Qual o futuro da infantaria brasileira?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Qual o futuro da infantaria brasileira?

#196 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 06, 2009 10:05 pm

SGT GUERRA escreveu:
rubensportugal escreveu:Tava lendo na Estratégia Nacional de Defesa que teremos uma doutrina geral da Força toda baseada em brigadas, desse modo à infantaria seria adicionado mais treinamento e alocação de recurso para uma ação do tipo FAR, procede?

Bem vindo Rubens.
Na verdade nossas brigadas (ou grandes unidades) já são a base do nosso exército faz tempo.
O Rubens já postava aqui, mas eu decidi convidar ele de volta. Ele vai ser seu chefe, Guerra. O garoto passou na Especex. :lol: :wink:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#197 Mensagem por Guerra » Ter Jan 06, 2009 10:17 pm

MCD-SM escreveu:E aqueles M113 "novos" chilenos não são interessantes?
Eu penso que um M 113 com um canhão de 30 mm seria muito bom para nossa cavalaria blindada. Que é uma tropa com um capacidade ofensiva pequena (enquadrada numa brigada mecanizada), mas que precisa de ser uma tropa capaz de cumprir vários tipos de missões com mais rapidez. Mas para nossa infantaria blindada eu tenho lá minhas duvidas.
Enquanto nossas brigadas mecanizadas existem para bater e correr, fazer segurança, enfim, essas missões light, a nossas brigadas blindadas existem para destruir o inimigo.
Quem vai pegar o melhor do exército inimigo e destrui-lo são essas brigadas blindadas. Agora imagine uma viatura de infantaria encarando o melhor do inimigo (geralmente são tropas blindadas e com muito poder de fogo) de igual para igual porque tem um canhão de 30 mm.
Se eu, como infante, estou numa VBTP, numa brigada blindada, independente dela (vbtp) ter ou não um canhão, sempre que eu der de frente com algum inimigo, se ele não for um grupo de combate (ou menos) sem poder anticarro, eu destruo com o canhão, ou com a metralhora eu com tiros embarcados. Mas se não for, eu vou esconder minha viatura e atacar com os infantes, sempre. E essas pequenas tropas no caminho (PAG e PAC), são mais frequentes do que se imagina.
Então, nessa situação é melhor perder um pouco da impulsão, do que perder minha viatura e perder de vez o que seria um ataque principal (por se tratar de brigada blindada).

E veja que isso é diferente numa tropa mecanizada. Essas tropas geralmente vão combater forças com menor poder de fogo. Mas para isso talvez o URUTU III com um canhão de 30 mm seja suficiente.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#198 Mensagem por Guerra » Ter Jan 06, 2009 10:27 pm

Bolovo escreveu:Mas eu não entendo uma coisa. Quem usa o que? A Cavalaria Motorizada não é baseada sobre rodas e a Infantaria Mecanizada não é sobre esteiras? Ou o contrário? Ou os dois? Ou falei besteira? Porque parece que querem trocar tudo pelo Urutu 3. :mrgreen:
Não existe cavalaria motorizada. Existe (e não deveria existir infantaria motorizada) Mas basicamente o certo é dizer que mecanizado é sobre rodas e blindados sobre lagartas. No escalão brigada mistura um pouco. Mas eu diria que as brigadas mecanizadas tem mais rodas e as brigadas blindadas tem mais lagartas. É mais ou menos isso.

Guerra
Sênior
Sênior

#199 Mensagem por Guerra » Ter Jan 06, 2009 10:30 pm

Bolovo escreveu: O SONHO DO GUERRA :lol:

Imagem
Era só colocar uma torre igual do M 113 e partir para o combate

Guerra
Sênior
Sênior

#200 Mensagem por Guerra » Ter Jan 06, 2009 10:34 pm

Bolovo escreveu: O Rubens já postava aqui, mas eu decidi convidar ele de volta. Ele vai ser seu chefe, Guerra. O garoto passou na Especex. :lol: :wink:
Po parabens. Mas infelizmente não teria a honra de ser comando pelo Rubens. Até ele terminar a espcex, terminar a aman e sair capitão para comandar um cia, já estarei morando na praia :lol: :lol:

ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#201 Mensagem por ciclope » Qua Jan 07, 2009 1:23 pm

O plano estratégico de defesa prevê um exercito altamente móvel, de preferência transportado pelos C-390. Para isso o urutu 3, serve perfeitamente.
Agora a pergunta de um milhão: Os carros sobre lagartas se enquadram como nesse plano?

rubensportugal
Júnior
Júnior

#202 Mensagem por rubensportugal » Qua Jan 07, 2009 1:38 pm

SGT GUERRA escreveu:
rubensportugal escreveu:Tava lendo na Estratégia Nacional de Defesa que teremos uma doutrina geral da Força toda baseada em brigadas, desse modo à infantaria seria adicionado mais treinamento e alocação de recurso para uma ação do tipo FAR, procede?

Bem vindo Rubens.
Na verdade nossas brigadas (ou grandes unidades) já são a base do nosso exército faz tempo.

Ah sim, é, o que eles diziam lá é que seria mais aprimorada a ação de FAR por todas as unidades (menos, é claro, que as FAR especiais), não mais um exército muito fixo e sim uma imensa máquina móvel e flexível.
Leia lá e você verá que, também, a parte escrita por civís é cheia de politicagem barata :? . Agora, a parte escrita pelos militares, de fato, é muito boa. Eu só lí até a Força Terrestre, FAB e MB eu não me atreví a ler porque não entendo nada.
E vou falar de novo, agora que eu ví o fórum direito e o conteúdo, foi amor a primeira vista :lol: Galera aqui entende mesmo. O bom é que tem bastante militar também, então o troço fica equilibrado.

Você é de que arma Guerra?

"Cavalaria Mecanizada
é a arma encouraçada
ao inimigo impõe valor
com todo ardor...
com todo ardor..."
Guerra
Sênior
Sênior

#203 Mensagem por Guerra » Qua Jan 07, 2009 1:50 pm

rubensportugal escreveu: Você é de que arma Guerra?
Infantaria.

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#204 Mensagem por Moccelin » Qua Jan 07, 2009 6:23 pm

Aproveitando a deixa, repita esse mantra Rubens: "CAVALARIA... CAVALARIA... CAVALARIA..."

Umas 10 vezes por dia já esta bom... Hehehehehe

Mas falando sério, parabéns pela aprovação, mas lembre-se que agora que você passou o concurso ele se tornou a parte mais fácil. A Prep é light, só é um pouco duro no comecinho pra quem ainda é apegado com a família e tal, mas a AMAN não, lá é pau, principalmente as "relações interpessoais".

E uma dica importante: MUITO CUIDADO COM O FÍSICO, acidentes, lesões e tal. Mas se por um azar você sofrer qualquer machucado, por mais simples que seja (torcer um pé por exemplo), fique atento à toda documentação, porque infelizmente o sistema não funciona muito bem nesse assunto.

The cake is a lie...
Asteróide
Intermediário
Intermediário

#205 Mensagem por Asteróide » Qua Jan 07, 2009 6:32 pm

SGT GUERRA escreveu:
Bolovo escreveu: O SONHO DO GUERRA :lol:

Imagem
Era só colocar uma torre igual do M 113 e partir para o combate

Bela foto meu caro, não custa nada sonhar. Quem sabe um dia, alguém com poder de decisão nos brinda com o renascimento deste projeto.

Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#206 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jan 07, 2009 7:51 pm

vilmarmoccelin escreveu:Aproveitando a deixa, repita esse mantra Rubens: "CAVALARIA... CAVALARIA... CAVALARIA..."

Umas 10 vezes por dia já esta bom... Hehehehehe

Mas falando sério, parabéns pela aprovação, mas lembre-se que agora que você passou o concurso ele se tornou a parte mais fácil. A Prep é light, só é um pouco duro no comecinho pra quem ainda é apegado com a família e tal, mas a AMAN não, lá é pau, principalmente as "relações interpessoais".

E uma dica importante: MUITO CUIDADO COM O FÍSICO, acidentes, lesões e tal. Mas se por um azar você sofrer qualquer machucado, por mais simples que seja (torcer um pé por exemplo), fique atento à toda documentação, porque infelizmente o sistema não funciona muito bem nesse assunto.
X2, a não ser pela parte do "cavalaria.... cavalaria..." Repita comigo "ARTILHARIA....ARTILHARIA.... ARTILHARIA..."

PS:Aliás, vou estar na tua incorporação.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#207 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 07, 2009 8:21 pm

Ouvi falar que o pessoal da Artilharia só tem xarope :mrgreen: :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#208 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jan 07, 2009 8:29 pm

Bolovo escreveu:Ouvi falar que o pessoal da Artilharia só tem xarope :mrgreen: :mrgreen:
Isso é intriga de quem está por baixo, e toda hora tem que passar um rádio pedindo pra artilharia dar uma limpada nas coisas...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#209 Mensagem por tykuna » Qua Jan 07, 2009 8:40 pm

Bolovo escreveu:Ouvi falar que o pessoal da Artilharia só tem xarope :mrgreen: :mrgreen:
Bolovo,

Nisso ninguém supera a cavalaria!! Isso vem dos CMs!! Mas na AMAN piora. heheh!!!

Sds,

Imagem
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#210 Mensagem por Pereira » Qua Jan 07, 2009 10:16 pm

Olha o rumo que o tópico tá tomando !!! :lol:

Já que falaram .... vai pra aviação !!! hehehe

Responder