A Engenharia de Construção e de Combate no EB
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
Encontrei isso aqui, que é do ano passado.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
Algumas observações:FCarvalho escreveu: Seg Jul 29, 2024 12:28 pm
Esse tipo de viatura na engenharia, também se faz necessário há muito tempo, mas não vimos até agora iniciativa de parte do EB no sentido de adquirir mais esta capacidade.
Modelos e opções no mercado não faltam, e os TATRA são uma plataforma mais que suficiente para adaptar-se a qualquer escolha que se faça.
-essa ponte é para viaturas de até 80 toneladas. Peso desses só MBTs mesmo ou alguns caminhões. Tanto é que o Exército Alemão está desenvolvendo viaturas lança-pontes para as unidades mecanizadas capazes de suportarem pesos de até 50 toneladas. E pontes mais leves levadas por veículos mais leves (até os Boxer poderão transportá-las).
O Abrams, o Leopard 2, têm viaturas baseadas no chassis deles na versão lança-pontes, versão reboques para atender esses carros de combate. E as VBEs L Pnt para CC devem ser de lagartas para poderem trafegar no mesmo ambiente em que esses CC trafegam.
Para suprir a necessidade de lança-pontes das Bdas Mecanizadas do EB (os Batalhões de Engenharia de cada Bda terão 1 Cia de pontes), pode ser uma viatura Tatra como as atuais que o EB utiliza, pois as pontes seriam mais leves e são para transpor obstáculos de 20m (tendo, portanto, pelo menos 22m) que é a média de extensão dessas pontes.
Editado pela última vez por knigh7 em Ter Jan 14, 2025 10:53 am, em um total de 1 vez.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
A Tatra oferece versões de seus veículos para lança pontes em diferentes tonelagens, podendo receber implementos segundo critério dos clientes. As versões disponíveis que conheço são para 50 e 70 Ton de capacidade de peso, mas, como exposto no vídeo, há espaço para mais. .
No programa Guarani chegou a haver uma VBE Lança Ponte, que depois foi cancelada em favor de um caminhão para emprego nesta missão, mas que até hoje não teve sequer os RO emitidos. E pelo que há em termos de investimento a curto prazo, não há indícios de que tais veículos serão adquiridos tão cedo.
As bdas bldas tem os Leo 1 lança pontes, mas as quantidades são pífias, praticamente irrisórias. E o EB não tem planos de novas aquisições. A decisão da VBC CC teoricamente trará consigo a indicação do substituto destes bldos, a priori.
Penso que os caminhões Tatra devem seguir como a opção do EB para a base destes novos veículos lança pontes das Bdas Mec, vide seu sucesso nas OM de engenharia, apesar das aquisições erraticas e a conta gotas.
No programa Guarani chegou a haver uma VBE Lança Ponte, que depois foi cancelada em favor de um caminhão para emprego nesta missão, mas que até hoje não teve sequer os RO emitidos. E pelo que há em termos de investimento a curto prazo, não há indícios de que tais veículos serão adquiridos tão cedo.
As bdas bldas tem os Leo 1 lança pontes, mas as quantidades são pífias, praticamente irrisórias. E o EB não tem planos de novas aquisições. A decisão da VBC CC teoricamente trará consigo a indicação do substituto destes bldos, a priori.
Penso que os caminhões Tatra devem seguir como a opção do EB para a base destes novos veículos lança pontes das Bdas Mec, vide seu sucesso nas OM de engenharia, apesar das aquisições erraticas e a conta gotas.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Tatra T815-7 8x8 REBS (Rapidly Emplaced Bridge System)
@knigh7 de quantos caminhões deste tipo estamos falando para poder equipar todas as bdas mecanizadas do exército

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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
Será 1 ponte para passagem de obstáculos de até 20 metros (portanto elas vão de 22 a 26m) por Batalhão ou Regimento. Como são ternárias, serão 3.
( Me refiro às Bdas Mecanizadas).
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Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Jan 18, 2025 12:46 am, em um total de 1 vez.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
O EB iniciou processo de aquisição de mais 2 pontes de 60m daquele modelo Mabey LSB Compact 200 (é a mesma que a Força vem comprando já há alguns anos):




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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
Bom, as Bda Cav Mec tem 9 RCM, o que dá 9 pontes. Mais 12 BIMEC, são 21 pontes. É tão pouco que chega a ser nefasto simplesmente não comprarem logo tudo de uma vez.knigh7 escreveu: Sáb Jan 18, 2025 12:29 am Será 1 ponte para passagem de obstáculos de até 20 metros (portanto elas vão de 22 a 26m) por Batalhão ou Regimento. Como são ternárias, serão 3.
( Me refiro às Bdas Mecanizadas).
Com certeza este tipo de equipamento não deve ser tão caro que não se consiga comprar mísera duas dezenas delas junto ao caminhões.
Quanto a outras OM mec fora das bdas mec, bem, tem que ver aí quantas tem OM de engenharia nas respectivas brigadas, ou dependem de solicitar apoio externo sempre que for necessário.
De qualquer jeito, mesmo juntando tudo, mal passa de 30 pontes. Simplesmente não é aceitável que não se possa conseguir comprar tão pouco.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
Essas pontes exigem veículos especializados para o seu transporte, comprados em separado, ou podem ser usado qualquer pau de arara que o EB já tenha disponível?knigh7 escreveu: Sáb Jan 18, 2025 12:31 am O EB iniciou processo de aquisição de mais 2 pontes de 60m daquele modelo Mabey LSB Compact 200 (é a mesma que a Força vem comprando já há alguns anos):
Falando nisso, quantos caminhões são necessários para transportar toda uma ponte como esta?
Dependendo da modularidade, pode ser que a aquisição de novos caminhões seja necessária. Ou não.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
Não exigem viaturas especilazadas. Observe o vídeo que eu postei com o print das especificações do EB. Ela é desmontável em pequenas partes.FCarvalho escreveu: Sáb Jan 18, 2025 3:32 pmEssas pontes exigem veículos especializados para o seu transporte, comprados em separado, ou podem ser usado qualquer pau de arara que o EB já tenha disponível?knigh7 escreveu: Sáb Jan 18, 2025 12:31 am O EB iniciou processo de aquisição de mais 2 pontes de 60m daquele modelo Mabey LSB Compact 200 (é a mesma que a Força vem comprando já há alguns anos):
Falando nisso, quantos caminhões são necessários para transportar toda uma ponte como esta?
Dependendo da modularidade, pode ser que a aquisição de novos caminhões seja necessária. Ou não.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
Exige apenas um ou dois caminhões equipados com munck, dependendo do tamanho da estrutura a ser montada, o resto é trabalho manual.

Daqui um pouco o DNIT vai ter que entrar no "rateio" da conta dessas pontes, com a quantidade de enchentes e quedas e a letargia das recuperações, daqui a uns anos não vai ter uma rodovia no BR que não tenha uma LSB.
Um abraço e t+

Daqui um pouco o DNIT vai ter que entrar no "rateio" da conta dessas pontes, com a quantidade de enchentes e quedas e a letargia das recuperações, daqui a uns anos não vai ter uma rodovia no BR que não tenha uma LSB.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
RFQ para 2 pontes completas Improved Ribbon Bridge:


e também lançou um RFI para a aquisição de peças para esse sistema.


e também lançou um RFI para a aquisição de peças para esse sistema.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
Pela quantidade de equipamentos de engenharia sendo comprados nos últimos tempos, devido não apenas à enchente no RS, mas outros fatores alheios ao planejamento do EB, vamos ver muita coisa nova chegando por aí.
E não é para menos.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
Pensando aqui com os meus botões se o EB tem ou teria caminhões Muck suficientes para dar conta destas compras adicionais, que vem sendo feitas com certa regularidade, pois me parece que não adianta muita coisa aumentar o número de pontes sem o respectivo respaldo de veículos de transporte. E não consta que o EB tenha comprado mais destes tipo de veículos nos últimos tempos.Pablo Maica escreveu: Sáb Jan 18, 2025 9:55 pm Exige apenas um ou dois caminhões equipados com munck, dependendo do tamanho da estrutura a ser montada, o resto é trabalho manual.
Daqui um pouco o DNIT vai ter que entrar no "rateio" da conta dessas pontes, com a quantidade de enchentes e quedas e a letargia das recuperações, daqui a uns anos não vai ter uma rodovia no BR que não tenha uma LSB.
Um abraço e t+![]()
Uma alternativa lógica seria novamente apelar aos caminhões da TATRA, já que a engenharia é a única a operar com eles no Brasil até o momento.
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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB
O EB lançou RFI visando a aquisição de 6 Tatras 8X8 para as Improveds Ribbon Bridges e para as Logistic Support Bridges:

