Radar Lockheed Martin SPY-7 atinge marco para a fragata F-110 da Espanha
A Lockheed Martin e a Navantia Sistemas revelaram que o radar de banda S de estado sólido AN/SPY-7(V)2 selecionado para equipar as novas fragatas da classe F-110 Bonifaz da Marinha Espanhola passou pelo marco da Revisão Crítica de Design (CDR) e passou para sua fase de produção.
Richard Scott17 de junho de 2024
Enquanto isso, um modelo de desenvolvimento de engenharia (EDM) SPY-7 começará em breve a ser testado nas instalações da Lockheed Martin Rotary & Mission Systems em Moorestown, em Nova Jersey, como parte de uma instalação de integração e teste para o núcleo do sistema de combate F-110.
Destinado a substituir as fragatas da classe F-80 Santa María, o projeto do F-110 tem como objetivo fornecer à Armada Española um combatente de superfície multimissão, casando uma missão de guerra anti-submarina primária com capacidade adicional de guerra antiaérea. A Navantia recebeu um contrato de fabricação de cinco navios em abril de 2019, com o primeiro da classe Almirante Bonifaz (F-111) programado para entrega em 2028.
A Navantia Sistemas assumiu o papel de agente de design de sistema de combate para o programa F-110 e está fornecendo o sistema de gerenciamento de combate (CMS) do Sistema de Combate de los Buques de la Armada (SCOMBA). O SCOMBA se integrará ao radar AN/SPY-7(V)2 e ao International Aegis Fire Control Loop (IAFCL) fornecido pela Lockheed Martin sob um contrato de Vendas Militares Estrangeiras do governo dos EUA.
A família de radares AN/SPY-7(V) é derivada do Radar de Discriminação de Longo Alcance desenvolvido anteriormente pela Lockheed Martin sob contrato com a Agência de Defesa de Mísseis dos EUA (MDA). A variante AN/SPY-7(V)2 foi dimensionada para atender às necessidades específicas da missão do programa F-110. O AN/SPY-7 (V)1 está sendo desenvolvido para o Aegis System Equipped Vessel ou ASEV do Japão e o AN/SPY-7(V)3 está em desenvolvimento para o Canadian Surface Combatant ou CSC.
Discursando em uma mesa redonda conjunta da mídia em 11 de junho, Mike Koch, gerente sênior da Lockheed Martin para sistemas de missão europeus, revelou que o AN/SPY-7(V)2 havia sido levado através do CDR no final de maio em uma série de sessões técnicas envolvendo a Navantia. , Lockheed Martin, a Marinha Espanhola, a Marinha dos EUA e o MDA.
“É um marco muito significativo para o programa. Essas sessões ocorreram em nossas instalações em Moorestown, Nova Jersey, e abrangeram uma revisão completa do projeto, o status de integração e teste e a prontidão do sistema para produção.
Mike Koch, gerente sênior da Lockheed Martin para sistemas de missão europeus
“Durante essa revisão, validamos todas as nossas medidas de desempenho técnico do radar [e] que estão no caminho certo, validamos que os aspectos do projeto são sólidos e que apoiarão os requisitos da missão da Marinha Espanhola.”
Ele continuou: “Durante esta semana, em Madrid, realizaremos sessões executivas com o Ministério da Defesa e depois trabalharemos com eles nas próximas semanas para fechar formalmente o marco do CDR”.
Com a conclusão do CDR e a finalização do projeto do sistema de radar, o AN/SPY-7(V)2 fará agora a transição para a produção plena para atender às datas de entrega de hardware do cronograma do programa F-110 da Navantia. “A produção já começou e estamos no caminho certo para apoiar as entregas do sistema a partir do final do próximo ano”, disse Koch.
O EDM, que concluiu a produção no final de 2023, está atualmente em testes de campo próximo. Este sistema demonstrador está planejado para começar a rastrear eventos ao vivo ainda este ano como parte do Centro de Integração Aegis-SCOMBA (ASIC) já estabelecido em Moorestown, disse Koch. “É aqui que reunimos o SCOMBA [CMS] junto com o sistema de armas Aegis [e] o radar SPY-7. Assim, seremos capazes de testar a capacidade do sistema de combate de ponta a ponta”,
De acordo com Cristina Abad, diretora da Navantia Sistemas, vários eventos de teste de integração de sistemas de combate já foram realizados nas instalações da ASIC para demonstrar que SCOMBA e IAFCL podem trocar pistas. “Os próximos passos”, disse ela, “são instalar em 2025 os programas táticos Aegis no local de testes terrestres da Navantia Sistemas na Espanha para realizar testes de integração dos sistemas Aegis e SCOMBA”.
Koch acrescentou: “Esta [integração] é um conceito novo [pois] é na verdade a primeira vez que a Lockheed Martin não é o agente de engenharia do sistema de combate para um sistema de armas Aegis”, explicou Koch. “A Navantia Sistemas tem esse papel, e o SCOMBA é o principal sistema de combate aqui… o conceito do International Aegis Fire Control Loop nos permite encapsular o sistema de armas Aegis e fazer interface com um sistema internacional de gerenciamento de combate.”
“Está em desenvolvimento há vários anos e faz parte de nossa Biblioteca de Fonte Comum Aegis.”
O primeiro AN/SPY-7(V)2 a chegar à Espanha chegará em 2026 para equipar as instalações de testes terrestres do Centro de Integración de Sistemas en Tierra (CIST) da Marinha Espanhola em Rota. O sistema entregue ao CIST será integrado a uma estrutura de mastro sensor representativa daquela a ser instalada nas fragatas F-110
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