Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: Super Tucano News

#1981 Mensagem por helio » Seg Jan 09, 2012 2:14 pm

É curioso lembrar que o Super tucano foi desenvolvido a partir de uma concorrencia lançada pelos EUA para um avião de treinamento. A EMBRAER juntamente com a Northrop, concorreu com um avião especialmente projetado para a concorrencia,o Super Tucano, mas a Beech Hawker apresentou o T6 baseado num Pilatus e ganhou a concorrencia.
O Super tucano embora inicialmente projetado para treinamento se deu muito bem como avião COIN, sendo o Chile o unico país a utilizar como avião de treinamento.
Agora que o quesito é ser COIN parece muito mais provável que o ST vença a concorrencia.
É claro que o pedido de 20 aviões ainda é muito pequeno, e pouco significativo para que seja uma moeda de troca de uma compra de F18, mas pode ser um bom começo para reatar um bom relacionamento com os EUA, no governo Lula com o seu Ministro de Relações Exteriores e o Marco Aurélio Garcia.
Eu até acho que graças ao relacionamento mais cordial com os EUA, possamos vender muito mais para os EUA.

Hélio




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Super Tucano News

#1982 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 09, 2012 2:18 pm

nenhuma matéria dedicado ao Super Tucano e sugeri que ele fizesse uma matéria em um dos esquadrões operacionais de ST aqui na Brasil
Melhor ainda, os esquadrões operacionais colombianos.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: Super Tucano News

#1983 Mensagem por Thor » Seg Jan 09, 2012 3:34 pm

helio escreveu:É curioso lembrar que o Super tucano foi desenvolvido a partir de uma concorrencia lançada pelos EUA para um avião de treinamento. A EMBRAER juntamente com a Northrop, concorreu com um avião especialmente projetado para a concorrencia,o Super Tucano, mas a Beech Hawker apresentou o T6 baseado num Pilatus e ganhou a concorrencia.
O Super tucano embora inicialmente projetado para treinamento se deu muito bem como avião COIN, sendo o Chile o unico país a utilizar como avião de treinamento.
Agora que o quesito é ser COIN parece muito mais provável que o ST vença a concorrencia.
É claro que o pedido de 20 aviões ainda é muito pequeno, e pouco significativo para que seja uma moeda de troca de uma compra de F18, mas pode ser um bom começo para reatar um bom relacionamento com os EUA, no governo Lula com o seu Ministro de Relações Exteriores e o Marco Aurélio Garcia.
Eu até acho que graças ao relacionamento mais cordial com os EUA, possamos vender muito mais para os EUA.

Hélio
Posso estar errado, mas eu sempre pensei que o Super Tucano foi desenvolvido conforme necessidade da Força Aérea Brasileira. Nasceu de uma NOP (necessidade operacional) escrita por dois tenentes que serviam na antiga ELO, em São Pedro da Aldeia. Ganhou força com o SIVAM. O que você comentou foi uma outra aeronave que concorreu com o JPATS, e que não tem nada a ver com o Super Tucano (ALX) que conhecemos.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: Super Tucano News

#1984 Mensagem por helio » Seg Jan 09, 2012 3:37 pm

Thor
Quando a FAB fez a requisição, o Super Tucano básico já estava pronte, justamente o modelo testado para concorrer com os EUA.

Hélio




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#1985 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 09, 2012 3:53 pm

O Tucano JPATS evoluiu para o ALX. Foi uma evolução do projeto.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: Super Tucano News

#1986 Mensagem por helio » Seg Jan 09, 2012 3:58 pm

Bolovo
O JPATS já tinha uma cara do ST
Me lembro na época, um grande amigo meu, que era um dos engenheiros deste projeto( hoje ele trabalha numa subsidiária da Boeing na Bélgica) me mostrou o esboço do projeto. ele já tinha até uma maquete 1/48 do protótipo.

Hélio




PRick

Re: Super Tucano News

#1987 Mensagem por PRick » Seg Jan 09, 2012 4:13 pm

helio escreveu:Thor
Quando a FAB fez a requisição, o Super Tucano básico já estava pronte, justamente o modelo testado para concorrer com os EUA.

Hélio

O Super Tucano original, não é o ALX da FAB, nem o Super Tucano atual, entre outras coisas o ST original tinha a abertura do canopi do tipo dos EUA, e não como é atualmente o ALX.

Segue a Foto do protótipo do Super Tucano original, com abertura para cima e não para os lados, a asa antiga sem a metralhadora.

Imagem

Aqui os dois protótipos da concorrência dos EUA.

Imagem

Imagem

O ALX surgi a partir do Super Tucano, por isso não gosto de falar em Super Tucano, mas ALX ou A-29.

Temos um intermediário, de desenvolvimento, já como novo canopi, mas ainda com as asas antigas.

Imagem

E finalmente o ALX.

Imagem

[]´s




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1355
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 489 vezes

Re: Super Tucano News

#1988 Mensagem por Cassio » Seg Jan 09, 2012 6:48 pm

PRick escreveu:
helio escreveu:Thor
Quando a FAB fez a requisição, o Super Tucano básico já estava pronte, justamente o modelo testado para concorrer com os EUA.

Hélio

O Super Tucano original, não é o ALX da FAB, nem o Super Tucano atual, entre outras coisas o ST original tinha a abertura do canopi do tipo dos EUA, e não como é atualmente o ALX.

Segue a Foto do protótipo do Super Tucano original, com abertura para cima e não para os lados, a asa antiga sem a metralhadora.

Imagem

Aqui os dois protótipos da concorrência dos EUA.

Imagem

Imagem

O ALX surgi a partir do Super Tucano, por isso não gosto de falar em Super Tucano, mas ALX ou A-29.

Temos um intermediário, de desenvolvimento, já como novo canopi, mas ainda com as asas antigas.

Imagem

E finalmente o ALX.

Imagem

[]´s
Só uma correção... Não tem o tal "intermediário". Esse da foto aí é o ALX, aliás nem é um dos primeiros, veja a numeração na fuselagem.

A história é a seguinte...

Foi desenvolvido um P.O.C. a partir do EMB-312, que ficou conhecido na Embraer como "Ana Raio" por causa de sua pintura. Esta aeronave, segundo dizem foi de todos o com o melhor desempenho em vôo. Nascia o EMB-312H Super Tucano.

Depois, para atender aos requisitos da USAF, foi desenvolvida uma versão "JPATS", que é essa aí com o canopy abrindo pra cima. Foram modificados dos EMB-312 para esta nova configuração.

Na época da derrota no JPATS, a FAB estava iniciando as especificações do ALX. As aeronaves do JPATS foram ainda adaptadas para outra concorrência a do NFTC, para treinamento de pilotos da OTAN. O Super Tucano venceu... mas não levou. Na época a briga Embraer x BOmbardier era ferrenha nos Regional Jets, e a Bombardier foi escolhida para ser a gestora do programa... aí o Super Tucano rodou. Foi o escolhido junto com o BAE Hawk, mas não levou.

Depois disso as aeronaves acabaram sendo desmontadas. Algumas partes foram aproveitadas para um novo projeto, o EMB-314, projetado para atender aos requisitos da FAB para o programa ALX. Foram construídos 3 protótipos, sendo que o primeiro está no MUSAL, um foi perdido e o outro entregue a FAB.

Existiram então o PT-ZTW (Ana Raio), os PT-ZTF e ZTV (Super Tucanos JPATS e NFTC) e os ALX.

Cassio




PRick

Re: Super Tucano News

#1989 Mensagem por PRick » Seg Jan 09, 2012 7:07 pm

Cassio escreveu: Só uma correção... Não tem o tal "intermediário". Esse da foto aí é o ALX, aliás nem é um dos primeiros, veja a numeração na fuselagem.

A história é a seguinte...

Foi desenvolvido um P.O.C. a partir do EMB-312, que ficou conhecido na Embraer como "Ana Raio" por causa de sua pintura. Esta aeronave, segundo dizem foi de todos o com o melhor desempenho em vôo. Nascia o EMB-312H Super Tucano.

Depois, para atender aos requisitos da USAF, foi desenvolvida uma versão "JPATS", que é essa aí com o canopy abrindo pra cima. Foram modificados dos EMB-312 para esta nova configuração.

Na época da derrota no JPATS, a FAB estava iniciando as especificações do ALX. As aeronaves do JPATS foram ainda adaptadas para outra concorrência a do NFTC, para treinamento de pilotos da OTAN. O Super Tucano venceu... mas não levou. Na época a briga Embraer x BOmbardier era ferrenha nos Regional Jets, e a Bombardier foi escolhida para ser a gestora do programa... aí o Super Tucano rodou. Foi o escolhido junto com o BAE Hawk, mas não levou.

Depois disso as aeronaves acabaram sendo desmontadas. Algumas partes foram aproveitadas para um novo projeto, o EMB-314, projetado para atender aos requisitos da FAB para o programa ALX. Foram construídos 3 protótipos, sendo que o primeiro está no MUSAL, um foi perdido e o outro entregue a FAB.

Existiram então o PT-ZTW (Ana Raio), os PT-ZTF e ZTV (Super Tucanos JPATS e NFTC) e os ALX.

Cassio
Falei de intermediário, entre os Super Tucanos do JPATS, NFTC e os ALX´s. Porque desse primeiro protótipo Ana Raio nem vi foto dele. Assim, o que chamei de intermediário, na verdade foram os primeiro protótipos do ALX´s. Deve ser um dos 03 construídos. Me lembro do pessoal falando do acidente com a perda de um deles, em meio a testes de parafuso com cargas assimétricas, isso foi verdade?

[]´s




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: Super Tucano News

#1990 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 09, 2012 7:21 pm

Na última revista ASAS tem uma foto desse protótipo que vc cita , Prick.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#1991 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 09, 2012 7:36 pm

Eu já vi a foto desse 312H mais antigo. Prick, esse preto que vc chama de intermediário é um A-29B normal, alias, ele é da FAB. Foi emprestado a Embraer pra fazer propaganda numa feira lá em Cingapura.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Super Tucano News

#1992 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 09, 2012 7:40 pm

Sobre a restauração do "Ana Raio"...

:wink:

http://latinphoto.smugmug.com/Other/Luc ... &k=HX77Mpm

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

Re: Super Tucano News

#1993 Mensagem por PRick » Seg Jan 09, 2012 7:49 pm

Bolovo escreveu:Eu já vi a foto desse 312H mais antigo. Prick, esse preto que vc chama de intermediário é um A-29B normal, alias, ele é da FAB. Foi emprestado a Embraer pra fazer propaganda numa feira lá em Cingapura.
Mas ele não tem as metralhadoras.

[]´s




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: Super Tucano News

#1994 Mensagem por helio » Seg Jan 09, 2012 8:00 pm

Me lembro que a equipe de engenheiros que meu amigo fazia parte, a fim de conhecer o sistema de de canopy que abre para cima, foram até Anapolis para ver como fucionava o dos Mirage III.

Hélio




PRick

Re: Super Tucano News

#1995 Mensagem por PRick » Seg Jan 09, 2012 8:04 pm

Descobri uma arte interessante do primeiro Super Tucano, o tal Ana Raio.

http://img.wp.scn.ru/camms/ar/934/pics/26_o_1.jpg




Responder