TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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nike123
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19441 Mensagem por nike123 » Dom Set 27, 2009 10:11 pm

kkkkkkk, dale embraer visando o melhor para um pais ao inves de levar jeitinho que todos querem aqui.




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DELTA22
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19442 Mensagem por DELTA22 » Dom Set 27, 2009 10:13 pm

Isso. Parabens pra Embraer. O "rabo" que abana o "cachorro". :evil:
Depois que levar no c*, não adianta chorar as pitangas pro governo...




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Alfredo762
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19443 Mensagem por Alfredo762 » Dom Set 27, 2009 10:22 pm

Fontoura

Talvez você não se lembre, mas eu me lembro. Em um fórum que hoje não existe mais, em 2002 ou 2003, falávamos da possibilidade do Gripen na FAB. Naquela ocasião, um forista lançou a chance do Gripen ser montado no Brasil. A sua alegação era de que montar já seria algo que a Embraer já tinha conhecimento, e a instauração desse método não seria tão traumática.

Hoje, estamos num novo patamar com a Embraer. A simples montagem não agregará nada, pelo simplório fato de montagem não é TdT. A construção sim. A fabricação de peças, aviônicos e outros que o valham realizada no Brasil nos capacitará para uma real independência, não essa falácia lastreada pela Dassault, onde só montaremos, e no máximo, integraremos.

Vejam a nótícia postada pelo forista acima onde diz que a preferência da Embraer é pelo Gripen. Algo não de agora, mas de quase uma década a trás, e com completa razão.

A bem da verdade. Mesmo que construíssemos o rafaleco aqui, jamais o venderíamos. A França foi esperta, pois sabe os países que podem comprar um avião desse porte $$$ já fizeram suas compras, quais sejam, Chile e Venezuela. O resto mal tem dinheiro para fazer uma simples modernização, quanto mais comprar um caça que passa fácil dos 100 milhões de dólares. O Peru, que é um dos países que mais cresce na A. Latina mal consegue verba para modernizar antiquados Su-22 (isso mesmo, não o 25).

Pela primeira vez na nossa história temos a chance de nos tornarmos realmente independentes. O único que oferece isso é a Suécia. Quando começou o Fx 2.0, todos os fabricantes sabiam disso. Tanto é que o grupo do EF-2000 sequer levou a sério pois sabiam que o que queríamos era algo muito maior. Meu favorito jamais esteve na disputa, mas não posso deixar de reconhecer esse ponto positivo da Saab, que derruba a concorrência.

Ninguém em início de concorrência lança sua oferta final e exclusiva. No começo, a Boeing nem sonhava em falar de AIM-120C7, JDAM e radares. A França, jamais falava de TdT “irrestrita”. E jamais a Suécia sinalizou com a construção de 4° geração em terra brasileira. A FAB e os assessores do Jobim sabiam disso. Sabiam que no momento final, a cereja do bolo seria oferecida, que é isso que estamos vendo agora.

Desde o ano passado já se sabia que a França não permitiria a construção aqui. Essa falácia absurda chamada END é tão frágil em seu conteúdo que a escolha do rafaleco vai contra ela mesma. Já sabíamos que a Suécia tinha o projeto do NG, e já se sabia que ela procurava um parceiro para seu desenvolvimento e construção. Isso só não via quem não queria.

Hoje a França precisa muito mais de nós do que nós dela. Assim fica fácil ver como é conduzida a coisa toda quando o Jobim e sua trupe caem de amores pelos franceses, chegando ao cúmulo de ironizar publicamente os concorrentes. Essa é a transparência que todos aplaudem de pé.

Concordo que temos que discutir sobre como operaremos o rafaleco. Esse ponto é ligado, obrigatoriamente, com o outro lançado por você. Por que o rafaleco perdeu em outras concorrências? Alguém aqui já parou para ver o custo? Sem esse papo de CIA e EUA, porque naquela época, os países que o avaliaram não tinham promessas de político de corte de custos de aquisição e de hora/vôo. Para eles, o preço era muito mais salgado.

Mas enfim, vamos montar nossos rafalecos com peças produzidas na França e arrotar orgulho. Afinal, estamos no Brasil potência. rs


Alfredo




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19444 Mensagem por orestespf » Dom Set 27, 2009 10:23 pm

Santiago escreveu:O problema do FX-1 foi a participação da Dassault como acionista da Embraer com o objetivo de tornar o M2K a escolha da empresa. O que de fato foi obtido. O problema é que os franceses não combinaram o jogo com a FAB.

Agora a Embraer está livre desse tipo de influência acionária e pode - como receptor principal das tecnologias, futuro montador, potencial fabricante do F-X2 e desenvolvedor do futuro caça brasileiro - apontar a opção que trará maiores ganhos para ela. O errado foi ter vazado. Assim como tem sido errado o governo deixar vazar a sua preferência pelo Rafale. Agora só falta a FAB deixar vazar tb a sua preferência.
É Jacques, tenho percebido de que um tempinho pra cá o amigo está querendo polemizar, quase provocar algumas pessoas aqui no fórum. Veja este seu post, não é digno de você, não mesmo.

Primeiro porque, na época do FX-1, a Embraer negociou com os suecos e na hora H pulou fora do barco e caiu no colo dos franceses (logo não foi do jeito que você falou, sugerindo que a Embraer se viu coagida pelos 20% do franceses a dizer o que eles mandavam. SIC). Segundo porque os franceses não tem que combinar jogo com ninguém, que entrou com o nome desde o início foi a Embraer, que dizia, na figura de seu presidente na época, que o Mirage 2000 era um caça brasileiro (SIC), até o Lula saiu dizendo isso em sua campanha presidencial. Terceiro, a Embraer é uma empresa privada, logo não é prerrogativa dela sair por aí fazendo pressão para compras de aviões, muito menos fazer política de Estado (que no caso é anti-Estado, visto que política de Estado sempre foi, pela Constituição, prerrogativa do governo em exercício). Quarto, o governo não errou em vazar nada, disse o que já vinha dizendo durante longo tempo, só voltou atrás por outras "conveniências" (e que não quero comentar neste fórum, só no momento oportuno). Quinto, a preferência da FAB já vazou, só não viu quem não quis.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19445 Mensagem por nike123 » Dom Set 27, 2009 10:24 pm

Alem da transferencia da tecnologia oque e imporatnte para a embraer e evitar que o governo brasileiro salve um dos maiores concorrentes dela na aviacao executiva, ou seja dinheiro brasileiro salvando empregos na franca e tirando empregos do brasil. Com esse dinheiro seram produzidos mais jatos Falcon para a concorrer com o jatos embraer Legacy e Phenon.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19446 Mensagem por DBader » Dom Set 27, 2009 10:25 pm

A Embraer como principal beneficiada pela transferência de tecnologia tem todo o direito de se manifestar, embora não publicamente. O canal de comunicação dela deveria ser apenas a FAB já que, qualquer que seja o ganhador, a Embraer vai trabalhar em conjunto com ele.

Como o Santiago bem colocou, o governo também não deveria ter manifestado publicamente a preferência pelo Rafale, embora um erro não justifique o outro. Pelo menos a Embraer avaliou as três propostas antes de se manifestar, ao contrário do Jobim que manifestou publicamente que desconhecia a proposta sueca.
Jobim diz desconhecer proposta sueca para caças

Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/brasil ... 9516.shtml
[]s,
Douglas Bader




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19447 Mensagem por orestespf » Dom Set 27, 2009 10:26 pm

DELTA22 escreveu:Isso. Parabens pra Embraer. O "rabo" que abana o "cachorro". :evil:
Depois que levar no c*, não adianta chorar as pitangas pro governo...
Não esquenta não, Delta!!! Você não percebe que esta atitude extremamente desesperada só serve para atolar de vez o Gripen NG em sua empreitada? Este foi mais um tiro no pé. Acredite, duvido muito que o ministro NJ ou o presidente Lula venham comentar tal bobagem, estarão dando as mesmas risadas e "providenciando" mais mal-estar em futuras agendas depois de mais uma trapalhada da turma da SAAB. Agora haverá mal-estar até mesmo para conversar conversar com representantes da Embraer (mal-estar como justificativa em agendas).




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19448 Mensagem por faterra » Dom Set 27, 2009 10:29 pm

Volto a dizer - se a Dassault garantir em sua última proposta o que foi dito pelo Sarkozy, o Rafale ganha.
O Lula pode ser analfabeto, aleijado, molusco - o que quer que seus críticos o chamem - mas se tem uma coisa que ninguém tem dúvidas é quanto a sua capacidade de negociação e decisão. Que o digam as elites empresariais de São Paulo. Portanto, se a condição acima se confirmar, a Embraer pode espernear o quanto quiser, pode ficar até rouca de tanto gritar que ela quer Gripe(n).
Caso não se confirme, pode ser que o Lula aceite a sua "sugestão" ou, então, manda tudo para o espaço.
Quem pegou, pegou! Quem não pegou, pegasse!




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Um abraço!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19449 Mensagem por Wardog » Dom Set 27, 2009 10:33 pm

Prevejo lágrimas de sangue se uma surpresa acontecer e a SAAB sair vencedora do FX-2.

E mais um argumento dos rafalistas por água a baixo: "a transferência tecnólogica sueca é limitada".

É meus caros to falaaaando, daqui a pouco tão a chamar o Gripen de feinho aqui neste fórum!

8-]




Editado pela última vez por Wardog em Dom Set 27, 2009 10:35 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19450 Mensagem por Bender » Dom Set 27, 2009 10:34 pm

orestespf escreveu:Estava doido pra falar, mas agora que vazou, fica aí o alerta: esta pressão pró-Gripen NG está vindo de dentro da Embraer e o DB está servindo a este propósito. Não vejo mal algum no fato da Embraer dizer que prefere A, B ou C, mas isso deveria ser reservado, entre ela e FAB, no máximo. Mas a turma da Embraer não se contenta em ficar em silêncio, quer se impor mesmo quando não participa diretamente do processo.

Lembrem-se, foi a mesma Embraer que fez de tudo para fazer do FX-1 o que vimos acontecer. Só um manco das ideias para não ver que a FAB não queria o M-2000 BR na época. Agora me aparece fazendo o jogo inverso, dizendo o que a FAB quer ouvir, mas interferindo fortemente nas decisões do Governo.

A Embraer, pra política, é motivo de piada. No FX-1 tinha o apoio do então candidato Lula, mas não tinha apoio da FAB. Agora no FX-2 a Embraer tem apoio da FAB, mas não tem do Governo (como acha que tem) e que por coincidência é liderado pelo menos Lula. Prevejo que é preciso um FX-3 para que a Embraer aprenda com seus erros e opte por um caça que tenha apoio total e irrestrito de ambos, FAB e Governo.

No que diz respeito a FX temo muito quando vejo o dedo da Embraer, aquele dedo podre que só aponta para o absurdo, aquele dedo podre que está sempre apto a melar a concorrência.


Orestes, "aquele que é da época em que quem apita é o juiz (e não o torcedor)".
Pois é professor,concordo inteiramente com o senhor!Aliás a embraer pelo jeito não tem só o hábito de melar concorrências,ficou provado agora com a ejaculação precoce do tal Orlando Ferreira Neto que ela méla cuécas também.

Não devia receber nada!Aliás,já que é empresa privada devia pagar pela tecnologia que vai receber,não o estado brasileiro ainda premiar sabotadores de suas diretrizes.

Essa "noticiazinha"ejaculação precoce, jóga definitivamente uma luz sobre os acontecimentos recentes no DB,e possivelmente essa empresa está usando a FAB contra o governo.

Quer dizer então que essa nuvem de gafanhotos,que baixou aqui no DB,tipo o sr. DBader e esse sr. nike123, que já se excitaram com essa "noticiazinha" e já baixaram por aqui visando desmoralisar e atacar mais uma vez o Sr. President Lula,os franceses e Min. Nelson Jobim, reapareceram do nada pelo prestigioso Jornal Valeparaibano,são pombos correios da embraer? Respondam e matem nossa curiosidade rapazes!,vieram aqui para defender as vontades e interesses da sua empresa?Não fiquem tímidos,se for isso não tem nada demais,aliás é melhor que fique tudo as claras,mas com essa noticia,nem precisa que os senhores assumam,depois de tudo que postaram,já estão definitivamente marcados como os "suspeitos"a candidatos mais fortes a defensores pau mandados da embraer aqui no DB.

Papélzinho feio esse! 8-]

Aliás essa empresa privada que foi a "escolhida" do estado brasileiro,que está recebendo contratos milionários para ficar de boca fechada,ainda se movimenta descaradamente primeiro nos bastidores e agora publicamente,por que "seus engenheiros" se arrogam a querer decidir o que é melhor politica e estrategicamente para o Brasil? É muita arrogância de quem sequer tem capacidade para construir um avião completo e vai receber um presente tecnológico de bilhões de graça, e que fez um acordo pelo jeito de: "honra" e "palavra" com o governo brasileiro,que não iria interfirir no processo! dessa vez,mostrou mais uma vez qual o seu jeito de cumprir esse tipo de acordo,com a ejaculação precoce do sr. Orlando Ferreira Neto,se eu fosse o governo já pedia a cabeça desse cidadão amanhã pela manhã 8-]

Bom, pelo menos as coisas parecem que estão ficando as claras,já sabemos a quem nós devemos nos dirigir por essa tentativa,de frustrar e influir, por puros interesses particulares na vontade um governo eleito legitimamente pelo povo,é a embraer.

Sr. DBader e nike123 respondam ai!Abraços aos dois!Por tráz! :twisted:

nike123
alias alguem pode me dizer por que que os 2 rafales cairam?
Sr. nike123 um piloto morreu nesse acidente!Tem familia!Usar um argumento desse pra elamear a reputação de uma empresa e seus defender interesses espúrios é coisa que um escroto faria!Imagino que o sr. não seja não é?Então edite esse seu post nojento!


Sds Orestes!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19451 Mensagem por Penguin » Dom Set 27, 2009 10:35 pm

orestespf escreveu:
Santiago escreveu:O problema do FX-1 foi a participação da Dassault como acionista da Embraer com o objetivo de tornar o M2K a escolha da empresa. O que de fato foi obtido. O problema é que os franceses não combinaram o jogo com a FAB.

Agora a Embraer está livre desse tipo de influência acionária e pode - como receptor principal das tecnologias, futuro montador, potencial fabricante do F-X2 e desenvolvedor do futuro caça brasileiro - apontar a opção que trará maiores ganhos para ela. O errado foi ter vazado. Assim como tem sido errado o governo deixar vazar a sua preferência pelo Rafale. Agora só falta a FAB deixar vazar tb a sua preferência.
É Jacques, tenho percebido de que um tempinho pra cá o amigo está querendo polemizar, quase provocar algumas pessoas aqui no fórum. Veja este seu post, não é digno de você, não mesmo.

Primeiro porque, na época do FX-1, a Embraer negociou com os suecos e na hora H pulou fora do barco e caiu no colo dos franceses (logo não foi do jeito que você falou, sugerindo que a Embraer se viu coagida pelos 20% do franceses a dizer o que eles mandavam. SIC). Segundo porque os franceses não tem que combinar jogo com ninguém, que entrou com o nome desde o início foi a Embraer, que dizia, na figura de seu presidente na época, que o Mirage 2000 era um caça brasileiro (SIC), até o Lula saiu dizendo isso em sua campanha presidencial. Terceiro, a Embraer é uma empresa privada, logo não é prerrogativa dela sair por aí fazendo pressão para compras de aviões, muito menos fazer política de Estado (que no caso é anti-Estado, visto que política de Estado sempre foi, pela Constituição, prerrogativa do governo em exercício). Quarto, o governo não errou em vazar nada, disse o que já vinha dizendo durante longo tempo, só voltou atrás por outras "conveniências" (e que não quero comentar neste fórum, só no momento oportuno). Quinto, a preferência da FAB já vazou, só não viu quem não quis.
Não Orestes, não quero polemizar.
Simplesmente meu ponto de vista nem sempre é coincidente com o seu e nem com o de algumas pessoas aqui. Isso está longe de ser provocação. Não entende dessa forma.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19452 Mensagem por nike123 » Dom Set 27, 2009 10:38 pm

Sr. Bender, justamente por que o pilotou que eu quero saber qual a causa do acidente, para que mais tarde nao morram pilotos experientes brasileiros.

Alias me espanta essa sua revolta a respeito de minha pergunta, vendo que se o piloto morreu os familiares necessitam uma resposta e tomara que o governo frances possa falar se foi um acidente ou se foi uma falha do piloto, por que se tivesse sido uma falha mecanica e o governo falasse que foi uma falha do piloto eu como um familiar deste piloto iria ficar enfurecido.




Editado pela última vez por nike123 em Dom Set 27, 2009 10:42 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19453 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 27, 2009 10:39 pm

Pois me parece bastante sensata a declaração da Embraer e espero que isso chegue a grande imprensa para que a população tenha um melhor acesso aos fatos reais e possa formar uma melhor opinião para ser capaz de discutir sobre o que é realmente mais interessante para o Brasil.

Abraços




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19454 Mensagem por PRick » Dom Set 27, 2009 10:41 pm

nike123 escreveu:alias alguem pode me dizer por que que os 2 rafales cairam?
Olha, além de não somar nada ao fórum, e não ter nada de interessante a dizer, você poderia ler o fórum... Dá uma olhada antes de falar determinadas coisas sobre queda de caças.






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Alfredo762
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19455 Mensagem por Alfredo762 » Dom Set 27, 2009 10:42 pm

Olá Orestes


Estamos em um fórum. Aqui, temos entusiastas que discutem um tema em comum. Nenhum ato do governo é feito levando em conta o que se diz aqui. As coisas ponderadas aqui morrem aqui.

Este fórum não está servindo de propósito algum para a Embraer. A não ser que o Vinícius receba somas consideráveis dela para permitir isso, o que tenho absoluta certeza que não corresponde aos fatos.

Segunda coisa. Por mais birra que eu tenha com a Embraer, ela não precisa implantar teorias conspiratórias em fóruns. É muito mais lucro para ela fazer lobby com pessoas que tem poder de decisão. Alguns telefonemas, palestras e jantares resolvem a parada.

Se levarmos em conta a falaciosa END, o que quer a FAB e a posição do atual governo, a Saab é a única que irá atender esses requisitos. Assim, a Embraer nem precisaria perder o seu tempo com isso.

FAB, Embraer, empresariado geral. O único que vai contra isso é justamente o ente desprovido de qualquer conhecimento na área: o governo.

Forte Abraço
Alfredo




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