TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#1966 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 15, 2008 2:44 pm

Então eu consideraria o seguinte:
1)-:arrow: A França aceita transferir tecnologia mesmo o Brasil produzindo por volta de 36 aeronaves, desde que seja feita uma venda casada de subs e outras cooperações militares. Mas ai eu pergunto, isso não elevaria mais ainda os custos do suposto Rafale construído aqui? Ou será que a França subsidiaria para não deixar o Rafale morrer. :mrgreen: (desconsiderando aqui a idéia do NJ de entrar em um programa de 5ª geração)
2)-:arrow: Os EUA repassam tecnologia para a EMBRAER construir seu caça supersônico e além disso o Brasil constrói sob licença o F-35 aqui em menores quantidades, em troca disso, fabricaria também para alguns parceiros dos EUA. Será?
3)-:arrow: A Rússia transfere tecnologia para construção sob licença de Su-35-1 e/ou SU-30MKI aqui no Brasil. Embora acredite essa opinião pouco provável, levando em consideração que seria uma grana alta gasta (se for mesmo necessária a construção de 70-80 aeronaves) e não estaríamos em um programa de 5ª geração.
1)- Venda casada? Esquece, já falaram que não vamos ficar na mão de um só, isso seria um erro primário. Nem aqui acho que fariam isso. Subsidiar prá nós? Eles não abrem nem o setor agrícola deles um dos mais subsidiados do mundo. O Rafale custa caro até prá eles, prá nós então...

2)- Constrói F-35 em que linha? Tecnologia americana? Nem prá Inglaterra que é colada pelo saco neles recebe, quanto mais nós, que levamos 10 anos prá comprar umas merdas de avião. E se já estão chorando custos, o F-35 é tudo menos baratinho, e não vai trazer nada de tecnologia.
Fabricar pros outros? E os empregos na LM? Nem no melhor sonho os EUA transferem empregos deles prá outros, só o oposto.

3)- Isso já foi oferecido no FX-1 com o SU-35(um SU-30MKI monoplace) e agora, outra vez com o SU-35-1. Grana alta vai ser prá todos, então porque a proposta russa seria especialmente cara? Se o SU-35-1 é o mais barato dos concorrentes, não vejo a lógica, a menos que comecemos com as casinhas, parafusos rodando ao contrário... Mas felizmente já passamos desta fase.
O PAK vai estar operacional daqui a quanto tempo? O custo do programa dividido por três (ou mais) vai ser logicamente menor, e vamos participar realmente ao invés da fabricar umas latarias. Diluindo este custo em 20 anos ou mais fica relativamente barato e certamente mais barato que qualquer programa ocidental, sempre mais caros, vide Rafale e EF.
Tecnologia supersônica já foi oferecida à EMBRAER no FX-1, é só pesquisar.

Enfim, vamos rebolar pessoal, vamos rebolar que tá brabo. Dá gosto d ver a ginástica do Prick.
O Wolf quer porque quer F-16Chupa-pedra aqui e o F-35BRFF.

E eu sou o único isento e modesto. :lol: :lol: :lol: :lol:

Anderson TR
Sênior
Sênior

#1967 Mensagem por Anderson TR » Ter Abr 15, 2008 2:45 pm

RenaN escreveu:
orestespf escreveu:Já passou em Cálculo IV!!!! :D :D :D
Olha que eu acredito. :twisted: :twisted:
Carlos Mathias escreveu:O mais interessante é ver o povo rebolar tentando derrubar a proposta que mais faz sentido, SU-35-1 + PAK-FA.
:lol: :lol: :lol: :lol:
CM, essa seria a melhor proposta na minha opinião. Mas pensa bem, uma grana pra comprar uns 24 SU-30MKI/Su-35-1 (de tampão 8-] ) + grana pra entrar no PAK-FA + grana pra construir os PAK-FA's. É muita coisa em se tratando de um país que sempre operou com aviões de 2ª linha. Pode até ser mas ai acredito que não vai ser neste governo.

Sds.

EDIT: E tem mais, quais seriam os caças low do Brasil? [018]
O problema é que estamos com um pensamento muito no passado de nosso país.....Um país que quer assento permanente na ONU, que faz parte do BRIC, um dos emergentes que mais prometem!!!Que começa a adquirir o respeito internacional com um PIB que nunca tivemos antes ao longo de nossa curta história de 200 anos(que promete aumetar muiiiito nos próximos 10 anos)....E já cotado por um candidato dos EUA para fazer parte do G-7, entre outras coisas mais......não pode sempre ficar no NÃO ACREDITO!!!....Entrem nos Fóruns dos Argentinos e vejam a babação deles com nosso desempenho e perspectivas no cenário mundial!!!!!Quer queiramos ou não com maiores capacidades, maiores são as exigências e a necessidade de mantermos como uma nação respeitável(que passa por todas as instâncias, inclusive a de DEFESA)

Sds

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
PRick

#1968 Mensagem por PRick » Ter Abr 15, 2008 2:45 pm

orestespf escreveu:
PRick escreveu: A alternativa low deve ser mais M-2000C e reformar eles, nada de comprar um segundo tampão low. Cada vez mais acredito nas duas primeiras alternativas:

1- Compramos Rafales de prateleira nos moldes que já citei ou[/b]

2- Vamos de M-2000C reformados em maior número, para entrarmos em algum programa de quinta geração, são os 02 pássaros voando.

Se as pressões aumentarem vamos ficar na segunda opção, parace que o povo não aprendeu nada com o FX-1.

[ ]´s

E como fica as declarações do seu amado ministro Nelson Jobim que não para de dizer que não haverá compra de prateleira??? :roll: :roll: :roll: :roll:

Agora... Se o citado ministro mudar de opinião... Acho que as coisas pioram para os franceses... :lol: :lol: :lol: :twisted: :twisted: :twisted:

Abraços "esperneantes",

Orestes

PS: o PRick está fazendo uma ginástica brutal para conseguir desconstruir minha tese, mas tá difícil. :lol: :lol: :lol: :lol:

Sua tese é uma visível tentativa de levar a sardinha para seu lado. Como falei antes, você continua tomando termos conceituais relativos e abstratos como números matemáticos, a realidade nada tem haver com sua lógica matemática.

Como falei antes é compra de pratileira NOS MOLDES que postei, ou seja, a desculpa será o pacote completo de armamento da França, e assim os Rafales entram no bolo.

[ ]´s

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#1969 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 2:47 pm

cb_lima escreveu:
RenaN escreveu: CM, essa seria a melhor proposta na minha opinião. Mas pensa bem, uma grana pra comprar uns 24 SU-30MKI/Su-35-1 (de tampão 8-] ) + grana pra entrar no PAK-FA + grana pra construir os PAK-FA's. É muita coisa em se tratando de um país que sempre operou com aviões de 2ª linha. Pode até ser mas ai acredito que não vai ser neste governo.

Sds.
Pois é... :cry: e ainda mais com grana para 'operar' 2 aeronaves tão novas entrando em serviço em tão curto espaço de tempo...

Milagres podem acontecer, mas...

Acho que só temos 1 ficha para apostar. :shock:

Lembrar que os F-5EM/Am-X estariam por aqui até meados da década de '20' (2020).

[]s
CB_Lima

Não, Lima, tem mais fichas aí! rsrsrs O F-5M e A-1M não conseguem sobreviver muito tempo, é bem provável que algumas unidades cheguem a 2020, mas não podemos dizer que teremos estes caças como espinha dorsal da FAB até lá.

Abração,

Orestes

Tigershark
Sênior
Sênior

#1970 Mensagem por Tigershark » Ter Abr 15, 2008 2:48 pm

orestespf escreveu:
BlInDaDo-BR escreveu:
Bem Orestes, achei interessante suas colocações e gostaria de acrescentar alguma coisa.Veja bem, apesar de nós considerarmos alto esses gastos com defesa para os padrões sociais do Brasil, provavelmente esses gastos serão diluídos ao longo de 10,15 ou até 20 anos de investimentos e, podem trazer uma certa independência Brasileira com relações a outros gastos no futuro....(Como você bem disse trata-se de um investimento)...Se formos colocar um gasto total de $10 bilhões ao longo de 20 anos, o Brasil poderia ter um gasto anual de $500 milhões de dólares ou no menor tempo $1 Bilhão anual....

A própria Austrália estima um gasto de cerca de 15 Bilhões de dólares com a compra de prateleira de um montante de 126 caças F-35(diga-se de passagem após recusa dos EUA em vendêr-lhes os F-22)
A Indía que possui uma situação social (IDH) muito pior que o nosso estima gastos da ordem de $10 Bi, com cálculos semelhantes e possíveis financiamentos até de bancos Russos, como fez Chavez com a compra de alguns submarinos para a Venezuela.
Em suma, se o Brasil quiser realmente se firmar como uma potência mundial e num futuro se firmar de forma independente com suas indústrias bélicas vai ter que desembolsar uma quantia razoável para isso, e creio ser muito mais viável se consolidar no formato de parcerias em que a probabilidade de retornos futuros e de controle dos gastos possa nos trazer melhores percepções sobre custo/benefício e negociações na própria A.S.

Sds

Concordo totalmente com você, BlInDaDo, mas os políticos brasileiros e a população (desinformada), não.

Outro ponto que nunca se fala, talvez por ser "anti-social", é que por detrás da compra de caças existe uma bolada para se gastar e ainda mais. Se gastarmos 10 bi dólares comprando algumas dezenas de caças, gastaremos o dobro ou triplo (sendo otimista) disso para equipar e manter estes caças durante 20 ou 30 anos.

Assim sendo, não estamos falando de 10 bi dólares para serem pagos em 20 ou 30 anos, estamos falando de 20 ou 30 bi dólares para pagarmos em 20 ou 30 anos. Aí ninguém compraria esta idéia facilmente. Se não houver um bom argumento para justificar tais gastos, sem chances disso emplacar. E estamos falando apenas de caças pra FAB...

Abraços,

Orestes
E para piorar,Mestre Orestes,nosso Presidente,assim que assumiu seu primeiro mandato,foi aos meios de comunicação alardear que 700 milhões de dólares alimentariam muitas bocas pelo Brasil.O que não dizer então de 10 bilhões...... :(

Carlos Mathias

#1971 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 15, 2008 2:48 pm

Oi rebola rebola rebola sim

Pode falar pode rir de mim

Reboooooola!

Vai Prickão, vai garoto, até o chão!!!!!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

--------------------------------------X------------------------------------------

Orestes, o povo vai ter que rebolar cada vez mais, até a carta na manga aparecer. :wink: 8-]

orestespf
Sênior
Sênior

#1972 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 2:50 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:

E como fica as declarações do seu amado ministro Nelson Jobim que não para de dizer que não haverá compra de prateleira??? :roll: :roll: :roll: :roll:

Agora... Se o citado ministro mudar de opinião... Acho que as coisas pioram para os franceses... :lol: :lol: :lol: :twisted: :twisted: :twisted:

Abraços "esperneantes",

Orestes

PS: o PRick está fazendo uma ginástica brutal para conseguir desconstruir minha tese, mas tá difícil. :lol: :lol: :lol: :lol:

Sua tese é uma visível tentativa de levar a sardinha para seu lado. Como falei antes, você continua tomando termos conceituais relativos e abstratos como números matemáticos, a realidade nada tem haver com sua lógica matemática.

Como falei antes é compra de pratileira NOS MOLDES que postei, ou seja, a desculpa será o pacote completo de armamento da França, e assim os Rafales entram no bolo.

[ ]´s

Sardinha para o meu lado??? O meu lado é SU-35-1 hoje e PAK-FA depois. A minha análise conduziu para o F-35, POWS!!!! :lol: :lol: :lol:

Vamos lá, PRick, continue a ginástica, as esperneadas estão ótimas, mas ainda não foi desta vez. :lol: :lol:

Abração,

Orestes

Carlos Mathias

#1973 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 15, 2008 2:51 pm

REBOOOOOLA!!!!!!!!!!!!!

orestespf
Sênior
Sênior

#1974 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 2:52 pm

Tigershark escreveu:
E para piorar,Mestre Orestes,nosso Presidente,assim que assumiu seu primeiro mandato,foi aos meios de comunicação alardear que 700 milhões de dólares alimentariam muitas bocas pelo Brasil.O que não dizer então de 10 bilhões...... :(
Exatamente, Tigershark!!! E as contradições são amplamente exploradas neste País.

Abração,

Orestes

PRick

#1975 Mensagem por PRick » Ter Abr 15, 2008 2:53 pm

orestespf escreveu:
PRick escreveu: Você estã fazendo um série de pressuposições sem saber o que está dizendo, primeiro é necessário que pense sobre conceito subjetivos que você emite, sem que discuta eles.

O que é transferência de tecnologia para você? Não é necessário produzir nada para se ter uma "transferência de tecnologia".

O SU-35-1, assim, com o F-35, não entrou em produção, portanto, dizer o preço de um caça que não está sendo fabricado, não se tem notícia de nenhum contrato, e nem planilhas discutidas no parlamento da dita nação, é concluir das duas uma. Ou se trata de um chute ou é preço político, subsidiado.

Quem quiser acreditar nisso, ótimo, eu fico do lado dos fatos, não existe caça barato, todos são muito caros, alguns com preço muito, muito caros.

[ ]´s
Pow, PRick é impossível debater com você, lá vem você com este péssimo hábito de dizer que as pessoas são mentirosas, que não sabem o que dizem, etc. Aí eu pergunto: e por acaso você sabe de alguma coisa também? Pra acusar tem que ser "diferente", se não for o seu caso, não acuse, isso é feio, para não ter que dizer outra coisa.

Eu disse no meu post inicial de hoje que se trata de uma análise minha, sem dados, sem fontes, apenas uma opinião pessoal sobre o que eu entendi das últimas declarações ministros NJ e MG.

Toda vez que alguém vem e faz um comentário que vai contra suas convicções, não necessariamente pensando e/ou citando seus posts e/ou opiniões, você aparece como do nada, e cheio de pedras nas mãos, começa a jogá-las em todas a direções. Antes de atirar pedras, verifique se o telhado não é de pedra.

Com todo respeito, continue com seu martírios, mas não acuse ninguém de fazê-lo sofrer ao dizer coisas consistentes, mas não necessariamente comprovadas, e que implicam em algo que não lhe agrada.

Façamos o seguinte, procure algumas garrafas de "Estrelas" se distraia, assim suas mágoas desaparecerão (ou não). :wink: :wink:

Abraços,

Orestes

PS: não comentei o restante do post por achar particularmente risível, queira me desculpar por "julgar" este seu post.
Se você não estivesse tão apressado para vender seu peixe russófilo, teria visto que em nenhum momento chamei vc de mentiroso, mas que o conceito de transferência de tecnologia seu, é diferente do meu. Mas seria esperar de mais de um matemático. :lol: :lol: :lol:

Eu acho que é ao contrário, impossível é debater com você, porque a toda hora tenta se passar como neutro, ou seu pensamento como neutro, isso é outra péssima mania de matemáticos. :mrgreen: :mrgreen:

Quem anda martirizado por aqui não sou eu, estou aonde sempre estive, da proposta com mais lógica e mais factível de ser aceita, mas sempre coloquei não é a única. A novidade é que ela agora foi posta na mesa, como sendo a primeira opção, depois vem as outras.

O problema não são os comentários contra as minhas convicções, mas os comentários ao arrepio dos fatos e das declarações dos NJ e MG. Como dizer não as compras casadas, para logo depois defender elas.

E mesmo o argumento vazio de não ficarmos dependente de apenas um só fornecedor. São apenas falácias.

Não é possível fazer pressupostos desse tipo para o processo histórico, quando ao resto também não vou comentar porque ofende a inteligência alheia. [000]

[ ]´s

orestespf
Sênior
Sênior

#1976 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 2:54 pm

Carlos Mathias escreveu:Oi rebola rebola rebola sim

Reboooooola!

--------------------------------------X------------------------------------------

Orestes, o povo vai ter que rebolar cada vez mais, até a carta na manga aparecer. :wink: 8-]
O interessante é que o povo "de lá" e os "de cá" estão rebolando antes que a tal carta na manga apareça. Imagine o que farão quando ela aparecer??? :twisted: :twisted:

Abração,

Orestes

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#1977 Mensagem por Wolfgang » Ter Abr 15, 2008 2:54 pm

Olha, para se ter tudo pronto em setembro, as notícias de contratos e parceriams têm que começar a aparecer... Caso contrário, em sete de setembro vamos anunciar o MD-97 como o responsável pela proteção de plataformas petrolíferas, os céus do Brasil e o fuzil que colocará o Brasil em outro patamar. :roll:

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#1978 Mensagem por Wolfgang » Ter Abr 15, 2008 2:55 pm

orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Oi rebola rebola rebola sim

Reboooooola!

O interessante é que o povo "de lá" e os "de cá" estão rebolando antes que a tal carta na manga apareça. Imagine o que farão quando ela aparecer??? :twisted: :twisted:

Abração,

Orestes
Bah, não há nada que eles possam oferecer sem que já não tenha sido ventilado no DB. De fuzis ao VLS.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#1979 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 15, 2008 2:56 pm

Não, Lima, tem mais fichas aí! rsrsrs O F-5M e A-1M não conseguem sobreviver muito tempo, é bem provável que algumas unidades cheguem a 2020, mas não podemos dizer que teremos estes caças como espinha dorsal da FAB até lá.

Abração,

Orestes
É Mestre... eu coloco as minhas barbas de molho porque estamos falando de 'Brasil'. Como eu sempre digo, eu espero realmente estar errado, pois estamos nesse 'lenga-lenga' a 10 anos (pelo menos)...

Muito bom saber que existem 'mais fichas' (no contexto que coloquei isso significa operar 2 caças - só para deixar claro :wink: ).

Mas, se você tiver se referindo a apostas, sim, espero que existam mais. :lol:

Quem sabe com esse ultra-mega-super poço de petróleo que descobriram no Sudeste do Brasil, alguém pense que não seria 'má idéia' se armar um pouquinho :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#1980 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 15, 2008 2:58 pm

Então Orestes? Nem dançarina de funk vai rebolar mais que esse povo. :lol:

Responder