento de pilotos da OTAN. O Super Tucano venceu... mas não levou. Na época a briga Embraer x BOmbardier era ferrenha nos Regional Jets, e a Bombardier foi escolhida para ser a gestora do programa... aí o Super Tucano rodou. Foi o escolhido junto com o BAE Hawk, mas não levou.
Depois disso as aeronaves acabaram sendo desmontadas. Algumas partes foram aproveitadas para um novo projeto, o EMB-314, projetado para atender aos requisitos da FAB para o programa ALX. Foram construídos 3 protótipos, sendo que o primeiro está no MUSAL, um foi perdido e o outro entregue a FAB.
Existiram então o PT-ZTW (Ana Raio), os PT-ZTF e ZTV (Super Tucanos JPATS e NFTC) e os ALX.
Cassio
Falei de intermediário, entre os Super Tucanos do JPATS, NFTC e os ALX´s. Porque desse primeiro protótipo Ana Raio nem vi foto dele. Assim, o que chamei de intermediário, na verdade foram os primeiro protótipos do ALX´s. Deve ser um dos 03 construídos. Me lembro do pessoal falando do acidente com a perda de um deles, em meio a testes de parafuso com cargas assimétricas, isso foi verdade?Cassio escreveu: Só uma correção... Não tem o tal "intermediário". Esse da foto aí é o ALX, aliás nem é um dos primeiros, veja a numeração na fuselagem.
A história é a seguinte...
Foi desenvolvido um P.O.C. a partir do EMB-312, que ficou conhecido na Embraer como "Ana Raio" por causa de sua pintura. Esta aeronave, segundo dizem foi de todos o com o melhor desempenho em vôo. Nascia o EMB-312H Super Tucano.
Depois, para atender aos requisitos da USAF, foi desenvolvida uma versão "JPATS", que é essa aí com o canopy abrindo pra cima. Foram modificados dos EMB-312 para esta nova configuração.
Na época da derrota no JPATS, a FAB estava iniciando as especificações do ALX. As aeronaves do JPATS foram ainda adaptadas para outra concorrência a do NFTC, para treinamento de pilotos da OTAN. O Super Tucano venceu... mas não levou. Na época a briga Embraer x BOmbardier era ferrenha nos Regional Jets, e a Bombardier foi escolhida para ser a gestora do programa... aí o Super Tucano rodou. Foi o escolhido junto com o BAE Hawk, mas não levou.
Depois disso as aeronaves acabaram sendo desmontadas. Algumas partes foram aproveitadas para um novo projeto, o EMB-314, projetado para atender aos requisitos da FAB para o programa ALX. Foram construídos 3 protótipos, sendo que o primeiro está no MUSAL, um foi perdido e o outro entregue a FAB.
Existiram então o PT-ZTW (Ana Raio), os PT-ZTF e ZTV (Super Tucanos JPATS e NFTC) e os ALX.
Cassio
[]´s
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Na última revista ASAS tem uma foto desse protótipo que vc cita , Prick.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Eu já vi a foto desse 312H mais antigo. Prick, esse preto que vc chama de intermediário é um A-29B normal, alias, ele é da FAB. Foi emprestado a Embraer pra fazer propaganda numa feira lá em Cingapura.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Sobre a restauração do "Ana Raio"...
http://latinphoto.smugmug.com/Other/Luc ... &k=HX77Mpm
[]s
CB_Lima
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
http://latinphoto.smugmug.com/Other/Luc ... &k=HX77Mpm
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima ![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
Mas ele não tem as metralhadoras.Bolovo escreveu:Eu já vi a foto desse 312H mais antigo. Prick, esse preto que vc chama de intermediário é um A-29B normal, alias, ele é da FAB. Foi emprestado a Embraer pra fazer propaganda numa feira lá em Cingapura.
[]´s
-
- Sênior
Me lembro que a equipe de engenheiros que meu amigo fazia parte, a fim de conhecer o sistema de de canopy que abre para cima, foram até Anapolis para ver como fucionava o dos Mirage III.
Hélio
Hélio