Bolovo escreveu:Valdemort escreveu:
O que vc quer dizer com colônia ?
Qual o seu conceito de colônia ?
Comprar empresas e investir dinheiro em um pais significa colonizar ?
A meu ver o mais importante não é a origem do dinheiro e sim a quantidade de empregos e bem estar que esse capital produz.
Cabe aos governos impor regras que mantenham a boa harmonia entre capital, empregados, produção, tecnologia empregada, meio ambiente, etc ...
O problema é que se vende medidas provisórias para beneficiar A ou B enquanto o mercado fica desorganizado.
Governos em geral adoram estatais pra empregar apadrinhados e gerar corrupção.
As vezes eu tento entender seu conceito de livre mercado, essa de privatizar tudo... você não é um dos eternos revoltados por conta do GF ter deixado a Varig fechar? Tem que decidir isso aí. O Estado é bonzão ou é malzão, afinal? Pra mim nesse caso foi bom, pois deixou o capitalismo funcionar do jeito clássico, afinal deixou uma empresa que era gerida como uma sorveteria de esquina perder a guerra contra outras empresas aéreas (que também são péssimas - pra ver o nível). Que se dane que é uma empresa importante, que tenha bastantes empregos. Tá mal, fecha. O mais puro
laissez-faire! O Lula foi um visionário do liberalismo brasileiro, nem sei como ele não tá no site do fã clube do Mises.
Caro Bolovo.
Pra começar não sou um viuvo da Varig e muito menos ela era gerida como uma lojinha de 1,99 de Porto Alegre. Na verdade me beneficiei em ter saído antes de sua "falência" indo usufruir dos altos salários pagos no exterior.
Voce ja teve ter ouvido sobre a "máxima" atribuída ao Ministro da Propaganda Nazista que dizia que uma mentira contada 1000 vezes se torna uma verdade ... Isso se tornou a especialidade da extrema esquerda Brazuca muito bem executada pelo Lula.
A Varig cresceu e desenvolveu nos anos 60. Com a derrocada da Panair do Brasil, esta foi anexada pela Varig e o presidente da ex Panair se tornou o Presidente da Varig ( Sr. Eric de Carvalho ). A partir dai a Varig cresceu muito, chegou a ser a maior empresa aérea do hemisfério sul. Em parte beneficiada pela reserva de mercado que possuía porem isso era normal em todos os países da época.
Após a morte do mesmo passou a ser gerida por uma fundação de funcionários. Hoje por experiência sabemos que isso não funciona em lugar algum só que mascarada pela reserva de mercado. Mas em troca a Varig era obrigada a fazer rotas não rentáveis a titulo de integração nacional e boa vontade com algumas nações amigas. Isso também agravou a situação financeira da empresa.
Quando se percebeu que algo não ia bem começou o processo de reestruturação administrativa.
Ai o Collor ganhou a eleição e resolveu que o controle da Aviação deveria ser dele. Colocou o laranja do Canhedo na Vasp e abriu o mercado internacional como desculpa pra Vasp e Transbrasil voarem ao exterior. Isso foi feito de uma maneira totalmente desorganizada que gerou as grandes potências aéreas virem voar pro Brasil num curto espaço de tempo. Éramos uns dos únicos países do mundo com 5 grandes Americanas operando aqui, sem contar as Europeias.
Uma empresa aérea no Brasil precisa ter estoques de peças devido a burocracia e lentidão do processo de importação a um custo altíssimo. Empresa Americana precisa de 3 dias pra receber um componente e aqui chega a 3 meses.
O sistema de impostos não beneficia em nada nossas empresas. Sabia que uma passagem vendida por empresas estrangeiras pagam bem menos impostos do que de uma nacional. O combustível que tem uma porcentagem bem alta nos custos também é bem mais caro pras Brasucas, e aqui, nos pagamos COFINS quando abastecem no Brasil e as de fora nada.
Com o FHC ao invés de corrigir essas distorções ele implementou o "ceus abertos" que ocasionou a falência da Vasp e Transbrasil.
Bem quando o "Socialista" Lula entrou todos pensaram que ele iria organizar o setor, e o que ele fez ???
Pra começar ele teve um F 100 da TAM disponível pra ele durante toda a sua campanha eleitoral com tripulação 24 hs por dia, depois teve que pagar a conta ...
O fechamento da Varig foi decidido em gabinetes. A empresa estava em dificuldades como quase todas mas estava em processo de recuperação com resultado operacional positivo.
Ai por ordem do José Dirceu a BR passou a exigir pagamento de combustível a vista e a Infraero as taxas aeroportuária também a vista.
Te pergunto ? Qual empresa suporta isso ?
A Shell ofereceu credito de combustível a Varig, o problema é que a capacidade dela no Brasil não chegava a 10% do volume necessário.
Hoje com a lava jato sabemos o que foi feito na BR na época. Muita sujeira ainda vai aparecer.
A realidade é que todas as outras estão quebrando. A TAM foi vendida pra LAM que ja vendeu 10% do total pra Qatar Airways, a Azul vendeu 20% pra Chinesa Hainan e a GOL passou 20% pra Delta.
Se quiser saber mais detalhes sobre todo esse processo vc pode ler o livro " CASO VARIG A história da maior tragédia da aviação brasileira " do comt. Marcelo Duarte.
Porque o "socialista"não fez uma ampla reforma tributária pra tornar a concorrência das empresas mais justa ?
O que se sabe é que ele vendia medidas provisória somente pra beneficiar os amigos do "Rei".
Se voce tem uma economia com regras claras e sistema de impostos eficiente, cresce e sobrevive os competentes.
Também acredito em algum tipo de proteção a industria local, até as economias mais liberais adotam alguma proteção desde tudo com regras claras e estáveis.
O Lula visionário como voce diz é uma piada de mal gosto, na melhor das hipóteses ele liderou um projeto criminoso de poder com intuito de se perpetuar.