Walterciclone escreveu:Vou evitar usar a palavra lamentável no Caso da SAAB/GRIPENNG, mas é um crepúsculo bastante infeliz do Gripen NG no Brasil. A SAAB vai ter que se esforçar mesmo é pela concorrência Suiça...orestespf escreveu: Ninjanki, veja este trecho da matéria acima:
A Boeing e a SAAB usaram muito a imprensa para tentar reverter o jogo, o tiro saiu literalmente pela culatra. Então, dizer que foi a SAAB que pediu para adiar o prazo pega muito mal pra ela e naturalmente que ela não quer isso, precisa "convencer" que não foi ela, e usando de certa "tática" passa a responsabilidade, de forma indireta, para a própria Dassault, dando a ideia que a empresa francesa é que não conseguiu colocar no papel o que foi acordado pelos presidentes francês e brasileiro.
Digamos que foi mais um tiro que saiu pela culatra, mas a SAAB não tinha escolhas, tentou minimizar o erro, ela só tinha duas opções: fazer o que fez, mas negando a FAB ou ficar como a responsável por mais um atraso no processo (esta responsabilidade é igualmente cara). O azar da SAAB é que a Dassault já havia noticiado, via imprensa, que tinha enviado o relatório final.
Abração,
Orestes
Apesar de ter feito aquela brindadeira com as gaivotas de papel, fiz aquilo para mostrar o quanto a oferta da SAAB está inconsistente. A FAB deveria ter visto logo de cara que não estamos falando de Gripen C, mas de um novo caça, sem que exista qualquer garantia de produção no país de origem.
Fazer uma proposta dessas, do zero, e ainda sair anunciando que seu caça custaria metade do preço, em vista da realidade do desenvolvimento de novos projetos, que estão sempre muito atrasados e bem mais caros que o previsto, só pode ser encarado como uma oferta pouco séria. Ainda mais porque tal oferta, só poderia ter sido feita posteriormente a um acordo com a Embraer.
Um dos papos que mais me irritou, foi a conversa; depois da FAB escolher a EMBRAER se vira com a produção do caça, isso não existe, se de fato estamos falando do desenvolvimento de um novo caça, o acerto tem que ser anterior, dado o nível de comprometimento necessário, coisa bem diversa da montagem/produção sob-licença de um caça já em produção.
[]´s