Ok.orestespf escreveu:Vinícius, como foi você que tocou no assunto, estou tentando reparar as coisas.![]()
Vamos aos comentários deste post.
Sim, mas a pergunta não foi bem essa. Perguntei apenas que, se a FAB está fazendo algo errado, por que o governo não faz nada?Vinicius Pimenta escreveu: Orestes, se há um comportamento da FAB que vai contra o que quer o governo, porque razões o Jobim, que gosta de mostrar força sempre que pode, ou o Lula que já disse que quem manda é ele não fazem nada?
Sua pergunta é respondida facilmente; existe uma hierarquia e esta é seguinte: FAB => MD => Presidência. De cima pra baixo é a ordem que se admite, a recíproca não é verdadeira, isto é constitucional.![]()
E por que não fizeram?Se há uma quebra de hierarquia, não é o governo que deveria arrumar a situação?
Exato! A forma de fazer: distribuição gratuita de pijamas!!![]()
Será?Se eu sou o chefe e um funcionário meu insiste em passar por cima das minhas ordens, no mínimo ele vai parar no olho da rua antes que consiga piscar.
Exato! Se não houver explicações, isto pode acontecer.
Olha, eu acho que sinceramente não faz diferença se na nota consta o nome. Em todas as notas oficiais até hoje, jamais um concorrente foi citado isoladamente. Estranha foi a primeira nota que citava um concorrente como responsável por algo. Na verdade enxergo mais a segunda nota como volta ao padrão.Motivo simples: a FAB se aproveitou da enorme confusão em Honduras, ausência do Presidente no País (imprensa com outro foco) para alterar uma nota oficial a pedido de um dos concorrentes. Antes que alguém me pergunte de onde tirei isso, respondo: a FAB disse que foi a SAAB que pediu para adiar o prazo, a imprensa fartamente divulgou o fato. Em seguida a SAAB faz um pronunciamento dizendo que isto é mentira e a FAB muda a nota. De duas, uma: ou a FAB mentiu e, portanto a SAA está correta, ou a FAB não mentiu e se viu "obrigada" a "recompensar" a SAAB.
Não se trata de reação estranha, apenas de uma reação de indignação diante de algo que vinha acontecendo da melhor maneira possível (condução do processo pela FAB) e que na retinha final faz uma lambança sem igual para favorecer alguém. No mínimo a FAB tem a obrigação de explicar os motivos que a fez retirar a responsabilidade da SAAB pelo adiamento do prazo.
O Jobim já havia dito que a data poderia ser prorrogada. A FAB atendeu o pedido de um candidato. Eu, pessoalmente, não vi um grave problema. O governo não gostou da proposta da Dassault e precisou vir o Sarkozy para que eles fizessem a proposta certa. O processo já começou a desandar aí. Depois deram um prazo extremamente curto para a revisão de propostas (10 dias), isso porque antes, no mesmo dia, tinham dito que o prazo era 2 de outubro, horas depois colocoram para o dia 21.
Agora, não se preocupe, não mudou o escolhido. Além disso, se a Saab está mentindo, acabou de queimar o filme com a FAB. Se houve apenas um erro da FAB, ele foi retificado e deve ficar por isso mesmo. Se a FAB está fazendo besteira, o governo vai intervir. Se não o fizer, ou concorda, ou se omite.
Não é bem isso. Me referia ao que você sempre dizia que todos os movimentos eram friamente calculados. Me pergunto se esse não seria mais um. Afinal, o Jobim já tinha avisado dessa possibilidade.Eu acho que por diversas vezes você tentou demonstrar que tudo era um jogo geo-político bem planejado. Por que seria diferente agora?
Não mudei de opinião sobre isto, só que não é prerrogativa da FAB fazer jogo geopolítico e política de Estado, existe uma pasta responsável por isso, que é o MRE. Mas como o ministro esta acompanhando o Presidente na viagem ao exterior...
Não fedeu a confusão do 7 de Setembro, sinceramente eu não vejo como ser diferente agora. Não no Brasil. Se o Sarney é Presidente do Senado até hoje, você acha que vão demitir o Comandante e o pessoal do COPAC por causa de uma nota? Ao meu ver, sem chances e não tem cabimento.PS: isto vai feder, a FAB que altere a nota novamente, caso contrário...
Quer saber meu palpite? Fica o dito pelo não dito. Capaz de culparem a imprensa que interpretou a nota errado, mas no fim fica na mesma. Dia 2 todo mundo entrega as propostas, o governo escolhe o Rafale quando quiser e fim de papo.