lobo_guara escreveu:Penso que o EB deveria desenvolver as duas versõs propostas do Guarani, tanto a de reconhecimento a partir da versão 6x6 com canhão 90 mm e outra 8x8 com canhão de 105 mm para dotação junto aos RCBs em substituição aos LEOs 1A1 Be, e de forma a complementar a força blindada do EB.
Os RCB só usam lagartas , Guará.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Abr 18, 2013 1:03 pm
por FCarvalho
Certo, mas o que os impede de adotar um novo conceito doutrinário e passar a utilizar bldos 8x8 dotados de uma peça de 120mm? Tradição? Doutrina? Ou só mesmo aquela eterna má vontade do EB de não acatar mudanças em sua organização a não ser depois da desgraça advinda?
abs.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Abr 18, 2013 2:14 pm
por gabriel219
Eu não sei te responder isto, mas, o Exército, pretende desenvolver ou adquirir carros de combate com canhão 120 mm.
O torre que o VBR Guarani utilizará, provavelmente, será a CT-CV da CMI Cockerill, tradicional fornecedora de torres e canhões para o EB, vide os Cascavéis. Essa torre é capaz de disparar a munição Falarick 105, que é um GLATGM. Isto pode incrementar e muito sua capacidade anti-carro.
Eu preferia a torre HITFACT, da Otto Melara, com um canhão 120 mm.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Abr 18, 2013 2:43 pm
por FCarvalho
Gabriel, se um dia o EB vier a desenvolver um CC com uma arma de 120mm, e que esta, suponhamos, seja desenvolvida a partir do projeto da CMI, temos mais um motivo então para favorecer a adoção pelos RCB de torres com o mesmo calibre, ainda que não sejam o mesmo canhão, mas seriam assim mesmo, armas derivadas.
Para um exército acostumado a contar nos dedos os trocados que tem para investir em coisas novas, e ainda assim, com celeridade em excesso, não seria nada estranho buscar-se uma maior padronização dos recursos advindos de novos projetos. O mesmo se aplica à torre CT-CV, que hipoteticamente irão operar nos Guarani da Inf e Cav Mecanizadas do EB. A Cav blda, duvido, vá reclamar de dispor da mesma peça de fogo, e quiçá, talvez até da mesma torre, com ajustes/adaptações, para seus futros bldos.
É esperar(sentado ) pra ver o que acontece.
abs.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Abr 18, 2013 2:55 pm
por jumentodonordeste
gabriel219 escreveu:Eu não sei te responder isto, mas, o Exército, pretende desenvolver ou adquirir carros de combate com canhão 120 mm. O torre que o VBR Guarani utilizará, provavelmente, será a CT-CV da CMI Cockerill, tradicional fornecedora de torres e canhões para o EB, vide os Cascavéis. Essa torre é capaz de disparar a munição Falarick 105, que é um GLATGM. Isto pode incrementar e muito sua capacidade anti-carro.
Eu preferia a torre HITFACT, da Otto Melara, com um canhão 120 mm.
Eu respeito a sua opnião,até porque eu não sei nada, mas eu acho os italianos vem com muita força.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Abr 18, 2013 3:01 pm
por FCarvalho
Para ilustrar melhor essa conversa, a primeira foto é do stand da CMI na LAAD2013 com a torre e o canhão 105/120mm XC8. Não dá para saber se a peça mostrada é a de 105mm ou de 120mm. Abaixo, do site da CMI, apresenta-se o que seria a torre e a peça de 120mm XC8, inclusive sobre chassis bldos SL.
SITE CMI DEFENSE
abs.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Abr 18, 2013 3:05 pm
por FCarvalho
FCarvalho escreveu:Para ilustrar melhor essa conversa, a primeira foto é do stand da CMI na LAAD2013 com a torre e o canhão 105/120mm XC8. Não dá para saber se a peça mostrada é a de 105mm ou de 120mm. Abaixo, do site da CMI, apresenta-se o que seria a torre e a peça de 120mm XC8, inclusive sobre chassis bldos SL.
continuando...
abs.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Abr 18, 2013 3:16 pm
por gabriel219
FCarvalho escreveu:Para ilustrar melhor essa conversa, a primeira foto é do stand da CMI na LAAD2013 com a torre e o canhão 105/120mm XC8. Não dá para saber se a peça mostrada é a de 105mm ou de 120mm. Abaixo, do site da CMI, apresenta-se o que seria a torre e a peça de 120mm XC8, inclusive sobre chassis bldos SL.
SITE CMI DEFENSE
abs.
Bem lembrado.
Eu iria citar esta torre, mas acabei esquecendo.
Os Guaranis não deveram ser empregados nos RCCs, e também não acho que serão empregados nos RCBs.
Um estudo foi feito para a aquisição de MRAV Boxers, armados com torres com canhões em 105 mm, para a substituição dos Leopards 1BE, no RCB, mas isto não foi aceito por causa da doutrina.
Só se mudar, o VBR Guarani irá operar no RCB.
Mas é quase certo (quase...) que iram operar no RCM. Eles trabalhariam como viaturas de reconhecimento armado.
Mas ainda sinto a necessidade de uma viatura anti-carro (para não falar caça-tanques), armada com canhão 120 mm a lá Centauro B1.
A Otto Melara é boa, mas para padronizar, seria melhor ir de CMI Cockerill.
Eu gostava de ideia de uma viatura 6x6 com canhão de média pressão, em calibre 90 mm, para fazer a missão de reconhecimento armado, enquanto o VBR Guarani 8X8, seria armado com torre com um canhão em calibre 105mm ou 120mm, para missão anti-carro e apoio de fogo direto.
Uma coisa é que o VBR-MR Guarani 6x6 iria ter a silhueta mais baixa que a do VBTP/VBCI Guarani comum. Será que faram o mesmo no VBR Guarani 8x8?
Talvez até possa vir uma versão de transporte de tropas 8x8, para os Fuzileiros Navais e para o Exército Brasileiro.
Há uma foto que a Iveco disponibilizou, e o que parece não terá a silhueta baixa (não é tão necessário ter silhueta baixa também não, apesar de que baixa seria melhor, mas está ótimo), e mostra a torre que será (talvez) utilizada, e ao que aparenta ser, é a torre CT-CV.
Eu irei procurar a Imagem, depois postarei aqui (a imagem).
Abs.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Qui Abr 18, 2013 8:13 pm
por SantaCatarinaBR
No video o Tenente Azevedo ( Diretoria de Fabricação ) fala de uma versão do guarani de reconhecimento 8x8, ou 90mm ou 105mm ( ainda em definição)
- - - - - -
SCBR - VBTP-MR Guarani na LAAD 2013
O VBTP-MR Guarani foi destaque na LAAD 2013.
Características: veículo blindado de transporte de pessoal, tração 6x6, 18 toneladas, motor diesel FPT Industrial de 383cv, transmissão automatizada, capacidade anfíbia.
Projeto: desenvolvimento conjunto entre o Exército Brasileiro e a Iveco,
Capacidade: transporte de 11 militares.
Versatilidade: pode receber diferentes equipamentos e sistemas de armas, conforme o seu emprego operacional.
Existe o projeto de uma versão 8x8, para emprego em missões de combate e reconhecimento, armado com canhão de 105mm.
Matéria realizada pelo Núcleo de TV do IME.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Abr 19, 2013 6:27 am
por jumentodonordeste
gabriel219 escreveu:
FCarvalho escreveu:Para ilustrar melhor essa conversa, a primeira foto é do stand da CMI na LAAD2013 com a torre e o canhão 105/120mm XC8. Não dá para saber se a peça mostrada é a de 105mm ou de 120mm. Abaixo, do site da CMI, apresenta-se o que seria a torre e a peça de 120mm XC8, inclusive sobre chassis bldos SL.
SITE CMI DEFENSE
abs.
Bem lembrado.
Eu iria citar esta torre, mas acabei esquecendo.
Os Guaranis não deveram ser empregados nos RCCs, e também não acho que serão empregados nos RCBs.
Um estudo foi feito para a aquisição de MRAV Boxers, armados com torres com canhões em 105 mm, para a substituição dos Leopards 1BE, no RCB, mas isto não foi aceito por causa da doutrina.
Só se mudar, o VBR Guarani irá operar no RCB.
Mas é quase certo (quase...) que iram operar no RCM. Eles trabalhariam como viaturas de reconhecimento armado.
Mas ainda sinto a necessidade de uma viatura anti-carro (para não falar caça-tanques), armada com canhão 120 mm a lá Centauro B1.
A Otto Melara é boa, mas para padronizar, seria melhor ir de CMI Cockerill. Eu gostava de ideia de uma viatura 6x6 com canhão de média pressão, em calibre 90 mm, para fazer a missão de reconhecimento armado, enquanto o VBR Guarani 8X8, seria armado com torre com um canhão em calibre 105mm ou 120mm, para missão anti-carro e apoio de fogo direto.
Uma coisa é que o VBR-MR Guarani 6x6 iria ter a silhueta mais baixa que a do VBTP/VBCI Guarani comum. Será que faram o mesmo no VBR Guarani 8x8?
Talvez até possa vir uma versão de transporte de tropas 8x8, para os Fuzileiros Navais e para o Exército Brasileiro.
Há uma foto que a Iveco disponibilizou, e o que parece não terá a silhueta baixa (não é tão necessário ter silhueta baixa também não, apesar de que baixa seria melhor, mas está ótimo), e mostra a torre que será (talvez) utilizada, e ao que aparenta ser, é a torre CT-CV.
Eu irei procurar a Imagem, depois postarei aqui (a imagem).
Abs.
Mais ou menos como os franceses?
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Abr 19, 2013 7:38 am
por gabriel219
jumentodonordeste escreveu:
gabriel219 escreveu:
Bem lembrado.
Eu iria citar esta torre, mas acabei esquecendo.
Os Guaranis não deveram ser empregados nos RCCs, e também não acho que serão empregados nos RCBs.
Um estudo foi feito para a aquisição de MRAV Boxers, armados com torres com canhões em 105 mm, para a substituição dos Leopards 1BE, no RCB, mas isto não foi aceito por causa da doutrina.
Só se mudar, o VBR Guarani irá operar no RCB.
Mas é quase certo (quase...) que iram operar no RCM. Eles trabalhariam como viaturas de reconhecimento armado.
Mas ainda sinto a necessidade de uma viatura anti-carro (para não falar caça-tanques), armada com canhão 120 mm a lá Centauro B1.
A Otto Melara é boa, mas para padronizar, seria melhor ir de CMI Cockerill. Eu gostava de ideia de uma viatura 6x6 com canhão de média pressão, em calibre 90 mm, para fazer a missão de reconhecimento armado, enquanto o VBR Guarani 8X8, seria armado com torre com um canhão em calibre 105mm ou 120mm, para missão anti-carro e apoio de fogo direto.
Uma coisa é que o VBR-MR Guarani 6x6 iria ter a silhueta mais baixa que a do VBTP/VBCI Guarani comum. Será que faram o mesmo no VBR Guarani 8x8?
Talvez até possa vir uma versão de transporte de tropas 8x8, para os Fuzileiros Navais e para o Exército Brasileiro.
Há uma foto que a Iveco disponibilizou, e o que parece não terá a silhueta baixa (não é tão necessário ter silhueta baixa também não, apesar de que baixa seria melhor, mas está ótimo), e mostra a torre que será (talvez) utilizada, e ao que aparenta ser, é a torre CT-CV.
Eu irei procurar a Imagem, depois postarei aqui (a imagem).
Abs.
Mais ou menos como os franceses?
Isso mesmo. Com os AMX-10RCR(versão modernizada) e o Panhard ERC 90 Sagaie.
Uma para missões de combate, anti-carro de apoio de fogo pesado (neste caso, um Guarani 8x8 armado com uma torre com um canhão, seja ele em calibre 105mm ou 120mm), e outro, na versão 6x6 armado com uma torre(a minha favorita é a torre CMI LCTS-90), para missões de reconhecimento e apoio de fogo também.
Na questão dos Franceses, salvo o engano, utiliza os 2 VBRs (AMX-10 RCR e o Panhard ERC 90) para reconhecimento e apoio de fogo.
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Abr 19, 2013 4:10 pm
por Túlio
Sobre o tema, lembro de ter visto por aí mas não encontrei de novo. Assim, algum dos colegas salvou o link para os requisitos do EB para a torre da VBR/MR? Confesso que não consigo recordar do calibre da peça principal (se havia) mas ME parecia orientado para o Bofors Mk. 8...
EXPLICO: publiquei aqui mesmo no DB (Fórum) uma matéria sobre as torres e já está BEM desatualizada, gostaria de atualizá-la com as novas opções que estão surgindo, além de uma idéia que tive e que nada tem a ver com o Programa Guarani. A matéria está aqui:
Assim, os ROB da nova versão seriam fulcrais para que eu pudesse retomar o artigo e aperfeiçoá-lo. Se o Site permanecer fora do ar, tenho outras ofertas de espaço para publicação...
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Abr 19, 2013 4:11 pm
por jumentodonordeste
SantaCatarinaBR escreveu:No video o Tenente Azevedo ( Diretoria de Fabricação ) fala de uma versão do guarani de reconhecimento 8x8, ou 90mm ou 105mm ( ainda em definição)
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SCBR - VBTP-MR Guarani na LAAD 2013
O VBTP-MR Guarani foi destaque na LAAD 2013.
Características: veículo blindado de transporte de pessoal, tração 6x6, 18 toneladas, motor diesel FPT Industrial de 383cv, transmissão automatizada, capacidade anfíbia.
Projeto: desenvolvimento conjunto entre o Exército Brasileiro e a Iveco,
Capacidade: transporte de 11 militares.
Versatilidade: pode receber diferentes equipamentos e sistemas de armas, conforme o seu emprego operacional.
Existe o projeto de uma versão 8x8, para emprego em missões de combate e reconhecimento, armado com canhão de 105mm.
Matéria realizada pelo Núcleo de TV do IME.
Não consigo assitir o vídeo... diz que é privado...
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Abr 19, 2013 4:18 pm
por Túlio
Idem aqui...
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Enviado: Sex Abr 19, 2013 4:39 pm
por prp
Cliquem no nome do vídeo para assistir diretamente no youtube.