Grande Túlio!!
Durante um bom tempo cheguei a afirmar que o SU estava descartado. Agora o governo "sinaliza", mas honestamente eu acho que se trata de jogo para "tirar" algo mais dos outros concorrentes.
Tempos depois fiquei sabendo do papo dos vetores americanos. A coisa melou. Fico me perguntando: melou mesmo? O Beraldi diz que não.
O Rafale me parece muito interessante, mas tenho ouvido coisas não muito boas sobre ele (comentários "internos"). Não vou entrar no mérito do preço, isso é negociável.
O que me incomoda na proposta americana é o F-16 agora e o F-35 "pra Deus sabe quando" (tem que ser muito bobo pra acreditar nessa). Proposta é proposta, não acredita quem tem juízo. Não tenho a mínima dúvida que um F-16, por melhor que seja, possa enfrentar um SU moderno. Bem... Se estivermos falando em um número elevado de F-16, ok. Mas se for para comprar 24-36, no mínimo piada.
Minha opinião: o SU sofre pelo fato da Venezuela estar comprando (parece desculpas, mas não é). Recentemente saiu uma nota dizendo que os russos pretendem triplicar as vendas para o Chávez. Isto não é relacionamento comercial, é casamento. Então...
Se escolherem o F-16, todo armado (nem falo de transferência de tecnologia), comprando cerca de 24-36, então pra mim isto significa que a Venezuela esteja incomodando. Se anunciarem 70-80, a coisa fedeu legal. Acho que este caça é adequado às nossas realidades, mas sem dúvida alguma é limitado (Degan, me desculpe, o F-16 não é moderno, no máximo uma evolução do F-5). Não gosto desta "tranqueira". Se for para tempos de paz...
Gripen? A única coisa que me faz gostar deste caça é a determinação do Bolovo, nada mais do que isso. Gripen pra mim = se meu fusca falasse (desculpa-me Bolovo, não entenda como provocação, este caça é igual a um fusca incrementado, mas continua sendo um fusca).
Rafale? Precisa provar o que veio fazer ao mundo. O que acho dele? Um morto vivo, não veio fazer nada neste mundo. Um grande fracassado. Impossível que o mundo esteja simultaneamente errado. Porém se o mesmo vier em "condições convenientes e facilitadas", a coisa muda de figura. Amo o Flanker, mas o Rafale é belíssimo. Mas no quesito beleza, prefiro deixar apenas para as beldades francesas.
E então, Orestes? Hoje só sobra F-16 (lata véia fumacenta) e SU-35 (Rafale nadando a braçada). Logo... Teremos mais raivas do que o que se discute neste fórum. O Saito prefere o SU-35, a turma do Bueno prefere o F-16, então... O Japa é vaselina!!!
Abre o olho National Kid!!!!
Não tomo como vitória pessoal saber qual caça será o escolhido, a vitória maior é ter um bom caça que defenda o país. Gostaria de ser derrotado no momento.
Abraços "emputecidos",
Caboclo Orestes