TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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AlbertoRJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19321 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 26, 2009 5:12 pm

Mapinguari escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Gente, essas bandeirinhas da UE é pura enganação, e não deve ter saído da SAAB. Não existe isso de componentes da UE, boa parte desses componentes do Gripen são britânicos e com tecnologia dos EUA, como eu mostrei em relação aos servos do sistema hidráulico, ninguém vai desenvolver esses componentes de novo, seria caríssimo. O Gripen está preso ao ITAR.

Ninguém está nervoso com essas bandeirinhas, só que tem gente que está partindo para o desespero.

[]'s

P.S.: Já sei, vão dizer, lá vem o chato do Alberto lembrando do ITAR de novo, que mala. Ninguém gosta de lembrar disso, que bobagem.
Além disso, Alberto, isso iria contra a filosofia de projeto do Gripen, que é o de não se reinventar a roda. O Gripen foi desenvolvido desde o início para ser assim. O Gripen NG segue a mesma linha, de usar componentes COTS sempre que possível. Portanto, não interessa se o equipamento X não é fabricado na Suécia. Interessa é que esse equipamento X é o melhor para o Gripen e não precisará ser desenvolvido do zero um outro.
O pessoal fica aqui se prendendo a essa questões e esquece a questão dos custos envolvidos. Esquece que o Rafale custa o dobro porque a França reinventou até a roda para fazer (quase) tudo na França. Esse é o preço a pagar se quisermos fazer tudo aqui. Poderíamos fazê-lo? Sim, poderíamos, mas o nosso Gripen NG-BR iria custar tanto quanto o Rafale.
Então tudo se resume a saber se os componentes estrangeiros no Gripen nos traríamos problemas para a operação do caça e a integração do que pretendemos. Eu acredito que não. Mas um monte de gente aqui (além da Dasault) usa esse argumento.
Essa história já encheu o saco.
Então, se o Governo voltar atrás e escolher o Gripen NG, é porque sabe o custo disso e, mesmo assim, resolveu embarcar. Todo mundo achava ótimo e normal que o Brasil comprasse Su35 e embarcasse no avião de papel (esse sim) chamado PAK-FA. Agora, o Gripen NG, que tem um demonstrador com vários dos sistemas do NG sendo integrados e voando, todo mundo acha que não pooode.
Pô, sosseguem! A aquisição do Rafale já não é favas contadas pelo interesse político e geoestratégico? Então pronto. Deixem de lado essa chorumelas e vamos em frente...
Vamos discutir nesse tópico os problemas que realmente poderão advir com a operação do Rafale.
Por exemplo:

1) A manutenção dos motores e outros sistemas será realmente feita aqui? Por quais empresas?
2) Vamos poder integrar o A-Darter, o MAR-1, o futuro míssil BVR?
3) O Rafale será compatilibilizado ao LinkBR?
4) .... (preencham os pontinhos com outras questões... :mrgreen:

Mapinguari,

Eu concordo, é a filosofia do Gripen, que é ótima para a Suécia.
Eu entendo que esse modelo não nos serve porque precisamos de um comprometimento muito maior que um acordo comercial para ter acesso à tecnologia sem que um "terceiro" se sinta no seu correto direito de nos negar seu uso um dia.

[]'s




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Alfredo762
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19322 Mensagem por Alfredo762 » Sáb Set 26, 2009 5:21 pm

Já partiram para a baixaria:

Estas a beber???

O que diz o regulamente deste fórum:
4.4) Todos os membros do CMFDB podem participar ativamente de todas as discussões do fórum, também estando sujeitos às regras dispostas nesse regulamento.

VII – DAS REGRAS DE CONDUTA

7.1) Não é(são) permitido(a) (s):

7.1.7) O uso de sarcasmo e ironia como forma de ferir o disposto nos itens anteriores.
7.1.8) Mensagens provocativas e/ou intimidatórias.
7.3) Todo usuário tem o direito de expressar sua opinião desde que não fira as demais regras desse regulamento.
Portanto, me poupe dessa sua artimanha.

Posto isso.

Estamos falando da implicância de que motores americanos seriam vetados. Aleguei que disseram o mesmo e os nossos Super Tucanos voam aqui sem nenhum problema. Em seguida, “Bender” diz que a realidade é outra e implacável.

Disse que não, que o propósito dda FAB não é a exportação de caças. Em seguida, você aparece diz que a FAB tem que acatar e aceitar o que diz o governo.

Novamente, digo que a meta do governo não é a venda a terceiros. Para minha surpresa, você me aparece perguntando de vendas.

Pois bem, é dessa venda que você categoricamente diz que a FAB deve acatar caso queira o governo.


Alfredo




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19323 Mensagem por soultrain » Sáb Set 26, 2009 5:24 pm

Pois é, mas lembro-me de um episódio recente em que o Departamento de Estado dos EUA, mandou parar tudo na fase de integração de uma simples turbina que é usada por inúmeras Marinhas no mundo, incluindo a MB. Isto num país que está a negociar n contratos militares, sem nenhuma crise diplomática, conflito etc que justifique, apenas porque podia.

Além dos factos ocorridos com o Brasil, sem nenhuma justificação aparente, rasgando contratos escritos.

[[]]'s




Editado pela última vez por soultrain em Sáb Set 26, 2009 5:25 pm, em um total de 2 vezes.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19324 Mensagem por Alfredo762 » Sáb Set 26, 2009 5:24 pm

Em tempo.

O post não está vazio.

Quem acompanha com acuidade chegará à mesma conclusão que o Santiago disse logo acima. Bate com o que se passa nos bastidores.


Alfredo




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19325 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 26, 2009 5:27 pm

Benke escreveu:
A esperança é a última que morre [030]
Verdade. É que, normalmente, o esperançoso morre bem antes... :(




Mapinguari

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19326 Mensagem por gaitero » Sáb Set 26, 2009 5:29 pm

Alfredo762 escreveu:Já partiram para a baixaria:

Estas a beber???

O que diz o regulamente deste fórum:
4.4) Todos os membros do CMFDB podem participar ativamente de todas as discussões do fórum, também estando sujeitos às regras dispostas nesse regulamento.

VII – DAS REGRAS DE CONDUTA

7.1) Não é(são) permitido(a) (s):

7.1.7) O uso de sarcasmo e ironia como forma de ferir o disposto nos itens anteriores.
7.1.8) Mensagens provocativas e/ou intimidatórias.
7.3) Todo usuário tem o direito de expressar sua opinião desde que não fira as demais regras desse regulamento.
Portanto, me poupe dessa sua artimanha.

Posto isso.

Estamos falando da implicância de que motores americanos seriam vetados. Aleguei que disseram o mesmo e os nossos Super Tucanos voam aqui sem nenhum problema. Em seguida, “Bender” diz que a realidade é outra e implacável.

Disse que não, que o propósito dda FAB não é a exportação de caças. Em seguida, você aparece diz que a FAB tem que acatar e aceitar o que diz o governo.

Novamente, digo que a meta do governo não é a venda a terceiros. Para minha surpresa, você me aparece perguntando de vendas.

Pois bem, é dessa venda que você categoricamente diz que a FAB deve acatar caso queira o governo.


Alfredo
Eu pensei em uma coisa você pensou em outra, isto é perfeitamente compreencivel em um ambiente em que não há dialogo direto...

Com relação as vendas, eu cansei de dizer que o Brasil vai comprar caças e não vender, então estamos de acordo.

Com relação ao que eu disse, apenas queria reiterar que a FAB não manda em nada e que cabe a ela acatar a decisão do Governo, então o Rafale venceu. Tudo o que estamos debatendo depois do dia 10 de setembro é pura brincadeira e a data tem um motivo simples, mas como trabalho para o governo não vou dizer até que me afaste.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19327 Mensagem por Penguin » Sáb Set 26, 2009 5:30 pm

gaitero escreveu:
Alfredo762 escreveu:Este tópico está ficando cada vez melhor.

A saab é a desesperada. Ninguem é.

Mas quem oferece TdT infinita master plus é a França (como se o contribuinte francês aceitasse décadas de absurdos investimentos serem passadas num estalo de dedos). Promentem o impossível de diminuir o custo de hora/vôo. Nunca vi uma concorrência em que os custos ficaram maiores do que a proposta inicial.

Alguém aqui já parou para ver por que os americanos estão calmíssimos, felizes e contentes, sabendo que não vão levar essa? Depois de Dezembro do ano passado, quando o mesmo afirmou via Pentágono, que não havia problemas se a opção Brasileira fosse pelo Rafale, tudo ficou claro. Assim como a eliminação do Su-35 e a incrível aparição dos caças sob o mínimo controle norte americano ( F/A-18 e Gripen NG ). Infelizmente não temos independência para tanto, então é necessário caminhar sob a corda bamba, para ao menos reduzir nossa eterna dependência.

Detalhe: nada tem a ver com NG.

E por favor, essa do motor americano é de 2002. Já é velhinha... Tudo que diga respeito das virtudes e equipamentos dos caças deve ser ignorado, haja vista que não há intenção por parte do Brasil em adquirir o caça mais adequado ao cenário Brasileiro. As virtudes dos caças F-X são em tese idênticas e sua qualidade será inferior em todos os casos, ao caça que entrará em serviço na OTAN (F-35).

Nossos Super Tucanos usam motores do Tio Sam e voam muito bem aqui na FAB. Pena que não voaram tão bem na Venezuela. Mas isto é o de menos, nossas FAs são bastante dependentes de equipamentos externos. Por este motivo a capacitação nacional é tão importante.


Alfredo
Prezado Gaitero,

Os ST só não voam bem na Rep. Bolivariana do Orinoco. Alias, não voam. Em todos os outros lugares voam/voarão muito bem, inclusive no Equador. Quem mandou brigar com o dono da turbina?

Essa teoria de que os EUA autorizaram o caça A e desautorizaram o caça B....só se fôssemos a Bananalândia.

A África do Sul, por exemplo, fez sua concorrência sem caças americanos (Mirage 2000, Mig-29, Gripen, Mako, etc) e escolheu um com turbina americana. Eles entendem de vetos e embargos.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Set 26, 2009 5:36 pm, em um total de 3 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19328 Mensagem por gaitero » Sáb Set 26, 2009 5:31 pm

Alfredo762 escreveu:Em tempo.

O post não está vazio.

Quem acompanha com acuidade chegará à mesma conclusão que o Santiago disse logo acima. Bate com o que se passa nos bastidores.


Alfredo
Porém a minha análize é muito mais profunda e bate com o que ocorreu dentro do governo. Basta ler e entender...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19329 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 26, 2009 5:32 pm

General Electric together with Volvo Aero, Thales, Honeywell, Rockwell Collins, APPH, Martin-Baker, Terma and Meggit are just some of the world-leading aerospace companies that,together with Saab, are jointly investing in the Gripen Demonstrator programme. This combination of international corporate partnership and national and international commitment, through a jointly funded industry and government investment programme, is a very powerful testament to Gripen’s future.

Source: Gripen International.
Só para terem uma idéia. Quantos acordos de transferência devem ser firmados?

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19330 Mensagem por Benke » Sáb Set 26, 2009 5:33 pm

AlbertoRJ escreveu:
Mapinguari escreveu: Além disso, Alberto, isso iria contra a filosofia de projeto do Gripen, que é o de não se reinventar a roda. O Gripen foi desenvolvido desde o início para ser assim. O Gripen NG segue a mesma linha, de usar componentes COTS sempre que possível. Portanto, não interessa se o equipamento X não é fabricado na Suécia. Interessa é que esse equipamento X é o melhor para o Gripen e não precisará ser desenvolvido do zero um outro.
O pessoal fica aqui se prendendo a essa questões e esquece a questão dos custos envolvidos. Esquece que o Rafale custa o dobro porque a França reinventou até a roda para fazer (quase) tudo na França. Esse é o preço a pagar se quisermos fazer tudo aqui. Poderíamos fazê-lo? Sim, poderíamos, mas o nosso Gripen NG-BR iria custar tanto quanto o Rafale.
Então tudo se resume a saber se os componentes estrangeiros no Gripen nos traríamos problemas para a operação do caça e a integração do que pretendemos. Eu acredito que não. Mas um monte de gente aqui (além da Dasault) usa esse argumento.
Essa história já encheu o saco.
Então, se o Governo voltar atrás e escolher o Gripen NG, é porque sabe o custo disso e, mesmo assim, resolveu embarcar. Todo mundo achava ótimo e normal que o Brasil comprasse Su35 e embarcasse no avião de papel (esse sim) chamado PAK-FA. Agora, o Gripen NG, que tem um demonstrador com vários dos sistemas do NG sendo integrados e voando, todo mundo acha que não pooode.
Pô, sosseguem! A aquisição do Rafale já não é favas contadas pelo interesse político e geoestratégico? Então pronto. Deixem de lado essa chorumelas e vamos em frente...
Vamos discutir nesse tópico os problemas que realmente poderão advir com a operação do Rafale.
Por exemplo:

1) A manutenção dos motores e outros sistemas será realmente feita aqui? Por quais empresas?
2) Vamos poder integrar o A-Darter, o MAR-1, o futuro míssil BVR?
3) O Rafale será compatilibilizado ao LinkBR?
4) .... (preencham os pontinhos com outras questões... :mrgreen:

Mapinguari,

Eu concordo, é a filosofia do Gripen, que é ótima para a Suécia.
Eu entendo que esse modelo não nos serve porque precisamos de um comprometimento muito maior que um acordo comercial para ter acesso à tecnologia sem que um "terceiro" se sinta no seu correto direito de nos negar seu uso um dia.

[]'s
E qual seria esse comprometimento?
Discursar na ONU e defender o Brasil...e a India para o CS da ONU?
Apoiar as olimpídas no RJ
Falar de nossas raízes culturais

O BRASIL será DEPENDENTE, da França, SIMPLESMENTE, durante os próximos 40 ANOS..., sem contar a PF, MB, USINAS, TREM BALA, ASTRIUM, 725, etc ...
Durma com isso :roll:




ars longa vita brevis
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19331 Mensagem por gaitero » Sáb Set 26, 2009 5:35 pm

Santiago escreveu:
gaitero escreveu:
Prezado Gaitero,

Os ST só não voam bem na Rep. Bolivariana do Orinoco. Em todos os outros lugares voam/voarão muito bem, inclusive no Equador. Quem mandou brigar com o dono da turbina?

Essa teoria de que os EUA autorizaram o caça A e desautorizaram o caça B....só se fôssemos a Bananalândia.

A África do Sul, por exemplo, fez sua concorrência sem caças americanos (Mirage 2000, Mig-29, Gripen, Mako, etc) e escolheu um com turbina americana. Eles entendem de vetos e embargos.

[]s
Estão a interpretar meus argumentos de forma erronea, etou disposto agora a abrir a caixa preta do governo e você esta a procurar sugeira onde não há...

Se eu citei a Venezuela foi porque caberia a um estrategista como os EUA compreender que o mercado é grande e que a Venezuela não tem nenhuma condição de aprender nada com o ST, mas que afasta-la do controle e entrega-la à RUSSA e CHINA, e aproxima-la do Irã não foi a atitude das mais interessantes.

A não ser que o interesse seja este mesmo, deixa-la mau vista pelo mundo e criar na Venezuela um apropriado lugar para a futura guerra de interesse. Afinal em breve eles sairão do Oriente Médio..




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19332 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 26, 2009 5:37 pm

Benke escreveu: E qual seria esse comprometimento?
Discursar na ONU e defender o Brasil...e a India para o CS da ONU?
Apoiar as olimpídas no RJ
Falar de nossas raízes culturais

O BRASIL será DEPENDENTE, da França, SIMPLESMENTE, durante os próximos 40 ANOS..., sem contar a PF, MB, USINAS, TREM BALA, ASTRIUM, 725, etc ...
Durma com isso :roll:
Por você achar que não existe compromisso é que está defendendo a proposta multi-nacional do Gripen NG.
Não sou eu que vou escrever tudo aqui, até porque reconheço minhas limitações.
Mas perceba quantos já entendem de outra maneira.

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19333 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 26, 2009 5:38 pm

Santiago escreveu:Pode estar morto, mas que a proposta é interessante, é!
A questão é que a proposta do Gripen NG era interessante ANTES, por mais que algun s participantes do DB achassem que não e condenassem motor americano, etc.
Essa figura aí, pode ser legal, mas para mim, é wishiful thinking. O ideal é que o caça se mantivesse fiel aos seus conceitos, de não ter a roda reinventada, se já existe no mercado um bom sistema que cumpre o serviço. Por isso mesmo o Gripen NG - acredito piamente nisso - sairia bem mais barato ao Brasil que a concorrência. Para a FAB, IMHO, bastaria a montagem no Brasil e a garantia de que pudéssemos integra nossos sistemas e armas nele. Isso a Saab pode garantir, pois o software do caça, incluindo radar, é de propriedade sueca.
Do jeito que está aí, seria bacana, mas sairia tão caro quanto o Rafale, como disse em outro post.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19334 Mensagem por gaitero » Sáb Set 26, 2009 5:42 pm

Benke escreveu:
E qual seria esse comprometimento?
Discursar na ONU e defender o Brasil...e a India para o CS da ONU?
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Falar de nossas raízes culturais

O BRASIL será DEPENDENTE, da França, SIMPLESMENTE, durante os próximos 40 ANOS..., sem contar a PF, MB, USINAS, TREM BALA, ASTRIUM, 725, etc ...
Durma com isso :roll:
E você queria o que? Que o Brasil se torna-se independente e se torna-se parceiro da Russia por exemplo? Ora por favor, o Brasil é um mero fantoche a serviço dos grandes e isto nunca ocorreria...

Agradeça que esta dependência toda não é Norte Americana e reze pelo seu futuro..




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19335 Mensagem por Alfredo762 » Sáb Set 26, 2009 5:43 pm

Mas Fontoura

Se saísse tão caro quanto o rafaleco, onde montaremos, porque não então o NG, que seria construído aqui?

O que preferem pelo mesmo preço? Um caça com real tecnologia e construído aqui ou um caça montado aqui?

Eu prefiro o construído ao invés de montado. Nesse ponto, a Saab sai na liderança.


Alfredo




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