FCarvalho escreveu:Estes Epslon são para treinamento básico, ou eles complementavam os Alpha Jet? Não entendi.
O Super Tucano faz aqui o papel dos jatos de treinamento Lift, em Natal, e também de conversão operacional nos esquadrões do 3o Gav.
Eles também poderiam ser substituídos pelos ST, assim como os jatos franco-germânico?
abs
Acreditas que esqueci-me por completo destas tuas questões?!
Pois bem, até aqui a formação dos nossos PILAV era assim:
ESTÁGIO DE SELEÇÃO DE VOO
O Estágio de Seleção para o Voo (ESV) é um dos pré-requisitos do processo de admissão dos candidatos ao curso PILAV e tem caráter eliminatório.
Com este ESV pretende-se determinar a aptidão dos candidatos para o voo, mas também dar-lhes uma oportunidade para experimentar o voo, viver o espírito aeronáutico e assim poderem adquirir uma melhor consciência da sua opção.
O ESV inclui uma componente teórica e outra de voo, que inclui no máximo, sete voos. Na fase teórica, normalmente com a duração de 2 dias, os candidatos terão aulas sobre o avião Chipmunk, que vão voar a seguir, e sobre os procedimentos de voo e de segurança. Antes de iniciarem os voos, terão de efetuar e passar um teste escrito sobre as matérias lecionadas. A fase de voo tem no máximo 7 voos, sempre que possível com mais do que um instrutor. Os voos têm uma configuração elementar e adequada à inexperiência dos candidatos e ao objetivo estabelecido para o ESV.
Os candidatos são avaliados em voo e no solo, sobre a habilidade e a atitude, a capacidade para gerir emoções e para atingir os níveis de proficiência determinados. O último voo é um voo de verificação (exame).
Posteriormente durante o curso farão uso do Epsilon-TB 30 para a fase elementar de pilotagem, depois disso usam os Alpha-Jet para a Instrução Complementar e respectiva Conversão Operacional para a aviação caça.