TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19276 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 26, 2009 1:02 pm

Adriano Mt escreveu:
Juliano Lisboa escreveu:
O termo Europa não é muito genérico?!?!

Pois se é!!!
O Europa, no caso, refere-se a equipamentos multinacionais (o radar, por exemplo). Ou a equipamentos desenvolvidos e fabricados em algum outro país, como o assento Martin-Baker (britânico) e o canhão Mauser (alemão).




Editado pela última vez por Mapinguari em Sáb Set 26, 2009 1:14 pm, em um total de 1 vez.
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AlbertoRJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19277 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 26, 2009 1:10 pm

Mapinguari escreveu:

O Europa, no caso, refere-se a equipamentos multinacionais (o radar, por exemplo). Ou a equipamentos desenvolvidos em algum outro país e fabricado sob licença da Suécia, como o assenti Martin-Baker.
Desculpe mas discordo,
A maioria dos itens são de fabricação britânica e alguns de outros países europeus, muitos com tecnologia dos EUA. A colocação dessas bandeirinhas da UE é uma maneira de "atenuar" essa característica multi-nacional do Gripen.
Só por curiosidade, quem fabrica o assento da Martin Baker sob licença na Suécia?

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19278 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 26, 2009 1:18 pm

AlbertoRJ escreveu:
Mapinguari escreveu:

O Europa, no caso, refere-se a equipamentos multinacionais (o radar, por exemplo). Ou a equipamentos desenvolvidos em algum outro país e fabricado sob licença da Suécia, como o assenti Martin-Baker.
Desculpe mas discordo,
A maioria dos itens são de fabricação britânica e alguns de outros países europeus, muitos com tecnologia dos EUA. A colocação dessas bandeirinhas da UE é uma maneira de "atenuar" essa característica multi-nacional do Gripen.
Só por curiosidade, quem fabrica o assento da Martin Baker sob licença na Suécia?

[]'s
Alberto, concordo. Tanto que já editei meu post. :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19279 Mensagem por Penguin » Sáb Set 26, 2009 1:41 pm

AlbertoRJ escreveu:
Mapinguari escreveu:

O Europa, no caso, refere-se a equipamentos multinacionais (o radar, por exemplo). Ou a equipamentos desenvolvidos em algum outro país e fabricado sob licença da Suécia, como o assenti Martin-Baker.
Desculpe mas discordo,
A maioria dos itens são de fabricação britânica e alguns de outros países europeus, muitos com tecnologia dos EUA. A colocação dessas bandeirinhas da UE é uma maneira de "atenuar" essa característica multi-nacional do Gripen.
Só por curiosidade, quem fabrica o assento da Martin Baker sob licença na Suécia?

[]'s
O problema do Gripen NG na minha opinião não é o origem do assento que é da MB britânica. E nem dos demais componentes. Se há uma questão, essa seria o maior risco do programa, pois ainda está em desenvolvimento. O outro lado da moeda seria uma maior possibilidade de ganho tecnológico.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19280 Mensagem por Penguin » Sáb Set 26, 2009 2:23 pm

AlbertoRJ escreveu:
Mapinguari escreveu:

O Europa, no caso, refere-se a equipamentos multinacionais (o radar, por exemplo). Ou a equipamentos desenvolvidos em algum outro país e fabricado sob licença da Suécia, como o assenti Martin-Baker.
Desculpe mas discordo,
A maioria dos itens são de fabricação britânica e alguns de outros países europeus, muitos com tecnologia dos EUA. A colocação dessas bandeirinhas da UE é uma maneira de "atenuar" essa característica multi-nacional do Gripen.
Só por curiosidade, quem fabrica o assento da Martin Baker sob licença na Suécia?

[]'s
Muito curioso...
Componentes com alguma tecnologia americana, mesmo fornecidos por empresas européias, no Gripen NG é uma barreira.
Mas se o mesmo ocorre com o Rafale, são componentes COTS, sem controle. Só rindo dos malabarismos para desqualificar as demais propostas.

Fornecedores do Rafale: http://www.airframer.com/aircraft_detai ... ult_Rafale
Há 10 empresas americanas na lista dos fornecedores principais. A Thales-North America Inc está tb envolvida (Spectra). Alé disso há tb empresas britânicas, alemã, canadense e suíça.
Mas é tudo COTS...coitado da Saab se esses fossem os fornecedores do Gripen.

O Rafale está levando no Brasil politicamente. Seja por imposição devido ao contrato para o casco do SNB ou a questões político-ideológicas. Faz parte.

[]s




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PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19281 Mensagem por PRick » Sáb Set 26, 2009 3:02 pm

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Desculpe mas discordo,
A maioria dos itens são de fabricação britânica e alguns de outros países europeus, muitos com tecnologia dos EUA. A colocação dessas bandeirinhas da UE é uma maneira de "atenuar" essa característica multi-nacional do Gripen.
Só por curiosidade, quem fabrica o assento da Martin Baker sob licença na Suécia?

[]'s
Muito curioso...
Componentes com alguma tecnologia americana, mesmo fornecidos por empresas européias, no Gripen NG é uma barreira.
Mas se o mesmo ocorre com o Rafale, são componentes COTS, sem controle. Só rindo dos malabarismos para desqualificar as demais propostas.

Fornecedores do Rafale: http://www.airframer.com/aircraft_detai ... ult_Rafale
Há 10 empresas americanas na lista dos fornecedores principais. A Thales-North America Inc está tb envolvida (Spectra). Alé disso há tb empresas britânicas, alemã, canadense e suíça.
Mas é tudo COTS...coitado da Saab se esses fossem os fornecedores do Gripen.

O Rafale está levando no Brasil politicamente. Seja por imposição devido ao contrato para o casco do SNB ou a questões político-ideológicas. Faz parte.

[]s
Santiago,

Você sabe que não é a mesma coisa, o Rafale usa COMPONENTES COTS, alguns, o Gripen usa SISTEMAS de terceiros, quer dizer com tecnologia desenvolvida e paga por eles, e assim, ele detém essa tecnologia por contrato, além da dependência dos sistemas.

O tal do gráfico apenas entrega mais ainda, poque confirma que pelos menos 1/3 do Gripen NG está nas mãos de terceiros, sistema fundamentais, totalmente controlados por terceiros.

Por isso, os Programas da SAAB são mais baratos e não ficam sofrendo tantos atrazos, porém, isso implica em ter um produtos multincional, como a Embraer também faz, por isso não pode vender o ALX e outros produtos seus onde quiser, é necessário as tais permissões ou licença.

No caso da EMBRAER também ocorre as duas coisa, como no caso da ENAER(que não tem poder nenhum para inteferir na venda do produto) e a G&E com suas turbinas, aí quem tem o controle é ela.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19282 Mensagem por soultrain » Sáb Set 26, 2009 3:06 pm

Acho "estranho" a Saab ter desenvolvido do zero um novo Fly-by-wire do NG.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19283 Mensagem por Alfredo762 » Sáb Set 26, 2009 3:11 pm

Este tópico está ficando cada vez melhor.

A saab é a desesperada.

Mas quem oferece TdT infinita master plus é a França (como se o contribuinte francês aceitasse décadas de absurdos investimentos serem passadas num estalo de dedos). Promentem o impossível de diminuir o custo de hora/vôo.

Alguém aqui já parou para ver por que os americanos estão calmíssimos, felizes e contentes, sabendo que não vão levar essa?

Detalhe: nada tem a ver com NG.

E por favor, essa do motor americano é de 2002. Já é velhinha...

Nossos Super Tucanos usam motores do Tio Sam e voam muito bem aqui na FAB.

Alfredo




Sobram ufanistas e faltam patriotas.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19284 Mensagem por Wardog » Sáb Set 26, 2009 3:29 pm

Antes era por causa da dependência dos EUA, agora é de terceiros? Daqui a pouco vai ser do que? Daqui a pouco vão falar que não pode ser o Gripen pois ele é dependente da Suécia :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: !

Agora não pode mais colocar motor americano, tem que ser francês. Impressionante, qualquer ponto mutado pela SAAB vem a ser criticado nesse fórum... E qualquer coisa feita pela Dassault vem a ser glorificada.

Antes era dependência dos americanos, aí colocam essa imagem e vem gente dizer: "isso afunda ainda mais pois mostra a dependência de terceiros?"

Se colocasse o motor francês no Gripen tinha gente dizendo: "Ta vendo, agora vamos ficar dependentes da França..."

"Num intindi o que ele falou!"




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19285 Mensagem por Bender » Sáb Set 26, 2009 3:30 pm

Alfredo762
Nossos Super Tucanos usam motores do Tio Sam e voam muito bem aqui na FAB.
Mas... :wink:

PRick
como a Embraer também faz, por isso não pode vender o ALX e outros produtos seus onde quiser, é necessário as tais permissões ou licença.
A realidade dos antecedentes é implacável e sem contra argumentos válidos.

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19286 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 26, 2009 3:42 pm

Benke escreveu:Como se o mundo girasse em torno da gente
Sei
Não gira, mas que o que se publica e se discute aqui é acompanhado com interesse por muitos setores, isso é...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19287 Mensagem por Wardog » Sáb Set 26, 2009 3:44 pm

Bender escreveu:Alfredo762
Nossos Super Tucanos usam motores do Tio Sam e voam muito bem aqui na FAB.
Mas... :wink:

PRick
como a Embraer também faz, por isso não pode vender o ALX e outros produtos seus onde quiser, é necessário as tais permissões ou licença.
A realidade dos antecedentes é implacável e sem contra argumentos válidos.

Sds.
Como se nós fossemos vender os Rafale pra algum país da America Latina, me diga qual país tem verba para ganrantir os Rafales no Ar fora o preço do contrato?
O que adiante ter uma tecnologia "livre" para comercialização se ninguém vai comprar? :?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19288 Mensagem por Benke » Sáb Set 26, 2009 3:48 pm

soultrain escreveu:Acho "estranho" a Saab ter desenvolvido do zero um novo Fly-by-wire do NG.
Não entendi




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19289 Mensagem por Benke » Sáb Set 26, 2009 3:50 pm

Mapinguari escreveu:
Adriano Mt escreveu:GRIPEN NG

Sistemas - Tema transferencia de tecnologia -

País
RADAR Suécia - Europa
IRST - Infra Red Seach and Tracking Brasil
Display Sistem Brasil
Data Link Brasil - Suécia
Communication Europa
Escape System ( Assento Ejetor) Europa
Electrical System Brasil
Enviromental Control System Brasil
Fuel System ( Sistema de Combustível) Europa
Hydraulic System Europa
Electronic Warfare System (EWS) Suécia
Min and Emergency Power System Europa
Turbina and APU EUA
IFF (Identification Friend Foe) Brasil
Radome Suécia
Reconnaissance System Brasil
Flight Control System Suécia
System Computers Brasil - Suécia
Navigation Brasil
Telescopic Air to Air Refueling Probe Europa
Airfrane (estrura) Brasil - Suécia -
África do Sul
Gun (Canhão) Europa
Wheels & Brake Control System Europa
Landing Gear ( Trem de Pouso) Brasil

Defesa@Net teve acesso a um documento confidencial sobre a proposta da SAAB do Gripen NG BR.
E diz na matéria que a unica procedência americana é a Turbina GE 404 e a unidade APU .Turbina é produzida na Suécia pela Volvo Aero com o nome de RM 12 . A própria Suécia fabrica ao menos 50% da turbina. Esta turbina equipa o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet.

Fontes: http://www.defesanet.com.br

E ai amigos??? o caldo engrosso pra todo lado...hehehehee

Até onde isto tudo é vero não sei, tambem não sabia que o brasil fabricava o IRST, ou sera que tentarão desenvolver?
Tem um erro aí. A turbina do NG é a GE F414G e não a Volvo RM12 (Derivada da GE F404). A F404 é que é fabricada na Suécia (33,33% dela, na verdade. Só que os 33,33% não são os mesmos a cada lote. Então, se quiser, a Suécia produz o motor todo).
De qualquer forma. A proposta é ótima, mas Inês é morta. Dificilmente haverá uma reversão. O escolhido será o Rafale. A menos que os franceses façam uma merda muito grande...
A esperança é a última que morre [030]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19290 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 26, 2009 3:51 pm

Carlos Mathias escreveu::lol: :lol: :lol: :lol:

É muito desespero cara, tá dando pena de ver. :roll:

Benke, quanto do motor do Gripen (qualquer um) a Suécia vai nos transferir?
Não sei. Quanto dos motores dos caças dos demais concorrentes nos serão transferidos?




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