CAPÍTULO ODEBRECHT 1
Nassif, neste momento quero externar que não sou ligado à Construtora Norberto Odebrecht, nem seu porta voz, mas, como engenheiro mecânico e que já participou da montagem de turbinas em hidroelétricas e ter acompanhado diariamente através dos jornais equatorianos HOY, Diário La Hora e Revista Vistazo, me permito dar minha opinião.
O projeto da hidroelétrica de San Francisco foi feito pela HIDROPASTASA que contratou a Construtora Norbert Odebrecht em concorrência internacional para construí-la.
Nesta negociação, visto a construtora ser brasileira, foi acatado pelo BNDES um empréstimo para a HIDROPASTASA, tudo dentro das leis brasileiras e equatorianas.
Esta operação foi na época de FHC e Gustavo Noboa (se não me falha a memória).
Caberia à Odebrecht definir a casa de máquinas, máquinas, etc. e, tão somente isto.
Para isto coube a HIDROPASTASA, informar oficialmente não só os volumes de água, mas, principalmente sua qualidade. Saliente-se que o Rio San Francisco capta água da bacia onde se tem vulcão ativo e conseqüentemente grande quantidade de cinza. A QUALIDADE E VOLUME DA AGUA São INDISPENSÁVEIS PARA SE DEFINIR A MÁQUINA: tipo de ângulo de pá, rotação, defluxo de sedimentos, etc.
Acontece que a ocorrência de cinza na água somente foi detectada após especificação e construção das máquinas pela Alstom e sem a mínima informação por parte da HIDROPASTASA.
A Construtora Odebrecht questionou este ponto técnico importantíssimo QUANDO DAS ESPECIFICAÇÕES DE MÁQUINAS e teve confirmação do dado da qualidade da água. Sua parceira Alston projetou então as máquinas e a partir do data-sheet fornecido, a Odebrecht projetou a casa de máquina, etc.
Ocorreram basicamente dois problemas:
- desabamento em túnel de adução (digamos de responsabilidade do construtor).
- travamento de turbinas por excesso de sedimentos (responsabilidade da HIDROPASTASA – por dado falso), mas que com pequena re-engenharia do tubo de sucção (tubo de saída da turbina que altera a velocidade fixa de saída) seria corrigível.
Veja para melhor entendimento veja o esquema de uma turbina básica no link
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turbina_hidr%C3%A1ulica
Além do mais se cometeu o mais CRASSO erro de engenharia. A HIDROPASTASA colocou a hidroelétrica em funcionamento pleno sem testes de desempenho, 6 meses antes do previsto, para satisfazer O EGO DESTE ECONOMISTA DITADOR DE M...A, NOSSO HERMANO RAFAEL.
Pelo divulgado pelos jornais inclusive equatorianos (La hora e Hoy) a Odebrecht assumiu e corrigiu o erro do túnel de adução, mas não assumiu o erro da HIDROPASTASA que queria a re-engenharia de graça bem como o pagamento de multa pela paralisação necessária à correção.
A Odebrecht neste ultimo fato tem total razão: - 6 meses de geração antecipada, embora errada, foi uma receita adicional da HIDROPASTASA que paga esta paralisação adicional com sobra.
Aqui começa o EGO DO HERMANO RAFAEL: A Construtora Odebrecht sugeriu uma Auditoria Externa que poderia avaliar tudo. Isto não poderia acontecer porque derrubaria todos os fajutos argumentos equatorianos.
“QUE SE EXPULSE A ODEBRECHT” definiu o presidente, mesmo após contato direto com o Presidente Lula onde ele havia se comprometido a reavaliar a questão...
NÃO SE TERMINA UM CONTRATO COM EXPULSÃO E DETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPREITEIRA E OCUPAÇÃO MILITAR DO CANTEIRO DE OBRAS. Se uma das partes se sente preterida usa-se o Sistema Judicional dos países envolvidos ou então um Tribunal Internacional Arbitral.
MAS O presidente mandou prender funcionários graduados da Odebrecht que tiveram que se refugiar na Embaixada Brasileira em Quito e invadiu o canteiro de obra com o Exercito Equatoriano.
Leia no link:
http://www.hoy.com.ec/noticias-ecuador/ ... 07391.html
Ainda assim o Consorcio liderado pela Odebrecht divulgou nota aceitando todos os quesitos impositivos do Equador que não foi aceito por RAFAEL.
Leia o link:
http://www.hoy.com.ec/noticias-ecuador/ ... 10980.html
Nassif, neste momento pelas ATITUDES DITATORIAIS o Equador perdeu pelos “de fatos” ocorridos TOTAL RAZÃO mesmo que as tenha.
Um financiamento via BNDES tem procedimentos rígidos quanto à liberação de pagamentos. O pagamento deve estar previsto no CRONOGRAMA DE PAGAMENTO, aceite de liberação de pagamento de evento pelo CONTRATANTE DO FINANCIAMENTO (leia-se HIDROPASTASA) e feito DIRETAMENTE ao CONTRATADO (leia-se Odebrecht). Isto permite total transparência do contrato.
Portanto o BNDES e Governo Brasileiro estão com total razão em repudiar o ato deste DITADORZINHO DE MI...A senão vejamos:
O financiamento do BNDES foi feito à HIDROPASTASA e não à Odebrecht, na melhor forma jurídica e lastreada por CCRs. Portanto o BNDES não pode abrir mão de nada. SE NÃO PAGAREM O BANCO CENTRAL DO EQUADOR PASSA A SER INADIMPLENTE PERANTE TODOS...
No âmbito diplomático comunica-se ao país amigo qualquer demanda ANTES DE DIVULGÁ-LA na mídia.
Foi, portanto uma AFRONTA DIPLOMÁTICA AO BRASIL a atitude deste ditadorzinho.
CAPÍTULO ODEBRECHT 2
A Construtora Odebrecht foi também contratada por órgãos do Governo Equatoriano para execução de outras obras, a saber:
Multiproposito BABA que são canais de desvio para irrigação a partir do rio BABA.
Aqueduto Carrizol-Chone.
Hidroelétrica Toachi-Pilatón.
Aeroporto Internacional Tena.
A Odebrecht está conseguindo ou já conseguiu encerrar estes contratos SEM NENHUM PROBLEMA.
POR QUÊ? ESTA É A QUESTÃO...
As obras do Multiproposito BABA e Aqueduto Carrizol-Chone estão sendo feitos com recursos próprios equatorianos bem como a fase inicial da hidroelétrica Toachi-Pilatón.
As do Aeroporto ainda não começaram e pelas informações que tenho seria via financiamento BNDES, ainda não concedido.
CAPÍTULO EMBRAER
Perante a Embraer existem dois negócios em andamento quais sejam:
Fornecimento de aviões EMB 170 e EMB 190 para a Tame (Linhas Aéreas del Ecuador). Graças a Deus este fornecimento está sendo feito através de leasing da GECAS (GE).
Fornecimento de 20 Super Tucanos para a Força Aérea do Equador com financiamento via BNDES, algo em torno de US$ 200.000.000.
Ainda bem que este fornecimento ainda carece de aprovação pelo Senado Brasileiro.
Nassif, espero que o Governo Brasileiro cancele este fornecimento que embora seja ótimo para a Embraer vai pelos recentes fatos nos dar dor de cabeça.
CAPÍTULO PETROBRAS
O Governo equatoriano licitou internacionalmente vários blocos de prospecção de petróleo, em processo e concessão similar à da ANP e a Petrobras ganhou os blocos 18 e 31.
Dentro do cronograma iniciou suas operações no bloco 18, com inversões superiores a US$ 200.000.000, alcançando a produção de 32.000 barrís/dia.
O DITADORZINHO DE MI...A, alterou a bel prazer a lei, expropriando tudo e transformando as petrolíferas em simples prestadoras de serviço.
A Petrobras devolveu o bloco 31 não investindo nada e chegou a um acordo provisório que mantém durante 1 ano o “status quo” e irá renegociar o contrato que se mantido, ela fica senão o estado equatoriano deverá repô-la nos investimentos já feitos.
Leia o Link:
http://www.hoy.com.ec/noticias-ecuador/ ... 15157.html
Nassif, espero que desta vez a Petrobras não aceite abrir as pernas como fez na Bolívia, mesmo levando em conta que naquele momento estávamos extremamente dependentes do gás boliviano, que não é o caso no Equador.
CAPÍTULO MANTA-MANAUS
Velho sonho brasileiro. ACESSO AO OCEANO PACÍFICO. Este projeto prevê a ligação entre os portos de Manaus-Belém ao porto de Manta no Equador.
Vejamos o trajeto básico:Saindo de Manaus, em transporte fluvial, seguiremos o Rio Solimões até o Rio Napo no Perú e neste até a fronteira com o Equador em Francisco Orellana.
Acontece que a profundidade mínima no trecho Manaus-Tabatinga (fronteira Brasil-Perú) entre Fonte Boa e Tabatinga é de 3 m! Muito abaixo do desejável para trafego de balsas de carga compatíveis em transportar containers!!! Mal dá trafego para aquelas pequenas embarcações ribeirinhas tão comuns no amazonas.
Leia o link:
http://www.transportes.gov.br/bit/hidro/Griosoli.htm
NESTE TRECHO ESTAREMOS PERCORRENDO 1620 Km. ACREDITO QUE JÁ PODEMOS ANTEVER O CUSTO DE DRAGAGEM E PERENIZAÇÃO DESTE TRECHO.
Em território peruano pelo rio Napo iremos percorrer 690 km até Francisco Orellana (porto fluvial na conexão com o rio Coca). Por falta de maiores informações (não consegui saber a profundidade mínima entre Tabatinga e Francisco Orellana) vamos dizer que seja também algo parecido com 2,5 m.
PODEMOS ANTEVER O CUSTO DE DRAGAGEM E PERENIZAÇÃO DESTE TRECHO.
A partir de Francisco Orellana seria construída uma rodovia capaz de suportar trafego pesado (containers) seguindo a seguinte rota de 300 km:
Francisco Orellana >>> Tena >>> El Pano >>> Los Carmelos >>> Salcedo >>> Latacunga >>> Lamaná >>> Valencia >>> El Empalme >>> Progresso >>> El Rodeo >>> MANTA.
O PORTO DE MANTA é um porto pesqueiro, sem nenhuma infra-estrutura e que necessitará passar por uma reforma e ampliação, que foi avaliada em US$ 523.000.000. Este valor está fora do escopo do custo do projeto.
Leia o link:
http://www.brasilnet.org/gelpe/aparece_news.asp?id=183
Neste mesmo link acima temos a estimativa do projeto em US$ 710.000.000, fora o porto de Manta.
Nassif, a quem o projeto beneficia mais? EQUADOR, ÓBVIO.
E O DINHEIRO? VIA BNDES.
Nassif, esta é minha opinião sobre os fatos equatorianos.
Henrique Queiroz
Fonte:
http://docs.google.com/View?docid=dcxtfgb_1096fzbst2fz