EE-T1 Osório

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: EE-T1 Osório

#196 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 17, 2009 9:07 pm

Eu também penso assim. No caso do Osório, me parece que 80% do caminho já foi percorrido. Reativar a linha ou fazer uma para uns mil carros para o EB deve compensar sim. Além disso, creio que a eletrônica hoje não seja mais o mundo misterioso que era nos anos 80.

Eu acho que se o MinDef colocasse essa possibilidade + verba na frente do EB, eles trocariam todos os Leo, M-60 e sucatarias afins pelos "Osório-II".




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: EE-T1 Osório

#197 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 17, 2009 9:35 pm

Na boa,

acho que não deve existir nem mais o ferramental que seria necessário para produzir o Osório.

Seria mais fácil (se fosse o caso) projetar algo novo.

Foi uma oportunidade perdida em outros tempos... o negócio é mover para frente e pensar no que vém depois do Urutu III.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Asteróide
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 338
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 8:06 pm
Localização: Niterói - RJ / BRASIL

Re: EE-T1 Osório

#198 Mensagem por Asteróide » Sex Jul 17, 2009 10:08 pm

Caro Cb se os desenhos e os planos estiverem prerservados o resto é facil, ainda mais tendo alguns sido construidos e preservados. E nós estamos falando do projeto básico, sendo melhorado com aço mais resistente, motor mais potente e económico, blindagem reativa, eletronica moderna, o canhão mais moderno possível, torre de metralhadora automatizada, e principalmente independência tecnológica, deu para entender aonde queremos chegar? Um abraço meu caro.




Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
Asteróide
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 338
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 8:06 pm
Localização: Niterói - RJ / BRASIL

Re: EE-T1 Osório

#199 Mensagem por Asteróide » Sex Jul 17, 2009 10:09 pm

Ah esqueci de falar do mais importante para motivar esse projeto a econômia de tempo e de dinheiro.




Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
Carlos Mathias

Re: EE-T1 Osório

#200 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 17, 2009 10:13 pm

CB, falando sério, fazer o chassis, chaparia e etc, com o parque industrial que nós temos é fácil, moleza mesmo. A parte eltrônica é que seria mais difícil. Porém, como já temos um bom relacionamento com Israel, essa parte poderia ser fornecida por eles via AEL, por exemplo.

Querendo, dá sim e é fácil. Se não fizeram ainda é porque não se acenou para o EB com o cheque e o "aprovo".




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: EE-T1 Osório

#201 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 17, 2009 10:16 pm

Olha cara,

Claro que com vontade tudo é possível, mas se você mudar o aço, o motor, eletrônica mais moderna, canhão diferente, torre automatizada, e independência de tecnologia, estamos falando de um tanque novo :)

O problema é que a palavra independência de tecnologia vem agregada a quantas anda a nossa pesquisa e o nosso parque industrial para que tal empreitada seja levada adiante?

Não é impossível, mas custa $$$$$$$$$$$, tempo, recursos, e para a sua lista... pesquisa... muita pesquisa!

[009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: EE-T1 Osório

#202 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 17, 2009 10:18 pm

CM, amigo,

Tudo é possível, mas o URUTU III está tomando tempo e espaço e o próprio CTEx tem que ficar deslocando recursos de um lado para o outro para dar conta do recado...

Imagina com um projeto de tanque pesado de carona?

Sei lá amigo... precisaríamos de termos tido investimentos em pesquisa a uns 20 anos atrás para estarmos em condições de encarar um troço desse.

Só minha opnião.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: EE-T1 Osório

#203 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 17, 2009 10:21 pm

Mas CB, a coisa já está quase toda encaminhada.
Na verdade seria um recomeço do que a criação de algo. É muito diferente do que se está fazendo com o Urutú. Mas tomando esse como exemplo, se fôssemos recomeçar a fabricar o Urutú I, seria muito mais fácil do que está sendo com o Urutu II, entende?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: EE-T1 Osório

#204 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 17, 2009 10:29 pm

Ok CM, [100]

Cara, eu entendo zero de tanques e coisas afins e é por isso que sou leitor mais do que qualquer coisa nessa área do fórum, se vocês estão dizendo que é possível :) Quem sou eu para dizer que não?

Eu só pensei sob o ponto de vista de P&D/Parque industrial porque afinal de contas esse tanque já tem quase uns 25 anos por aí.

Mas como eu disse, se vocês acham que é possível ... só ganhamos com isso!

[009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: EE-T1 Osório

#205 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jul 17, 2009 10:34 pm

Veja bem, é possível sim, tanto que se alguém fez questão de guardar os projetos e etc, alguma razão houve além de montar um museu.
Não disse que é barato, ou mesmo mais barato que comprar usados ou mesmo novos russos, por exemplo. MAs estaríamos de acordo coma END, fortalecendo nossa indústria e equipando nosso EB com CCs novos, e novo sempre é melhor que usado.




Asteróide
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 338
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 8:06 pm
Localização: Niterói - RJ / BRASIL

Re: EE-T1 Osório

#206 Mensagem por Asteróide » Sex Jul 17, 2009 11:41 pm

Bem dito e 100% apoiado Carlos.




Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: EE-T1 Osório

#207 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Jul 18, 2009 2:12 am

CM, pra você matar a saudade :mrgreen:

OSÓRIO P1 E P2 juntos!!!!
Imagem

Imagem


Imagem


Imagem

Quem quiser ver mais fotos o link está abaixo

http://picasaweb.google.com/fgaldiano
Autor:Fernando Cesar Galduno


Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: EE-T1 Osório

#208 Mensagem por Valdemort » Sáb Jul 18, 2009 4:15 am

Não seria mais negocio entrar numa parceria com a Italia e produzir o Ariete ou Ariete II . Ja que a Iveco quem esta no Urutu III . ???




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: EE-T1 Osório

#209 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jul 18, 2009 7:08 am

[quote="cb_lima"]

Na boa, acho que não deve existir nem mais o ferramental que seria necessário para produzir o Osório.

[/quote]

Nunca existiu ferramental de produção. O mesmo seria construido se ganhassemos a concorrencia para o fornecimento à Arabia Saudita.

Em 1989 eu e mais dois engenheiros fomos a Argentina verificar o que poderia ser fabricado la, já que tinham ferramental de produção do TAM.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: EE-T1 Osório

#210 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jul 18, 2009 7:17 am

[quote="Carlos Mathias"]

Veja bem, é possível sim, tanto que se alguém fez questão de guardar os projetos e etc, alguma razão houve além de montar um museu.

[/quote]

Mathias, nunca foram feitos os desenhos de produção. Só foram feitos desenho de conjunto para permitir a construção de protótipos.

Para construir o primeiro protótipo os engenheiros praticamente trabalharam juntos com os operários do Departamento de Protótipos.

Os desenhos de produção seriam feitos após se fechar o contrato com a Arabia Saudita.

Bacchi




Responder