Governo adia divulgação de Plano de Defesa...VERDADE?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
avc1
Sênior
Sênior
Agradeceu: 93 vezes
Agradeceram: 129 vezes

Re: Governo adia divulgação de Plano de Defesa...VERDADE?

#196 Mensagem por avc1 » Ter Set 09, 2008 8:40 pm

o saito nao me parece transmitir tanta firmeza....como naquela viagem em que o jobim e ele viram o F-35...corrijam se eu estiver errado!

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#197 Mensagem por orestespf » Ter Set 09, 2008 8:51 pm

Carlos Mathias escreveu:É mestre, uma hora tinha que feder as m...s que o NJ anda fazendo. Tava escancarado demais, né?
E ficar de frente com a tia Dilma toda prosa como candidata do presidente deve ter dado realmente alergia.
Confesso que ainda não compreendi tudo o que se passou (e se passa) sobre o tema, mas algo estranho aconteceu. Um fato que chama a atenção é os nomes presentes a tal reunião: Lula, José Alencar, Dilma, NJ e MU. Explico, não se pode esquecer que o MU está no Governo (após bater muito no mesmo) por indicação do Vice-Presidente José Alencar, e que portanto, é de se esperar que este tenha dado pleno apoio àquele.

Supondo (pura abstração minha) que o Lula tenha feito o mesmo em relação ao NJ, caberia a ministra Dilma ser o fiel da balança. Dependendo do que ela ponderou...

Mudando um pouco, mas dentro do tema, tem algo que me incomoda: o NJ marcar reunião com representantes da Thales e da Helibrás logo após uma importante reunião que definiria o rumo da END, das FFAA e do próprio sistema de Defesa do País.

Não vejo isso apenas como uma gafe (ou mais uma), vejo como uma reincidência no mesmo erro. E isto logo após um "puxão de orelha" de forma disfarçada, ou seja, a tal Nota Oficial dando explicações sobre a entrevista do ministro NJ à Isto É, onde a mesma não desmentiu o jornalista e nem a revista. Já disse antes, quem autoriza Nota Oficial é o Governo (leia-se Presidente e Casa Civil) e como a mesma não desmentiu o jornalista, fica claro que o desmentido foi o ministro NJ.

Juntando estes fatos pode-se concluir (de maneira simplória, sem info extra) que o NJ insistiu em sua tese com os franceses (pois haviam duas reunião com os mesmos só hoje), arriscou ao agendá-las logo após a reunião de apresentação da END ao Presidente (poderia passar o que ele achou sobre a mesma e qual a sua posição sobre as compras com os franceses, etc.) e provavelmente alguém (não sei quem) ponderou o contrário. Aí a tal "reação" (e não alérgica) seria mais do que esperada.

Veja outro ponto que abordei aqui recentemente: enquanto o NJ se expôs ao fazer francas defesas aos franceses, principalmente na questão do FX-2 e o Rafale, o MU procurou uma outra direção, ou seja, não ignorar os franceses, não desmentir o ministro NJ, fortalecer a opinião que a propostas dos franceses sobre os caças é sólida e atraente, mas com um grande diferencial, que os russos também estão na parada e com grandes chances também. Isto fez e faz toda a diferença!

Assim sendo, por usar mais da diplomacia e de fazer um discursos mais adequado a transparência do processo, passei a ter certeza que o ministro MU cresceu muito dentro do Governo. Isto não significa que sua opinião seja mais importante do que a do NJ, mas que para os discursos para a sociedade, o mesmo apresenta mais equilíbrio e bom senso, ajudando o Governo a não se desgastar antes da hora da divulgação da END, impedindo que a mesma seja criticada com veemência pela oposição e para a imprensa "oportunista".

A END não pode passar deste ano e não pode passar deste governo, seria um tiro no pé do ponto de vista político. Por outro lado, a END não pode ser divulgada perto das eleições e nem depois da mesma, os motivos são óbvios. Logo não dá para esperar por tempo indeterminado como alguns aqui imaginam. Bem, poder pode, mas estrago político seria irreparável.

O problema é como o Presidente terá que lidar com algumas situações previstas nas mesmas e que seriam antipáticas à população e aos militares, por exemplo, a questão do serviço militar obrigatório pra todos (sem dispensa), cortar as cabeças dos comandantes (FFAA) no final do ano, diminuir o número de oficiais-general, etc. Isto sem falar na balbúrdia que já imagino ao se falar do que será comprado (sem especificar as marcas/modelos) que implicará no questionamento de onde virão os enormes recursos para pagar a gorda conta.

Claro que o Presidente Lula já sabia disso e que tem que explicar de onde tirará os recursos orçamentários, mas pra mim está bem claro também que o mesmo pediu aos dois ministros que apontassem as soluções. Pode ser que as soluções apresentadas não tenham agradado. Pode ser que tenham ponderado problemas (neste sentido) com a Fazenda e Planejamento.

A oposição, imprensa "oportunista", também a situação e principalmente a população em geral, não teriam problema algum em assimilar a END e nem as vultosas compras militares. Porém é necessário que se deixe muito bem claro de onde virão os recursos. Se isto estiver bem fundamentado, se os discursos estiverem afinados, sem problemas, tudo será divulgado da melhor maneira possível. Se não for possível conseguir argumentos bem fundamentos para todos os pontos mais polêmicos, então provavelmente serão suprimidos.

Em suma, se esta linha de raciocínio minha tiver alguma coerência, então vejo que o MU sai fortalecido por apresentar propostas mais coerentes com a disponibilidade orçamentária do País. Ou seja, se analisarmos friamente a posição do MU é transferência de tecnologia de "forma sustentável" (parafraseando) e não de passar uma idéia de que um dado país passa ou não transferência pra nós, dando a idéia que tudo viria em uma pazada só! Isto faz uma diferença brutal nas retóricas adotadas pelos ministros. Porém as idéias mais polêmicas previstas na END são de autoria do MU, daí o paradoxo.

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#198 Mensagem por orestespf » Ter Set 09, 2008 8:57 pm

avc1 escreveu:o saito nao me parece transmitir tanta firmeza....como naquela viagem em que o jobim e ele viram o F-35...corrijam se eu estiver errado!
Neste caso não, Avc1. O Saito está subordinado ao NJ, além disso os militares respeitam muito a hierarquia, assim sendo não seria de bom tom o Saito "peitar" o NJ lá nos EUA, simplesmente teve que engolir a seco, se constranger, mas sutilmente dizer que "o F-35 seria o caça mais adequado para dissuasão entre os competidores" (por ser stealth, imagino).

Abração,

Orestes

avc1
Sênior
Sênior
Agradeceu: 93 vezes
Agradeceram: 129 vezes

#199 Mensagem por avc1 » Ter Set 09, 2008 8:58 pm

entendi, muito obrigado mestre orestes!

anração ai!

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#200 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Set 09, 2008 9:23 pm

orestespf escreveu:
...

E só para finalizar, para seu desagrado, sim, teremos a END anunciada e aprovada, e em moldes mais do que esperados. Outra coisa, END não é compra militar, espero que pelo menos isto tenha ficado claro pra você. Assim sendo, teremos a END e que dará as diretrizes para as esperadas compras militares, e que mais uma vez eu afirmo e sem medo de errar (pode me cobrar): virão e virão de qualquer forma!

Sds,

Orestes
Apesar de frustrante, penso que o adiamento do anúncio da END não emperrou ou enfraqueceu o mesmo, pelo contrário, me parece que o Governo busca mais força e apoio junto as instituições e seus representantes, visto que esses após o lançamento deverão agir como seus defensores.
Agregando e lapidando (principalmente "certas" e bem brasileiras arestas) para ter mais força, pois esse plano deve trazer com ele a aprovação de vários segmentos da nação, e em assuntos altamente sensíveis para a sociedade, que são: gastos em armas e para a área militar. A opinião pública brasileira não vê nenhum dos dois com bons olhos em razão da nossa história contemporânea. Estamos cansados de saber que infelizmente o pensamento das pessoas que participam de Fóruns sobre militaria e que apoiam o fortalecimento militar não representam nem a milionésima parte de nossa sociedade, e isso é um grande problema a ser enfrentado de forma contínua, dia-após-dia, pois quanto mais o assunto vier à luz, mais críticas surgirão e portanto muito mais apoio será necessário.

Não concordo e vejo como exagerado o nível de pessimismo por parte de várias mentes brilhantes deste Fórum. Concordo com o pensamento do Professor, as diretrizes do END virão e o END terá tudo para ser o início da redenção de nossas Forças Armadas.

Me perdoem os céticos, mas penso que esta é a primeira vez que se planeja com seriedade a questão Defesa no Brasil (apesar de todos os problemas), e compará-lo com o FX-1 é uma grande bobagem, pois esse foi o "normalzinho" do Brasil, a mesma desorganização de sempre e só poderia dar no que deu.

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Carlos Mathias

#201 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 09, 2008 9:27 pm

Sabe o que é? É a tradição da barrigada, onde tudo se leva na base da barrigada. Aí, quando aparece algo minimamente bom, todos ficam prá lá de cétidos quanto à implantação disso.

brisa

#202 Mensagem por brisa » Ter Set 09, 2008 9:40 pm

Tudo sao suposicoes,

mas o Lula falou no PAC da defesa.....e quem leva os louros do PAC é a Dilma......sera que nao bateu uma ciumeira do NJ com a mineira/gaucha???

Sera que o custo russo se sobrepos ao frances??? É muita grana...qualquer economia seria de bom tom.

Isto que o Orestes citou acima, da apresentacao do plano ao presidente, e logo apos encontro com os gauleses......sei nao...sei nao...muita superticao...muita superticao

PRick

#203 Mensagem por PRick » Ter Set 09, 2008 10:24 pm

O Sr. Lula quer o Plano tenha amplo apoio, e seja consenso dentro do governo, vejam o Plano não deve trazer nada de concreto na área de compras.

Nessa área, quem manda é o NJ e ele sabe com quem faz reunião, vai acertando as ponteiros com o pessoal todo, Dassault, Thales, Arianne, Satélite, DCN, Eurocopter e MBDA, esqueci alguma? Já o MU fica com as sobras, helos, caminhões, blindados, VLS, quem sabe AAé. :P :P

[ ]´s

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#204 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Set 09, 2008 10:26 pm

Pois então o END/PND não deve ser um plano de Estado? Tem que ter a aprovação do Conselho de Defesa sim. Eu, se fosse ele, faria o mesmo.

Abraços

Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior

#205 Mensagem por orestespf » Ter Set 09, 2008 10:35 pm

brisa escreveu:Tudo sao suposicoes,

mas o Lula falou no PAC da defesa.....e quem leva os louros do PAC é a Dilma......sera que nao bateu uma ciumeira do NJ com a mineira/gaucha???

Sera que o custo russo se sobrepos ao frances??? É muita grana...qualquer economia seria de bom tom.

Isto que o Orestes citou acima, da apresentacao do plano ao presidente, e logo apos encontro com os gauleses......sei nao...sei nao...muita superticao...muita superticao
Os encontros (reuniões oficiais) não aconteceram, Brisa. A "alergia" do ministro o impediu que continuasse na reunião com o presidente, e as reuniões previstas na agenda do dia (posta aqui neste tópico) foram canceladas.

Não houve encontro (reunião) algum, eu disse que o cancelamento e a repentina saída da reunião com o Presidente me pareceu muito estranho, estranho o bastante pra eu especular livremente (nada de info, apenas uma opinião pessoal) sobre o assunto.

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#206 Mensagem por orestespf » Ter Set 09, 2008 10:45 pm

projeto escreveu:Pois então o END/PND não deve ser um plano de Estado? Tem que ter a aprovação do Conselho de Defesa sim. Eu, se fosse ele, faria o mesmo.

Abraços
Perfeito, Alberto, perfeito!

Abração,

Orestes

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#207 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Set 09, 2008 10:52 pm

PRick escreveu:O Sr. Lula quer o Plano tenha amplo apoio, e seja consenso dentro do governo, vejam o Plano não deve trazer nada de concreto na área de compras.

Nessa área, quem manda é o NJ e ele sabe com quem faz reunião, vai acertando as ponteiros com o pessoal todo, Dassault, Thales, Arianne, Satélite, DCN, Eurocopter e MBDA, esqueci alguma? Já o MU fica com as sobras, helos, caminhões, blindados, VLS, quem sabe AAé. :P :P

[ ]´s
Maldade hein? :lol:
Depois aguente o "muro".

Abraços

Alberto -
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#208 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Set 09, 2008 10:58 pm

orestespf escreveu:
projeto escreveu:Pois então o END/PND não deve ser um plano de Estado? Tem que ter a aprovação do Conselho de Defesa sim. Eu, se fosse ele, faria o mesmo.

Abraços
Perfeito, Alberto, perfeito!

Abração,

Orestes
X 2

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#209 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Set 10, 2008 12:14 am

Senhores, penso que a questão não passa se o CDN deva ou não ser acionado. É evidente que deva. Serviria pra que, do contrário? Se na hora da apresentação do talvez mais complexo, abrangente, ousado e importante Plano de Defesa da História do Brasil (se é que já houve algum), o Conselho de Defesa Nacional não fosse acionado, não haveria nenhuma outra razão para sua existência.

Então não passa por aí. A questão que vocês não podem se esquecer é: se esse plano foi encomendado há um ANO; se é sabido que já estava pronto há (pelo menos) SEMANAS; e a data de sua apresentação é o 7 de setembro, data mais simbólica, impossível; por que o Presidente resolveu convocar o CDN só DEPOIS do prazo oficial do anúncio?

Aliás, vocês não acham que já está errado que o CDN não tenha sido convocado nem uma única vez em 12 meses - ainda que fosse na metade simbólica do prazo, 6 meses - para se inteirar sobre o andamento dos estudos?

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#210 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 10, 2008 12:37 am

Vinicius, o CDN não tem que elaborar o PDN, não é a sua função. O CDN precisa dar o seu aval ao plano elaborado. Esse é o momento da participação do Conselho de Defesa, após a apresentação e aprovação do Plano pelo Presidente da República. O Conselho de Defesa é um órgão apenas consultivo, mas que dá o respaldo republicano para as decisões sobre o tema.

Abraços

Alberto -
Responder