Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1921 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 14, 2017 10:13 pm

P44 escreveu:ALPHA JET: ÚLTIMOS CARTUCHOS (M1935 - 72/2017)
segunda-feira, 6 de novembro de 2017 às 21:33
Imagem
15236 em largada de bomba de treino BDU-33 com Mk.106 na asa esquerda (Imagem de arquivo)
O Ministério da Defesa não definiu ainda uma solução para a sua substituição, passando para já a instrução complementar de pilotagem de aviões de caça a realizar-se no estrangeiro.

http://www.passarodeferro.com/2017/11/a ... 22017.html
Nós temos uma para ocês primo prontinha, e que é tudo de bão, bunita e baratinha, baratinha. :mrgreen:

abs.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1922 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 15, 2017 8:17 am

Umas das opções é o Super-Tucano porque é um excelente aparelho, porque os nossos PILAV estão habituados a voar nele e porque é a opção "Embraer".




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1923 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2017 2:09 pm

cabeça de martelo escreveu:Umas das opções é o Super-Tucano porque é um excelente aparelho, porque os nossos PILAV estão habituados a voar nele e porque é a opção "Embraer".
Caberia quantos em uma suposta encomenda a vossa força aérea Cabeça. Por aqui o 2o/5o Gav em Natal, responsável pelo treinamento avançado opera com cerca de 30 e poucos A-29 neste tipo de missão.
Dependendo da quantidade, poderia mesmo rolar off set e outras coisas que ajudassem a fortalecer os investimentos na industria aeronáutica portuguesa.

abs.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1924 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 16, 2017 4:18 pm

Temos 18 Epsilon-TB 30, mas isso não quer dizer que fosse o mesmo número.

Imagem




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1925 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2017 8:21 pm

Estes Epslon são para treinamento básico, ou eles complementavam os Alpha Jet? Não entendi.
O Super Tucano faz aqui o papel dos jatos de treinamento Lift, em Natal, e também de conversão operacional nos esquadrões do 3o Gav.
Eles também poderiam ser substituídos pelos ST, assim como os jatos franco-germânico?

abs




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1926 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 06, 2018 10:46 am

FCarvalho escreveu:Estes Epslon são para treinamento básico, ou eles complementavam os Alpha Jet? Não entendi.
O Super Tucano faz aqui o papel dos jatos de treinamento Lift, em Natal, e também de conversão operacional nos esquadrões do 3o Gav.
Eles também poderiam ser substituídos pelos ST, assim como os jatos franco-germânico?

abs
Acreditas que esqueci-me por completo destas tuas questões?!

Pois bem, até aqui a formação dos nossos PILAV era assim:

Imagem
ESTÁGIO DE SELEÇÃO DE VOO

O Estágio de Seleção para o Voo (ESV) é um dos pré-requisitos do processo de admissão dos candidatos ao curso PILAV e tem caráter eliminatório.

Com este ESV pretende-se determinar a aptidão dos candidatos para o voo, mas também dar-lhes uma oportunidade para experimentar o voo, viver o espírito aeronáutico e assim poderem adquirir uma melhor consciência da sua opção.

O ESV inclui uma componente teórica e outra de voo, que inclui no máximo, sete voos. Na fase teórica, normalmente com a duração de 2 dias, os candidatos terão aulas sobre o avião Chipmunk, que vão voar a seguir, e sobre os procedimentos de voo e de segurança. Antes de iniciarem os voos, terão de efetuar e passar um teste escrito sobre as matérias lecionadas. A fase de voo tem no máximo 7 voos, sempre que possível com mais do que um instrutor. Os voos têm uma configuração elementar e adequada à inexperiência dos candidatos e ao objetivo estabelecido para o ESV.

Os candidatos são avaliados em voo e no solo, sobre a habilidade e a atitude, a capacidade para gerir emoções e para atingir os níveis de proficiência determinados. O último voo é um voo de verificação (exame).
Posteriormente durante o curso farão uso do Epsilon-TB 30 para a fase elementar de pilotagem, depois disso usam os Alpha-Jet para a Instrução Complementar e respectiva Conversão Operacional para a aviação caça.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1927 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 06, 2018 12:20 pm

2017 da Força Aérea Portuguesa em números...

Imagem

https://www.facebook.com/passarodeferro.pt/




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1928 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 06, 2018 12:31 pm

PUTZ, é uma Força Aérea ou um Hospital Voador? [082] [082] [082] [082]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1929 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 06, 2018 12:47 pm

Túlio escreveu:PUTZ, é uma Força Aérea ou um Hospital Voador? [082] [082] [082] [082]
Nos Açores a quantidade de crianças que nasce nos helicópteros e aviões da FAP são bastante considerável. As missões de SAR e evacuações são rotineiras e a esse nível poucos países podem gabar-se de ter tanta capacidade e experiência como Portugal.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1930 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 06, 2018 12:56 pm

cabeça de martelo escreveu: Nos Açores a quantidade de crianças que nasce nos helicópteros e aviões da FAP são bastante considerável. As missões de SAR e evacuações são rotineiras e a esse nível poucos países podem gabar-se de ter tanta capacidade e experiência como Portugal.
Só tentei ser coerente, cupincha: por muito menos que isso não falta brazuca para chamar a FAB de TAB. Ademais, 461 horas de voo para toda a frota de vossos F-16? Bobear e até nossos F-5 voaram mais no ano passado, com cortes de verbas e tudo...




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1931 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 06, 2018 2:13 pm

A frota de F5 ficou restrita a menos de 200 horas por aqui.
Mas na realidade voaram bem menos.
Já a TAB...

Abs




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1932 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 06, 2018 2:17 pm

Túlio escreveu:
cabeça de martelo escreveu: Nos Açores a quantidade de crianças que nasce nos helicópteros e aviões da FAP são bastante considerável. As missões de SAR e evacuações são rotineiras e a esse nível poucos países podem gabar-se de ter tanta capacidade e experiência como Portugal.
Só tentei ser coerente, cupincha: por muito menos que isso não falta brazuca para chamar a FAB de TAB. Ademais, 461 horas de voo para toda a frota de vossos F-16? Bobear e até nossos F-5 voaram mais no ano passado, com cortes de verbas e tudo...
E achas que aqui as Forças Armadas estão a nadar em dinheiro? Vê o tempo que a Marinha está a meter ao serviço os patrulhões adquiridos à Dinamarca, vê como os Alfa Jet foram abatidos ao serviço sem terem substituto, vê como o Exército anda a protelar o vencedor de meia dúzia de concursos...




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1933 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 09, 2018 8:38 am

Túlio escreveu:
cabeça de martelo escreveu: Nos Açores a quantidade de crianças que nasce nos helicópteros e aviões da FAP são bastante considerável. As missões de SAR e evacuações são rotineiras e a esse nível poucos países podem gabar-se de ter tanta capacidade e experiência como Portugal.
Só tentei ser coerente, cupincha: por muito menos que isso não falta brazuca para chamar a FAB de TAB. Ademais, 461 horas de voo para toda a frota de vossos F-16? Bobear e até nossos F-5 voaram mais no ano passado, com cortes de verbas e tudo...
De quem sabe:
Os F-16 normalmente fazem cerca de 3500 horas de voo anuais.

http://www.emfa.pt/www/conteudos/inform ... ao2016.pdf
(pag.13)

Além disso ao fim de semana não costuma haver voos de treino, por isso uns dias dão para os outros.

Certos meses os F-16 fazem mais horas de voo que os Alpha Jet num ano inteiro.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1934 Mensagem por Túlio » Ter Jan 09, 2018 11:44 am

cabeça de martelo escreveu:
De quem sabe:
Os F-16 normalmente fazem cerca de 3500 horas de voo anuais.

http://www.emfa.pt/www/conteudos/inform ... ao2016.pdf
(pag.13)

Além disso ao fim de semana não costuma haver voos de treino, por isso uns dias dão para os outros.

Certos meses os F-16 fazem mais horas de voo que os Alpha Jet num ano inteiro.
Cupincha véio, charlamos por mais de uma década sem o mínimo problema porque ambos somos homens ADULTOS e, como tale, prezamos o Respeito, mesmo quando fazemos brincadeiras. Isso posto, quero referir que apenas comentei uma tabela que tu mesmo postaste sobre o que foi o 2017 na FAP; ali está descrito que os F-16 - toda a frota! - voaram 461 horas, não 3.500.

Assim, se a tabela está errada, não fui bem eu quem a postou e SABES que jamais iria debochar ou fazer pouco de ti, do teu País ou de tuas FFAA. Me conheces melhor do que isso, não?




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1935 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 09, 2018 1:45 pm

Olha que faço birra e atiro-me ao chão e começo a berrar até conseguir o que eu quero!... :roll: [003]

Túlio eu penso que não tenhas percebido as entrelinhas. O que eu mostrei com isto foi demonstrar que eu 2016 a FAP queria voar 5540 horas nos F-16, mas que só conseguiu voar 3550 devido ao orçamento, número de Pilotos, etc. Por exemplos nos Merlim a FAP queria voar 2900 horas, mas que devido às mesmas circunstâncias eles só voaram 1712 horas.

Ora em 2017, devido a essa coisa chamada cativações, heis o que foi voado:

Imagem

É claro que neste caso o número de horas está colocado por missão e não para o meio x ou y e nem sequer está mencionado o que é exactamente são este números, se engloba treino ou formação ou apenas as missões propriamente ditas.

Mesmo assim consegue-se perceber porque o governo consegue estes brilharetes:

http://24.sapo.pt/economia/artigos/anto ... -12-do-pib

https://www.publico.pt/2018/01/02/econo ... pp-1797550




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