Gripen vence o concurso suíço
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Matheus
- Sênior
- Mensagens: 6182
- Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Bom, esse E/F parece ser uma boa opção para o Brasil substituir seus F-5/M2000 se tiver um preço substancialmente distinto do Rafale/F-18. Já numa próxima licitação para substituir A-1/A-4(MB) daqui uns 10 anos, compra um novo avião para subsituir estes 2 e fazer um hi/lo com os Gripen. Seria interessante não?
Re: Gripen vence o concurso suíço
Vamos lá: O Gripen DEMO conta com o novo radar AESA e com o novo motor, tanto é que foi testado e atingiu supercruise. Ele tem pequenas alterações estruturais em relação ao Gripen C/D, e sua maior capacidade de carga vem da performance do novo motor, que lhe dá maior empuxo.
Tudo que se falou antes do Gripen E/F era de que ele seria uma evolução do Gripen C/D, o mesmo avião base com novos sistemas, baseado nos desenvolvimentos do Gripen DEMO.(não estava claro se o E/F teria o mesmo motor)
Oque a Suiça escolheu parece ser o modelo que será adotado também pela Suécia, o Gripen E/F, com radar e motor novos. Pelo que eu entendo, isso é diferente doque a SAAB ofereceu no FX-2, aonde o avião era o Gripen NG, e além desses dois elementos novos, também contava com uma fuselagem alongada. Pode ser que optem por fazer o NG e o E/F na mesma fuselagem nova, mas isto ainda não está claro. Oque está claro é que o avião oferecido para o Brasil tinha uma fuselagem alongada, teoricamente para oferecer mais espaço para combustível(assim como a mudança da instalação do trem de pouso)
De resto, me parece que a Suiça escolheu o melhor avião para suas necessidades.(E continuo a dizer que ele é pequeno demais para as nossas. Nem comparo com oque temos, porque estamos hoje muito aquém doque deveríamos ter...)
Tudo que se falou antes do Gripen E/F era de que ele seria uma evolução do Gripen C/D, o mesmo avião base com novos sistemas, baseado nos desenvolvimentos do Gripen DEMO.(não estava claro se o E/F teria o mesmo motor)
Oque a Suiça escolheu parece ser o modelo que será adotado também pela Suécia, o Gripen E/F, com radar e motor novos. Pelo que eu entendo, isso é diferente doque a SAAB ofereceu no FX-2, aonde o avião era o Gripen NG, e além desses dois elementos novos, também contava com uma fuselagem alongada. Pode ser que optem por fazer o NG e o E/F na mesma fuselagem nova, mas isto ainda não está claro. Oque está claro é que o avião oferecido para o Brasil tinha uma fuselagem alongada, teoricamente para oferecer mais espaço para combustível(assim como a mudança da instalação do trem de pouso)
De resto, me parece que a Suiça escolheu o melhor avião para suas necessidades.(E continuo a dizer que ele é pequeno demais para as nossas. Nem comparo com oque temos, porque estamos hoje muito aquém doque deveríamos ter...)
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Pelo que entendi, analisando todas as postagens, artigos e declarações oficiais do próprio fabricante, no caso a SAAB, o Gripen NG nada mais é que um demonstrador de tecnologia para o desenvolvimento do Gripen E/F, acho que isso estar bem claro!
Pelo que andei vendo, a nova motorização empregada no Gripen NG, e que deverá ser empregada também pelos Gripens E/F da Suíça, não é compatível com a fuselagem das versões anteriores do Gripen (A/B e C/D), por necessitar de mais espaço (fuselagem maior). Então chego a conclusão que, de fato, o Gripen E/F será praticamente um caça maior (talvez fazendo uso da mesma fuselagem do NG) que as versões anteriores mas que alguns dos sistemas utilizados nas versões E/F (testadas na plataforma do NG) poderão ser utilizadas em futuras modernizações dos modelos A/B e C/D, excerto a instalação da nova motorização! Prova disso é que a própria força aérea sueca se comprometeu adquirir algumas unidades da nova versão, quando poderia simplesmente modernizar os seus atuais modelos para o novo padrão (com inclusão de nova motorização), se fosse possível!
Isso é apenas uma opinião pessoal minha, baseada no que andei analisando ultimamente.
Pelo que andei vendo, a nova motorização empregada no Gripen NG, e que deverá ser empregada também pelos Gripens E/F da Suíça, não é compatível com a fuselagem das versões anteriores do Gripen (A/B e C/D), por necessitar de mais espaço (fuselagem maior). Então chego a conclusão que, de fato, o Gripen E/F será praticamente um caça maior (talvez fazendo uso da mesma fuselagem do NG) que as versões anteriores mas que alguns dos sistemas utilizados nas versões E/F (testadas na plataforma do NG) poderão ser utilizadas em futuras modernizações dos modelos A/B e C/D, excerto a instalação da nova motorização! Prova disso é que a própria força aérea sueca se comprometeu adquirir algumas unidades da nova versão, quando poderia simplesmente modernizar os seus atuais modelos para o novo padrão (com inclusão de nova motorização), se fosse possível!
Isso é apenas uma opinião pessoal minha, baseada no que andei analisando ultimamente.
.
- EDSON
- Sênior
- Mensagens: 7303
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
- Localização: CURITIBA/PR
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: Gripen vence o concurso suisso
Exemplo negativo?Penguin escreveu:A propaganda é a alma do negócio (especialmente vindo do fabricante).EDSON escreveu:Quem destes aviões foi o destaque na Líbia?
É sempre tudo lindo e maravilhoso.
- GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
Re: Gripen vence o concurso suíço
henriquejr escreveu:Pelo que entendi, analisando todas as postagens, artigos e declarações oficiais do próprio fabricante, no caso a SAAB, o Gripen NG nada mais é que um demonstrador de tecnologia para o desenvolvimento do Gripen E/F, acho que isso estar bem claro!
Pelo que andei vendo, a nova motorização empregada no Gripen NG, e que deverá ser empregada também pelos Gripens E/F da Suíça, não é compatível com a fuselagem das versões anteriores do Gripen (A/B e C/D), por necessitar de mais espaço (fuselagem maior). Então chego a conclusão que, de fato, o Gripen E/F será praticamente um caça maior (talvez fazendo uso da mesma fuselagem do NG) que as versões anteriores mas que alguns dos sistemas utilizados nas versões E/F (testadas na plataforma do NG) poderão ser utilizadas em futuras modernizações dos modelos A/B e C/D, excerto a instalação da nova motorização! Prova disso é que a própria força aérea sueca se comprometeu adquirir algumas unidades da nova versão, quando poderia simplesmente modernizar os seus atuais modelos para o novo padrão (com inclusão de nova motorização), se fosse possível!
Isso é apenas uma opinião pessoal minha, baseada no que andei analisando ultimamente.
Eu pensei do mesmo modo, vo mais além o NG na minha humilde opinião é o E/F por se tratar de uma aeronave maior, provalvemente com mais capacidades que os Gripens atuais
- Alitson
- Sênior
- Mensagens: 4327
- Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Já temos o A-29 para isso...FIGHTERCOM escreveu:Seria um complemento, ou “low” como alguns aqui gostam de dizer. Pouco importa o modelo, poderia ser até mesmo o JF-17 Thunder, desde que fosse mais barato de manter do que o Gripen.Alitson escreveu: O que a FAB iria querer com isso?
"72 de um modelo do tipo do YAK-130 / M-346"
Para quê?
Abraços,
Wesley
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7637
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2575 vezes
- Agradeceram: 1047 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
é nesta tecla que eu estou batendo desde o início...GDA_Fear escreveu:henriquejr escreveu:Pelo que entendi, analisando todas as postagens, artigos e declarações oficiais do próprio fabricante, no caso a SAAB, o Gripen NG nada mais é que um demonstrador de tecnologia para o desenvolvimento do Gripen E/F, acho que isso estar bem claro!
Pelo que andei vendo, a nova motorização empregada no Gripen NG, e que deverá ser empregada também pelos Gripens E/F da Suíça, não é compatível com a fuselagem das versões anteriores do Gripen (A/B e C/D), por necessitar de mais espaço (fuselagem maior). Então chego a conclusão que, de fato, o Gripen E/F será praticamente um caça maior (talvez fazendo uso da mesma fuselagem do NG) que as versões anteriores mas que alguns dos sistemas utilizados nas versões E/F (testadas na plataforma do NG) poderão ser utilizadas em futuras modernizações dos modelos A/B e C/D, excerto a instalação da nova motorização! Prova disso é que a própria força aérea sueca se comprometeu adquirir algumas unidades da nova versão, quando poderia simplesmente modernizar os seus atuais modelos para o novo padrão (com inclusão de nova motorização), se fosse possível!
Isso é apenas uma opinião pessoal minha, baseada no que andei analisando ultimamente.
Eu pensei do mesmo modo, vo mais além o NG na minha humilde opinião é o E/F por se tratar de uma aeronave maior, provalvemente com mais capacidades que os Gripens atuais
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Existem duas coisas:
Gripen NG novo terá uma estrutura nova. Asas novas. Trem de pouso novo.
Gripen E para os suecos seria a modernização dos Gripen C, o que incluiria radar AESA, IRST, cockpit, etc. Porém não se sabe se o motor seria substituido. Agora a estrutura DIFICILMENTE seria alterada devido ao ALTO custo de tal mudança sendo que os suecos não precisam de um caça com maior alcance.
A Suíça pode estar negociando o NG que teria NOVA estrutura ou o Gripen E que teria a MESMA estrutura do Gripen C, porém com sistemas no estado-da-arte. Ou seja, seria a mesma eletrônica do NG porém com a estrutura do C.
Gripen NG novo terá uma estrutura nova. Asas novas. Trem de pouso novo.
Gripen E para os suecos seria a modernização dos Gripen C, o que incluiria radar AESA, IRST, cockpit, etc. Porém não se sabe se o motor seria substituido. Agora a estrutura DIFICILMENTE seria alterada devido ao ALTO custo de tal mudança sendo que os suecos não precisam de um caça com maior alcance.
A Suíça pode estar negociando o NG que teria NOVA estrutura ou o Gripen E que teria a MESMA estrutura do Gripen C, porém com sistemas no estado-da-arte. Ou seja, seria a mesma eletrônica do NG porém com a estrutura do C.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Caro Luiz Henrique,Luís Henrique escreveu:Existem duas coisas:
Gripen NG novo terá uma estrutura nova. Asas novas. Trem de pouso novo.
Gripen E para os suecos seria a modernização dos Gripen C, o que incluiria radar AESA, IRST, cockpit, etc. Porém não se sabe se o motor seria substituido. Agora a estrutura DIFICILMENTE seria alterada devido ao ALTO custo de tal mudança sendo que os suecos não precisam de um caça com maior alcance.
A Suíça pode estar negociando o NG que teria NOVA estrutura ou o Gripen E que teria a MESMA estrutura do Gripen C, porém com sistemas no estado-da-arte. Ou seja, seria a mesma eletrônica do NG porém com a estrutura do C.
Se a SAAB já noticiou que a versão negociada com a Suiça contempla o motor GE F-414, para o qual o NG foi projetado (mais pesado, estrutura reforçada, entradas de ar maiores) sendo essas modificações implementadas no D modificado (Demo), não dá para entender porque ainda existem dúvidas de que o NG é o E/F.
[]'s
Re: Gripen vence o concurso suíço
Luís Henrique escreveu:Existem duas coisas:
Gripen NG novo terá uma estrutura nova. Asas novas. Trem de pouso novo.
Gripen E para os suecos seria a modernização dos Gripen C, o que incluiria radar AESA, IRST, cockpit, etc. Porém não se sabe se o motor seria substituido. Agora a estrutura DIFICILMENTE seria alterada devido ao ALTO custo de tal mudança sendo que os suecos não precisam de um caça com maior alcance.
A Suíça pode estar negociando o NG que teria NOVA estrutura ou o Gripen E que teria a MESMA estrutura do Gripen C, porém com sistemas no estado-da-arte. Ou seja, seria a mesma eletrônica do NG porém com a estrutura do C.
Isso ficou bem claro quando a SAAB precisava, no momento em que o NG não é finalista na Índia, e o FX-2 está parado, a SAAB passou a mudar o discurso, e tentou confundir esses fatos.
[]´s
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61555
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6686 vezes
- Contato:
Re: Gripen vence o concurso suíço
Mas se pretendem mexer tanto no Gripen, não vai acabar virando uma espécie de Super Hornet monoturbina?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Y e p.Túlio escreveu:Mas se pretendem mexer tanto no Gripen, não vai acabar virando uma espécie de Super Hornet monoturbina?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Re: Gripen vence o concurso suíço
Sempre existe esse risco, quando o reprojeto é muito profundo, lembre-se que o F-16A é o melhor F-16 em matéria de combate aéreo, o F-16E está sobrecarregado para o tamanho da célula, aumentar o peso de decolagem a custa de aumento do empuxa tem limitações.Túlio escreveu:Mas se pretendem mexer tanto no Gripen, não vai acabar virando uma espécie de Super Hornet monoturbina?
[]´s
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: Gripen vence o concurso suíço
Pra mim o que ficou mais do que claro é que o Gripen E/F com motor F-414 é o Gripen NG! As outras versões do Gripen podem receber uma modernização com os sistemas do E/F (já que o NG é apenas um demonstrador de tecnologias deste), excerto o motor, que necessita modificações estruturais!PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:Existem duas coisas:
Gripen NG novo terá uma estrutura nova. Asas novas. Trem de pouso novo.
Gripen E para os suecos seria a modernização dos Gripen C, o que incluiria radar AESA, IRST, cockpit, etc. Porém não se sabe se o motor seria substituido. Agora a estrutura DIFICILMENTE seria alterada devido ao ALTO custo de tal mudança sendo que os suecos não precisam de um caça com maior alcance.
A Suíça pode estar negociando o NG que teria NOVA estrutura ou o Gripen E que teria a MESMA estrutura do Gripen C, porém com sistemas no estado-da-arte. Ou seja, seria a mesma eletrônica do NG porém com a estrutura do C.
Isso ficou bem claro quando a SAAB precisava, no momento em que o NG não é finalista na Índia, e o FX-2 está parado, a SAAB passou a mudar o discurso, e tentou confundir esses fatos.
[]´s
.
Re: Gripen vence o concurso suíço
Não, em momento algum, isso é o inverso de tudo que a SAAB declarava antes. O demonstrador de tecnologia é o DEMO, depois a SAAB mudou a nomenclatura, essa é a realidade. A SAAB muda os denominações ao sabor do vento. Porém, o GRIPEN DEMO não é representativo do que foi oferecido ao Brasil.henriquejr escreveu:Pra mim o que ficou mais do que claro é que o Gripen E/F com motor F-414 é o Gripen NG! As outras versões do Gripen podem receber uma modernização com os sistemas do E/F (já que o NG é apenas um demonstrador de tecnologias deste), excerto o motor, que necessita modificações estruturais!PRick escreveu:
Isso ficou bem claro quando a SAAB precisava, no momento em que o NG não é finalista na Índia, e o FX-2 está parado, a SAAB passou a mudar o discurso, e tentou confundir esses fatos.
[]´s
[]´s