Re: caminhões em uso pelo EB
Enviado: Qua Jun 26, 2024 9:07 pm
Volvo, Scania, Iveco, Mercedes Bens, Heinmethall, MAN, Tatra... a lista é longa. Todas presentes na Eurosatory 2024.
Mas, quanto tempo faz mesmo que o EB comprou o ultimo caminhão com DNA realmente militar?
Os Tatra Terra já tem quase cinco anos de recebidos, enquanto os Tatra Force já beiram os 3 anos e meio. E desde 2021 não se viu mais uma única compra destes caminhões tchecos.
Em contrapartida, os VW Constellation modificados parecem seguir a sina de substituto natural dos Worker ( "fuscão" para os íntimos), comprados as centenas pelo exército, dos quais muitos já precisando ser retirados de linha pelo tempo de uso.
Não há até o momento nenhum movimento no EB em relação aos Requisitos Operacionais para os vários tipos de caminhões de emprego especial emitidos desde 2018, tão ou mais importantes para a modernização da força terrestre quanto bldos, artilharia e infantaria. E bem mais baratos, de comprar e manter, se comparados a estes vetores.
Bom, mais uma feira na Europa e nenhum movimento a vista da modernização dos meios motorizados do exército com veículos verdadeiramente militares. Apenas o mesmo de sempre. Parece que nada mudou, nem mesmo para as OM ditas prioritárias. A Agrale está com sorte de ainda poder contar com as compras seletivas e pontuais de seus veículos, tendo em vista o uso mais frequente dos mesmos, ainda que a frota do EB seja bem antiga, carecendo de renovação no curto prazo.
Para quem não tem de onde tirar para comprar novo, manter o pouco que tem rodando e disponível acaba sendo uma saída pela culatra com custos muito maiores que o aceitável.
Mas, quanto tempo faz mesmo que o EB comprou o ultimo caminhão com DNA realmente militar?
Os Tatra Terra já tem quase cinco anos de recebidos, enquanto os Tatra Force já beiram os 3 anos e meio. E desde 2021 não se viu mais uma única compra destes caminhões tchecos.
Em contrapartida, os VW Constellation modificados parecem seguir a sina de substituto natural dos Worker ( "fuscão" para os íntimos), comprados as centenas pelo exército, dos quais muitos já precisando ser retirados de linha pelo tempo de uso.
Não há até o momento nenhum movimento no EB em relação aos Requisitos Operacionais para os vários tipos de caminhões de emprego especial emitidos desde 2018, tão ou mais importantes para a modernização da força terrestre quanto bldos, artilharia e infantaria. E bem mais baratos, de comprar e manter, se comparados a estes vetores.
Bom, mais uma feira na Europa e nenhum movimento a vista da modernização dos meios motorizados do exército com veículos verdadeiramente militares. Apenas o mesmo de sempre. Parece que nada mudou, nem mesmo para as OM ditas prioritárias. A Agrale está com sorte de ainda poder contar com as compras seletivas e pontuais de seus veículos, tendo em vista o uso mais frequente dos mesmos, ainda que a frota do EB seja bem antiga, carecendo de renovação no curto prazo.
Para quem não tem de onde tirar para comprar novo, manter o pouco que tem rodando e disponível acaba sendo uma saída pela culatra com custos muito maiores que o aceitável.