Carlos Mathias escreveu:Deixa eu ver se entendi direito... Quer dizer que o que interessa é a vontade da EMBRAER, e não o que o GOVERNO decidir? Puta merda, se for assim, fecha tudo e dá a chave prá toda poderosa mãe do Brasil, a super-poderosa-onipresente EMBRAER. Será que é isso mesmo que eu estou entendendo do que os colegas escreveram? Isto seria o maior absurdo possível. Submeter os interesses do país, sejam lá quais forem, aos interesses de uma empresa privada e que não reparte nada com os pagadores de impostos. Como acho que o nosso governo não chegaria tão fundo na capacidade de fazer merda, deve ser exatamente o contrário. Penso que será oferecida a participação sim, se quiser pega, se não, cai fora. Sobre LOBBIES, se o loby americano fosse tão poderoso por aqui, a ALCA já estaria funcionando na colônia do Sul, mas até agora só foi alvo de pilheria. Penso que, muito ao contrário, o senso comum do povo é de que os americanos não são bons de se dormir na mesma cama, e isto pode ser visto conversando com qualquer pessoa do povo mais humilde(ou outros mais letrados também). Como sabemos que o senhor Lula governa prá eles(humildes), e com toda a razão, aceitar pressão americana seria a última recetia de popularidade adotada. Não quero entrar aqui no mérito da questão, se os EUA mudaram e agora são anjos celestiais e suas empresas estão dispostas a fazer o que nunca fizeram em quase um século de "amizade". Quer dizer, aceitar abrir todos os cantinhos dos seus caças mais modernos. A menos que... A menos que seja oferecida a fabricação sob licensa do F-5E!!!!! Ou do F-4!!!! ÔBA, ÔBA!!!! Pelo menos tem bandeirinha...
*Senhores, lembrem-se que o governo tem a chave do cofre do BNDES, e a EMBRAER sem o BNDES não é nada.
Meu caro, vc está totalmente equivocado... eu, pelo menos, não estou dizendo nada disso. Apenas disse que talvez fosse interessante olhar a coisa fora da esfera Flanker x Rafael. Existem outras opções e direções que o FX possa tomar. Apresentei apenas uma possibilidade...
Agora apenas alguns esclarescimentos:
1- a toda-poderosa-onipresente Embraer devolve ao contribuinte muito mais do que vc pensa!!! Pergunte a alguém que more aqui na Região de SJK, de GPX, de Taubaté, ... Quanto em impostos ela recolhe? Quanto de dinheiro ela injeta na economia?
2- A Embraer é muita coisa sem o BNDES... Claro que o mecanismo de financiamento aos clientes dos aviões da Embraer é algo importante em muitos contratos, mas vale lembrar que muitos outros contratos são fechados sem a menos participação do BNDES. E tb é bom lembrar que os governos de todos os países, EUA, Canadá, França, etc.... possuem mecanismos parecidos. Não é uma necessidade da Embraer, mas da indústria aeroespacial em geral.
3- Não meu caro... não é a vontade da Embraer que interessa, mas sim a da FAB. Assim deveria ser, pelo menos. Não foi assim no caso dos aviões de patrulha. A Embraer ofereceu o P-99, a FAB comprou o P-3, e ponto final. No caso do FX ela oferecu o M2000... a FAB preferiu cancelar o projeto. No caso do avião presidencial a Embraer também fez sua oferta, e o Governo comprou o ACJ. Se a Embraer fosse assim como alguns sugerem vc não acha que estas outras compras teriam sido diferentes?
4- A FAB deveria ter autonomia decisória em todos os assuntos e contratos, mas não tem. Teve de desistir do FX, e agora está adquirindo helis russos numa compra política... Conversei com várias pessoas dentro da força que não vêem o menor sentido nesta compra. Não que as aeronaves sejam ruins... mas porque são aeronaves fora de contexto.
Ou seja o problema da FAB não é a Embraer... São os políticos.
5- O Governo Lula governa para os humildes... Ah claro, os humildes do partido né.
Mas quem sabe um dia a gente não engrene uma visita sua aqui na Embraer? Assim vc pode conhecer um pouco mais dela, e quem sabe assim pode meter o pau com um pouco de conhecimento de causa.
Sds,
Vector