Página 1273 de 2051

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 12:33 pm
por Alitson
Pablo Maica escreveu:Força Aérea Brasileira moderniza aeronaves modelo Bandeirante

Imagem

No início do mês de agosto, a primeira aeronave C-95M da Força Aérea Brasileira (FAB) vai alçar voo e alcançar horizontes de natureza bastante significativa. Esses aviões modelo Bandeirante, um dos principais da Força, datam de 1973 e estão passando por um processo de modernização e terão sua história reescrita: foram modernizados com alta tecnologia e estão em contagem regressiva para, novamente, entrar em plena atividade.

Ao todo, até 2013, 54 aeronaves Bandeirantes – das 95 que o Brasil possui nas versões C-95 A/B/C e P-95 A/B – terão o mesmo conceito de modernização. O projeto é coordenado no Rio de Janeiro, pelo Comando- Geral de Apoio (COMGAP), por intermédio de uma de suas unidades subordinadas, o Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF). Dois aviões, inicialmente, passarão por uma fase de testes, para, no mês de outubro e novembro,respectivamente, serem distribuídos para as Unidades Aéreas.

Mas essas duas decolagens guardam significados que não podem ser lidos ao pé da letra: simbolizam a renovação tecnológica da FAB e acende a luz da economia no desenvolvimento de projetos de forte impacto para o Brasil. “Fizemos um estudo e chegamos à conclusão de que o custo da modernização é bem menor do que o da substituição”, garante o Major Paulo César Guerreiro Lima, coordenador do projeto.

Nova configuração

Imagem

As aeronaves serão modernizadas em três fases. Na primeira, os instrumentos de navegação são ‘encorpados’ e ganham o reforço de um painel Glass Cockpit – aquele painel robusto que mostra a vida do avião –, totalmente convertido em tela LCD. Na segunda etapa, sistemas importantes, como de mecânica e hidráulica, são convertidos em outros mais confiáveis e avançados.

A última fase completa o ciclo de revitalização e dá o toque final com pintura, forração interna e outras ações dessa mesma linha. Empresas nacionais do campo da aviação fazem as duas primeiras etapas, enquanto a própria FAB, através do PAMA-AF é responsável pela terceira. Depois de todo esse processo, as aeronaves estarão prontas para novamente servir ao seu propósito – que inclui patrulha marítima,assalto aeroterrestre, busca e resgate, transporte de pessoal e cargas e outros – por mais vinte anos.
De acordo com o Major Guerreiro, quatro aviões experimentam essa modernização e voltam aos céus ainda neste ano. “Essa é nossa expectativa. Projetamos trabalhar em mais sete aeronaves simultaneamente ”, planeja o Major. A devolução das aeronaves modernizadas será realizada em sistema de rodízio entre as unidades da FAB que possuem esse avião em sua frota.

Tripulações operacionais

Imagem

Do alto das muitas habilidades e sabedorias arregimentadas ao longo de anos de voo nos Bandeirantes, pilotos também ganham atenção nesse processo de modernidade. Vão fazer curso de readaptação às novas máquinas, imprimindo ainda mais qualidade aos trabalhos comandados pela FAB, já que estarão em contato com o que há de mais moderno em equipamentos de navegação e comunicação na aviação.

Fonte: COMGAP


Um abraço e t+ :D
Alguém tem informações qual o nível que deveremos ter nos P-95, pois está tudo meio no ar. O correto seria a trooca do radar, mage, sistemas de defesa, novos consoles e instalação de FLIR.

[]s

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 12:37 pm
por joao fernando
Bandeco é Bandeco.

Confio nos calculos do Osires velho de guerra. Sei que o Bandeco aguenta o tranco, não é a toa que levantou a Embraer.

No livro do Osires Silva, face ao grande numero de acidentes com Bandecos, ele cita que em lugares com otima manutenção, o avião é bom pra cacete. Já no norte do Afeganistão, sem peças, querosene nem nada, o indice de acidentes era alto.

Ou seja, o avião é bom. Bom até demais. Com painel digital, e troca de sistemas por mais modernos, náo é economia da FAB, mas um atestado de que Bandeco é Bandeco.

O resto passa, e ele fica.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 12:47 pm
por Brasileiro
Queria saber como que vão ficar os P-95 Bandeirulha depois da modernização.




abraços]

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 1:49 pm
por crubens
E eu queria saber o que é que o bandeco tem haver com o norte do Afeganistão? :shock:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 2:09 pm
por Pablo Maica
O que o João quiz dizer é que em regiões onde não ha a minima condição de operação e manutenção, mas alguem teima em achar que é possivel operar uma aeronave fora do seu pacote como se fosse um trator, acidentes são tão inevitaveis quanto previsiveis.

Não importando o quanto a aeronave é boa, ela tem parametros de operação, e se for operada fora deles as qualidades serão anuladas, ou então inuteis frente ao risco de acidentes.


Um abraço e t+ :D

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 2:12 pm
por Glauber Prestes
Brasileiro escreveu:Queria saber como que vão ficar os P-95 Bandeirulha depois da modernização.




abraços]
Não creio que a parte que você quer vai ser mexida...

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 3:57 pm
por crubens
Pablo Maica escreveu:O que o João quiz dizer é que em regiões onde não ha a minima condição de operação e manutenção, mas alguem teima em achar que é possivel operar uma aeronave fora do seu pacote como se fosse um trator, acidentes são tão inevitaveis quanto previsiveis.

Não importando o quanto a aeronave é boa, ela tem parametros de operação, e se for operada fora deles as qualidades serão anuladas, ou então inuteis frente ao risco de acidentes.


Um abraço e t+ :D
Era o que eu imaginava, valeu !! [009]

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 4:13 pm
por Pablo Maica
Não por isso chapa! :D


Um abraço e t+ :D

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 5:45 pm
por Brasileiro
glauberprestes escreveu:
Brasileiro escreveu:Queria saber como que vão ficar os P-95 Bandeirulha depois da modernização.


abraços]
Não creio que a parte que você quer vai ser mexida...
:( :( :( :x


abraços]

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 6:15 pm
por joao fernando
Já os Bandeirulha, nesse ponto do negocio, um sistema simples, menor e mais eficiente, seria possivel. Ele leva um detector de anomalias magneticas, certo? Ou tem algo mais ali dentro?

Pelo tamanho do avião, não me parece que tenha assim algo tão espetacular nele.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 6:30 pm
por Alitson
Nessa horas que não dá para entender o motivo da FAB não ter comprado pelo menos 10/12 P-99, nos moldes do P-99 mexicano!!! :roll:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 6:44 pm
por Bolovo
Alitson escreveu:Nessa horas que não dá para entender o motivo da FAB não ter comprado pelo menos 10/12 P-99, nos moldes do P-99 mexicano!!! :roll:
Eu tbm. :|

Um 145MPA, para patrulha (não para combate) ou mesmo um C-295MPA. Avião moderninho, com FLIR, radar SAR e tal, algo que tenha uma eficiência beeem maior que os Bandeirulha (acho que nem dá pra comparar). E convenhamos que o Bandeirulha sempre foi um remendo, não uma solução para a aposentadoria dos Netuno.

Tá fazendo uma patrulha de noite e beleza, vai procurar um cara no mar com o que? Binóculo?! :|

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 6:48 pm
por Penguin
Matovsky, não estou criticando a mãe Rússia não, viu!
DATE:22/07/10
SOURCE:Flight Daily News
FARNBOROUGH: Russia shrugs off Chinese Su-33 copy
By Siva Govindasamy


Russia's Sukhoi Aircraft says that it is unable to do anything to stop China from testing and manufacturing a copy of its Su-33 carrier-based fighter.
Beijing was keen to buy several dozen Su-33s earlier this decade as part of its plans to develop a deep-sea naval capability, but the deal never went through.
Instead, industry sources believe that it bought a Su-33 prototype from Ukraine and started using that as a prototype for its development, which has been tagged the Shenyang J-15. The first flight of the aircraft is believed to have taken place in June.
"There are licence agreements in place when countries buy our aircraft and it is illegal to produce a copy of it without getting our agreement," says Sukhoi's chief executive Mikhail Pogosyan. He adds that his company has "intelligence" about the Chinese aircraft, but says that there is little that can be done.
"We are always looking very carefully at what the competition is doing. What I can stress is that no copy is equal to the original, it will always be inferior to the original product. They do not have the technological capabilities that we have."
China, which used to depend on Russia for many of its military requirements, is going ahead with various programmes to develop indigenous aircraft that bear a close resemblance to its former supplier's products. It is also keen to become a supplier and potentially compete with Russia in the market, especially in the third world.
"We always welcome competition, even if it is not righteous competition, and we respect it," says Pogosyan. "But I am 100% sure that we have the products that will have an edge and a market."

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 6:59 pm
por Alitson
Bolovo escreveu:
Alitson escreveu:Nessa horas que não dá para entender o motivo da FAB não ter comprado pelo menos 10/12 P-99, nos moldes do P-99 mexicano!!! :roll:
Eu tbm. :|

Um 145MPA, para patrulha (não para combate) ou mesmo um C-295MPA. Avião moderninho, com FLIR, radar SAR e tal, algo que tenha uma eficiência beeem maior que os Bandeirulha (acho que nem dá pra comparar). E convenhamos que o Bandeirulha sempre foi um remendo, não uma solução para a aposentadoria dos Netuno.

Tá fazendo uma patrulha de noite e beleza, vai procurar um cara no mar com o que? Binóculo?! :|
Bem nessa. Mas ainda entre um C-295MP, fico com o P-99, a velocidade de cobertura é sem comparação! :wink:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Jul 22, 2010 7:08 pm
por Bolovo
Só falei o 295 porque nos já temos alguns por aqui. Mas também prefiro o avião brazuca.

Imagem


Bandeco não dá mais!