COMO TERIA QUE SER A NOVA FRAGATA DA MB?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
guarisapo
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 4 vezes

#196 Mensagem por guarisapo » Ter Out 25, 2005 12:27 am

FinkenHeinle escreveu:
VICTOR escreveu:Bem, claramente voce acha que um AM-39 tem mais alcance que um A-4, desrespeitando a mais simples aritmetica. O que se teria a temer mesmo sao SSMs... :roll: Coisa que a MB ja tem entao nao eh preciso mais nada.

VICTOR escreveu: :roll: Claro, Degan, claro... :roll:

http://www.globalsecurity.org/military/ ... -specs.htm
http://www.globalsecurity.org/military/ ... cougar.htm

Como eu ja disse, a aritmetica basica estah sendo desrespeitada.

:wink: :lol: 8-] :D :) :P

Ni siquiera entienden lo que postean!!! capaz que quieran operar con el A4 en las condiciones de Ferry :roll: sabran de lo que hablan? sabran lo que significa radio de combate?

Definitivamente, faltaron a las clases de matematicas..y capaz que a las de Ingles :roll:

:oops: :roll: :? :lol: :lol: :lol: :lol:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6300 vezes
Agradeceram: 6652 vezes
Contato:

#197 Mensagem por Túlio » Ter Out 25, 2005 4:07 am

Rui Elias Maltez escreveu:Lauro:

Muito Bom sua mensagem. Nota 10 ( 100 % ) !
Caro kl,
A Fragata Espanhola que vai participar da UNITAS 2005, possui embacado os SH-60 B ?
Abraços,

Nas F-80 (Classe Santa Maria) e nas F-100 (Classe Alvaro de Bazán) os helis orgânicos a essas fragatas são os SH.60.

Sobre esta conversa que vai longa, já agora dou a minha opinião:

Não desmereço uma marinha que tenha um meio de projecção como o NAE S. Paulo.

Considero-o uma excelente plataforma para defesa/ataque.

Se consideramos uma doutrina defensiva por parte do Brasil, e se alargarmos esse conceito aos novos tempos, temos que para defender os interesses brasileiros em determinado ponto do globo, uma plataforma como o NAE S. Paulo pode ser útil, com a sua aviação embarcada.

Para que não restem dúvidas, tormara-mos nós que Portugal, por exemplo, tivesse um PA desses, mesmo com a idade do S. Paulo e com a sua aviação embarcada.

O que acontece é que o Brasil tem que definir a razão de ter uma plataforma dessas, única e sem outros meios de projecção complementares, para que pudesse verdadeiramente defender esses interesses geo-estratégicos do Brasil em qualquer parte do globo, para mais se o teatro fosse assimétrico.

Ou seja:

O Brasil só pode aspirar a ter um PA útil, olhando para o S. Paulo, mesmo considerando a sua modernização, bem como a dos A-4, se esse teatro de conflito for simétrico, porque de outra forma, será inútil mobilizar essa força embarcada.

Se tivesse que defender os seus interesses em África, no Índico ou no Pacífico, e a menos que integrasse essa plataforma numa força multi-nacional, o que o Brasil poderia fazer com o S. Paulo?

E se esse teatro fosse de uma conflitualidade de elevada intensidade, em que o opositor tivesse meios de ataque sofisticados, em qualidade e em qunantidade?

Julgo que é isso que todos nós devemos questionar, e equacionar, antes de responder sobre se o S. Paulo é efectivamente útil (e eu acho que é) e se o seu custo de manutenção compensa o seu grau de utilização e de operacionalidade.

- Tem o NAE S. Paulo uma aviação embarcada de elevada qualidade para puder combater uma força inimiga?

- Tem a MB uma linha logística que lhe permita manter um empenhamento territorial longe do Brasil, destacado que estaria o S. Paulo longe da sua terra-mãe?

- Tem o Brasil AOR e navios logísticos para manter essa cadeia logística, que lhe permita um empenhamento consequente para manter um elevado grau de prontidão?

- Tem o Brasil fragatas AAW e ASW que escoltariam o S. Paulo, garantindo-lhe segurança perante um ataque de saturação ou mesmo de média intensidade?

A partir daí, e das respostas que se possam dar a estas questões, julgo que poderemos então falar do porquê do Brasil ter um PA convencional como o NAE S. Paulo, prescindindo de maior flexibilidade estratégica de projecção e cadeias logísticas, como seria o caso de procurar outras soluções.

Impressionante, Maltez... Positivamente impressionante! Tua lucidez neste post é demais. Penso rigorosamente igual, eis que temos um NAe, tudo tri, mas...sabemos para quê serve? Mesmo?? E podemos empregá-lo efetivamente? Em quais TOs??? Ele volta????
Cumprimentos do
Túlio Ricardo Moreira

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#198 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Out 25, 2005 9:21 am

Pois, Túlio, é isso que eu penso:

O A-12 é uma plataforma interessante para qualquer marinha do mundo, mas se complementada por uma força naval logística e com uma aviação embarcada de qualidade.

E com escoltas AAW de última geração.

Ora isso o Brasil não tem. :cry:

A dúvida que levanto é se vale a pena renovar o A-12 e os A.4 embarcados para um horizonte temporal de apenas 10/15 anos, quando sabemos que daqui a 10/15 anos, outros países estarão tecnologicamente bem mais à frente que agora.

Ou seja:

Daqui a 10 anos, e apesar das modernizações, o S. Paulo e a sua aviação embarcada continuará desfasada.

Por isso concordo em pleno com a análise do A-29 na página anterior deste tópico.

Imagem
The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#199 Mensagem por The Baaz » Ter Out 25, 2005 2:47 pm

guarisapo escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
VICTOR escreveu:Bem, claramente voce acha que um AM-39 tem mais alcance que um A-4, desrespeitando a mais simples aritmetica. O que se teria a temer mesmo sao SSMs... :roll: Coisa que a MB ja tem entao nao eh preciso mais nada.

VICTOR escreveu: :roll: Claro, Degan, claro... :roll:

http://www.globalsecurity.org/military/ ... -specs.htm
http://www.globalsecurity.org/military/ ... cougar.htm

Como eu ja disse, a aritmetica basica estah sendo desrespeitada.

:wink: :lol: 8-] :D :) :P

Ni siquiera entienden lo que postean!!! capaz que quieran operar con el A4 en las condiciones de Ferry :roll: sabran de lo que hablan? sabran lo que significa radio de combate?

Definitivamente, faltaron a las clases de matematicas..y capaz que a las de Ingles :roll:

:roll: :roll: :roll:

Um A-4 com menos alcance que um Cougar... :lol:

Lembrando você que nossos Super Puma e Sea King também lançam Exocet. De qualquer jeito nossa superioridade é inegável. :lol: :lol:

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Slip Junior
Sênior
Sênior

#200 Mensagem por Slip Junior » Ter Out 25, 2005 3:17 pm

guarisapo,

Por favor, peço aqui que manere nas suas ironias da mesma forma como pedi para usuários brasileiros em outros tópicos. Usar de tais artificios, não agrega nada a discussão e gera uma situação desagradavel para todos.

Sugiro que em vez disso poste dados e fontes que comprovem e/ou sustentem suas informações. Assim, eventuais impasses podem ser resolvidos de maneira muito melhor e mais construtivas para o conhecimento de todos.

Grato pela atenção,
Ailton Junior - Equipe Defesa Brasil

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2521 vezes
Agradeceram: 1016 vezes

#201 Mensagem por J.Ricardo » Ter Out 25, 2005 4:04 pm

Esse tópico não era pra discutir como deveria ser a próxima fragata brasileira? Me desculpem o termo usado mas essa "guerrinha" Brasil X Chile já deu no saco e já contaminou um monte de tópico interessante por aí!!!

A-29
Sênior
Sênior

#202 Mensagem por A-29 » Ter Out 25, 2005 4:30 pm

Então que tal discutirmos qual o Helicóptero ideal para as novas fragatas a serem adquiridas até 2019?

Temos o MH-60S
Imagem

O EH 101 (meu preferido e causa de inveja em relação aos amigos portugueses)
Imagem

E porque não o NH-90
Imagem

Pessoalmente acho que as fragatas deveriam adotar helos do porte do Merlin (tal como é possível com as atuais type 23). Deveria haver a supressão das corvetas (substituindo-as por fragatas) e a adoção de uma classe de Navios patrulha oceânica, a ser equipado com os atuais SuperLynx. Que tal a idéia???

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#203 Mensagem por Einsamkeit » Ter Out 25, 2005 4:33 pm

Acho que deveriamos Comprar parceria no NPO portugues, que realmente é um belo navio.

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#204 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Out 25, 2005 4:36 pm

Einsamkeit escreveu:Acho que deveriamos Comprar parceria no NPO portugues, que realmente é um belo navio.

Comprar parceria num troço pronto não...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#205 Mensagem por Lauro Melo » Ter Out 25, 2005 4:37 pm

A-29 escreveu:Então que tal discutirmos qual o Helicóptero ideal para as novas fragatas a serem adquiridas até 2019?

Boa !!! Acho que um novo tópico cairia bem !
Temos o MH-60S

Não seria o SH-60 B ou SH-60F ?
O EH 101 (meu preferido e causa de inveja em relação aos amigos portugueses)

O meu preferido também! Mas acho que nossos amigos portugueses compraram o NH-90 para o Exército deles. E não o EH 101.
Porque não o NH-90

Muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Pessoalmente acho que as fragatas deveriam adotar helos do porte do Merlin (tal como é possível com as atuais type 23). Deveria haver a supressão das corvetas (substituindo-as por fragatas) e a adoção de uma classe de Navios patrulha oceânica, a ser equipado com os atuais SuperLynx. Que tal a idéia???

Pelo que leio a Marinha não vai abandonar as Corvetas, mas é uma boa substituir por OHP usadas.
sds,

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#206 Mensagem por VICTOR » Ter Out 25, 2005 6:24 pm

guarisapo escreveu:Suma el alcance del Cougar y el AM-39 :roll:

Nao se deve "gritar" durante uma discussao. Alem de sinal de falta de educacao adequada, denota argumentacao deficiente.

guarisapo escreveu:Ni siquiera entienden lo que postean!!! capaz que quieran operar con el A4 en las condiciones de Ferry :roll: sabran de lo que hablan? sabran lo que significa radio de combate?

Guarisapo, suas intervencoes tem se limitado a frases vazias e de conteudo claramente agressivo. Voce nao esta acrescentando nada em conteudo e muito menos em termos de bom ambiente e civilidade.

Se nao tem paciencia para argumentar com educacao adequada, sinta-se a vontade para discutir em outro lugar. Voce esta sendo advertido. A moderacao ja esta toda ciente e atenta ao menos deslize da sua parte

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#207 Mensagem por VICTOR » Ter Out 25, 2005 6:26 pm

A-29 escreveu:Então que tal discutirmos qual o Helicóptero ideal para as novas fragatas a serem adquiridas até 2019?

Boa ideia, mas seria interessante abrir outro topico - ou ate mesmo ver se nao ha um topico sobre isso - tenho a impressao que pode haver - seus comntarios serao bem-vindos.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
JLRC
Sênior
Sênior

#208 Mensagem por JLRC » Ter Out 25, 2005 7:52 pm

Lauro Melo escreveu:
O meu preferido também! Mas acho que nossos amigos portugueses compraram o NH-90 para o Exército deles. E não o EH 101.

O Exército Português comprou realmente o NH-90, mas a FAP (Força Aérea Portuguesa) comprou 12 Merlin, 6 para SAR, 4 para CSAR (preparados para serem utilizados pela Marinha no NAVPOL) e 2 para o SIFICAP (Sistema Integrado para a Fiscalização das Pescas). Julgo que já foram entregues 4. Os colegas portugueses que me corrijam.

A-29
Sênior
Sênior

#209 Mensagem por A-29 » Ter Out 25, 2005 9:41 pm

JLRC escreveu:
Lauro Melo escreveu:

O Exército Português comprou realmente o NH-90, mas a FAP (Força Aérea Portuguesa) comprou 12 Merlin, 6 para SAR, 4 para CSAR (preparados para serem utilizados pela Marinha no NAVPOL) e 2 para o SIFICAP (Sistema Integrado para a Fiscalização das Pescas). Julgo que já foram entregues 4. Os colegas portugueses que me corrijam.

Boa JLRC!

Saberia nos dizer qual foi o custo de aquisição dos EH-101 e NH-90?

Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#210 Mensagem por Jet Crash® » Ter Out 25, 2005 9:51 pm

A-29 escreveu:
JLRC escreveu:
Lauro Melo escreveu:

Boa JLRC!

Saberia nos dizer qual foi o custo de aquisição dos EH-101 e NH-90?

Todos os dois custam entre 30 e 35 milhões de dólares.

Vejam porque o NH-90 está TOTALMENTE fora da realidade atual brasileira e mesmo da realidade a loooooongo prazo. Olhem o preço da criança em negrito.

September 8, 2003: European firm NH Industries has sold twenty NH90 transport helicopters to the Greek Army, for about $35 million each. Total sales so far for the NH90 are 325, all to European nations. The 8.7 ton NH90 comes in transport and naval version (used for reconnaissance, anti-submarine and anti-ship missions.) The transport version can carry twenty troops, plus the crew of two. Powered by two engines, the NH90 has a top speed of 300 kilometers an hour and a maximum endurance of 5.5 hours. It first flew in 1995 and uses state of the art avionics and other components to justify the $35 million dollar price tag. NH Industries is a consortium of French, German, Dutch and Italian aviation firms.

Muito caro para a FAB, MB e EB. Sendo assim veremos muitos Blackhawks e Seahawks por aqui.

Jet Crash®

Imagem
Responder