orestespf escreveu:amx2000 escreveu:Eu acho que fui o unico que ficou feliz com a nao aprovacao da CPMF, eta povo que gosta de pagar impostos, depois o Mula fala que todos sao sonegadores rsrs.
A menos que eu esteja enganado as FAS existem muito antes da criacao da CPMF, entao nao eh preciso este imposto para termos boas FAS, como citou o colega Alex, nao compramos nada enquanto tinhamos este maldito imposto, e outra, a CPMF foi criada para a area de saude cof,cof, nao para a defesa.
Abracos
Felicidade temporária, AMX2000. O Governo já anunciou que vai elevar outros impostos para o próximo ano. Trocou seis por meia dúzia. Uma estupidez da oposição, que apenas pensou em seus interesses políticos e não no povo. O povo vai continuar pagando mais impostos, o Governo vai arrecadar da mesma maneira, talvez até mais.
Quem torceu pelo fim da CPMF foi ingênuo ao acreditar que pagaria menos impostos. Vamos nos ferrar da mesma forma.
Abraços,
Orestes
Permita-me discordar Pajé Orestes , a CPMF , era um tributo com um efeito cascata extremamente danoso para a economia e bolso do cidadão , cujo fato gerador (transação bancária) funcionava ininterruptamente , sendo cobrado várias vezes uma mesma geração de receita . Ex. Um valor de 1000 reais que saía da conta de um assalariado , passava por várias mãos , e em cada pernoite deixava os 0,38 de alíquota , fazendo com que esse índice se multiplicasse e retornasse , várias etapas depois sob a forma de elevação de custo de vida e mantenimento do custo alto do dinheiro para o consumidor, um verdadeiro círculo vicioso arrecadatório para alimentar o apetite fiscal de um governo que gosta muito de fazer proselitismo caritocrata com o chapéu alheio , enquanto seu staff plutocrata só faz por gastar a rodo , quando mais não seja para suprir interesses inconfessáveis . Ou aí sim , seremos nós ingênuos em acreditar que Banco , Multinacional e demais grandes grupos empresariais pagam CPMF e não transferem essa conta para o consumidor , seja de que tamanho for ? Com a diferença de que o pequeno e médio usuário da mercadoria dinheiro não tem como repassar esse custo , o grande tem . Se existir com uma alíquota reduzida eu não o descartaria , por ser uma ferramenta hábil de extrair dinheiro do mercado , embora injusto e desigual , mesmo índice para todos não significa que atinge a todos de igual forma . Não os extorsivos 0,38 . Outros mecanismos se fariam necessários para evitar bitributação . Melhor ainda se não servisse para os desvios de destino que o governo Lula a ele emprestava . Quanto a culpar a oposição por seu cancelamento , lembremos que Lula e os seus sicários fizeram o mesmo quando da criação do tributo , demonizando-o ao passo que há pouco endeusavam-no . E mais , repito o que disse antes , o governo tinha em sua base de apoio 53 senadores , dos 81 . Precisava 49 votos para atingir os 2/3 necessários para aprovar a PEC da CPMF . Obteve 45 votos. Grande abraço , Pajé.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.