O branqueamento e resurgimento dos pensamentos Ditatoriais

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
soultrain
Sênior
Sênior

Re: O branqueamento e resurgimento dos pensamentos Ditatoria

#196 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2011 11:31 am

O fim
Morreu Rosa Casaco, o inspector da Pide envolvido na morte de Humberto Delgado

20.07.2006 - 10:11

Votar
|
0 votos

4 de 12 notícias em Política
« anterior
seguinte »

(PUBLICO.PT)

Rosa Casaco, antigo inspector da Pide, que chefiou a brigada que assassinou Humberto Delgado, morreu há cerca de 15 dias, em Portugal, noticiou ontem a SIC, afirmando não serem conhecidas as causas do óbito.

De acordo com aquela estação, nos últimos tempos, o antigo inspector da Pide, que residia na zona de Cascais e contava 91 anos, sofrera vários internamentos, o último dos quais devido a doença respiratória.

Embora há cerca de 20 anos tivesse chegado a ser condenado, à revelia, a oito anos de prisão, Rosa Casaco nunca chegou a cumprir a pena. Em 2001, o Supremo Tribunal de Justiça decretou a extinção do procedimento criminal e os mandados de captura internacionais,que sobre ele pendiam foram cancelados em 2002, o que permitiu ao antigo inspector da Pide voltar a Portugal.

Antes de regressar, Rosa Casaco refugiou-se primeiro no Brasil e depois em Espanha, país ao qual foi entregue um pedido de extradição apresentado pelas autoridades portuguesas - o que foi recusado pelos tribunais espanhóis, que consideraram extinta a pena em que vinha condenado.

António Rosa Casaco nasceu em Rossio ao Sul do Tejo, no concelho de Abrantes, a 1 de Março de 1915. Entrou para a Pide em 1938 e continuava ao serviço a 25 de Abril de 1974.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#197 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2011 11:39 am

Foi o próprio Rosa Casaco que confessou o crime, por palavras próprias. Chega de branqueamento!

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#198 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2011 11:50 am

A operação de cerco e
aniquilamento
do general Humberto Delgado

www.fmsoares.pt/aeb/dossiers/dossier05/pdf/004_EHD.pdf

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#199 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2011 11:52 am

O branqueamento e a mentira não param, Rosa Casaco és tu?

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#200 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2011 12:00 pm

http://iscte.academia.edu/LuisRodrigues ... _os_Acores

George Kennan e as negociações luso-americanas sobre os Açores

Branqueamento não!!!! Ainda por cima por gente ignorante e mentirosa.

Ainda estou na duvida se é ignorância ou estamos na presença de um reaccionário pulha pidesco.

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#201 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2011 12:22 pm

E isto, nem uma palavra????

Marcelo Caetano era tão popular, mas tão popular, que meia dúzia de militares, sem nenhum armamento pesado se revoltou e teve apoio popular em todo o país, não foi derramado nenhum sangue a não ser pelo porcos da PIDE que dispararam sobre a multidão desarmada.

Tão popular que ele era, se não fossem os militares a escoltá-lo tinha sido linchado publicamente. Eu conheço pessoalmente o Pedro Feytor Pinto que negociou os termos da sua rendição.
Tão popular o menino.

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#202 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2011 12:31 pm

NJ
gaia
Avançado
Avançado
Agradeceram: 15 vezes

Re: Convulsâo na Grécia

#203 Mensagem por gaia » Sáb Nov 05, 2011 1:00 pm

[

Marcelo Caetano era tão popular, mas tão popular, que meia dúzia de militares, sem nenhum armamento pesado se revoltou e teve apoio popular em todo o país, não foi derramado nenhum sangue a não ser pelo porcos da PIDE que dispararam sobre a multidão desarmada.

Tão popular que ele era, se não fossem os militares a escoltá-lo tinha sido linchado publicamente. Eu conheço pessoalmente o Pedro Feytor Pinto que negociou os termos da sua rendição.
Tão popular o menino.[/quote]

Sabe muito bem que os banhos de multidão , foram muitos, e estão bem documentados nas reportagens da RTP.
Nenhum politico , mesmo depois do 25A, foi tão popular.
Mas o povo ao longo da história da humanidade é assim , um líder, rapidamente se transforma em bestial a besta .
O "povo" que estava no largo do Carmo representaria todo o povo português ? Não representava.
Dias antes do 25A , Marcelo Caetano foi fortemente aplaudido ...
gaia
Avançado
Avançado

#204 Mensagem por gaia » Sáb Nov 05, 2011 1:08 pm

Meu amigo , não estou a ser indelicado consigo , e estou a ter um dialogo civilizado , agora se o amigo quer baixar o nível de comunicação, é consigo , que só demonstra que não é educado .

Demonstra que não está por dentro dos assuntos, nem sabia direito o nome de Rosa Casaco...
Editado pela última vez por gaia em Sáb Nov 05, 2011 1:10 pm, em um total de 1 vez.
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#205 Mensagem por tflash » Sáb Nov 05, 2011 1:10 pm

Com a DGS a fazer uma caça às bruxas depois do golpe falhado das Caldas da Rainha, eu também bateria palmas, se fosse o caso. Mais difícil era estar numa situação em que o tivesse de aplaudir.

Porem concordo que não se deva colar o Marcelo Caetano a Salazar.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
gaia
Avançado
Avançado

#206 Mensagem por gaia » Sáb Nov 05, 2011 1:36 pm

soultrain :

Ao meu amigo mal educado , vai ter como trabalho de casa este fim de semana , a leitura do livro " No coração do Atlântico " de Luis Nuno do Atlantico ". e vai ver que todas as negociações iniciais foram com a Inglaterra , ao abrigo da aliança .

Mas ainda não explicou qual a relação das Lages , americanos e ouro nazi, esse ponto principal , meu amigo.
soultrain
Sênior
Sênior

#207 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2011 2:58 pm

gaia escreveu:Meu amigo , não estou a ser indelicado consigo , e estou a ter um dialogo civilizado , agora se o amigo quer baixar o nível de comunicação, é consigo , que só demonstra que não é educado .

Demonstra que não está por dentro dos assuntos, nem sabia direito o nome de Rosa Casaco...

Porque escrevo a maioria de memória e confundi o nome do traidor Rosa Coutinho, em vez do criminoso Rosa Casaco?

:lol: :lol: :lol:

Você confunde propaganda com popularidade, nem sabia que Portugal pediu a extradição do Rosa Casaco, ou fingiu que não sabia, não sabia, ou fingiu não saber da negociação da base das Lajes com os EUA. Acha do alto da sua sabedoria, que Salazar e Marcelo nunca mentiram ao longo da sua vida (será vidente e eles serão santos?), acha que uma parte da culpa da derrota na Índia, foi dos militares, jura a pés juntos que no estado novo não havia corrupção etc etc.. e muitos etc. São tantas mentiras e imprecisões que nem vale a pena continuar com isto.

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#208 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2011 3:09 pm

gaia escreveu:soultrain :

Ao meu amigo mal educado , vai ter como trabalho de casa este fim de semana , a leitura do livro " No coração do Atlântico " de Luis Nuno do Atlantico ". e vai ver que todas as negociações iniciais foram com a Inglaterra , ao abrigo da aliança .

Mas ainda não explicou qual a relação das Lages , americanos e ouro nazi, esse ponto principal , meu amigo.
1º é Base da Lajes e não "Lages".

2º É de uma lata absurda, alguém que não conhecia a cedência da base aos EUA, me dê como referência um livro que versa sobre o tema...Porque o meu caro amigo sem o lêr, o recomenda???

3º Quem acha que nos estado novo se vivia bem em Portugal, minimiza o papel criminoso da PIDE/DGS, como pequenos erros e defende Salazar e Marcelo acirradamente, não é mais que um reaccionário da pior espécie.

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#209 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2011 3:31 pm

Do prefácio do livro "recomendado" do Luís Nuno Rodrigues:

O interesse americano pelos Açores foi profundamente perturbador para Salazar. Por um lado, Salazar, um homem que raras vezes saiu de Portugal, pertencia a uma geração de homens políticos europeus que tinha má impressão dos EUA. Como Nuno Rodrigues acentua, a democracia e a imprensa americana, Wall Street e Hollywood suscitavam horror a Salazar. Além disso, a pose e a prática imperial de Washington eram consideradas na capital portuguesa como extremamente negativas para o futuro de Portugal e da Europa. Ver os militares americanos nos Açores, mesmo que isso implicasse a sobrevivência do regime e do império colonial português, era uma operação de alto risco para Lisboa.

NJ
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

#210 Mensagem por P44 » Sáb Nov 05, 2011 6:36 pm

tflash escreveu:Com a DGS a fazer uma caça às bruxas depois do golpe falhado das Caldas da Rainha, eu também bateria palmas, se fosse o caso. Mais difícil era estar numa situação em que o tivesse de aplaudir.

Essa fez-me lembrar uma reportagem dos idos de 1989 na Roménia em que milhares de Romenos aplaudiram entusiasticamente Ceaucescu, uns meses antes de este ser fuzilado.

Ai deles que não aplaudissem o "amado líder"

Realmente há com cada comparação
Triste sina ter nascido português 👎
Trancado