Página 14 de 30

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 12:01 pm
por Matheus
Bom, esse E/F parece ser uma boa opção para o Brasil substituir seus F-5/M2000 se tiver um preço substancialmente distinto do Rafale/F-18. Já numa próxima licitação para substituir A-1/A-4(MB) daqui uns 10 anos, compra um novo avião para subsituir estes 2 e fazer um hi/lo com os Gripen. Seria interessante não?

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 12:18 pm
por ninjanki
Vamos lá: O Gripen DEMO conta com o novo radar AESA e com o novo motor, tanto é que foi testado e atingiu supercruise. Ele tem pequenas alterações estruturais em relação ao Gripen C/D, e sua maior capacidade de carga vem da performance do novo motor, que lhe dá maior empuxo.
Tudo que se falou antes do Gripen E/F era de que ele seria uma evolução do Gripen C/D, o mesmo avião base com novos sistemas, baseado nos desenvolvimentos do Gripen DEMO.(não estava claro se o E/F teria o mesmo motor)

Oque a Suiça escolheu parece ser o modelo que será adotado também pela Suécia, o Gripen E/F, com radar e motor novos. Pelo que eu entendo, isso é diferente doque a SAAB ofereceu no FX-2, aonde o avião era o Gripen NG, e além desses dois elementos novos, também contava com uma fuselagem alongada. Pode ser que optem por fazer o NG e o E/F na mesma fuselagem nova, mas isto ainda não está claro. Oque está claro é que o avião oferecido para o Brasil tinha uma fuselagem alongada, teoricamente para oferecer mais espaço para combustível(assim como a mudança da instalação do trem de pouso)

De resto, me parece que a Suiça escolheu o melhor avião para suas necessidades.(E continuo a dizer que ele é pequeno demais para as nossas. Nem comparo com oque temos, porque estamos hoje muito aquém doque deveríamos ter...)

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 12:41 pm
por henriquejr
Pelo que entendi, analisando todas as postagens, artigos e declarações oficiais do próprio fabricante, no caso a SAAB, o Gripen NG nada mais é que um demonstrador de tecnologia para o desenvolvimento do Gripen E/F, acho que isso estar bem claro!

Pelo que andei vendo, a nova motorização empregada no Gripen NG, e que deverá ser empregada também pelos Gripens E/F da Suíça, não é compatível com a fuselagem das versões anteriores do Gripen (A/B e C/D), por necessitar de mais espaço (fuselagem maior). Então chego a conclusão que, de fato, o Gripen E/F será praticamente um caça maior (talvez fazendo uso da mesma fuselagem do NG) que as versões anteriores mas que alguns dos sistemas utilizados nas versões E/F (testadas na plataforma do NG) poderão ser utilizadas em futuras modernizações dos modelos A/B e C/D, excerto a instalação da nova motorização! Prova disso é que a própria força aérea sueca se comprometeu adquirir algumas unidades da nova versão, quando poderia simplesmente modernizar os seus atuais modelos para o novo padrão (com inclusão de nova motorização), se fosse possível!

Isso é apenas uma opinião pessoal minha, baseada no que andei analisando ultimamente.

Re: Gripen vence o concurso suisso

Enviado: Sex Dez 02, 2011 1:06 pm
por EDSON
Penguin escreveu:
EDSON escreveu:Quem destes aviões foi o destaque na Líbia? :mrgreen:
A propaganda é a alma do negócio (especialmente vindo do fabricante). :mrgreen:
É sempre tudo lindo e maravilhoso.
Exemplo negativo?

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 1:09 pm
por GDA_Fear
henriquejr escreveu:Pelo que entendi, analisando todas as postagens, artigos e declarações oficiais do próprio fabricante, no caso a SAAB, o Gripen NG nada mais é que um demonstrador de tecnologia para o desenvolvimento do Gripen E/F, acho que isso estar bem claro!

Pelo que andei vendo, a nova motorização empregada no Gripen NG, e que deverá ser empregada também pelos Gripens E/F da Suíça, não é compatível com a fuselagem das versões anteriores do Gripen (A/B e C/D), por necessitar de mais espaço (fuselagem maior). Então chego a conclusão que, de fato, o Gripen E/F será praticamente um caça maior (talvez fazendo uso da mesma fuselagem do NG) que as versões anteriores mas que alguns dos sistemas utilizados nas versões E/F (testadas na plataforma do NG) poderão ser utilizadas em futuras modernizações dos modelos A/B e C/D, excerto a instalação da nova motorização! Prova disso é que a própria força aérea sueca se comprometeu adquirir algumas unidades da nova versão, quando poderia simplesmente modernizar os seus atuais modelos para o novo padrão (com inclusão de nova motorização), se fosse possível!

Isso é apenas uma opinião pessoal minha, baseada no que andei analisando ultimamente.

Eu pensei do mesmo modo, vo mais além o NG na minha humilde opinião é o E/F por se tratar de uma aeronave maior, provalvemente com mais capacidades que os Gripens atuais

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 1:18 pm
por Alitson
FIGHTERCOM escreveu:
Alitson escreveu: O que a FAB iria querer com isso?

"72 de um modelo do tipo do YAK-130 / M-346"

Para quê?
Seria um complemento, ou “low” como alguns aqui gostam de dizer. Pouco importa o modelo, poderia ser até mesmo o JF-17 Thunder, desde que fosse mais barato de manter do que o Gripen.


Abraços,

Wesley
Já temos o A-29 para isso...

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 2:12 pm
por J.Ricardo
GDA_Fear escreveu:
henriquejr escreveu:Pelo que entendi, analisando todas as postagens, artigos e declarações oficiais do próprio fabricante, no caso a SAAB, o Gripen NG nada mais é que um demonstrador de tecnologia para o desenvolvimento do Gripen E/F, acho que isso estar bem claro!

Pelo que andei vendo, a nova motorização empregada no Gripen NG, e que deverá ser empregada também pelos Gripens E/F da Suíça, não é compatível com a fuselagem das versões anteriores do Gripen (A/B e C/D), por necessitar de mais espaço (fuselagem maior). Então chego a conclusão que, de fato, o Gripen E/F será praticamente um caça maior (talvez fazendo uso da mesma fuselagem do NG) que as versões anteriores mas que alguns dos sistemas utilizados nas versões E/F (testadas na plataforma do NG) poderão ser utilizadas em futuras modernizações dos modelos A/B e C/D, excerto a instalação da nova motorização! Prova disso é que a própria força aérea sueca se comprometeu adquirir algumas unidades da nova versão, quando poderia simplesmente modernizar os seus atuais modelos para o novo padrão (com inclusão de nova motorização), se fosse possível!

Isso é apenas uma opinião pessoal minha, baseada no que andei analisando ultimamente.

Eu pensei do mesmo modo, vo mais além o NG na minha humilde opinião é o E/F por se tratar de uma aeronave maior, provalvemente com mais capacidades que os Gripens atuais
é nesta tecla que eu estou batendo desde o início...

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 3:50 pm
por Luís Henrique
Existem duas coisas:

Gripen NG novo terá uma estrutura nova. Asas novas. Trem de pouso novo.

Gripen E para os suecos seria a modernização dos Gripen C, o que incluiria radar AESA, IRST, cockpit, etc. Porém não se sabe se o motor seria substituido. Agora a estrutura DIFICILMENTE seria alterada devido ao ALTO custo de tal mudança sendo que os suecos não precisam de um caça com maior alcance.

A Suíça pode estar negociando o NG que teria NOVA estrutura ou o Gripen E que teria a MESMA estrutura do Gripen C, porém com sistemas no estado-da-arte. Ou seja, seria a mesma eletrônica do NG porém com a estrutura do C.

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 4:21 pm
por NovaTO
Luís Henrique escreveu:Existem duas coisas:

Gripen NG novo terá uma estrutura nova. Asas novas. Trem de pouso novo.

Gripen E para os suecos seria a modernização dos Gripen C, o que incluiria radar AESA, IRST, cockpit, etc. Porém não se sabe se o motor seria substituido. Agora a estrutura DIFICILMENTE seria alterada devido ao ALTO custo de tal mudança sendo que os suecos não precisam de um caça com maior alcance.

A Suíça pode estar negociando o NG que teria NOVA estrutura ou o Gripen E que teria a MESMA estrutura do Gripen C, porém com sistemas no estado-da-arte. Ou seja, seria a mesma eletrônica do NG porém com a estrutura do C.
Caro Luiz Henrique,

Se a SAAB já noticiou que a versão negociada com a Suiça contempla o motor GE F-414, para o qual o NG foi projetado (mais pesado, estrutura reforçada, entradas de ar maiores) sendo essas modificações implementadas no D modificado (Demo), não dá para entender porque ainda existem dúvidas de que o NG é o E/F. :?



[]'s

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 4:35 pm
por PRick
Luís Henrique escreveu:Existem duas coisas:

Gripen NG novo terá uma estrutura nova. Asas novas. Trem de pouso novo.

Gripen E para os suecos seria a modernização dos Gripen C, o que incluiria radar AESA, IRST, cockpit, etc. Porém não se sabe se o motor seria substituido. Agora a estrutura DIFICILMENTE seria alterada devido ao ALTO custo de tal mudança sendo que os suecos não precisam de um caça com maior alcance.

A Suíça pode estar negociando o NG que teria NOVA estrutura ou o Gripen E que teria a MESMA estrutura do Gripen C, porém com sistemas no estado-da-arte. Ou seja, seria a mesma eletrônica do NG porém com a estrutura do C.

Isso ficou bem claro quando a SAAB precisava, no momento em que o NG não é finalista na Índia, e o FX-2 está parado, a SAAB passou a mudar o discurso, e tentou confundir esses fatos.

[]´s

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 4:38 pm
por Túlio
Mas se pretendem mexer tanto no Gripen, não vai acabar virando uma espécie de Super Hornet monoturbina?

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 4:47 pm
por Carlos Lima
Túlio escreveu:Mas se pretendem mexer tanto no Gripen, não vai acabar virando uma espécie de Super Hornet monoturbina?
Y e p.

[]s
CB_Lima

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 4:51 pm
por PRick
Túlio escreveu:Mas se pretendem mexer tanto no Gripen, não vai acabar virando uma espécie de Super Hornet monoturbina?
Sempre existe esse risco, quando o reprojeto é muito profundo, lembre-se que o F-16A é o melhor F-16 em matéria de combate aéreo, o F-16E está sobrecarregado para o tamanho da célula, aumentar o peso de decolagem a custa de aumento do empuxa tem limitações.

[]´s

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 5:11 pm
por henriquejr
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:Existem duas coisas:

Gripen NG novo terá uma estrutura nova. Asas novas. Trem de pouso novo.

Gripen E para os suecos seria a modernização dos Gripen C, o que incluiria radar AESA, IRST, cockpit, etc. Porém não se sabe se o motor seria substituido. Agora a estrutura DIFICILMENTE seria alterada devido ao ALTO custo de tal mudança sendo que os suecos não precisam de um caça com maior alcance.

A Suíça pode estar negociando o NG que teria NOVA estrutura ou o Gripen E que teria a MESMA estrutura do Gripen C, porém com sistemas no estado-da-arte. Ou seja, seria a mesma eletrônica do NG porém com a estrutura do C.

Isso ficou bem claro quando a SAAB precisava, no momento em que o NG não é finalista na Índia, e o FX-2 está parado, a SAAB passou a mudar o discurso, e tentou confundir esses fatos.

[]´s
Pra mim o que ficou mais do que claro é que o Gripen E/F com motor F-414 é o Gripen NG! As outras versões do Gripen podem receber uma modernização com os sistemas do E/F (já que o NG é apenas um demonstrador de tecnologias deste), excerto o motor, que necessita modificações estruturais!

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 5:19 pm
por PRick
henriquejr escreveu:
PRick escreveu:
Isso ficou bem claro quando a SAAB precisava, no momento em que o NG não é finalista na Índia, e o FX-2 está parado, a SAAB passou a mudar o discurso, e tentou confundir esses fatos.

[]´s
Pra mim o que ficou mais do que claro é que o Gripen E/F com motor F-414 é o Gripen NG! As outras versões do Gripen podem receber uma modernização com os sistemas do E/F (já que o NG é apenas um demonstrador de tecnologias deste), excerto o motor, que necessita modificações estruturais!
Não, em momento algum, isso é o inverso de tudo que a SAAB declarava antes. O demonstrador de tecnologia é o DEMO, depois a SAAB mudou a nomenclatura, essa é a realidade. A SAAB muda os denominações ao sabor do vento. Porém, o GRIPEN DEMO não é representativo do que foi oferecido ao Brasil.

[]´s