Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1966 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 02, 2018 9:02 pm

Cabeça, existe rotação de pilotos durante estes 4 meses em que os F-16 passam no Báltico, ou o pessoal que chegou fica por lá direto até voltar pra casa?

Quanto a modernização, o "Viper" daria mais quanto tempo de vida aos vossos caças, considerando as horas de voo disponíveis atualmente e as previstas para os próximos 10 anos? É perceptível que a FAP voa muito mais seus caças que a FAB, dada a diferença de realidades e os compromissos junto a OTAN, além das necessidades internas.

Um caça novo terá de ser pensado em algum momento. Esse momento chega antes ou depois do fim desta primeira metade do século?

abs.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1967 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mai 03, 2018 7:53 am

Todo o destacamento fica o tempo integral da missão. Os Fuzileiros que agora sairam de Portugal também lá ficaram 4 meses.

Os F-16 irão durar até 2030, por isso temos muito tempo ainda pela frente.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1968 Mensagem por hotm » Qui Mai 03, 2018 4:23 pm

cabeça de martelo escreveu: Qua Mai 02, 2018 10:45 am
hotm escreveu: Dom Abr 29, 2018 11:04 am http://www.cavok.com.br/blog/grecia-apr ... acas-f-16/

E Portugal?
Ao contrário dos A-7, os F-16 Portugueses estão sempre a ser modernizados com novas melhorias ano após ano. Isto é possível graças ao facto de haver o Mid Life Update feito pelo EPAF (European Participating Forces).

Quando Portugal começou no programa estavamos na "tape 2":
Weapon modes Air-Air and Air-Ground testing
Navigation (INS and GPS)
Basic MMC core functions integration
Neste momento já estamos na tape 6.5:
From this tape onwards there will be a difference between the European numbering sequence and the US. Funding for the M-tapes was extended through the years up untill number M6. The normal succession would mean an M7 would be next. This will be the case for the US (with their F-16s lasting untill well into the 2030s). Since the European F-16s are much older and reaching the end of their lifespan (2020-2030) it was difficult to convince them to extend funding for more updates to the F-16s. Specifically the Netherlands and Norway weren't eager since they already opted to replace the F-16 with the F-35 with fleet introduction starting in 2019 and F-16 phase out around 2024). Much of the updates found in tape M6.5 will be the same as tape M7.

Rectification of some earlier weapon integration shortcomings
Integration of new weapons (JASSM, JDAM, EGBU-12, SDB, AIM-120D and AIM-9X)
Integration of advanced racks (BRU-69), pylons, adapters and the UAI (ensuring nuclear surety and compatibility)
Update of the Link-16 protocol
Upgrade of the AN/AAQ-14 interface software
Update of the AN/ALR-56M system
Update of the GPS system
No futuro talvez estejamos reservados a isto, já que o grupo trabalho acima descrito vai ser constituido por cada vez menos países (alguns estão já em pleno processo de integração dos F-35 nas suas Forças Aéreas):

Imagem

Tanto ou mais importante é o armamento e os nossos F-16 já estão a pedir algo mais do que os AIM-9 e os AIM-120. Os IRIS-T, os ASRAAM e os Meteor são aqueles que vêm-me à cabeça.

se não me engano os nosso f-16 sao no padrão block 15OCU é possivel modernizalos para a versao F-16V completa? ou vai ser algoo intremedio?
Espero que os novos radraes venham para os nosso F-16




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1969 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 03, 2018 6:02 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Mai 03, 2018 7:53 am Todo o destacamento fica o tempo integral da missão. Os Fuzileiros que agora sairam de Portugal também lá ficaram 4 meses.
Os F-16 irão durar até 2030, por isso temos muito tempo ainda pela frente.
Grato Cabeça.

Se eles ficam até 2030, diz respeito à década ou ao ano em si, pois no caso deste último são apenas 12 anos até lá, mas em sendo o primeiro, se justifica o investimento a ser feito, dado que seria um prazo de uso bem maior. Isso apesar de os F-16 de Portugal serem das primeiras versões ainda. Assim, já devem ter visto muita coisa por aí.

abs.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1970 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 04, 2018 6:35 am

hotm escreveu: Qui Mai 03, 2018 4:23 pm se não me engano os nosso f-16 sao no padrão block 15OCU é possivel modernizalos para a versao F-16V completa? ou vai ser algoo intremedio?
Espero que os novos radraes venham para os nosso F-16
Os nossos F-16A/B (tanto do Peace Atlantis I e II) eram do block 15OCU (Operational Capability Upgrade), mas isso era à 10 anos atrás. Hoje em dia todos passaram pelo MLU e são "criaturas" muito diferentes das iniciais. Antes de terem passado por essa modernização nem sequer podiam disparar o AIM-120 AMRAAM por causa do radar e do software. A resposta é simples, os nossos F-16 podem ser modernizados ao padrão V sem qualquer problema.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1971 Mensagem por hotm » Sex Mai 04, 2018 6:52 am

cabeça de martelo escreveu: Sex Mai 04, 2018 6:35 am
hotm escreveu: Qui Mai 03, 2018 4:23 pm se não me engano os nosso f-16 sao no padrão block 15OCU é possivel modernizalos para a versao F-16V completa? ou vai ser algoo intremedio?
Espero que os novos radraes venham para os nosso F-16
Os nossos F-16A/B (tanto do Peace Atlantis I e II) eram do block 15OCU (Operational Capability Upgrade), mas isso era à 10 anos atrás. Hoje em dia todos passaram pelo MLU e são "criaturas" muito diferentes das iniciais. Antes de terem passado por essa modernização nem sequer podiam disparar o AIM-120 AMRAAM por causa do radar e do software. A resposta é simples, os nossos F-16 podem ser modernizados ao padrão V sem qualquer problema.

Obrigado, pensava que estruturalmente ia ser mais complicado.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1972 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 04, 2018 7:37 am

hotm escreveu: Sex Mai 04, 2018 6:52 am
cabeça de martelo escreveu: Sex Mai 04, 2018 6:35 am

Os nossos F-16A/B (tanto do Peace Atlantis I e II) eram do block 15OCU (Operational Capability Upgrade), mas isso era à 10 anos atrás. Hoje em dia todos passaram pelo MLU e são "criaturas" muito diferentes das iniciais. Antes de terem passado por essa modernização nem sequer podiam disparar o AIM-120 AMRAAM por causa do radar e do software. A resposta é simples, os nossos F-16 podem ser modernizados ao padrão V sem qualquer problema.

Obrigado, pensava que estruturalmente ia ser mais complicado.

A Força Aérea Norte-Americana devido ao atraso dos F-35 irá fazer um programa semelhante aos seus F-16. E sim, os nossos F-16 tiveram a sua estrutura reforçada, mas não sei se não será necessário fazer algo mais na passagem para a padrão V.
O processo de reconfiguração das aeronaves F-16 dos programas PAI e PAII para F-16MLU envolveu também melhorias estruturais62 da célula e das superfícies de voo, de forma a garantir uma vida de serviço estrutural de 8000 HVE
O programa SLEP da USAF: https://www.ainonline.com/aviation-news ... 16-fighter




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1973 Mensagem por Túlio » Sex Mai 04, 2018 2:08 pm

Não me parece tão fácil: as turbinas ainda são F-100-PW-220; comparar com as F-100-PW-229 e F110-GE-132 é abrir mão de quase duas dúzias de kN, senão mais. Quanto custaria trocar a propulsão de um F-16? A alternativa seria uns Vipers mais poderosos e outros menos.

Ademais, ainda ficou por explicar se a janela temporal é o ano de 2030 ou a década inteira; neste caso realmente há tempo de sobra, naquele não, pois só o processo de seleção de um eventual substituto, as pressões políticas e militares, a burocracia & quetales já "comerão" vários anos; mais alguns para as negociações que culminarão com a assinatura dos necessários contratos e obtenção das garantias (e tome burocracia, além de mais pressão política); por fim, a contratação dos caças junto ao fabricante, que precisará contratar as partes de seus fornecedores e ainda agendar para que a sequência produtiva de aeronaves já contratadas por outros clientes não seja afetada.

À vista disso, doze anos não me parece tanto assim, mesmo que Portugal não tenha passado por mais de duas décadas na mão de TUCANALHAS e PUTISTAS; um Programa Viper pelo meio não irá ajudar nada, ao menos a meu ver...


NOTA - Um meio-termo bastante razoável poderia ser a conversão dos atuais F-16 para Viper, dentro do possível (a propulsão me parece problema de quase impossível solução) junto com um contrato para adquirir um lote de aeronaves novas - aí sim, já com turbina bem mais potente - do mesmo tipo, eis que, à falta de opção (notar, os ianques focaram tanto nos 5G que simplesmente abandonaram o desenvolvimento de aeronaves mais em conta; o resultado é que o substituto para um F-16 é...outro F-16, só que up-to-date, o que atualmente é o Viper. Não vislumbro uma única chance de o F-35, por mais que o melhorem, (a) voar as mesmas missões a um custo aceitável, (b) ser adotado nas mesmas quantidades e (c) ter disponibilidade sequer parecida. Afinal, o F-16 é o "pau pra toda obra" da USAF, está por toda parte e não exige uma fração dos cuidados e requintes necessários para um Lighning II ser efetivo), o F-16 provavelmente estará em linha ainda por décadas a fio.

É o que penso. 8-]




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1974 Mensagem por tgcastilho » Sex Mai 04, 2018 4:16 pm

Túlio escreveu: Sex Mai 04, 2018 2:08 pm Não me parece tão fácil: as turbinas ainda são F-100-PW-220; comparar com as F-100-PW-229 e F110-GE-132 é abrir mão de quase duas dúzias de kN, senão mais. Quanto custaria trocar a propulsão de um F-16? A alternativa seria uns Vipers mais poderosos e outros menos.

Ademais, ainda ficou por explicar se a janela temporal é o ano de 2030 ou a década inteira; neste caso realmente há tempo de sobra, naquele não, pois só o processo de seleção de um eventual substituto, as pressões políticas e militares, a burocracia & quetales já "comerão" vários anos; mais alguns para as negociações que culminarão com a assinatura dos necessários contratos e obtenção das garantias (e tome burocracia, além de mais pressão política); por fim, a contratação dos caças junto ao fabricante, que precisará contratar as partes de seus fornecedores e ainda agendar para que a sequência produtiva de aeronaves já contratadas por outros clientes não seja afetada.

À vista disso, doze anos não me parece tanto assim, mesmo que Portugal não tenha passado por mais de duas décadas na mão de TUCANALHAS e PUTISTAS; um Programa Viper pelo meio não irá ajudar nada, ao menos a meu ver...


NOTA - Um meio-termo bastante razoável poderia ser a conversão dos atuais F-16 para Viper, dentro do possível (a propulsão me parece problema de quase impossível solução) junto com um contrato para adquirir um lote de aeronaves novas - aí sim, já com turbina bem mais potente - do mesmo tipo, eis que, à falta de opção (notar, os ianques focaram tanto nos 5G que simplesmente abandonaram o desenvolvimento de aeronaves mais em conta; o resultado é que o substituto para um F-16 é...outro F-16, só que up-to-date, o que atualmente é o Viper. Não vislumbro uma única chance de o F-35, por mais que o melhorem, (a) voar as mesmas missões a um custo aceitável, (b) ser adotado nas mesmas quantidades e (c) ter disponibilidade sequer parecida. Afinal, o F-16 é o "pau pra toda obra" da USAF, está por toda parte e não exige uma fração dos cuidados e requintes necessários para um Lighning II ser efetivo), o F-16 provavelmente estará em linha ainda por décadas a fio.

É o que penso. 8-]
Caro Túlio, sendo eu um completo ignorante neste assunto, mas os F16 da Ilha Formosa não são também block15/20? Pois estou em crer que são e que estão a ser actualizados para o padrão Viper.

Saudações,




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1975 Mensagem por Túlio » Sex Mai 04, 2018 4:27 pm

tgcastilho escreveu: Sex Mai 04, 2018 4:16 pm
Caro Túlio, sendo eu um completo ignorante neste assunto, mas os F16 da Ilha Formosa não são também block15/20? Pois estou em crer que são e que estão a ser actualizados para o padrão Viper.

Saudações,
Estimado Castilho, que eu saiba todos os F-16 operacionais da FAP são A/B block 15 ACU, tanto os do Peace Atalntis 1 quanto do 2; a actualização electrónica, até onde posso saber, os nivela - ao menos potencialmente - a qualquer outro Viper. A questão que levantei diz respeito ao desempenho, pois há uns belos kN na diferença entre um Viper feito a partir de um F-16 novo e atual e outro baseado em um A/B MLU...




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1976 Mensagem por tgcastilho » Sex Mai 04, 2018 4:35 pm

Túlio escreveu: Sex Mai 04, 2018 4:27 pm
Estimado Castilho, que eu saiba todos os F-16 operacionais da FAP são A/B block 15 ACU, tanto os do Peace Atalntis 1 quanto do 2; a actualização electrónica, até onde posso saber, os nivela - ao menos potencialmente - a qualquer outro Viper. A questão que levantei diz respeito ao desempenho, pois há uns belos kN na diferença entre um Viper feito a partir de um F-16 novo e atual e outro baseado em um A/B MLU...
Pois a questão é mesma, porque Taiwan também tem F16 A/B block 15 e está a fazer o upgrade para Viper.


The upgrade is slated to be completed by 2023.

The Republic of China Air Force (ROCAF) has begun upgrading its fleet of 144 Lockheed Martin F-16 A/B Fighting Falcon combat aircraft to the latest F-16 configuration, dubbed V for “Viper,” according to local media reports.

The first four ROCAF F-16s are currently undergoing refitting at the state-owned Aerospace Industrial Development Corporation (AIDC), Lockheed Martin’s local partner in Taiwan, based in Taichung. Some of the aircraft will also be flown to the United States for retrofitting.

Total cost for the upgrade of 144 combat aircraft, known as the Phoenix Rising Project, are estimated at around $5.3 billion. According to IHS Defense Weekly, however, the second phase of the upgrade project still requires funding.


“If you review the original congressional notification, the program is valued at $5.3 billion, but the [Taiwanese government] balked at funding the whole thing upfront, so there’s still a second phase of funding required,” U.S.-Taiwan Business Council president Rupert Hammond-Chambers told IHS Jane’s in May 2016.

So far, $3.47 billion has been allocated by the Taiwanese government.

The first four aircraft will be retrofitted by the end of the year. Originally, the first round of upgrades was to consist of ten aircraft. However, delays in software testing in the United States reduced the number to four. Approximately 25 to 28 aircraft will undergo modernization each year until 2023 (some sources claim the middle of 2022.)

In October 2015, the first ROCAF F-16 fighter jet in its V configuration took flight in Fort Worth, Texas. The F-16V configuration is the latest and most advanced F-16 currently in service with air forces across the globe.

All the ROCAF F-16 aircraft will be retrofitted with advanced avionics including a new flight management system, a new active electronically scanned array fire-control radar, an enhanced electronic warfare system, and helmet-mounted display system, among other upgrades.

According to the Lockheed Martin website:

The core of the F-16V configuration is an Active Electronically Scanned Array (AESA) radar, a modern commercial off-the-shelf (COTS)-based avionics subsystem, a large-format, high-resolution display; and a high-volume, high-speed data bus. Operational capabilities are enhanced through a Link-16 Theater Data Link, Sniper Advanced Targeting Pod, advanced weapons, precision GPS navigation, and the Automatic Ground Collision Avoidance System (Auto GCAS).

The new AESA radar will enable ROCAF F-16 fighter jets to detect and engage stealth aircraft including the People’s Liberation Army Air Force’s (PLAAF) Chengdu J-20, according to Taiwan’s Minister of National Defense Feng Shih-kuan. The F-16V will also carry more advanced missiles, including AIM-9X Sidewinders.

According to IHS Jane’s, “based on a 75 percent operational rate as well as maintenance and/or other life cycle support — the ROCAF will have some 79 F-16A/Bs operational at any given time for the duration of the upgrade.”

Taiwan initially wanted to procure 66 new F-16 fighter aircraft from the United States. However, the Obama White House decided against it in 2011 and offered the upgrade instead in order to avoid a major rift with China. The new Trump administration could revisit this decision.
Fonte: https://thediplomat.com/2017/01/taiwan- ... hter-jets/


Agora, poderá é ser como disseste um upgrade mais em conta e só actualizar a parte electronica, que alias é o descreve a noticia.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1977 Mensagem por Túlio » Sex Mai 04, 2018 4:53 pm

@tgcastilho, minha ÚNICA reserva tem sido consistentemente dirigida de maneira específica à propulsão e consequente desempenho aerodinâmico, nada mais.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1978 Mensagem por tgcastilho » Sex Mai 04, 2018 8:05 pm

@Túlio, eu percebi e não estou a dizer o contrário. Estou é a dizer que o upgrade para o padrão Viper está a ser efetuado em F16s SUPOSTAMENTE iguais aos Portugueses. O que poderá querer dizer que não existe grande dificuldade na substituição da turbina. :wink:




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1979 Mensagem por Túlio » Sex Mai 04, 2018 8:47 pm

tgcastilho escreveu: Sex Mai 04, 2018 8:05 pm @Túlio, eu percebi e não estou a dizer o contrário. Estou é a dizer que o upgrade para o padrão Viper está a ser efetuado em F16s SUPOSTAMENTE iguais aos Portugueses. O que poderá querer dizer que não existe grande dificuldade na substituição da turbina. :wink:
Temo que esteja longe de ser simples assim: não sou grande conhecedor de turbinas mas me interessei um pouco por isso ainda no século passado, ao ler numa RFA sobre estudos formulados pelos Espanhóis para modernizar seus F/A-18; na aviónica tudo tranquilo mas as turbinas, apesar de serem apenas uma variante mais potente da F-404, não podiam ser trocadas, havia diferenças demais, tanto no "berço" onde ficam instaladas na fuselagem quanto nas entradas de ar (inlets), pois as mais potentes precisavam de mais ar, tanto para propulsão quanto para refrigeração. Ademais, o preço de um a turbina nova costuma ser bem "salgado". Por fim, ainda não vi menção de troca de turbinas nos F-16 da ROCAF. Aliás, se não me engano passou a ter uma coisa chamada CEG - Common Engine Bay - nos F-16 mas apenas a partir do block 30 (reitero, se não me engano)...




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1980 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 05, 2018 8:00 am

Túlio escreveu: Sex Mai 04, 2018 2:08 pm Não me parece tão fácil: as turbinas ainda são F-100-PW-220; comparar com as F-100-PW-229 e F110-GE-132 é abrir mão de quase duas dúzias de kN, senão mais. Quanto custaria trocar a propulsão de um F-16? A alternativa seria uns Vipers mais poderosos e outros menos.

Ademais, ainda ficou por explicar se a janela temporal é o ano de 2030 ou a década inteira; neste caso realmente há tempo de sobra, naquele não, pois só o processo de seleção de um eventual substituto, as pressões políticas e militares, a burocracia & quetales já "comerão" vários anos; mais alguns para as negociações que culminarão com a assinatura dos necessários contratos e obtenção das garantias (e tome burocracia, além de mais pressão política); por fim, a contratação dos caças junto ao fabricante, que precisará contratar as partes de seus fornecedores e ainda agendar para que a sequência produtiva de aeronaves já contratadas por outros clientes não seja afetada.

À vista disso, doze anos não me parece tanto assim, mesmo que Portugal não tenha passado por mais de duas décadas na mão de TUCANALHAS e PUTISTAS; um Programa Viper pelo meio não irá ajudar nada, ao menos a meu ver...


NOTA - Um meio-termo bastante razoável poderia ser a conversão dos atuais F-16 para Viper, dentro do possível (a propulsão me parece problema de quase impossível solução) junto com um contrato para adquirir um lote de aeronaves novas - aí sim, já com turbina bem mais potente - do mesmo tipo, eis que, à falta de opção (notar, os ianques focaram tanto nos 5G que simplesmente abandonaram o desenvolvimento de aeronaves mais em conta; o resultado é que o substituto para um F-16 é...outro F-16, só que up-to-date, o que atualmente é o Viper. Não vislumbro uma única chance de o F-35, por mais que o melhorem, (a) voar as mesmas missões a um custo aceitável, (b) ser adotado nas mesmas quantidades e (c) ter disponibilidade sequer parecida. Afinal, o F-16 é o "pau pra toda obra" da USAF, está por toda parte e não exige uma fração dos cuidados e requintes necessários para um Lighning II ser efetivo), o F-16 provavelmente estará em linha ainda por décadas a fio.

É o que penso. 8-]
Túlio como sabes, esta não é a minha praia, mas eu falo e escrevo com pessoas que percebem bastante disto e até são da área (FAP). Eu sempre que falo do futuro dos F-16, eles falam sempre de três coisas, a estrutura, o radar e o armamento.

Segundo disseram-me o ano de 2030 está mais relacionado com a vida de serviço estrutural dos F-16MLU do que por outra coisa qualquer. Apesar de a estrutura ter sido reparada/melhorada no programa MLU e as HVE terem aumentado, o tempo de voo por F-16 tem a tendência a aumentar e não a diminuir (missões no Báltico, venda de F-16 à Roménia, etc).

Imagem

Também falaram-me que havia a possibilidade de entrar num programa qualquer que a USAF está a fazer para aumentar o tempo de vida dos seus F-16 até aos 10000 HVE, mas isso não está assegurado.

Em relação ao radar, o governo fez à pouco tempo um contracto de manutenção/melhoria aos ditos, no valor de vários milhões de euros, mas o objectivo é o radar AESA, porque o actual, apesar do APG-66(V)2A ser muito superior ao da versão inicial (pré-MLU), mantém limitações que a FAP não gosta.

O armamento... não há muita dúvida que a FAP apesar de ter recebido várias tranches de novos misseis e bombas inteligentes, mas quer mais.

Em relação aos motores, excepto o wishful thinking de alguns fãs... penso que a FAP ficou muito contente com o resultado final do que se fez na MLU (passar os F100-PW-220/220E. Dito isto, teremos que fazer as contas ao que 500 milhões de euros distribuídos por 30 caças dá para fazer, já que esse é o número que foi adiantado pelo MDN.

No caso da Formosa:
All the ROCAF F-16 aircraft will be retrofitted with advanced avionics including a new flight management system, a new active electronically scanned array fire-control radar, an enhanced electronic warfare system, and helmet-mounted display system, among other upgrades.
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"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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