Tropa de Elite, o filme - Pra quem já assistiu

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual a nota que você dá para o filme?

Zero, uma porcaria...
2
2%
1 a 5, muito ruim...
2
2%
6 a 7, ta na média... Mas podeia ser melhor...
5
4%
7 a 8, bom... Mas ainda podia ser melhor...
13
11%
9, muito bom... Mas não foi perfeito...
33
27%
10, excelente... Não teria onde melhorar...
66
55%

Total de votos: 121

Mensagem
Autor
PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#196 Mensagem por PQD » Qua Set 26, 2007 4:23 pm

'O ano em que meus pais saíram de férias' bate 'Tropa de elite' e é o representante do Brasil na disputa do Oscar 2008
Publicada em 26/09/2007 às 15h55m
João Pimentel - O Globo e Bianca Kleinpaul - O Globo Online

RIO - " O ano em que meus pais saíram de férias " foi o escolhido para representar o Brasil na corrida ao Oscar 2008. O filme disputou com mais 17 longas brasileiros e agora vai tentar uma das cinco vagas de melhor produção de língua estrangeira. A Academia de Hollywood divulga o resultado, entre os indicados de vários países, em 22 de janeiro. A cerimônia acontece em Los Angeles, em março.

O que você achou da escolha?

Enquanto isso, a polêmica em torno de 'Tropa' continua

A decisão do júri - formado pelos jornalistas Ana Paula Sousa e Pedro Butcher, os diretores de cinema Hector Babenco e Bruno Barreto e os críticos Rubens Ewald e Leon Cakoff - foi unânime. Dos 18 filmes da seleção, três foram finalistas: "O céu de Suely", "Tropa de elite" e "O ano em que meus pais saíram de férias".

Questionados sobre a exclusão de "Tropa de elite", alardeado como o favorito para entrar no Oscar e escolhido por leitores do GLOBO ONLINE como o melhor representante, os jurados lembraram que a escolha "não foi para o melhor filme do ano".

"
Estamos escolhendo o filme que vai para uma seleção internacional e que, de alguma forma, tem algumas regras
"
--------------------------------------------------------------------------------
Babenco chegou a atacar um repórter que perguntou o motivo da não opção por "Tropa de elite", de José Padilha.

- Você esta emitindo a sua opinião e não esta sendo jornalista - disse o cineasta.

Babenco ainda completou, equivocadamente, que críticos não faziam parte do júri. Por isso, não havia necessidade de eles justificarem a escolha tecnicamente. No que rapidamente Rubens Ewald Filho se pronunciou.

- Ele não é crítico mas eu sou. Só temos que deixar claro que não estamos escolhendo o melhor filme do ano. Estamos escolhendo o filme que vai para uma seleção internacional e que, de alguma forma, tem algumas regras a serem seguidas.

Ewald Filho lembrou que a Secretaria do Audiovisual teve o cuidado de escolher o júri que "conhecia bem esse universo".

- O padrão de qualidade deste filme é o que mais se aproxima desse tipo de premiação. Todos gostavam particularmente de "Tropa de elite", mas acho que ele segue muito o padrão de série americanas de TV - explicou Ewald Filho.

Os jurados lembraram também que "Cidade de Deus", com estética e tema muito parecidos com "Tropa de elite", foi recusado pela Academia em 2003 para uma das cinco vagas de melhor filme estrangeiro. Segundo Ewald Filho, a entidade repudia a violência e prefere produções mais humanitárias e sobre relações humanas nesta categoria.

"
No resto do país não é essa repercussão toda
"
--------------------------------------------------------------------------------
- "O ano" é um filme original, tem relação de criança e velho. Há todos os argumentos para gostarem desse filme - disse o crítico, reforçando que os membros da Academia "têm mais de 60 anos, idéias pré-concebidas e não gostam muito de violência".

O outro crítico do júri, Pedro Butcher, destaca a vocação internacional do filme de Cao Hamburger.

- "O céu de Suely" (de Karim Aïnouz) e "O ano em que meus pais saíram de férias" já percorreram o mundo e ganharam prêmios em vários festivais - lembrou o jornalista.

"O ano" já tem distribuição garantida em mais de 20 países, entre Espanha, Itália, Canadá, França e Israel, pela City Lights Pictures. Nos Estados Unidos, a estréia será em dezembro em Nova York e Los Angeles, e depois em mais 25 cidades americanas.

Apesar de toda a repercussão, "Tropa de elite" só estréia oficialmente no Brasil dia 12 de outubro, mas já foi amplamente consumido em cópias piratas. Para atender os critérios de incrição para o Oscar, o filme está sendo exibido em uma única sala em Jundiaí, São Paulo.

Rubens Ewald Filho afirmou ainda que o sucesso de "Tropa" está restrito ao Rio de Janeiro, cidade onde começou a comercialização das cópias piratas.

- No resto do país não é essa repercussão toda. Entendo a grande expectativa do filme, é muito popular mas não nos guiamos por esse aspecto.

"Tropa" também tem estréia garantida nos EUA diz 25 de janeiro. Com isso, tanto esta produção quanto "O ano em que meus pais saíram de férias" podem concorrer em outras categorias do Oscar (como melhor filme, direção, roteiro ou ator/atriz) em 2009.

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#197 Mensagem por rodrigo » Qua Set 26, 2007 4:30 pm

Babenco chegou a atacar um repórter que perguntou o motivo da não opção por "Tropa de elite", de José Padilha.
Ué, eles não repudiam a violência?

Todos gostavam particularmente de "Tropa de elite", mas acho que ele segue muito o padrão de série americanas de TV
:lol:

- "O ano" é um filme original, tem relação de criança e velho. Há todos os argumentos para gostarem desse filme - disse o crítico, reforçando que os membros da Academia "têm mais de 60 anos, idéias pré-concebidas e não gostam muito de violência".
Esse argumento é racional.

Rubens Ewald Filho afirmou ainda que o sucesso de "Tropa" está restrito ao Rio de Janeiro, cidade onde começou a comercialização das cópias piratas.
Alguém que não é do RJ concorda?

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Malandro
Sênior
Sênior

#198 Mensagem por Malandro » Qua Set 26, 2007 4:35 pm

O artigo do Xexeo até foi equilibrado . O podre mesmo foi do Arnaldo Bloch do Globo .

RenaN
Sênior
Sênior

#199 Mensagem por RenaN » Qua Set 26, 2007 7:38 pm

Pablo Maica escreveu:Engraçado... pq aqui no Sul todas as pessoas que eu conheço e que viram o filme (alguns nem conheciam o BOPE) viraram fãs incondicionais da unidade.

Aqui também é a mesma coisa, todo mundo fala nisso.

Inclusive um colega meu que não conhecia o BOPE falou, "vocês viram aquele filme, tropa de choque?" :lol: :lol: :lol:

rodrigo escreveu:

Aqui em MG é sucesso total.

[<o>]
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#200 Mensagem por Brigadeiro » Qua Set 26, 2007 7:48 pm

RenaN escreveu:
rodrigo escreveu:

Aqui em MG é sucesso total.

[009] [009] [009]

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#201 Mensagem por Bolovo » Qua Set 26, 2007 8:01 pm

Cara, na minha sala de aula no cursinho quase todo mundo assistiu. Sucesso total, alias, todo mundo que viu, pelo menos disseram, que irão ver o filme no cinema. Dia 12, na estreia, vou estar lá! [009]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#202 Mensagem por Brigadeiro » Qua Set 26, 2007 8:16 pm

Bolovo escreveu:Cara, na minha sala de aula no cursinho quase todo mundo assistiu. Sucesso total, alias, todo mundo que viu, pelo menos disseram, que irão ver o filme no cinema. Dia 12, na estreia, vou estar lá! [009]

Apesar de alguns amigos ter me oferecido o DVD pra me emprestar, eu preferi resistir a tentação e esperar para ver no cinema... Quero ter a minha impressão final com a telona cheia, som refinado e imagem 100%! :wink:

Vi o trailer e achei fantástico e todo mundo que viu recomendou!!! Mas quero estar diante do filmaço é no cimena!

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
RenaN
Sênior
Sênior

#203 Mensagem por RenaN » Qua Set 26, 2007 8:22 pm

Brigadeiro escreveu:Apesar de alguns amigos ter me oferecido o DVD pra me emprestar, eu preferi resistir a tentação e esperar para ver no cinema... Quero ter a minha impressão final com a telona cheia, som refinado e imagem 100%! :wink:

Vi o trailer e achei fantástico e todo mundo que viu recomendou!!! Mas quero estar diante do filmaço é no cimena!

Até mais!

Eu também pretendia não assitir antes de sair no cinema, agora que já ví não vai ter a mesma graça, mas não resisti. :twisted:

Com certeza irei ao cinema. :D

[<o>]
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#204 Mensagem por Moccelin » Qua Set 26, 2007 9:01 pm

Eu fiquei puto quando ví a notícia no Globo Notícia (aquele mini-jornal qua passa entre a Sessão da Tarde e Malhação), mas vendo aquele argumento que os membros da academia "têm mais de 60 anos, idéias pré-concebidas e não gostam muito de violência" me convenceu... Realmente os prêmios de melhore filme estrangeiro costumam sair para essas 'produções cabeça' como diz um amigo meu... Tropa realmente ficaria com poucas chances... Mas quem sabe melhor ator... :lol: :lol: :lol: Exagerei?

The cake is a lie...
Kratos
Sênior
Sênior

#205 Mensagem por Kratos » Qua Set 26, 2007 11:36 pm

rodrigo escreveu:
Ué, eles não repudiam a violência?

Todos gostavam particularmente de "Tropa de elite", mas acho que ele segue muito o padrão de série americanas de TV
:lol:

Esse argumento é racional.

Não dêem atenção à essas boiolas enrustidas comentaristas de filme, eles são todos uns viadinhos elititistas e anti-hollywood que só gostam de filme feitos em países sem água potável ou que a maioria da população é miserável.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#206 Mensagem por Luiz Bastos » Qui Set 27, 2007 12:40 am

Sniper escreveu:Quanta medíocridade!

Aposto que um FDP como esse que implicitamente acha normal vender e usar drogas na faculdade deve ser um daqueles da "classe artística" que sustentam a indústria do tráfico no Rio de Janeiro.

Quem está chiando são os da classe média que viram o filme meter o dedo na ferida e mostrar que os mesmos FDP que sobem o morro pra comprar pó não mudam de roupa para ir a manifestações pela paz em copacabana!

E qualquer "crítica" ou análise sobre o que o público de verdade acha ou não do filme deve ser feito sobre as cópias piratas que mais de 3 milhões de pessoas já assistiram e não sobre meia dúzia de convidados que assistiram o filme em uma seção fechada durante um festival!

Disse tudo. Fui :wink:

Kratos
Sênior
Sênior

#207 Mensagem por Kratos » Qui Set 27, 2007 12:47 am

Luiz Bastos escreveu:
Sniper escreveu:Quanta medíocridade!

Aposto que um FDP como esse que implicitamente acha normal vender e usar drogas na faculdade deve ser um daqueles da "classe artística" que sustentam a indústria do tráfico no Rio de Janeiro.

Quem está chiando são os da classe média que viram o filme meter o dedo na ferida e mostrar que os mesmos FDP que sobem o morro pra comprar pó não mudam de roupa para ir a manifestações pela paz em copacabana!

E qualquer "crítica" ou análise sobre o que o público de verdade acha ou não do filme deve ser feito sobre as cópias piratas que mais de 3 milhões de pessoas já assistiram e não sobre meia dúzia de convidados que assistiram o filme em uma seção fechada durante um festival!

Disse tudo. Fui :wink:

Sniper matou na paulada e cagou em cima. Show. 8-]

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 328 vezes
Agradeceram: 571 vezes

#208 Mensagem por Pablo Maica » Qui Set 27, 2007 1:02 am

Eu sei que não to no olimpico, mto menos no meio da geral do Grêmio... mas lendo esses artigos e reportagens veiculadas pela globo da vontade de puxar o coro...

Hey Globo vai toma no C#!!!!!!!

Um abraço e t+ :D

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#209 Mensagem por Clermont » Qui Set 27, 2007 8:33 am

PQD escreveu: "O ano" é um filme original, tem relação de criança e velho. Há todos os argumentos para gostarem desse filme - disse o crítico, reforçando que os membros da Academia "têm mais de 60 anos, idéias pré-concebidas e não gostam muito de violência".

Além disso, "O Ano" fala de ditadura militar, vítimas da repressão, essas coisas "originais", certo?

Quanto à gostar ou não de violência, eu acho que algumas pessoas gostam, sim, de violência, mas somente ser for "a violência revolucionária".

Esse negócio de filme onde o ator dá tiros só é bonito, se ele estiver dando tiros em nome da "libertação das massas oprimidas pelo capitalismo burguês internacional". Tipo "Lamarca", "Olga" etc. Ator dando tiro em criminosos comuns, é "violência fascista" e é "contra o amor e o direito à ressocialização do ser humano".

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2710 vezes
Agradeceram: 1108 vezes

#210 Mensagem por J.Ricardo » Qui Set 27, 2007 9:11 am

Outro dia assisti no cinema uma chamado do fime "Cidade dos Homens", pelo menos no curta que eles passaram aparecia ter muita ação! Acho que vou assistir no cinema... Quanto ao "Tropa" aqui no "interiorzão de SP" nem se cogita nos cinemas apresenta-lo... uma pena, uma grande pena...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder